
Você já pensou em fazer uma viagem para a Tailândia? Quer começar a planejar suas férias por lá? Então saiba que Tailândia é um país tão diverso quanto fascinante. Seus templos budistas tranquilos contrastam com a vida noturna agitada, e suas florestas tropicais antigas e intocadas são um refúgio para os mercados movimentados dentro das maiores metrópoles do sudeste asiático. Se isso já não desperta a sua curiosidade, então veja as dicas que preparamos para você sobre esse incrível destino que recebe muito bem os brasileiros!
O que tem nesse post:
Por que viajar para a Tailândia?

Sem dúvida, a singularidade da Tailândia é seu principal atrativo. Aliás, sua cultura diversa pouco tem a ver com outros países da Ásia apesar da proximidade geográfica. Os templos, os castelos, as ruínas e as praias (que são belíssimas!) encantam a qualquer viajante. São atrações fabulosas, do tipo não dá para perder.
Fato é que além do que comentamos acima, existem outras (infintas) razões para fazer uma viagem a Tailândia e amá-la por completo. Soma-se a isso sua culinária saborosa, vida noturna agitada, ótimos hotéis e joias escondidas no interior do país. Em suma, as pequenas cidades intocadas, a rica cultura e história e uma abundante e deliciosa culinária são outros pontos positivos conhecê-la. E, se você for adiante nessa viagem, certamente será uma das melhores da sua vida!
Isto é, uma página especial que nem você mesmo vai querer virar. É isso mesmo! Dificilmente você vai desejar esquecer a experiência vivida cidades na Tailândia.
Brasileiro precisa de visto para a Tailândia?

Para que sua viagem seja um sucesso, e para que você possa aproveitar o melhor momento aqui, é necessário se organizar! Neste caso, a primeira pergunta que muitos brasileiros fazem é: “preciso de visto para a Tailândia?”. Então anota as seguintes dicas para você já ir se preparando, e se você tiver mais dúvidas, dá uma olhada no site oficial do visto na Tailândia.
Para estadias curtas, de até 30 a 60 dias para fins turísticos, os cidadãos brasileiros podem obter um visto de turista na chegada. Este visto é grátis. Se você quiser mais tempo, é possível pedir uma extensão de 30 dias. Ou seja, ao total esse visto permite ao seu titular permanecer na Tailândia por um máximo de 90 dias.
Já para estadias superiores ou para outros fins como, por exemplo, trabalho ou estudo, os cidadãos brasileiros precisarão solicitar um tipo diferente de visto em uma embaixada ou consulado tailandês antes de viajar. É sempre bom verificar com a embaixada da Tailândia mais próxima no Brasil as informações mais atualizadas e a exigência específicas.
Nem precisa dizer que, além do tipo de visto, os viajantes da Tailândia devem ter um passaporte válido por, pelo menos, seis meses após a data de entrada e ter um bilhete de retorno ou de ida e volta. Ademais, tenha um seguro viagem em dia para não passar perrengues!
Os documentos para fazer uma viagem para Tailândia

Os documentos oficiais para entrar na Tailândia são:
- Passaporte (validade 6 meses)
- A carteira de vacinação contra febre-amarela e COVID-19
- Passagem de ida e volta, ou um roteiro definido
- Reserva de hospedagem e prova de recursos financeiros
Agora, vamos falar sobre tudo que precisará para traçar seu roteiro e fazer uma ótima viagem. Afinal, o que fazer na Tailândia? Como ir para a Tailândia saindo do Brasil? Quais as formas de chegar no país? Quando é melhor ir para lá?
O que fazer na Tailândia? As principais cidades!

