passeios amsterdam - de lugar nenhum (1)

Dificilmente alguém questionará a beleza de Amsterdam. Afinal, a sua rede de canais somado à linda arquitetura faz com que essa cidade seja uma das mais belas da Europa! No entanto, justamente por ser uma cidade com várias atrações (e muitas delas escondidas em algumas esquinas) conhecer os principais passeios em Amsterdam pode ser uma tarefa difícil.

Mas não se preocupe! Trazemos aqui as principais atrações da cidade, dicas de viagem, os melhores passeios e tudo o que você precisa saber de Amsterdam! Vamos viajar juntos a este impressionante destino?


Por que visitar Amsterdam?

Sem dúvida, Amsterdam é um dos destinos turísticos mais populares da Europa e, embora muitos turistas a visitam para provar e se divertir com os cafés de cannabis e lojas do Red Light District, o fato é que a cidade tem muito mais a oferecer. Aliás, não só no contexto cultural, mas também no histórico, algumas das atrações principais da cidade vão fazer você (re)pensar a história da humanidade.

Por um lado, duas de suas mais prestigiadas atrações são o internacionalmente famoso Museu Van Gogh e o Rijksmuseum, que, com sua magnífica coleção de arte holandesa do século XVII, é o museu mais visitado da cidade.

Por outro lado, a Anne Frank Huis é um lembrete solene da ocupação alemã da cidade durante a Segunda Guerra Mundial e da perseguição aos Judeus. Estes três destaques por si só justificam uma viagem a Amsterdam, mas a cidade também possui uma série de restaurantes de primeira classe, convidativos e animados bares, igrejas históricas – o Oude Kerk é um ótimo exemplo – encantadores hotéis, um cenário LGBTQIA+ em plena expansão e um conjunto de lojas de grife e brechós impressionantes.

Você está planejando uma viagem para a Holanda e vai passar por Amsterdam? Saiba que essa cidade incrível vai conquistar o seu coração! Adianto que vale a pena comprar o Amsterdam City Card. Eu comprei e não me arrependi, porque se fosse para pagar cada atração que visitei individualmente ia sair muito mais caro.

Ele funciona por horas, ao validar o cartão na primeira atração você tem 24, 48, 72, 96 ou 120 horas para entrar nas demais. Conheça os passeios incluídos nesse link.


Os melhores passeios em Amsterdam!

Seja para uma viagem rápida de 3 dias ou uma semana, você deve tentar visitar ao máximo essas atrações para aproveitar o melhor de Amsterdam. E isso inclui o histórico Oude Zijde e o boêmio bairro de Jordaan.

O melhor? Neste guia você terá as dicas úteis e informações importantes de cada uma delas, os lugares fora dos circuitos habituais e como aproveitar bem seu tempo e roteiro. Se você quer um resumo, então considere a lista a seguir se você não sabe o que fazer em Amsterdam:

  • Caminhar pela cidade
  • Passeio de barco pelos canais
  • Rijksmuseum
  • Museu Van Gogh
  • Degustação de queijos
  • Red Light District
  • Museu Ons’Lieve Heer op Solder
  • Oude Kerk
  • Begijnhof
  • Museu Van Loon
  • Anne Frank Huis
  • Dam Square
  • Tour Street Food (comida de rua), mercados públicos e supermercados
  • Antiga fábrica da Heineken

Vamos conhecer cada uma delas juntos?

Caminhar pela cidade

passeios amsterdam caminhar pela cidade
Desde restaurantes não convencionais e cervejas artesanais locais até uma riqueza de museus de classe mundial, é fácil perceber por que Amsterdã é um destino turístico de primeira linha. Sem dúvida, a sua cultura de bicicleta, seus canais encantadores e sua atitude laxista em relação à maconha também fazem parte do apelo universal da cidade.

Amsterdã é uma cidade relativamente pequena e boa para explorar a pé. Isso porque quase todas as principais atrações estão próximas umas das outras. Entretanto, às vezes o clima pode atrapalhar e uma chuvinha pode interferir o seu passeio a qualquer momento.

Ao caminhar por Amsterdam você conhecerá uma cidade absolutamente única. De fato, é uma cidade vibrante com extraordinárias riquezas artísticas que mescla modernidade com mais de 900 anos de história.

