WhatsApp, um aplicativo de celular

Vai viajar e quer compartilhar todas as suas experiências com amigos ou com a família em tempo real? Então saber como usar o WhatsApp no exterior é uma necessidade! E como essa é uma dúvida frequente entre muitos viajantes, este texto não só trará um guia completo de como usar o WhatsApp no exterior, como também vai responder outras perguntas comuns como se chip brasileiro funciona no exterior ou se ligação internacional de WhatsApp é gratuita. Vamos lá?

Meu WhatsApp funciona no exterior?

Sim, enquanto você estiver viajando fora do Brasil será possível usar a conta do WhatsApp. No entanto, você precisa estar conectado(a) à internet seja por Wi-Fi ou dados móveis (se usar um cartão SIM adequado para você).

Ligação internacional com WhatsApp é gratuita?

Sim, tanto chamadas de voz e de vídeo com o WhatsApp são gratuitas. Isso porque as ligações usam a conexão de internet do seu telefone em vez dos minutos em planos de celular. Portanto, para você que vai viajar (ou mesmo morar fora do Brasil), saiba que ainda poderá fazer chamadas com o aplicativo em outro país. Isso pode ser feito, inclusive, com o mesmo chip que você tem atualmente.

Como usar o WhatsApp em outro país?

Existem duas maneiras de usar o WhatsApp em outro país. A primeira é usar o WhatsApp no exterior com o mesmo número do Brasil e a segunda é ativar o WhatsApp com o número correspondente do chip novo ativado (em caso de utilizar um SIM no exterior).

Como ativar o WhatsApp no exterior com número do Brasil?

Se acaso você não tem um novo SIM em seu celular (isto é, um novo chip) então você não precisa fazer nada, pois já estará tudo configurado. Neste caso você precisará de internet Wi-Fi para usar o aplicativo.

Já se você está com um novo chip internacional, então para ativar o WhatsApp no exterior com número do Brasil você só precisa responder não quando o aplicativo perguntar se você deseja mudar para o novo número. Essa mensagem vai aparecer na primeira vez que você abrir o WhatsApp usando o chip internacional.

Como ativar o WhatsApp no exterior com um novo número?

Se você está com um novo chip internacional, então para ativar o WhatsApp no exterior você só precisa responder sim quando o aplicativo perguntar se você deseja mudar para o novo número. Essa mensagem vai aparecer na primeira vez que você abrir o WhatsApp usando o chip internacional.

Usar o WhatsApp no exterior com o mesmo número

Essa é a forma mais simples de se manter conectado quando estiver em outro país sendo nômade digital. Para fazer isso, você deve comprar um chip internacional compatível com o seu aparelho. Depois deste processo, é só seguir esses passos:

  • Primeiro, coloque o chip internacional em seu aparelho e abra o WhatsApp
  • Quando fizer isso, o app pedirá se você quer mudar para o número internacional
  • Por fim, basta selecionar “Não”. Você poderá usar seu contato normalmente

Esse processo não vai comprometer o seu uso de dados ou internet, pois poderá contar com o uso do chip internacional.

Como e quando usar o WhatsApp no exterior com o número do chip?

Ao repetir os passos do processo acima, colocando o chip internacional e respondendo “sim” para mudar de número, seu contato de WhatsApp também se atualizará. Neste processo você não perde as mensagens anteriores e seus contatos vão receber uma notificação da mudança do seu número.

Dependendo de quanto tempo você ficará em outro país, ou mesmo acabar se mudando para lá, isso é uma vantagem. Isso porque com seu número internacional é mais fácil se integrar ao local em que ficará. Além disso, para que as pessoas do Brasil continuem interagindo com você, basta que atualizem a agenda com seu novo contato. E para continuar nos grupos em que está, é só o administrador fazer o mesmo.

Outro ponto importante neste sentido é que, mesmo sem um chip internacional, você pode usar o WhatsApp no exterior da mesma forma. Para isso, basta tirar o chip de sua operadora e manter o aparelho ligado em um sistema Wi-Fi qualquer. O aplicativo funcionará corretamente.

