Bulgária Sofia – Viajando barato para a capital Sofia

sofia bulgaria

Sofia na Bulgaria, uma cidade muito antiga, a capital do país do leste europeu já abrigou diversos povos, como os romanos, os turcos, os eslavos e os otomanos, com seus milhares de anos de história e curiosidades pra contar.

Uma mistura de influências e culturas que estampa a imagem da cidade até hoje em dia.

Vou te contar como viajar barato por lá, o que não é uma tarefa muito difícil, pois é um país barato, mesmo pra quem vai do Brasil e ganha em reais.

Vamos mostrar isso para você, mas antes quero falar um pouco da história de Sofia. Vamos lá?

Uma breve história sobre Sofia na Bulgaria

Sofia como já disse lá em cima, é a capital da Bulgaria e está situada nos pés da montanha Vitosha.

A cidade foi construída do lado oeste do Rio Iskar e é conhecida pelas suas fontes de água natural e banhos minerais.

Ao mesmo tempo, a cidade tem um clima úmido e fica na metade do caminho entre o Mar Adriático e o Mar Negro.

Na antiguidade ela era conhecida como “Serdica”, Sofia é habitada por humanos desde pelo menos 7000 A.C. e tem isso registrado e atestado pelo documento da conquista Sérdica pela República Romana em 29 A.C feito pela tribo celta Serdi.

Leia também: Vale a pena viajar para países onde o Real vale mais?

Sofia é a 13a. maior capital da União Européia, tem cerca de 1,2 milhões de habitantes e é também a terceira cidade mais alta entre as montanhas Vitosha, Lyulin e Balcás, atrás somente de Andorra e Madrid.

A cidade é uma cidade de universidades e tem muita gente de fora estudando por lá.

Suas construções datam de diferentes épocas, entre os estilos de clássico ao medieval até o russo. Por todo cantos, a gente pode ver a arquitetura russa e que são muito bem preservadas até hoje.

Chegando na Bulgaria – Sofia

Pra chegar em Sofia, saindo do Brasil, você terá que fazer conexão em alguma outra cidade européia com as companhias que operam para o nosso país. O mais comum, é Paris, Madrid, Amsterdam e Londres.

Isso significa que você terá que fazer duas imigrações, pois embora a Bulgaria esteja na União Européia, os trâmites de entrada e saída no país ainda são os antigos.

Mesmo pra quem mora na Europa é necessário fazer a imigração por lá, ela ainda não faz parte do Acordo de Schengen que dá livre acesso aos países do mesmo.

Nós voamos com a WizzAir, que é uma companhia que opera todo o leste europeu. É uma companhia low cost, muito boa por ser barata, com aviões médios e assentos muito confortáveis e ROSA!

O avião é muito lindinho. Nós partimos aqui de Barcelona, onde vivemos, você já deve saber.

bulgaria sofia
O avião fofinho da Wizzair, vale a pena voar com essa companhia.

A Bulgária é um país barato?

É difícil dar dicas de coisas baratas na Bulgária, mais precisamente em Sofia, a única cidade que ficamos 5 dias (no mês de fevereiro de 2020, antes da pandemia), pois já é um país naturalmente barato, mesmo pra quem viaja do Brasil e ganha em reais.

A moeda do país é o LEV Bulgaro. 1 LEV = R$3,45 (no dia de hoje, 10/04/2021). Ou seja, é mais barato que o dólar e o euro.

Os custos da cidade por pessoa em média:

  • café da manhã: 3 LEV
  • almoço de menu do dia : 6 LEV
  • jantar em restaurante com bebida: 15 LEV
  • ticket transporte público para 24h: 4 LEV
  • cerveja de 500ml: 3 LEV
  • Água: de graça nas fontes naturais, leve sua garrafinha e tome uma das melhores águas do mundo!

Nossa viagem para a Bulgária

Como já disse partimos de Barcelona, o vôo estava previsto para as 23:00h, mas como era fevereiro uma nevasca atingiu Sofia e esse voo foi sair somente às 3 da manhã.

Detalhe, saímos de casa umas 20h sem jantar, pois a idéia era chegar em Sofia e comer algo. Resumo: não façam isso.

Mesmo no aeroporto aqui em Barcelona, as coisas fecham, os restaurantes também e como você faz a saída do país, fica isolado em uma parte específica.

Comemos o que as máquinas de snacks nos ofereceu. Chegamos a Sofia às 5h da manhã.