Elegante e serena, Amsterdã também tem seu lado sóbrio, tão parte de seu caráter quanto sua famosa rede de canais. Esta pequena cidade tem um grande poder. Ademais, você poderá visitar as lojas, fazer uma pausa para degustar, apreciar a arte de rua de Amsterdam e conhecer o famoso bar de gelo (a 10 graus abaixo de 0).

Free tour (um dos melhores passeios por Amsterdam!)

Você já fez um free tour? Se acaso não sabe o que é então entenda mais em free walking tour – O que é e por que devo fazer um?

Sem dúvida, é uma das formas mais baratas formas de conhecer a cidade e, ao mesmo tempo, ficar por dentro da história, detalhes e cultura dos lugares que você pode visitar com mais calma depois. Não pense duas vezes e reserve já um free tour com passeios por Amsterdam!

Passeios de barco pelos canais de Amsterdam

passeios em amsterdam - canais
De fato, o mais notável de Amsterdã é seu grande sistema fluvial, historicamente muito maior do que o de Veneza.

Com suas belas pontes (ao total 1.703), casas coloridas e cafés com vista para os barcos, os 75 km de canais de Amsterdã são perfeitos para um passeio de lazer. Aliás, eles são uma lembrança constante de que a Holanda é o país mais plano do mundo, sendo que partes terrestres foram recuperadas do mar com a ajuda de diques, canais e barreiras de maré feitas pelo homem.

Antes de explorar os canais a pé, vale a pena fazer um passeio de barco para ter uma visão geral fascinante. A saber, em 2010, os anéis de canais do século XVII de Amsterdam foram adicionados à lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Ou seja, imperdíveis!

Rijksmuseum

passeios amsterdam Rijksmuseum
O Rijksmuseum fica em Amsterdã, na praça Museumplein, onde estão localizados outros museus importantes. É dedicado à arte, artesanato e história. Ele contém uma extensa coleção de pinturas holandesas da Idade de Ouro e uma importante coleção de arte asiática.

Quiçá o museu mais conhecido da cidade (até mesmo mais que o de Van Gogh)! Ademais, esse magnífico museu nacional da Holanda é o museu mais visitado de Amsterdam e possui quase um milhão de obras de arte holandesas, das quais apenas uma fração está em exposição.

O Rijksmeuseum foi criado pelo Rei Luís Napoleão em 1808 no Palácio Real da Barragem, mudando-se para sua localização atual, perto do Vondelpark, em 1885. O edifício principal foi projetado por P. J. H. Cuypers.

Com 80 quartos e 8.000 obras de arte espalhadas em quatro andares, não espere ver tudo em uma única visita. É realmente muio grande! As exposições temporárias ficam na Asa Philips e nas salas de impressão em todos os andares do edifício principal.

Como todo museu de respeito, há um ótimo café (o Rijksmuseum Café) no andar térreo. É um ótimo lugar para descansar, fazer ou pausa, ou observar as pessoas que estarão por ali.

Gostou? Se você gosta de arte e quer ficar por dentro de todos os detalhes, sugerimos fazer uma visita guiada pelo Rijksmuseum. O guia irá auxiliar nas principais obras de arte e comentar fatos históricos supreendentes! Eu fiz e valeu muito a pena.

Museu Van Gogh (+ cruzeiro pelos canais)

passeios amsterdam Museu Van Gogh
O Museu Van Gogh é um museu de arte localizado em Amsterdã, na Museumplein, onde existem outros museus de destaque. Ele contém uma coleção de obras do pintor holandês Vincent Van Gogh. Foto modificada de acediscovery, CC BY 4.0

Vincent Willem van Gogh foi um pintor pós-impressionista holandês, autor de cerca de 900 pinturas e de 1.600 esboços, sendo que muito destas pinturas estão em exposição no museu.

Muitas vezes referido como o ‘Artista Louco’, van Gogh é hoje considerado um dos pintores pós-impressionistas mais populares e, por essa razão, vale a pena conhecer esse museu mesmo se você não for fã de artes. Aliás, a pincelada definida e as formas contornadas de Van Gogh são tão impressionantes, que influenciaram enormemente o expressionismo, o fauvismo e a abstração inicial, bem como vários outros aspectos da arte do século XX.