Você sabe o quanto é essencial fazer a programação de uma viagem, não é? Se ainda não, não se preocupe, pois aqui ajudamos você a encontra as melhores cidades da Tailândia para visitar. Para uma revisão rápida, veja algumas cidades a seguir:
- Bangkok
- Chiang Mai
- Chiang Rai
Bangkok

Como mencionamos anteriormente, a capital da Tailândia é Bangkok (Banguecoque). Por isso, essa é uma das principais cidades do país que você deve visitar. Aqui é onde a modernidade se mistura com cenários compostos por emblemáticos templos e palácios antigos. Ah, é aqui também que muitas opções de comida de rua aparecem para os turistas.
Como pontos turísticos para visitar, deixamos como destaque especial a cidade histórica. A Cidade Velha de Bangkok se estende do leste a partir do complexo do Grand Palace até os templos que delimitam a margem do rio Chao Phraya. Esta região abriga muitos dos marcos conhecidos e pontos turísticos importantes e Bangkok, incluindo o Museu Nacional (um dos melhores do sudeste asiático) e o enorme Buda Reclinado em Wat Pho.
Em suma, o Grand Palace e Wat Phra Kaew são os verdadeiros destaques da região, tornando-os um dos destinos turísticos mais populares da Tailândia. Ah, Sanam Luang também é um lugar ideal para piqueniques, e você verá várias pipas voando longe das ruas movimentadas.
Chiang Mai

Chiang Mai também é outra opção bastante interessante nessa viagem. Considerada a capital cultural do norte, é amada por observadores de templos budistas. Isso porque a cidade velha está repleta de templos nascidos durante o tempo do outrora independente reino Lanna.
Outro “pequeno” detalhe é que o rei Mengrai escolheu Chiang Mai como residência e capital de seu Reino Lanna em 1292. Aliás, o nome da cidade é uma tradução de “nova cidade”, substituindo Chiang Rai (a segunda cidade mais importante da Tailândia). Por isso, é uma cidade impressionante aos olhos dos turistas por suas construções históricas.
Isto é, belos templos budistas foram construídas dentro da cidade murada durante este tempo de ouro e do reinado do rei Tilok que se seguiu. Hoje, Chiang Mai atrai turistas não apenas por seus templos, mas também por suas fantásticas opções de compras e caminhadas.
Chiang Rai

Esta cidade foi fundada em 1262 pelo Rei Mengrai, que decidiu que o lugar seria ideal para o capital do Reino Lanna. No entanto, a capital foi transferida para Chiang Mai 34 anos mais tarde, e Chiang Rai declinou em importância e vida cultural.
Por isso, o que hoje é uma cidade moderna pode parecer pouco charmosa e interessante aos olhos dos visitantes desde um ponto de vista arquitetônico, sobretudo se comparamos com Chiang Mai. Ainda assim, tem uma série de pontos turísticos dignos de atenção. É, portanto, outra cidade que vale a pena ao viajar para a Tailândia.
Ademais, Chiang Rai é o local para os amantes de diversão ao ar livre, como caminhadas e exploração autoguiada. É também um grande destino para experiências culturais únicas, desde uma visita a uma aldeia Akha até uma estadia no povoado Yunnanese de Mae Salong. Do rio Mekong até as montanhas, Chiang Rai é, sem dúvida, uma das mais bela província da Tailândia.
Onde fica a Tailândia?

A Tailândia fica no sudeste asiático. Faz fronteira com Laos e Camboja ao leste, com o Golfo da Tailândia e a Malásia ao sul, e com o Mar de Andaman e Myanmar ao oeste. Ao norte, faz fronteira com Mianmar e Laos.
A sua capital, e maior cidade, é Bangkok. Um destino emocionante com uma variedade de templos e museus. Essa cidade é cortada pelo rio Chao Phraya, um importante e grande rio na Tailândia. Ele nasce nas colinas das montanhas do oeste tailandês e corre pelo centro do país antes de desaguar no Golfo da Tailândia.
Como ir para a Tailândia saindo do Brasil?