Hospedagem

Nossa Hospedagem foi no Hostel Mostel Sofia, que é super centralizado, eles tem uns quartos individuais por incríveis 18€ com café da manhã para duas pessoas.

Veja como reservar seu quarto, eu recomendo muito.

É uma hospedagem simples, mas pelo local, vale muito mesmo a pena ficar lá, pouco usamos transporte público e fica pertinho de mercados, restaurantes e do famoso Boulevard Vitosha.

bulgaria sofia
O Hostel Mostel Sofia, tem uns quartos estilo Airbnb que não ficam no hostel e sim em um edifício próximo. Vale a pena se hospedar lá.

A imigração em Sofia é muito tranquila, muitos oficiais de imigração nem falam inglês, só olham o passaporte e você entra no país.

Não fiquei nem 3 minutos nesse processo e estava com passaporte brasileiro, pois ainda não tenho o espanhol.

Agora uma coisa emocionante: eu nunca tinha visto nevar.

Era a realização de um sonho pra mim e já saí do aeroporto emocionado (e morrendo de frio), começou a nevar assim que o avião pousou, eram boas-vindas para mim, de verdade e a paisagem era essa:

Mas deu tudo certo, achamos um táxi e fomos para o hotel, famintos.

Fizemos o check in, não tinha nada pra comer e preferimos dormir pra matar a fome, acordar no outro dia e tomar um belo café da manhã! Coisas de viajante.

Vamos passear pela cidade?

O primeiro lugar que fomos depois do tão sonhado café da manhã, na rua mesmo, pois acordamos tarde, claro, foi o lugar mais conhecido da cidade.

Sofia, na Bulgaria, é conhecida como a cidade da tolerância religiosa e o motivo disso, é que tem um lugar que tem três templos, um de frente pro outro: a Igreja Sveta Nedelya, a Mesquita Banya Bashi e a Sinagoga de Sofia.

sofia bulgaria
Dá pra ver lá no fundo com a cúpula de OURO real.é lindíssimo!

Mesmo que você não goste de visitar igrejas ou templos (eu particularmente não em interesso muito), a história de cada lugar está contido nesses lugares.

Sofia tem essa coisa legal, não importa a sua religião, todo mundo se respeita e eu acho isso lindo.

Uma curiosidade sobre isso, Sofia possui uma das igrejas mais antigas do mundo construída no Império Romano, que é hoje a igreja mais antiga em funcionamento da Europa: Sveti Georgi(Igreja St. Jorge), a construção desse templo e da época do Imperador Constantino, o Grande.

A localização é super central e o endereço está na legenda da foto.

bulgaria sofia
Endereço: bul. Kniaz Aleksandar Dondukov 2, 1000 Sofia Center, Sofia, Bulgária

A comida maravilhosa, variada e barata.

Sofia (Bulgaria) tem comida simples, deliciosa, muito temperada e muito barata. Comemos muito bem na cidade em absolutamente todas as refeições, nada era caro ou mediano de sabor.

E o búlgaro é muito fofinho, embora tenha problemas para falar o inglês eles se esforçam muito para atender bem, o que difere dos europeus em geral. Fomos muito bem tratados na cidade.

Quero deixar uma dica de restaurante aqui que vale muito a pena não só pela comida maravilhosa mas também pela curiosa cerveja, que eles mesmo fabricam e servem de uma maneira muito diferente.

O AleHouse Pub

Endereço: ul. “Hristo Belchev” 42, 1000 Sofia Center, Sofia, Bulgária

O cardápio de pratos:

bulgaria sofia
O cardápio do AleHouse

Atendimento nota 10, comida muito gostosa e barata, e cerveja você mesmo se serve, na sua própria mesa. Tem uma torneira de cerveja em cada mesa com um contador de quanto você consumiu.

É muito legal e diferente. Gastamos nesse restaurante em duas pessoas, 50 LEV e saímos de lá quase morrendo.

O AleHouse se classifica como um pub, mas podemos chamá-lo com segurança de uma cervejaria também e restaurante, também.

Eles têm enormes tanques de fermentação (você verá assim que entrar), a cerveja LIVE circula por canos por todo o estabelecimento e flui com um puxão da torneira diretamente para o seu copo, na sua , e um contador mede quanto você tomou.