Países que proibiram o WhatsApp

O método de uso do aplicativo com ou sem chip internacional vale para qualquer lugar do mundo exceto nos países que proibiram o WhatsApp. São eles:

  • China
  • Coreia do Norte
  • Síria
  • Qatar
  • Emirados Árabes Unidos

A maioria desses países proíbe o WhatsApp por motivos políticos e de segurança, enquanto outros querem promover empresas de telecomunicações locais. Nestes casos, você pode usar um VPN para contornar a situação. A sigla VPN diz respeito a Rede Privada Virtual em inglês, e permite que você conecte aparelhos de forma protegida em redes Wi-Fi desconhecidas. Além disso, ela também garante um acesso seguro ao WhatsApp.

Existem várias VPNs disponíveis, tanto gratuitas quanto pagas. E para instalar esse app e usá-lo junto com o WhatsApp, siga os passos a seguir:

  • Em primeiro lugar, entre na loja de aplicativos de seu aparelho e digite “VPN”
  • Encontre um programa adequado as suas necessidades e realize o download
  • Em seguida, abra a rede VPN que escolheu e conceda as permissões necessárias
  • Agora encontre a opção de conectar, que estará na tela inicial do aplicativo escolhido
  • Clicando nela ele fornecerá uma série de opções de redes de vários países
  • Escolha o local onde você está e oficialize a conexão

Pronto! Agora você já sabe como usar o WhatsApp no exterior, basta abrir o WhatsApp em qualquer rede e todos os seus dados e outros apps estarão seguros. E se tiver em dúvida sobre qual rede VPN para escolher, veja algumas das principais a seguir:

  • VPN Master (Android)
  • Surf Easy VPN (iOS)
  • VPN One Click (Windows Phone)

Usar o WhatsApp no notebook

Além de utilizar o aplicativo no celular, você também pode usar o WhatsApp no notebook (ou computador). O funcionamento é igual, isto é, enquanto contar com acesso à internet e um computador ou notebook, poderá usar a versão Web. Você só precisa seguir os passos solicitados e escanear o código QR que aparecer na tela.

Seja como for, uma coisa importante para você que utilizará o aplicativo no exterior é garantir a proteção de seus dados. Afinal de contas, mesmo que esteja com seu smartphone conectado a uma rede aparentemente segura, é melhor garantir sua privacidade.

Além do WhatsApp, chip brasileiro funciona no exterior?

Sim, muitos chips brasileiros funcionam no exterior mas essa não é a melhor opção para uma viagem internacional. Isso porque as tarifas do plano de celular serão muito mais elevadas se comparamos com um chip internacional. Aliás, isso vale independentemente do tempo ou lugar em que ficará no exterior. E quando voltar de sua viagem, basta desativar o número que estava usando internacionalmente.

Ah! Se você usa muito SMS, saiba que existem maneiras de enviar e receber SMS online. Você também pode ver 12 sites grátis para receber SMS online.

Por que WhatsApp parou e o que fazer?

Às vezes o WhatsApp pode parar de funcionar. E isso acontece tanto por problemas da própria empresa como os relacionados com o nosso celular. No primeiro caso não há muito o que fazer. Já no segundo, se você notar qualquer problema ou instabilidade em seu aplicativo enquanto estiver fora do país, há um truque simples. Tente desinstalá-lo e reinstalá-lo novamente para ver se ele volta a funcionar.

É isto! Espero que você tenha gostado destas dicas! Por fim, não se esqueça de colocar todas elas em prática, sobretudo a do VPN. Dessa forma será possível aproveitar a sua viagem sem ter problemas de comunicação com seus contatos. Com esses passos, fica fácil conseguir usar o WhatsApp no exterior. E agora que você sabe como usar, já pode ir pensando na melhor foto de perfil para WhatsApp em uma viagem, como também em ideias para fotos de perfil feminino no WhatsApp para compartir em Paris!

Leita também sobre como fazer um mídia kit e como ter um blog.

Perguntas Frequentes

WhatsApp do Brasil funciona no exterior?

Ao viajar para fora do país, você ainda poderá usar a conta do WhatsApp usando seus dados móveis ou uma conexão Wi-Fi.

Quais são os países que usam o WhatsApp?

Apenas cinco países baniram o WhatsApp de alguma forma, são eles: China, Coreia do Norte, Síria, Catar e Emirados Árabes Unidos. Você pode usar o WhatsApp nos demais com exceção destes países.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

One Response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.