como criar um blog grátis

Se acaso você está se perguntando como ter um blog e ganhar dinheiro com ele, então preste atenção nesse post que está super completo e que tem todas as dicas de como criar um blog profissional (ou grátis). Além de explicar o que é um blog, também comentamos porque ter um blog e muito mais! Vamos lá?

O que é um blog?

Um blog é um site que traz informações sobre algum tema específico. Via de regra, contém informações em ordem cronológica, em um formato de diário online, frequentemente destacando um ponto de vista pessoal ou particular. No entanto, há muitos blogs profissionais hoje em dia, onde o conteúdo formal está dirigido a complementar algum produto ou serviço (como, por exemplo, sobre tecnologia).

A saber, a palavra blog é derivada de weblog, e significa uma série de informações em ordem cronológica inversa.

Porque ter um blog?

Um blog tem muita importância para quem quer trabalhar com internet, já que permite alcançar bilhões de pessoas. No entanto, as razões para ter um blog podem variar de pessoa a pessoa, sendo os principais objetivos comunicar ou compartilhar informações, ganhar dinheiro na internet, promover eventos ou, até mesmo, criar um registro de vida pessoal.

Vale a pena ter um blog?

Esta é uma pergunta frequente, já que hoje em dia muita gente busca informação em outros lugares que não são blogs (e que estão mais em alta) como, por exemplo, Instagram, TikTok ou Facebook. Isso sem falar nas grandes mídias como Globo ou El País. Mas, a verdade é que a maioria dos influenciadores ou mídias que você segue também têm blogs para complementar suas informações.

Mas, porquê? Em redes sociais como Instagram, TikTok ou Facebook as pessoas buscam por conteúdos mais rasos e dinâmicos, isto é, com pouco detalhe. No blog você tem a liberdade de aprofundar e abordar os assuntos consistentemente, assim seus seguidores conseguem aprender de verdade os conteúdos com você.

Um ponto importante é que dependendo do conteúdo que você quer escrever a melhor forma de apresentá-lo seja por meio de blog, isto é, pela forma de como se comunica, pela liberdade de opinião que se deseja compartilhar ou pela maneira de atrair a audiência.

Por essas razões, ter um blog exige dedicação e tempo. Por isso, é importante ter em conta os seguintes pontos:

  • Você tem tempo suficiente para se dedicar ao blog?
  • Você quer se dedicar a isso?
  • Há alguma razão especial para compartilhar a sua experiência na internet?
  • Você tem ideia sobre o tipo de conteúdo que quer escrever?
  • Você sabe como fazer um blog ou tem vontade de aprender?
  • Há interesse em ganhar dinheiro com blog?

Se você conseguir responder a estas perguntas, então você sabe se vale a pena ou não. Agora resta saber o que é preciso para se ter um blog. Por fim, também tenha em consideração que algumas vantanges em ter um blog é que você pode trabalhar em casa (ou em qualquer lugar do mundo) ter um negócio próprio e, em caso de sucesso, ganhar bastante dinheiro.

Tem que pagar para ter um blog?

Depende. Se acaso você quer ter um domínio próprio, então não é possível ter um blog gratuito, já que como mínimo, você terá de pagar pelo domínio (ainda que seja pouco). Se você não se importa com isso, então você não tem que pagar para ter um blog.

Como ter um blog gratuito?

Bom, existem várias plataformas que ajudam a criar um blog gratuitamente, e tudo o que você precisa é de um e-mail na Google e realizar o cadastro em plataformas de gerenciamento de conteúdo como Blogger. E você pode, inclusive, ganhar dinheiro com a aprovação do AdSense no domínio dot blogspot.

Como criar um blog grátis?