Há voos das principais capitais brasileiras para Bangkok, e isso facilita muito sua vida. Porém, não há voos diretos do Brasil. Todos fazem conexão, ou escala, em algum outro país. As rotas mais populares são do Rio de Janeiro (tanto o Aeroporto do Rio de Janeiro Galeão Internacional como também o Aeroporto Santos Dummont) até o Aeroporto de Bangkok Suvarnabhumi e de São Paulo (Aeroporto de São Paulo Guarulhos).
O tempo da viagem é, em média, 32 horas, e o voo mais rápido leva cerca de 24 h. Confira ofertas nas passagens de ida e volta. Os preços variam conforme o local de saída, disponibilidade, horários e outros fatores. O ideal é vigiar as promoções que sempre aparecem para poder viajar nas melhores linhas aéreas a preço justo.
Chegando na Tailândia

A porta de entrada da Tailândia é Bangkok, capital do país, que conta com dois aeroportos. Isto é, o Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi e o Aeroporto Internacional Don Mueang. No entanto, a maioria dos viajantes internacionais chega a Bangkok pelo Aeroporto Suvarnabhumi.
Agora, ao desembarcar nesse aeroporto, você tem à disposição diferentes formas de se locomover entre as cidades ou até seu destino. Ou seja, linha de trem, táxis e ônibus. Se acaso você preferir algo mais comodo, poderá também se valer de transfer particular previamente contratado. Dica: anexo ao Aeroporto Internacional Suvarnabhumi, existe um terminal rodoviário cujos ônibus levam para qualquer lugar de Bangkok.
Já o Aeroporto Don Mueang é bem menos estruturado e o acesso aos meios de transporte não é muito facilitado. Caso seu voo seja para desembarcar nele, o melhor a se fazer é seguir de táxi ou transfer particular acertado. Por isso, se você pode escolher entre os dois aeroportos, é melhor o de Suvarnabhumi, que não só é mais estruturado, como também oferece mais facilidades.
Coisas que você precisa saber sobre Tailândia!

A Tailândia é um país amigável e divertido, exótico e tropical, com muita histórica e cultura. Aliás, todo o país irradia uma tonalidade dourada, sobretudo dos brilhos de templos e pelo reflexo do sol praias tropicais – e, até mesmo, o sempre reconfortante sorriso tailandês.
Por ser um país tropical, pense em levar roupas leves e soltas. Vale a pena levar um casaco, especialmente os que funcionam como capa de chuva, já que em alguns lugares pode chover ou fazer um frio leve. Quando visitar os templos, use roupas que cubram seus cotovelos e joelhos. Se a sua mala permitir, leve também um traje que você se sinta confortável para aproveitar um jantar incrível em Phuket.
Conheça um pouco sobre os costumes dessa terra!

Via de regra, o povo tailandês é muito hospitaleiro, ou seja, espere ver muitos sorrisos dados como demonstração de afeto. E isso até mesmo para visitantes desconhecidos, o que prova ainda mais que esse é, de fato, um povo simpático que preza respeito pelo próximo.
Ao povo tailandês é assegurada a liberdade religiosa, com exceção do rei. A este é imposto o Budismo. De qualquer forma, a religião mais praticada pelos tailandeses é igualmente o Budismo, já que 94,2% a adota. E isso é evidente, mediante os inúmeros monumentos, estatuetas e objetos decorativos que vemos por lá em honra a esta divindade.
Uma particularidade curiosa e inusitada para nós em relação à tradição tailandesa é que eles consideram a cabeça como a parte mais relevante do corpo. Devido a isso, não se permite tocar na cabeça de ninguém nessa terra, nem mesmo de crianças e idosos. Ao contrário da cabeça, os pés são vistos como partes impuras.
Gastronomia da Tailândia

A comida tailandesa é conhecida mundialmente por ser deliciosa, incrivelmente conveniente e ridiculamente barata. Aliás, um fato curioso a respeito da gastronomia é que eles são apaixonados por pimenta. Por isso, se você também é fã, saiba que comida condimentada é encontrada em quase todos os pratos.
Outra característica da comida típica local é o fato das comidas serem uma mistura onde o agridoce, as frutas e molhos estão juntos. Fazendo com que os sabores tailandeses sejam inusitados. Ademais, há também a presença de insetos e escorpiões, que fazem diferença nos cardápios oferecidos em feiras tailandesas.
Alguns dos pratos mais consumidos por lá são:
- Curry
- Cozinha Isan
- Camarões grelhados
- Frutas
Já com relação ao consumo de bebidas alcoólicas, saiba haver horários determinados para venda de bebidas. Caso queira comprar, deve se dirigir aos supermercados nos horários específicos, isto é, das 12h às 14h e depois das 17h às 11h 59 min.
Segurança na sua viagem para a Tailândia!