E para quem quer diversificar, oferecem mais dois tipos de chopes clássicos – Leikeim Hell Weisse e Hobgoblin, além de mais 27 tipos de cerveja engarrafada da República Tcheca, Inglaterra, Alemanha, Bélgica e França. Então é o lugar para uma cerveja boa e de qualidade,. pra quem ama cerveja!

Veja as fotos:

Outras comidinhas

Nós adoramos comer bem e visitar Sofia é comer bem. Muita sopa, muito menu de almoço baratinho, com bebida e sobremesa, muita carne também.

Não pesquisamos nenhum restaurante antes de ir, somente passamos pelos lugares, caminhando, entrávamos e nos demos bem em todas às vezes.

Chegou uma hora que a gente nem perguntava mais o preço, pois como tudo era extremamente barato, nem precisa, não tinha surpresa no final.

bulgaria sofia
Um menu de almoço por 12 LEV, com sopa de entrada, prato principal e bebida

Não se esqueça de tomar uma Rakia – Bulgaria, Sofia

Rakia ou rakija é um licor semelhante ao brandy, obtido por destilação de frutas fermentadas, tradicional na região dos Balcãs e muito popular em países como a Bulgaria, Eslováquia, República Tcheca ou Hungria.

O teor de álcool depende do tipo de destilação, sendo em torno de 50-55% nas marcas comerciais, podendo ser encontrado até mais de 60% na produzida em pequenas destilarias.

Nos países da ex-Iugoslávia existe um tipo especial de Rakia, feito por dupla destilação, conhecido como prepečenica, que geralmente tem mais de 60% de teor alcoólico.

bulgaria sofia
A Rakia é uma bebida típica da Bulgaria. Um conselho é: não abuse! É bem forte.

Resumo da Viagem – Bulgaria, Sofia

Sofia tem muita coisa pra se fazer e vamos contar com mais detalhes em outro texto, mas resumindo, pra quem gosta de natureza, tem muito parque, pra quem gosta de museus também tem, pra quem gosta de história tem muitas ruínas para serem visitadas.

Muita cultura e vale a pena visitar a cidade de Sofia na Bulgaria, eu iria novamente e ficaria da próxima vez mais que 5 dias na cidade.

Planeje sua viagem pra lá, veja todos os nossos posts sobre Sofia na Bulgaria e arrase!

Esse foi um breve resumo pra mostrar pra você que o mundo está além da zona do euro e dólar, que tem lugares incríveis e baratos que você pode pagar.

E ao mesmo tempo, não é necessário ir somente para os destinos famosos e mais visitados, que por sua natureza são realmente mais caros.

Pra fechar aqui, fique com essa vista linda da Vitosha (Bulgaria, Sofia):

vitosha
Antecipadamente;
Antes de tudo;
Antes de mais nada;
A princípio;
À primeira vista;
Acima de tudo;
De antemão;
Desde já;
Em primeiro lugar;
Principalmente;
Primordialmente;
Sobretudo;
Primeiramente.
Ainda mais;
Ainda assim;
Além disso;
Apesar disso;
Bem como;
Contudo;
Do mesmo modo;
Em outras palavras;
Juntamente com;
Nesse sentido;
Ou seja;
Porém;
Por exemplo;
Todavia.
Agora;
Anteriormente;
Antes que;
Apenas;
Ao mesmo tempo;
Ao passo que;
Às vezes;
Atualmente;
Constantemente;
Depois que;
Desde que;
Enquanto;
Em seguida;
Então;
Eventualmente;
Finalmente;
Frequentemente;
Imediatamente;
Logo depois;
Logo após;
Nesse meio tempo;
Nesse ínterim;
Ocasionalmente;
Por vezes;
Posteriormente;
Pouco antes;
Pouco depois;
Raramente;
Sempre;
Sempre que;
Simultaneamente;
Todas as vezes que.
Analogamente;
Ao contrário;
Assim como;
Assim também;
Bem como;
Conforme;
Da mesma forma;
De acordo com;
De maneira idêntica;
Do contrário;
Do mesmo modo;
Em contrapartida;
Igualmente;
Por analogia;
Por outro lado;
Segundo;
Semelhantemente;
Similarmente;
Sob o mesmo ponto de vista;
Tal qual;
Tanto quanto.
A linda montanha Vitosha, branquinha de neve, ela serve como ponto pra você se localizar na cidade.