Afinal, como criar um blog de graça? Existem vários sites pelos quais você pode criar seu blog facilmente. Alguns exemplos são:

Uma vez que você realizado o cadastro, então:

  • Escolha um nome descritivo para o seu blog
  • Escolha os temas que cada plataforma oferece
  • Crie seu blog para postar textos e compartilhar sua experiência com o mundo

Veja como criar um blog de graça é simples. No entanto, se você deseja ter um blog profissional, então você precisa de uns passos a mais.

Qual o custo para criar um blog?

Se acaso você deseja ter um blog profissional, o custo para criar (e manter) um blog pode variar. Isto é, se você é dono de um blog e vive disso, certamente seu investimento será muito maior do que o de um blog que está começando. No entanto, independente disso, o custo para criar um blog envolve, basicamente, domínio e hospedagem.

Em média, um nome de domínio custa cerca de US $ 10 a 15 por ano (para comprar e manter). Os custos podem variar dependendo do nome e do Registar que você utiliza. Já sobre a hospedagem, a compartilhada tende a ser a mais barata (variando entre US $ 2,49 e US $ 15 por mês) e a hospedagem dedicada a mais cara, cerca de US $ 80 e US $ 730 por mês.

Como fazer um blog?

Primeiramente é preciso escolher em qual plataforma você vai hospedar seu blog. Existem várias, umas mais intuitivas e outras um pouco mais complexas, mas todas igualmente úteis para o que você busca, ou seja, escrever e criar conteúdo de valor na internet.

Algumas plataformas que eu recomendo são a Nuvem Hospedagem, Hostgator, Bluehost e A2 Hosting. Essas plataformas auxiliam em armazenar e manter seus dados organizados, salvos e seu blog em funcionamento. É importante lembrar que essas plataformas são pagas e são um passo essencial se você quer levar seu blog a um nível mais profissional. 

Depois disso, você precisa decidir um nome (e esse nome tem que estar disponível para uso!). Dica: evite nomes com caracteres especiais, como “-”, “_”, etc. Isso dificulta encontrar o seu blog na internet e também atrapalha na hora de lembrarem dele. Seja simples. Ah! Por fim, também é importante pensar no média kit do seu blog.

Uma pessoa pesquisando o que é preciso para ter um blog.
Uma pessoa pesquisando o que é preciso para ter um blog.

O que fazer para se ter um blog de sucesso?

Existem algumas técnicas para se conseguir bons resultados com o seu blog. Para que você consiga captar um bom número de visitantes, e atrair leitores, é importante seguir uma porção de passos:

SEO (Search Engine Optimization)

Se trata de um conjunto de técnicas de otimização de texto, onde você utiliza métodos com o objetivo de aparecer no topo de máquinas de busca (por exemplo, Google). E essas técnicas unem uso de palavras chaves, imagens de qualidade, uso estratégico de links e muito mais!

Constância

Parece bobeira falar isso, mas é importante manter constância para ter um bom resultado. Não estou dizendo que você tem que postar todos os dias ou várias vezes na semana, como precisa acontecer nas redes sociais para que as pessoas se mantenham entretidas. Mas se você fizer uma postagem de qualidade por semana é suficiente. Já duas ou três vezes na semana é o suficiente para que você tenha resultados satisfatórios. Até porque, diferentemente das redes sociais, os leitores de blogs buscam por artigos longos e textos com qualidade. 

Nicho

É imprescindível ter um nicho bem definido, para que seus leitores saibam o que esperar e os visitantes queiram buscar mais conteúdos. Se você postar sobre qualquer coisa é dificil que os leitores fidelizem, já que as pessoas dificilmente vão se interessar por qualquer coisa que você poste. Se você define um nicho, um tema específico, você faz com que o leitor procure o seu blog toda vez que quiser saber sobre o tema. E existem milhares, senão milhões de temas no mundo para escolher!

Isto é, o você pode falar sobre viagens, moda, games, marketing, dar lições sobre línguas estrangeiras, arquitetura, decoração, maternidade e muito mais. Não existem limites para a quantidade de assuntos.