Embora seja geralmente seguro viajar na Tailândia, existem algumas precauções simples de segurança que devem ser tomadas. Por exemplo, evitar carregar muito dinheiro ou usar muitas joias amostra pode ser uma boa ideia. Isso porque pequenos crimes como roubo de bolsas com motocicletas ou batedores de carteiras existem, e podem ocorrer em cidades maiores e lugares cheios.
Outra dica importante é deixar seu passaporte, assim como objetos de valor, no cofre do hotel enquanto guarda parte de seu dinheiro e uma cópia de seu passaporte escondida em um cinto de dinheiro. Atenção: o bairro do Grand Palace de Bangkok é notório por seus truques.
Ainda assim, as cidades da Tailândia não são perigosas e o turismo por aqui é considerado seguro. Tome cuidado sempre.
Saudações

O cumprimento mais comum nas cidades da Tailândia é feito usando o termo “Sawasdee” e fazendo o gesto Wai. Os homens usam a palavra: “sawasdee krab”. As mulheres usam: “sawasdee ka”.
O gesto “Wai” é parecido com o de oração. Você coloca as mãos na frente do peito ou em algum ponto do rosto (como queixo, nariz ou testa) conforme a classe social de quem se vai cumprimentar. Em seguida, se faz uma leve reverência com a cabeça.
Outras curiosidades: cultura e hábitos!

Quando for à praia, vista-se e só tire as roupas comuns ao chegar à areia. Além disso, não é permitido circular nas ruas, nem nos arredores das praias, de biquíni, maiô ou sunga.
Outra informação importante é que você precisa tirar os sapatos ao entrar nos Templos – e também nas residências de tailandeses. Além disso, é necessário cobrir os joelhos e ombros para poder entrar nos lugares sagrados.
Mulheres, se forem visitar os templos tailandeses, deixem em casa as roupas com decotes, minissaias, shorts, blusas de alças, e as vestes transparentes. E nada de legging! Estes trajes não são permitidos.
Ah, e essa vale para todos: não demonstre afeto por beijo ou abraço em público. Isso não é permitido na Tailândia. Os costumes e tradições são muito importantes para estes povos.
Devido a todas essa regrinhas, e também para ajudar os turistas, o Departamento de Cultura da Tailândia criou cartinhas de bons costumes. Elas são entregues nos aeroportos ou pontos turísticos importantes para informar o que pode ou não pode ser feito em terras do Sudeste Asiático.
Mas, para você, isso já não será mais problema. Não é mesmo? Munido das informações que te trazemos aqui no post, vai ficar super fácil passar dias e dias em sua viagem para a Tailândia sem problemas!
Quando fazer uma viagem para a Tailândia?

A resposta curta para a melhor época para visitar é de março a maio. Sobretudo se o preço é um fator determinante ao preparar sua viagem à Tailândia. Nesta época do ano, você encontrará preços razoáveis e bons negócios.
Entretanto, tenha em mente que esta é a época mais quente do ano e que pode haver alguns dias chuvosos.
Tempo, Clima, Temperatura