O fato curioso é que a coleção mais abrangente do mundo do trabalho de Van Gogh foi acumulada por seu irmão Theo, que era um negociante de arte, e você poderá ver mais de 200 de suas pinturas, mais de 500 desenhos e centenas de cartas no museu.

Em suma, a exposição no impressionante edifício de Gerrit Rietveld de 1973 trabalha tematicamente através da vida de Van Gogh, suas lutas e desenvolvimento como artista e como ele influenciou, e foi influenciado por, outros artistas.

Não tem possibilidade de você visitar Amsterdam e deixar de fazer esse passeio! Reserve agora mesmo o seu ingresso do Museu Van Gogh (inclui cruzeiro pelos canais).

Degustação de queijos holandeses

passeios amsterdam degustação de queijos
Os queijos mais populares da Holanda são Gouda e Edam. No entanto, existem muitos outros tipos de queijo holandês como: Frisian, Limburger, Kernhem, Bluefort, Subenhara, Maasdam, Old Amsterdam, Old Alkmaar, Mimolette Commission, Maasland, Texelaar-Kollumer, Leyden e Leerdammer. Aliás, um dos melhores passeios em Amsterdam é conhecer os mais tradicionais queijos.

Um dos significados da Holanda com certeza é o queijo. Aliás, você sabia que a história do queijo na Holanda é celebrada por esse povo em muitas cidades? Como resultado, uma variedade de queijos é consumida e criada por lá. Não só apenas o Gouda ou Edam (que certamente você deve ter provado em casa), mas também as variedades do Geitenkaas e Maasdammer são bastante populares.

De fato, o queijo holandês é único, por isso, não é à toa que é uma das exportações mais importantes do país. O queijo, é claro, não é exclusivo da Holanda… Então, quando os holandeses começaram a fazer queijo e como se tornou tão popular? Para saber a resposta você deve fazer uma degustação de queijos holandeses!

Claro, não vamos forçar a barra. A resposta é que o queijo holandês já era popular desde a Idade Média, mas somente nos anos 1600 (na Idade de Ouro holandesa) foi que este item particular da comida holandesa realmente se tornou popular e muito consumida.

Não deixe de fora esse passeio em Amsterdam em uma das queijarias mais tradicionais, a Henri Willig, e faça a degustação de cinco tipos de queijos diferentes. Isso tudo com muita história e de uma forma muito tradicional!

Red Light District

passeios em amsterdam red light district
O Red Light District é uma área, bairro ou distrito onde se concentra a prostituição, ou outros negócios relacionados à indústria do sexo legalmente em Amsterdam. É conhecido como zona vermelha, também distrito vermelho, barreira ou zona de tolerância.

A profissão mais antiga do mundo ocupa o mais antigo e emblemático bairro de Amsterdam: De Wallen. Ultimamente, o número de visitantes para o Distrito da Luz Vermelha aumentou tanto, que a prefeitura de Amsterdam proibiu visitas guiadas na área, mas você pode caminhar por conta e se surpreender com o bairro.

Sem dúvida que esse bairro desperta muita curiosidade nas pessoas, e com razão. Já que somente em Amsterdã você poderia ver bordéis com janelas transparentes em frente a igrejas ou ao lado de escolas e creches. Mas lembre-se: não tire fotos ou grave vídeos na área sem permissão!

Seja como for, o Red Light District oferece uma arquitetura surpreendente, prostituição legal, bares gays, é onde fica a Chinatown de Amsterdã, alguns ‘coffeeshops’, uma igreja escondida (veja abaixo), canais, casas residenciais e tudo mais. Vale a pena conhecer!

Museu Ons’Lieve Heer op Solder

passeios amsterdam Ons' Lieve Heer op Solden
O Museu Amstelkring é um edifício do século XVII localizado em Amsterdã, sendo a principal atração a igreja católica subterrânea construída no sótão, Ons’Lieve Heer op Solden. É um dos poucos exemplos deste tipo de igreja que se conserva e é ainda utilizada para culto em determinadas ocasiões.

Contrastando fortemente com seus arredores no Red Light District, esta casa do século XVII tem escondida em seus andares superiores uma igreja. É um exemplo raro, e perfeitamente preservado, das muitas igrejas clandestinas construídas após a Alteração.

