Como Avaliar o Ano de 2020?

como avaliar 2020

Sem dúvida, o ano de 2020 é o ano marcado pela pandemia do coronavírus, porém, além disso, como fazemos para avaliar o ano de 2020 pessoalmente? Como este ano me fez refletir bastante, resolvi escrever esse post e compartilhar algumas questões que me ajudaram a avaliar 2020.

Antes de tudo, começo com algumas perguntas que estão bastantes presentes em minhas conversas com amigos neste contexto de pandemia:

  1. Como você está se sentindo após estar tanto tempo confinado ou proibido de fazer aquilo que gosta?
  2. Como você se sente após estar limitado a ver as pessoas que ama?
  3. Não foi fácil lidar com perdas de entes queridos, verdade?

Sim, embora tenha sido muito difícil, é inevitável olhar para estas experiencias importantes sem pensar como serão os novos dias a partir de agora, e, como estamos no mês de dezembro, aproveito o ritmo da retrospectiva de 2020 para compartilhar algumas perguntas que me ajudaram a avaliar o ano. Vamos?

Onde estávamos quando o Covid apareceu no ano de 2020?

Essa pergunta foi muito importante para mim, pois vivo em Barcelona há 3 anos e desde então não visitei meus amigos e família no Brasil. Dessa forma, questionar sobre o lugar onde moro e sobre a distância de meu país de origem me ajudou a colocar na balança questões importantes para avaliar o ano de 2020.

Só para ilustrar, cada vez entendo mais, segundo conversas com brasileiros que vivem por aqui, que começar uma vida no estrangeiro não é simples, e a falta dos amigos e família é mais evidente nestas situações. Quando a Covid-19 chegou, eu tinha uma passagem comprada para o Brasil para ficar 30 dias e “matar” as saudades de todos. Infelizmente, devido à pandemia a viagem não deu certo, e o friozinho na barriga de não poder ver-lhes novamente ocorreu.

Ficamos todos assustados, aeroportos fecharam e os planos começaram a falhar.

Avaliar como lidamos com 2020?

Ainda em como avaliar o ano de 2020, precisamos falar sobre como lidamos com 2020.

Novamente, por consequência dos efeitos da pandemia, ou seja, ruas vazias, comércios fechados, todo mundo em casa assustado… tínhamos algo totalmente desconhecido devastando as nossas mentes. Tenho sorte que divido minha vida com duas pessoas maravilhosas e isso me ajudou a não me sentir só.

A minha vida se resumiu em algumas coisas que me ajudaram a manter a cabeça tranquila, como, por exemplo, séries de TV, cozinhar, comer e beber. Enfim, fazer de tudo, nós 3 juntos, para não enlouquecer (e mesmo assim enlouquecemos, risos).

Nesse meio tempo, o trabalho começou a ser de casa. O contato com os amigos foi somente pelo telefone e comunicadores de internet. Ademais, o mundo começou a ser visto da tela do celular, do computador, das lives de Instagram e Youtube.

Em conclusão, se você consegue descrever como você lidou com todas essas mudanças, certamente você conseguirá responder como avaliar o ano de 2020.

Quando tudo voltará ao normal?

Esqueça a palavra normal. Creio que nunca mais nada será normal, e, para dizer a verdade, eu não gosto do termo “o novo normal”. As máscaras vieram para ficar, temos mais cuidado com a saúde agora, e isso é fruto destas mudanças.

Os comércios começaram a abrir novamente e o número de pessoas será limitado. As viagens exigem provas ou passaporte Covid-19. Saber lidar com tudo isso também te ajudará a saber como avaliar o ano de 2020.

Se você conseguiu de alguma forma manter a cabeça no lugar, parabéns! Isso já é muito importante para sua saúde.

Conclusão de como avaliar 2020

Enfim, essas foram algumas perguntas que me ajudaram a avaliar o ano. Espero que compartilhando um pouco com vocês essas perguntas eu possa ter ajudado a avaliar este ano tão difícil para muitos.

Se acaso vocês quiserem compartilhar alguma reflexão importante que tiveram durante o ano de 2020, fiquem a vontade para escrever nos comentários abaixo!

Veja também: Onde se hospedar em Barcelona

Alugar apartamento pra temporada

Leia: Cozinha Afetiva

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Robba Caravieri

Robba Caravieri

Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

Dicas para sua viagem:

3 respostas

  1. Gostei muito de ler seu relato sobre o ano 2020. Sem dúvida, foi um ano desafiador, mas sinto que o convite obrigatório de olhar para dentro era e esta sendo necessário. Vamos torcer por dias melhores, porque mesmo o ano de 2021 ter chegado, estou sentindo o clima muito parecido com o do ano passado. Não vejo a hora de viajarrrrr!!! Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

booking

Posts Relacionados

a vacina chegou covid 19

A Vacina Chegou!

A tão esperada convidada de 2020 acaba de bater na porta do mundo! A vacina chegou para encher o nosso coração de esperança! Mas calma…

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!