Conheça os meus parceiros

Essa matéria sobre a Bulgaria (Sofia), faz parte de uma postagem coletiva com o grupo Crescendo Juntos, com o tema de “Viajar Barato”, meus companheiros que também têm conteúdos incríveis e que você precisa conhecer. Veja abaixo, clique e descubra mais destinos pra fazer uma viagem super legal e barata:

Você também pode gostar de ver além de Bulgaria (Sofia)

Conheça também Montenegro, na Europa

A Cidade de Berlim

Uma aventura em Marseille, na França

Bulgaria Sofia, Viajando barato para Sofia é um artigo do De Lugar Nenhum e não pode ser usado ou copiado sem autorização.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Robba Caravieri

Robba Caravieri

Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

Dicas para sua viagem:

53 respostas

  1. Robba, adorei as dicas de Sofia. Eu confesso que não tinha vontade de conhecer a Búlgaria até ler seu post. Agora fiquei realmente empolgado! Fora que adorei as opções de comida também. Pode deixar que eu visito as igrejas e os templos e te conto se vale a pena você voltar para ir em cada um deles… heheheh

  2. Sou louca para conhecer essa parte do Leste Europeu. Agora mais ainda, depois de ler seu post e saber que tem um Pub com o meu nome kkkkkk.

  3. Amei conhecer um pouco sobre essa linda cidade através do seu olhar. Deu curiosidade de experimentar essa bebida Rakia, rs. Parabéns pelo post! 🥰😘

  4. Eu jamais imaginei que era um país com preços em conta. Acho essa região linda demais. Adoraríamos conhecer e viajar na história por aí. Adorei seu post.

  5. Nossa, eu adorei o post “Bulgária – Viajando barato para Sofia”. Simplesmente esse destino é o que eu mais quero conhecer no Leste Europeu, acredita? Já salvei suas dicas pra quando a pandemia acabar eu me organizar e ir. Muito obrigada por compartilhar, parabéns pelo post. Beijos

  6. Sofia é uma cidade encantadora, não sabia que a Bulgária tinha seus encantos, achei excelente a hospedagem, o lugar é ótimo, o quarto bastante aconchegante, a cidade é ótima para passear tem muitos lugares maravilhosos, gostei muito da dica, abraços.

  7. Gostei muito de saber como viajar barato Sofia na Bulgária. Adoro essas dicas de lugares fora do roteiro turístico clássico onde podemos conhecer ruínas[amo],igrejas e templos[amo],história[amo] e parques. E comer bem sem gastar muito tb é ótimo. Parabéns pelo post.

  8. Sofia está na minha lista há tempos! Quero muito conhecer a cidade e esse post só aumentou minha vontade. Fico feliz que seja um destino barato e com boa comida – os pratos das fotos parecem ótimos! E, apesar de não gostar muito de cerveja, adorei a ideia de ter uma torneira na mesa! Com certeza eu beberia pelo menos um copinho. hahaha

  9. Não fiz ainda nenhuma viagem internacional, mas após ler seu post fiquei com vontade de conhecer Sofia. Meu sonho é visitar Portugal e agora quero conhecer a Bulgária também. Quem sabe um dia eu realize um dos dois sonhos!! O que me chamou atenção foi o fato de se gastar pouco com a alimentação. Obrigada pela dica!

    1. Venha que você vai amar. Gastar pouco é meu lema, sempre com o mínimo que eu preciso em exigências claro, mas sair do país é mais fácil do que a gente imagina. Força e você vai conseguir realizar seu sonho.

  10. Não conhecia Sofia, na verdade não sei muito sobre a Bulgária, mas ao ver as fotos me encantei pelos prédios, essa neve … e os pratos culinários? Tudo muito maravilhoso! Um dia quem sabe eu terei o prazer de conhecer esse lindo lugar! Obrigada por compartilhar …

  11. Eu passei uma noite em Sofia quando viajei da Romênia para a Sérvia, mas não tive tempo de conhecer a cidade. Espero poder voltar pra lá, a Bulgária parece ter muita coisa interessante!

  12. Amei a qualidade do artigo, super informativo. Nao sabia nada sobre Sofia, agora colhi bastante dicas para quando for visitar. A gastronomia local para ser fascinante.
    Beijos,
    Paloma Viricio💫💙

  13. Oi Robba, tudo bem?
    Já fiquei interessada pela parte histórica e com muita vontade de tomar um banho mineral. Eu também tenho esse sonho de ver a neve. Fico só imaginando a sua emoção. As fotos ficaram lindas, Adorei suas dicas, e fiquei com muita vontade de conhecer. Parabéns pelo post.
    Beijinhos.
    Cila.