A saber, Alteração é o nome dado à mudança de poder em Amsterdã em 26 de maio de 1578, quando o governo da cidade católica foi deposto em favor de um protestante.

Os católicos locais realizaram aqui missas e cerimônias de 1663 a 1887. Seus interiores, pouco alterados, transportam você de volta ao século XVII. Em 2015 o museu foi ligado a outro edifício no Oudezijds Voorburgwal 38, que agora forma o principal entrada e abriga um café e um espaço de exposição.

Oude Kerk

passeios em amsterdam oude kerk
O Oude Kerk é o edifício mais antigo de Amsterdã e o mais jovem instituto de arte. O edifício foi fundado por volta de 1213 e consagrado em 1306 pelo bispo de Utrecht com São Nicolau como patrono. Após a Reforma em 1578, tornou-se uma igreja calvinista, da qual se conserva até hoje.

O monumento mais antigo da cidade e a primeira igreja paroquial fica no local de uma capela de madeira do início do século XIII (que foi destruída pelo fogo). Reconstruída como uma pequena igreja de pedra no século XIV, ao longo dos anos se expandiu para uma poderosa basílica gótica, agora no coração do Distrito da Luz Vermelha.

O interior ostenta alguns requintados vitrais, pinturas raras no teto e um órgão mundialmente famoso, e regularmente hospeda exposições de arte, performances e debates. É dedicado a São Nicolau, santo padroeiro da cidade.

Begijnhof

passeios amsterdam begijnhof
O Begijnhof é um dos hofjes mais antigos de Amsterdã, na Holanda. Aqui há um conjunto de edifícios históricos (na sua maioria casas particulares). Como o próprio nome sugere, era originalmente uma beguinaria. Hoje também é o local de duas igrejas, Houten Huys Católica e a Igreja Reformada Inglesa.

Este encantador santuário de casas elegantes ao redor de uma área tranquila com árvores e muito foi fundado em 1346 para os membros de uma irmandade católica leiga, as Beguines, a última das quais morreu em 1971.

Embora nenhum prédio original sobreviva, nem o projeto inicial do pátio cercado de água, existe uma fascinante casa de madeira do século XV, uma bela igreja da mesma época (Engelse Kerk) e uma atraente casa escondida capela. Os visitantes são convidados a respeitar a privacidade dos atuais residentes.

Museu Van Loon

passeios amsterdam museu van loon
Museu Van Loon é um museu localizado em uma casa junto ao canal Keizersgracht em Amsterdã, Holanda. O museu tem o nome da família Van Loon que viveu na casa desde o século XIX. Foto modificada de Remi Mathis, CC BY-SA 3.0

Volte ao século XVIII nesta deliciosa casa no canal em Keizersgracht, propriedade da prestigiosa família Van Loon (co-fundadores da Companhia Holandesa das Índias Orientais, mais tarde banqueiros e cortesãos reais) desde 1884.

Em 1973, a família (que ainda reside aqui) abriu-a ao público, tendo-a restaurado cuidadosamente ao seu aspecto nos anos 1750, quando era propriedade do Dr. Abraham van Hagen e de sua herdeira, Catharina Trip. Está lindamente decorada com os pertences da família Van Loon por toda parte.

Anne Frank Huis

passeios amsterdam casa de anne frank
A Casa de Anne Frank no Prinsengracht em Amsterdã, na Holanda, é um museu dedicado à diarista de guerra judia Anne Frank, que se escondeu da perseguição nazista com sua família e outras quatro pessoas nos quartos escondidos na parte inferior do prédio.

Este museu profundamente comovente conta uma história trágica. Quando, em 1942, os nazistas começaram a reunir os judeus em Amsterdã, as famílias Frank e Van Pels tiveram que se esconder desta invasão.

Por isso, estas famílias se esconderam em um anexo secreto no Anne Frank Huis durante 25 meses! Em agosto de 1944, eles foram presos e deportados e somente Otto sobreviveu. O diário de sua filha Anne, que morreu no campo de concentração Bergen-Belsen em fevereiro de 1945, aos 15 anos de idade, fez dela uma das figuras mais inspiradoras do século XX. O museu sempre populoso atrai mais de um milhão de visitantes a cada ano.

