amigos em uma viagem

Amigos e viagem são coisas que combinam, não é mesmo? Seja uma viagem com os seus amigos, aquela que você lembra com muito carinho do quanto se divertiu, seja quando você estiver viajando só, que vai querer seus amigos por perto, viagem e amigos estão sempre juntos! No entanto, nem sempre é possível viajar na companhia deles.

A questão é que muitas pessoas deixam de viajar pelo motivo de não ter uma companhia nas férias ou datas disponíveis para uma aventura. E acabam deixando de viver essa experiência por receio ou medo de ficar só.

Então, para não sentir falta daquele amigo que conhece todas as suas manias, defeitos e qualidades, ou aquela amiga que, mesmo depois de uma briga, vai estar lá, caminhando ao seu lado, damos dicas para você não ficar só e resolver essa parte da sua viagem! Você vai ver que nem é tão difícil assim fazer amigos!

Viajar sozinho(a) ou esperar os amigos para a viagem?

Colocamos esse título exatamente para que seus olhos possam ver o quanto é estranho que você espere alguém para realizar um plano que é seu. Afinal, não vale a pena colocar em risco algo que você gosta devido à disponibilidade de outra pessoa. Desculpe se doeu, tá bem? Mas a intenção é fazer pensar sobre isso.

Ademais, é sério que você não tenha cogitado fazer alguma amizade na sua viagem? Que você vai deixar de viajar somente pelo motivo de não ter amigos para fazer a viagem com você?

Viajando sozinho

Uma viagem só tem muitos benefícios, talvez você ainda não saiba porque não teve coragem de sair sozinho por esse mundo, mas vamos contar alguns deles:

  • Sozinho você tem mais possibilidades de conhecer pessoas durante a viagem
  • Se você está em um hostel, e uma pessoa vê você com sua turma, a possibilidade de ela se aproximar é muito menor
  • Viajar sozinho é sinônimo de liberdade. Ou seja, você poderá fazer o que você quer, na hora que você quer e do jeito que você quiser
  • Você pode ter companhia somente na hora que desejar, e está tudo certo. Quando quiser ficar só, você pode somente dizer que está cansado e ir para o seu quarto, ou cama

Além disso, nem tudo precisa ser compartilhado a todo momento, não é? É super legal você voltar de viagem e encontrar seus amigos para contar todas as novidades e mostrar as fotos!

Claro, também é muito legal fazer amigos durante uma viagem. Assim, você pode conhecer outra cultura, outro idioma e até viver situações engraçadas! Aliás, viajar só é, de fato, uma grande oportunidade para praticar outro idioma.

Já pensou que você poderá praticar inglês a vontade na viagem para fazer amigos? Ou seja, viagem, amigos e inglês? Se sim, então um intercâmbio pode ser uma ótima oportunidade!

Preciso dos meus amigos na viagem por conta de timidez

Está tudo certo! Você não tem obrigação de ser a pessoa mais expansiva, e extrovertida, do mundo! Nem todo mundo acha fácil chegar conversando com outras pessoas. Por isso, esses conselhos podem ajudar.

Se hospede em um Hostel

Se você ainda não sabe o que é um hostel mostramos como funciona! O hostel, além de ser uma opção muito barata para se hospedar, é sempre cheio de pessoas animadas que querem fazer amizade. Ademais, também estão viajando sozinhas em muitos casos.

Quando você se hospeda em um hostel é muito fácil você puxar um assunto com alguém nas áreas de convivência como, por exemplo, na sala ou no bar. Você sempre vai ver gente se divertindo por lá. Além disso, muitos hostels fazem atividades em grupo.

Claro, tomar a iniciativa e puxar papo vai depender mais de você do que do outro. Ainda assim, tente! Você poderá fazer amizades em hostel que levará para sempre! E, se você não tem assunto, ou está com vergonha, somente fique la olhando paras pessoas. Sim, sempre com cara de amigável! Vai que você encontra alguém que não é tímido?

Faça um walking tour

Mais uma maneira de você socializar com pessoas durante a sua viagem e fazer amigos! Ah! Não sabe o que é Walking Tour? Explicamos para você. Um walking tour (do inglês, passeio a pé) é um passeio por um local histórico ou cultural realizado a pé, frequentemente em um ambiente urbano e em grupo.

Ou seja, fazendo um walking tour, você irá encontrar pessoas com um perfil parecido com o seu ou pessoas que estão viajando sozinhas. Fica muito mais fácil fazer um amigo de viagem dessa forma, afinal, com tanta coisa interessante para ver, assunto não vai faltar, não é?

É possível fazer amigos em viagem?
Foto de um free walking tour, em Lisboa.

Se acaso você está buscando por alguma plataforma que tem passeios turísticos. Então visite a Civitatis.

Os bares e os pubs

A maior concentração de jovens ou pessoas que estão viajando sozinhas são os barzinhos e pubs. Claro que você pode não ser a pessoa que passa a noite na rua, ou que bebe. Está tudo bem. Só não se esqueça que também tem bar no hostel ou no hotel que você estará hospedado.

