o que é um midia kit e como fazer um

Quer saber como fazer um mídia kit? Se você tem um blog, Instagram, Facebook (ou qualquer outra rede social), e quer ser um influenciador digital, então saiba que um mídia kit pode lhe ajudar muito a aparecer mais (e crescer) na internet. Mas, você sabe como fazer um mídia kit? Sabe o que é um mídia kit? Ou o que precisa ter no mídia kit? Se você quer conhecer mais sobre o tema, então preste atenção nas seguintes dicas.

Porquê fazer um mídia kit?

Com um mídia kit você pode se apresentar de maneira profissional ao seu público, parceiros ou empresas. Isto é, você tem a oportunidade de mostrar informações relevantes sobre o seu alcance na internet e conseguir novas oportunidades trabalho ou de monetização.

É com ele que você mostra ao seu público uma descrição detalhada sobre o seu negócio digital, sendo a principal razão para fazer um mídia kit a de você ter total controle do que quer apresentar. Afinal, se você não fornecer informações adequadas sobre você mesmo (ou sua empresa), serão os seus clientes que farão suposições sobre ela.

Por isso é necessário ter um bom mídia kit para mostrar o que você quer fazer e onde você quer chegar!

O que é um mídia kit?

Um mídia kit é um conjunto de informações básicas sobre você ou sua empresa. O principal objetivo é fornecer informações do seu negócio digital ao seu público ou clientes.

Geralmente, essas apresentações são feitas para mostrar para as empresas maiores o que você consegue alcançar, isto é, o seu potencial e alcance na internet, e fazer com que elas notem o seu trabalho.

Aposto que você já viu grandes influencers fazendo publicidade de algum produto ou serviço na internet, não é mesmo? Para chegar nesse patamar, certamente precisaram apresentar um mídia kit com os resultados de alcance que demonstram um ótimo potencial para uma marca, usuários ou consumidores.

O que precisa ter no mídia kit?

Não basta ter muitos seguidores para conseguir uma boa parceria. Também não adianta você comprar seguidores e não ter engajamento. Um mídia kit vai além de números. Parece difícil? Mas não é. Veja o que precisa ter no mídia kit:

  • Seu nome e o nome do seu projeto
  • Seus contatos
  • Sua idade e onde você vive
  • Uma descrição sobre você (ou de seu negócio)
  • Valores
  • Seus números em todas as redes sociais (e seu engajamento)
  • Dados das pessoas que seguem você (se possível)
  • Que tipos de anúncios você faz
  • Parcerias anteriores (muito importante!)
  • Resultados das suas parcerias anteriores

Informações de contato de mídia ou relações públicas

Você deve incluir e-mail, número de telefone ou, até mesmo, endereço se acaso ter loja física. Além disso, também é preciso incluir quem será responsável e estará disponível para o contato. Isso porque no caso de uma chamada ou convite de um cliente, ou uma empresa, eles deverão saber com quem falar.

Tenha em mente qual o contato você prefere e qual a preferência da empresa ou cliente (e forneça mais de uma opção). Por exemplo, se a empresa preferir e-mail, liste o seu endereço de e-mail e forneça seu número de telefone.

Conquistas importantes ou portfólio

Se você fez alguma parceria importante, ou ganhou algum prêmio relevante para o seu negócio, não pense duas vezes em incluir no mídia kit. No entanto, considere as mais recentes e um número limitado delas como, por exemplo, as últimas 3.

Descrição sobre você ou sua empresa

Muitas empresas sérias, senão todas, tem uma seção “sobre” ou “sobre nós” que fornece uma descrição do negócio, visão, história e valores. Isso é muito importante não só para a apresentação, como também para que o público possa se identificar com sua marca (e no caso de clientes, que possam saber seu potencial no mercado).

Pense nos formatos de anúncio

É necessário pensar sobre os formatos de anúncio que você quer fazer. Tem que ser bastante criativo nesse momento e mostrar o tipo de conteúdo que você cria e como você pode engajar o seu público.

Você pode ser uma pessoa que só produz conteúdo no Instagram, por exemplo. Neste caso, mostre de forma bem aberta o que você consegue fazer com as suas campanhas e a sua forma de falar com o público. Qual é o seu apelo? Emocional ou informativo? É isso que a marca quer saber!

Além disso, também é necessário listar todos os produtos das plataformas. Um bom exemplo é o IGTV, os Stories e o Feed do Instagram. Cada um tem um alcance diferente e você já deve ter notado isso. Outros exemplos são o Tik Tok e YouTube. O Tik Tok é uma plataforma com conteúdo mais visual e de vídeos curtos, já o YouTube tem vídeo detalhados, além dos “short videos” que tem um alcance imenso!

Tabela de preço e valores

Talvez seja essa a parte mais importante, ou uma das mais importantes do mídia kit. É necessário ter uma tabela de valores. Tem gente que tem vários mídia kits, com valores diferentes, para conseguir alcançar todo o tipo de empresa, das menores até as gigantes.

Para isso é preciso apresentar boas taxas de engajamento associadas a cada negociação eficiente. Os pacotes de serviços podem ser:

  • Quantidade X de stories falando do produto + post no feed + vídeo no Tik Tok.
  • Ou então vídeo no Youtube + X posts no feed.
  • Ou mesmo X posts no Twitter + Reels + Tik Tok

Afinal, isso depende do seu objetivo.

Como fazer um Mídia Kit perfeito?

Antes de tudo, o seu mídia kit precisa ser bonito e atrativo. Uma boa primeira impressão é fundamental para a empresa que você está tentando parceria se interesse por você.

