quanto deixar de gorjeta em laguns países

Você está de viagem marcada ou sentado em um restaurante e quer saber quanto deixar de gorjeta para a pessoa que te atendeu?

Se você não conhecer as normas culturais do país que está visitando, pode acabar se metendo em situações desconfortáveis, principalmente quando dinheiro está envolvido.

Em tempos de viagens e mudanças de país, existem inúmeras variáveis que precisamos considerar ao ser um turista em outra localização internacional.

Já se sentiu um peixe fora d’água ao sair do Brasil e se deparar com outras culturas, costumes e formas diferentes de viver o dia a dia?

Neste artigo, nós vamos abordar uma questão que pode parecer insignificante, mas que varia conforme o país e tem mais importância do que você imagina: a gorjeta que deixamos.

Veja essa pequisa que revela a quantidade de gorjeta esperada em diferentes países do mundo.

Quanto deixar de gorjeta?

Você se imagina deixando 150 Reais de gorjeta num restaurante no Brasil?

Bom, em países como os Estados Unidos, isso pode até parecer pouco, já que a gorjeta usual fica entre 15% a 20% do valor total da conta.

Então, se você estiver em alguns países da Europa e a conta for de 200 euros, o mínimo esperado de gorjeta são 30 euros.

Abaixo a gente listou o básico sobre as gorjetas referente ao país que você vai visitar, vamos lá!

Austrália

Apesar de não ser costume na Austrália deixar gorjetas, adicionar 10% ao valor total da conta ou arredondar para cima é sempre bem-visto pelos funcionários.

Quanto deixar de gorjeta no Brasil?

As gorjetas no Brasil devem ser deixadas de forma discreta, já que os brasileiros tendem a ser bastante reservados quanto a trocas de dinheiro.

É comum que os restaurantes brasileiros cobrem 10% pela taxa de serviço. Ainda assim, os garçons sempre agradecem uma gorjeta adicional entre 5% e 10% do valor total da conta.

China

Na China continental, não se espera que se deixe gorjeta. Em alguns lugares, isso é até mal visto.

No entanto, alguns restaurantes de alto padrão e pontos turísticos populares podem estar acostumados a receber pequenas gorjetas.

quanto deixar de gorjeta na China
Cidade Proibida, em Pequim

Croácia

Na Croácia, as regras para gorjetas variam conforme o estabelecimento.

Normalmente, se deixa o troco nos bares, uma gorjeta entre 3% e 5% do valor total da conta nos estabelecimentos mais casuais e entre 10% e 15% em estabelecimentos mais sofisticados.

Egito

No Egito, é comum que os turistas deixem entre 5% e 10% do valor da conta como gorjeta para os garçons.

França

Restaurantes, bares e cafés franceses geralmente incluem uma taxa de serviço na conta final, então não é necessário deixar gorjeta.

Ainda assim, os trabalhadores apreciam uma pequena gorjeta como forma de agradecimento.

Veja nosso roteiro da cidade de Paris

Alemanha

Como na maior parte da Europa, na Alemanha não há uma cultura forte de gorjetas, embora os garçons e motoristas agradeçam um arredondamento da conta ou uma pequena gorjeta.

Índia

Na Índia, as gorjetas são totalmente opcionais e nunca esperadas, mas os garçons sempre agradecem uma pequena gorjeta de 10% do valor total quando o serviço não é cobrado.

Itália

Apesar de não ser costume na Itália deixar gorjeta nos estabelecimentos, os turistas são apreciados quando arredondam a conta para mostrar seu agradecimento aos garçons.

Lembre-se de deixar a gorjeta em dinheiro para garantir que o garçom receba diretamente.

Saiba quanto deixar de gorjeta se visitar o Japão

No Japão, a gorjeta é frequentemente vista como um elogio. No entanto, geralmente, os trabalhadores tendem a recusá-la.

Em certas ocasiões, ela pode até ser considerada um insulto. As rígidas expectativas culturais japonesas sustentam que um bom serviço deve ser a norma e não algo que deva ser recompensado.

Quanto deixar de gorjeta

Países Baixos

Nos Países Baixos, a forma comum de agradecer por um bom serviço é permitir que os garçons fiquem com o troco ou dando pequenas gorjetas, apesar da lei holandesa exigir que as gorjetas sejam incluídas nos preços.

Espanha

Em seguida, em muitos países europeus, como a Espanha, adicionam uma taxa de serviço às contas. Portanto, não se espera nem é comum deixar gorjeta.

No entanto, oferecê-la é considerado um generoso ato de agradecimento.

Veja os restaurantes incríveis de Barcelona, na Espanha

Tailândia

As gorjetas não são comuns na Tailândia, mas pequenas gorjetas por um bom serviço são sempre apreciadas.

Emirados Árabes Unidos

Em cidades como Dubai, embora seja necessário pagar 10% do valor total da conta pelo serviço, o pessoal espera uma gorjeta adicional de entre 15% e 20% como sinal de gratidão.

Estados Unidos

O setor de serviços dos Estados Unidos é conhecido por ter uma cultura de gorjetas muito diferente dos países europeus.

Como frequentemente se observa na indústria do cinema e da televisão, as gorjetas podem representar uma parte significativa do salário de um empregado do setor de serviços.

Portanto, espera-se que tanto os locais quanto os turistas, ao provarem as comidas típicas dos Estados Unidos em restaurantes, ofereçam uma gorjeta de entre 15% e 20% do valor final da conta a garçons, taxistas, carregadores, guias turísticos e outras pessoas que prestam serviços.

Gostou das nossas dicas?



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2024 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.