Por lá, sempre tem gente querendo se divertir e conversar. Ou seja, é um ótimo lugar para fazer novas amizades em uma viagem!

Aproveite o transporte

Como assim, o que tem a ver? Tudo! Já dissemos isso um monte de vezes por aqui. Ademais, também já deve saber: o transporte público é uma das melhores maneiras de conhecer bem um lugar durante uma viagem e… é uma ótima maneira para puxar assunto com outros viajantes também!

Um viajante sabe, e conhece, outro viajante de longe. Principalmente quando ele é do mesmo estilo que você. Você pode identificar pela mochila, pelos acessórios, enfim, você irá saber.

Aliás, você já pode aproveitar o seu transporte de longa duração para conhecer pessoas. Não, não estamos dizendo que você tem que ser a pessoa chata que senta ao lado no avião. Mas… comece sempre uma conversa moderada. Ou seja, sinta se a pessoa do lado está afim de papo.

Ah! E isso não só pode ser no avião, como também no ônibus, no barco ou onde você quiser. É um ótimo jeito de fazer amigos na sua viagem.

Foto de viagem e amigos em uma mesa.
Fotos de amigos e viagem.

Peça carona

Sim! Além de economizar na viagem você ainda pode conhecer muita gente bacana! Aliás, se você acha isso estranho, mude de ideia! Pois, a carona já deixou de ser uma coisa estranha já faz muito tempo viu? Hoje em dia, em muitos países é super bem aceito dar, e receber, carona e tem até aplicativos para isso. Um bom exemplo é o BlaBlaCar.

Não tenha vergonha de perguntar sobre uma carona. Afinal, a resposta negativa você já tem. E mais, quem já deu, ou pegou, carona sabe que conversar entre o trajeto é mais que o necessário. Além de fazer o tempo passar mais rápido, também ajuda a pessoa que está dirigindo ficar sempre atenta.

Use frases de viagem para quebrar o gelo

Sim, pode parecer bobagem. Mas para começar uma boa conversa, e quebrar o gelo, essas frases podem ajudar:

Frases de viagem com (e sem) amigos

  • Viajar é se aventurar
  • Mundo, a gente precisa se conhecer melhor
  • Viajar é a única coisa que a gente compra e que nos deixa mais rico
  • Viajar não é luxo, é necessidade
  • A vida informa: a falta de coragem causa a perda de momentos incríveis
  • Amigos que viajam juntos, permanecem juntos!
  • Viagem boa tem que ter amigos, os que vão com a gente e os que encontramos no caminho

Essas são boas, não é mesmo? Com certeza são frases que vão quebrar qualquer gelo para inciar uma conversa! Se acaso você está fazendo uma viagem em inglês, e quer fazer amigos, essas podem ajudar:

Frases de viagem com (e sem) amigos em inglês

  • “A journey of a thousand miles begins with a single step” – Lao Tzu. (Uma jornada de mil milhas começa com um único passo)
  • “Man cannot discover new oceans unless he has the courage to lose sight of the shore” – Andre Gide. (O homem não pode descobrir novos oceanos a menos que tenha a coragem de perder de vista a costa)
  • “Traveling – it leaves you speechless, then turns you into a storyteller” – Ibn Battuta. (Viajar – te deixa sem palavras e logo depois te transforma em um contador de histórias)
  • “We take photos as a return ticket to a moment otherwise gone” – Katie Thurmes (Tiramos fotos como uma passagem de volta para um momento que se foi)

Dicas finais para fazer amigos na sua viagem

Por fim, vamos deixar uns conselhos rápidos de etiqueta para quem viaja sozinho. Certamente você vai aproveitar muito mais!

  • Nunca seja preconceituoso. Seja com sexualidade, religião, etnias, seja lá o que for. Todo mundo ama o respeito e um viajante tem que respeitar essa diversidade. Aliás, é uma obrigação quanto ser humano e não somente como viajante!
  • Não tenha medo de falar com as pessoas ou de sorrir
  • Seja sem vergonha, você consegue, como dissemos acima: “o não você já tem”
  • Procure lugares mais turísticos, caso você não queira se sentir sozinho
  • A Flexibilidade é amiga do viajante. Não faça muitos planos quando você viaja sozinho, assim você pode mudar tudo na hora que desejar!

Como fazer amigos na sua viagem? é um texto do De Lugar Nenhum e não pode ser usado ou copiado sem aviso ou autorização.

Veja também: Cânions do Brasil | Dicas para receber SMS

Perguntas Frequentes

Vale a pena viajar só?

Sim, e muito! Além de toda a liberdade de fazer o que quiser, você também poderá conhecer pessoas novas. E o melhor? É um bom desafio!

Quais são os lugares para fazer amigos na viagem?

São muitos. Alguns exemplos são hostel, bares ou pubs. Estes são alguns lugares que, geralmente, tem pessoas que viajam sozinho(a).



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

4 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.