Atenção! Nunca copie. Se acaso você gostou de algum modelo elabore um novo mantendo a ideia, mude cores ou mude as fontes das letras. Se você deixar tal como está, a primeira impressão que a empresa pode ser negativa.

Onde encontrar modelos de mídia kit?

Algumas plataformas oferecem templates gratuitos de mídia kit:

  • Canva
  • Pinterest
  • GoDaddy Studio
  • Creative Market

Uma boa escolha é o Canva, hoje ela se tornou uma plataforma indispensável para quem produz conteúdo na internet. Nela você consegue encontrar alguns modelos grátis de mídia kit, desde os mais simples até os mais elaborados (sendo algum deles pagos).

Exemplo de mídia kit

A seguir você pode ver um exemplo de mídia kit.

Exemplo de midia kit
Exemplo de mídia kit. Fonte Canva.

Como fazer um mídia kit no Canva?

Para fazer um mídia kit no Canva você deve, antes de tudo, ter uma conta na plataforma. Uma vez você tem acesso a ela, então:

  1. Abra o Canva e procure por “Media Kit” para começar
  2. Escolha “Criar um kit de mídia em branco” ou navegue pelos modelos prontos para se inspirar (a biblioteca do Canva tem modelos para todos os setores, estilos e temas)
  3. Descubra recursos
  4. Personalize seu kit
  5. Baixe ou compartilhe

Como fazer um mídia kit pelo celular?

Para fazer um mídia kit pelo celular você precisará de algum aplicativo que permita trabalhar com templates. Algumas opções são:

  • Canva
  • Desygner
  • Adobe Spark Post
  • GoDaddy Studio
  • Picsart

Como elaborar um mídia kit?

Se você quer saber como elaborar um mídia kit, então a primeira coisa que precisa saber é para qual plataforma fazer. Por exemplo, se você quer começar pelo Instagram, esses são alguns passos.

Como fazer um mídia kit para Instagram

  • Inclua sua contagem de seguidores sociais.
  • Mencione os dados demográficos do público.
  • Adicione estatísticas do site.
  • Mencione depoimentos.
  • Apresente-se.
  • Destaque suas informações de contato.
  • Fale sobre opções de colaboração e preços.
  • Desenhe bem o kit.

Midia kit para iniciantes

Se acaso você está começando e não tem muita experiência ou números, então vale a pena partir para a idea do seu negócio, valores e seu diferencial.

Pense bem nos valores

Cada plataforma tem um público diferente e sendo assim o engajamento é completamente diferente de uma para outra. Isto é, não adianta montar um pacotão com vários posts pra uma “publi” para uma empresa só porque o valor será mais alto além de não ser uma boa estratégia. Tanto a empresa como você querem resultados. Às vezes é melhor fazer pouco trabalho e mostrar um ótimo engajamento para que a empresa. Aposte na estragégia.

Mostre seu diferencial

Todo mundo se preocupa com seguidores, mas essa não é a parte mais importante. Não adianta você ter 1M de seguidores e só alcançar 1000 deles. Por isso, mostre no seu mídia kit todos os números de engajamento, é isso que as empresas querem ver. Elas querem ver quem você consegue alcançar, querem ver, por exemplo, o número de curtidas e suas visualizações de stories e quanto de participação existe em sua rede social.

É importante sim, ter número de seguidores, mas esse fator é potencializado (ou minimizado) pelo número de engajamento. Os dois tem que fazer sentido, caso contrário não tem parceria.

Quando seus seguidores respondem seus stories com “comprei esse produto porque você mostrou e adorei!”, “nossa, não sabia disso, valeu pela dica!”, “obrigada por compartilhar!”, “fala mais sobre X coisa!” isso tudo pode contar muito quando você fecha uma parceria com uma empresa. Ou seja, assim você mostra o quanto as pessoas estão proximas de você nas plataformas (o quanto você consegue influenciar os seus seguidores).

Tem muitos influencers que nem são tão grandes e arrasam nas parcerias. Um exemplo deles é a Alomarilu. Sabe qual o motivo? Ele tem o público pertinho dele, quando ele faz publi ele avisa e fala pra todo mundo ir lá curtir e escrever, e as pessoas fazem.

Você precisa ter um nicho

Nicho, você já ouviu essa palavra, certo? Um nicho é definido pelos tipos de pessoas e consumidores que você consegue alcançar (é o tipo do seu público). Seu nicho pode ser de viagens, de pet, de maquiagem, do que você puder imaginar, tem um nicho para tudo! O seu diferencial pode ser o seu nicho. Tem lugar pra todo mundo na internet, sabia?

Existem também os subnichos como, por exemplo, o de lifestyle vegano, vegetarianos, pessoas de baixa renda ou moda.

Por exemplo, o nicho do nosso site é de viagens, sendo o subnicho de nômade digital, que são as pessoas que amam viajar e pretendem trabalhar sem ter lugar fixo. Conquiste e encontre o seu.

Agora que você já sabe o que é, não perca mais tempo começe a trabalhar no seu!

Perguntas Frequentes

Para que serve um mídia kit?

Um mídia kit é um conjunto de informações básicas sobre você ou sua empresa, sendo o principal objetivo fornecer essas informações ao seu público ou clientes.

Quanto custa um mídia kit?

A não ser que uma empresa faça um mídia kit para você, ele é totalmente gratis. E você pode encontrar modelos na internet para ter uma ideia.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

One Response

  1. Sempre uso o canva mas não havia pensado em usa-lo para isso, acho que é uma boa mesmo.
    Ele tem recursos ótimos e uso como estudante então não pago kkk.

    Estou tentando escolher meu nicho ainda, você acha que adultos de 25-30 anos seria uma boa?
    pois pensei que eles juá possuem maior independência financeira e seria bom focar aí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.