Como conseguir visibilidade? 

Além das técnicas de SEO mencionadas acima, que garantem um alcance orgânico de visitas ao seu site, existem outras formas de se conseguir visibilidade. Se você usa Instagram, uma boa forma de atrair novos leitores é informando que você escreveu um novo artigo e convidar seus seguidores para conhecer e ler. É mais uma forma de atrair público organicamente.

Mas, uma das melhores formas, é criar conteúdo para o Pinterest. Há relatos de blogs que aumentaram seus resultados em +100% por conta de chamadas de ação no Pinterest. Também é possível fazer tráfego pago, onde você paga uma quantia para que o Google envie anúncios do seu blog ou postagem por um curto período de tempo com o objetivo de atrair mais visitas. Nesse caso é preciso ter uma estratégia excelente e ter conteúdo de extrema qualidade para garantir que seus seguidores irão ter interesse em continuar lendo o blog.

Uma pessoa pensando como criar um para postar textos.
Uma pessoa pensando em como criar um blog para postar textos.

Sobre o que escrever?

Esse tópico é um pouco mais pessoal, pois vai muito de acordo com o que seu público gosta e se identifica. Mas, no geral, existem sempre alguns assuntos indispensáveis em cada nicho. Exemplos em nichos de viagens do que é sempre importante escrever são:

Além disso, se existem novidades para serem compartilhadas com seus leitores, alguns sites auxiliam a encontrar bons temas. Um dos mais famosos é o Answer The Public, muito simples e intuitivo. Já o Hubspot é um gerador de ideias para blog, que dá nomes de títulos de blog para você se inspirar. Já o Buzzsumo mostra quais são os posts mais atuais sobre o tema que você está buscando.

Como ter um blog e ganhar dinheiro com ele?

Algumas maneiras de ganhar dinheiro com blog são por anúncios, programas de afiliados, vendas de produtos (loja virtual), aceitar doações ou, até mesmo, oferecer cursos online.

Anúncios

Várias redes de anúncios facilitam aos blogs colocar anúncios em suas páginas para se beneficiar do tráfego que o site está experimentando. Dependendo do tipo de acordo feito, você pode ganhar dinheiro por impressões ou por clicks nestes anúncios.

Programa de afiliados

Os programas de afiliados são outra maneira popular de monetizar o tráfego de sites existentes. Ao ingressar no programa de afiliados de uma empresa, qualquer pesquisa de produtos no catálogo dessa empresa que tenha como origem o seu blog pode gerar uma comissão para você.

Venda de produtos online

A compra virtual é uma atividade de compras on-line do consumidor feita pelo seu blog. Você pode oferecer os produtos que produzir, ou que tenham sentido para o seu nicho, e ganhar dinheiro com isso.

Doações

Os blogs também podem pedir aos visitantes que doem dinheiro para eles. Os serviços populares de doações como o PayPal ou Stripe, oferecem diferentes opções para arrecadação e redução de custos para organizações de caridade. Isso pode ser feito usando um valor pré-determinado ou permitindo que os visitantes insiram seu próprio valor.

Cursos Online

Se acaso o seu blog tem como motivo principal a educação, então você pode promover cursos online e vendê-los pelo seu site.

Bom, agora que você já sabe como criar um blog na Internet, você pode começar escrever sobre o que ama e ter muito sucesso com isso! Boa blogagem e nos vemos nas escritas!

Perguntas Frequentes

Como criar um blog na internet?

Se acaso é um blog grátis, tudo o que você precisa é se cadastrar em plataformas de blogs, pensar no tema que você quer escrever e compartilhar suas ideias. Já para um blog profissional, é necessário comprar um domínio e hospedagem.

Vale a pena ter um blog?

Depende do seu objetivo, isto é, para responder a essa pergunta você precisa saber o qual o objetivo do seu blog e comparar se o esforço em criar (e manter) o blog vale a pena.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.