Saber sobre o tempo, clima e temperatura é fundamental para decidir quando é melhor viajar para a Tailândia. Neste caso, este é um país que vive eventos climáticos como as monções asiáticas. Trata-se de ventos que podem mudar de direção no decorrer das estações do ano, podendo provocar tufões, chuvas intensas e enchentes.
Portanto, é ideal verificar o clima e tempo para viajar para evitar estes episódios mais caóticos. Considere também que um clima agradável para viajar e conhecer as cidades da Tailândia é de novembro a março.
Nesta época as temperaturas estão amenas, por exemplo, ficam entre 25 °C e 30 °C, o sol está brilhante, permitindo conhecer o litoral, e as chuvas são escassas. A alta temporada vai de novembro a março.
Apesar de ocorrerem grandes variações de temperatura nesta época, não há ocorrência de chuvas constantes e torrenciais. O tempo previsto para o surgimento das monções é entre maio e começo de outubro – época de chuvas torrenciais, o que tornam qualquer passeio inviável.
Moeda e o câmbio na viagem para Tailândia

O dinheiro usado nas cidades da Tailândia é o Thai Baht tailandês, cujo símbolo é ฿. Seu valor aproximado é R$ 1 para 10 ฿. Poucos lugares aceitam euros ou dólares, por isso, prepare-se para trocar pela moeda local já que ela é mais aceita.
Além disso, vale a pena andar sempre com uma quantia em dinheiro na carteira, pois muitos dos estabelecimentos só aceitam dinheiro em espécie. Alguns cartões de crédito estrangeiros são aceitos em restaurantes, mas fique sempre atento nesse ponto.
Se você não sabe onde sacar dinheiro, não precisa se preocupar. Os caixas eletrônicos estão amplamente disponíveis. Mas atenção, se você vai sacar usando moedas estrangeiras, haverá uma taxa de transação (de 150B a 180B), além de quaisquer taxas cobradas pelo seu banco de origem. Retire tanto dinheiro quanto você se sentir confortável para manter os saques em caixas eletrônicos a um nível mínimo. A maioria dos caixas eletrônicos permite saques de até 20.000B.
A dica aqui é sacar um pouco quando chegar no aeroporto, para ter uma quantia com você e depois buscar uma casa de câmbio com boa taxa. A saber, em nosso país não é encontrada a moeda tailandesa nas casas de câmbio. Nesse caso, o melhor a fazer é levar dólares para trocar na Tailândia.
A Tailândia tem uma cultura de barganha?

Se não houver preço afixado, então a barganha é aceitável. Portanto, se esse é o caso, pergunte o preço e acompanhe pedindo um desconto, ofereça um preço de balcão e aceite o que é oferecido em troca. Sorria sempre e não comece a barganhar se não estiver interessado em comprar.
Também vale a pena saber que a gorjeta não é um costume na Tailândia, mas será sempre bem-vida se você quiser oferecê-la. Os seguintes valores são recomendados: 20 baht por pessoa servida em um restaurante, 20 baht por saco para um porteiro de hotel, 100 baht para o concierge ou arredondar as tarifas de táxi para os 10 baht mais próximos.
A língua

O idioma oficial é o Tailandês, mas se você se sai bem com o inglês, vai arrasar por lá. Isso porque as cidades turísticas são bastante acessíveis com falantes de inglês. No entanto, motoristas de ônibus, vendedores de mercado ou táxis são menos fluentes. De fato, o que ajuda aqui a saber como pedir comida e contar em tailandês.
Em algumas cidades, os sinais de rua são traduzidos para inglês. O idioma tailandês é também muito complexo, e por isso podem variar de região para região. Se você quer uma dica, saiba que nem todas as letras são pronunciadas como aparecem, por exemplo, ‘Ph’ é um ‘p’ aspirado e não um ‘f’.
Perguntas Frequentes
Viajar para a Tailândia é barato?
O custo da viagem à Tailândia pode variar dependendo de seu estilo de viagem e do tipo de experiência que você está procurando. Entretanto, a Tailândia é considerada um destino relativamente acessível para os turistas.
Tailândia é perigoso?
A Tailândia é geralmente considerada um destino seguro para os turistas, mas como em qualquer país estrangeiro, é importante tomar precauções para garantir uma viagem segura e agradável.
Espero que você tenha gostado! Deixe nos comentários e você tem alguma dica ou dúvida.