  14. Eu sempre tive muita vontade de viajar para a Bulgária, e agora que descobri que dá para gastar pouco, até mesmo na capital Sofia, fiquei ainda mais empolgado.

    Bom demais saber que dá para comer bem na Europa sem precisar ir à falência!

    Obrigado pelas dicas!

  15. Um passeio turístico pela cidade é a melhor forma de descobrir o que faz, nesta bela cidade, os seus pontos turísticos se espalharem por Sofia, os edifícios mais bonitos da cidade. … Na Bulgária, a história, a arquitetura e a comida têm fortes influências.

  16. Nossa, realmente foi uma viagem espetacular!
    Adorei os lugares, a comida parece ser uma delícia… deve ter sido muito divertido e você deve ter aprendido muito sobre a cultura. Uma pena que neste momento todos não possam viajar para conhecer mais lugares como esse… mas logo, se Deus quiser, poderemos viajar o mundo todinho de novo!!!

  17. Olá, tudo bem?

    Nunca tinha pensado em ir para a Bulgária, mas seu post já me deixou com muita vontade de conhecer, pois tem tudo para ser uma viagem maravilhosa, que eu ia gostar bastante. Adorei todos os detalhes e dicas que você trouxe, o post está bem completo e ótimo para pegarmos dicas! Arrasou muito!

    Beijos!

  18. Oi, tudo bem? Uau! Que post mais completo. Impossível não querer viajar com tantas dicas incríveis. Imagina ver neve de pertinho, experimentar comidas diferentes, além de fotografar tantos lugares que jamais imaginamos. Nunca tinha ouvido falar da cidade, mas já anotei. Também gostei de saber sobre os preços. Um abraço, Érika =^.^=

  19. Bem acabei de visitar uma cidade sem sair de casa o seu post mostra o que é essencial para visitar e como é barato. Sofia e uma cidade cheia de história e para se honesta que eu ainda não conhecia tão bem.
    Obrigado pela viagem

  20. Aqui tão perto e ainda não conhecia esta cidade maravilhosa e ainda por cima posso conhecer de modo barato que me agrada, e ao ler o seu post foi como se estivesse mesmo a fazer um passeio pela cidade, e a comida, aí a comida é e claro não pode faltar o café e a Rakia meu deus.

    Obrigado pela viagem

  21. Confesso que nunca havia pensado em conhecer a Bulgária, mas esse seu post me despertou o interesse. Que lugar lindo! Já coloquei Sofia na minha lista. Obrigada por compartilhar tanta informação bacana. As fotos nos fazem viajar junto com você.

  22. Taí um lugar que eu já queria conhecer, e agora fiquei com mais vontade ainda. E ainda é um destino barato, o que é muito importante nesses tempos de real valendo muito pouco.

  23. Nossa que post legal! Não conhecia Sofia e não sabia nada sobre a Bulgaria, apenas que era no leste Europeu. Não sabia que era tão antiga! 7000 AC. Pra Brasileiro não é exatamente barato, mas é um valor acessível. Sai o valor de uma viagem por aqui + passagem. Mesmo assim gostei demais de saber. Sonho em conhecer a Europa, mas com o Câmbio do jeito que está parece um sonho bem longinquo.

  24. Olá, tudo bem?

    Realmente tudo lindo, seria um lugar que eu pensaria em morar caso quisesse morar fora do Brasil.
    Esses contador de cerveja tem nos shoppings aqui na minha cidade..

    Essa questão de cambio é um pouco delicada ($150 do jantar) é um preço, okay . Olhei aqui rapidinho e da exatos 50 LV rsrs

    Como assim não goste de visitar igrejas ou templos? ! Para mim é a melhor parte de uma viagem onde tudo é bonito

  25. Eu nunca tinha ouvido falar em Sofia na Bulgária, mas achei bem linda a cidade e adoro conhecer locais que tenham bastante história! E ainda por cima com um preço bom

  26. Gosto bastante desse lado bem histórico europeu. É um cantinho que quero muito explorar! E eu amei aqui este seu post com o breve histórico de Sofia na Bulgária e descobrir como viajar barato para Sofia. Obrigada pelas dicas maravilhosas!!!

  27. Que dica valiosa de destino barato e acolhedor. Ainda não tinha pensado em Sofia na Bulgária, mas já deu vontade de visitar e provar as comidas deliciosas, rs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

booking

Posts Relacionados

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!