Vale muito a pena fazer o tour da Anne Frank pelo bairro judeu por um lado mais sombrio da história da Holanda. Nesse tour Você vai visitar um dos episódios mais assustadores de Amsterdam de 1940 que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.

Esse encontro acontece em frente ao Museu Histórico Judeu, com um guia, para conhecer os lugares, monumentos e edifícios através dos olhos da pequena Anne Frank.

Dam Square

passeios amsterdam dam square
Dam Square ou simplesmente Dam é uma praça na cidade de Amsterdã, capital da Holanda. Seus edifícios notáveis ​​e eventos frequentes fizeram dele um dos lugares mais conhecidos e importantes da cidade. Está localizado no centro histórico de Amesterdão, a 750 metros da estação central.

No coração de Amsterdam, a Praça da Barragem – ou melhor, “a Barragem”, como os habitantes locais a chamam – marca o local da barragem original do século XIII no rio Amstel. A praça Dam se tornou o foco da vida política e comercial de Amsterdã o século XVII, com a prefeitura e os mercados que eram ali montados.

Certamente muito diferente do que era antigamente, hoje você verá um desfile arquitetônico que se estende por seis séculos e que inclui a gloriosa Nieuwe Kerk e o Koninklijk Paleis.

É o centro das principais manifestações políticas e eventos culturais de Amsterdam. A passagem dos anos pode ter corroído alguma de sua grandiosidade – mas nenhuma de sua cor ou vitalidade.

Tour Street Food (comida de rua), mercados públicos e supermercados

passeios amsterdam comidas de rua
Stroopwafels são um tipo de waffle amplamente consumido na Holanda. Consiste em dois pedaços redondos de waffle com uma calda doce entre os dois. O waffle é assado e depois cortado ao meio. Uma das metades é coberta com calda e a outra é colocada em cima

Saborear a culinária local de Amsterdam é, sem dúvida, a melhor forma de conhecer cultura através da comida! E ainda que a Holanda não tenha fama na cozinha, saiba haver muitos pratos típicos e comida boas e baratas.

Para conhecê-las, nada melhor que visitar os mercados públicos de Amsterdam. E os principais são:

  • Albert Cuypmarkt
  • Albert Heijn
  • Magna Plaza
  • HEMA
  • Bloemenmarkt
  • Boerenmarkt

Albert Cuypmarkt

passeios amsterdam albert cuypmarkt
O Albert Cuyp Market é um mercado de rua em Amsterdã, na Holanda, na Albert Cuypstraat entre Ferdinand Bolstraat e Van Woustraat, na área De Pijp do distrito de Oud-Zuid da cidade. A rua e o mercado levam o nome de Albert Cuyp, pintor do século XVII. Foto modificada de eric molina, CC BY 2.0

O maior mercado de Amsterdã na área de Pijp. Aqui você encontra de tudo, do peixe fresco a sapatos de couro. Venha aqui para tecidos, peixes e frutos-do-mar. Um dos melhores passeios de Amsterdam grátis.

A saber, De Pijp é um distrito onde uma ampla mistura de imigrantes, artistas, estudantes e jovens casais com uma atmosfera acolhedora, sendo Albert Cuypmarkt o centro dessa mistura e agitação. A rua foi nomeada depois do pintor paisagista holandês Albert Cuyp. Com cerca de 260 bancas, apoiadas por todos os tipos de lojas e restaurantes étnicos, é uma experiência imperdível.

Albert Heijin

passeios amsterdam albert heijin
A Albert Heijn é a maior rede de supermercados da Holanda com uma participação de mercado de 34,8% em 2020. Foi fundada em 1887 e faz parte da Ahold Delhaize desde 2016. Foto modificada de Donald Trung Quoc Don (Chữ Hán: 徵國單), CC BY-SA 4.0

Albert Heijn é a maior rede de supermercados de alto nível de Amsterdam – há pelo menos um deles em cada área da cidade. Com preços mais caros que a média, mas com ampla seleção de produtos, o corredores são bem abastecidos.

Vale muito a pena conhecer os supermercados (eu adoro e sempre quero olhar os tradicionais e cada cidade que vou). O Albert Heijin abrem pela manhã e permanecem abertas até as 22h.

Magna Plaza

passeios em amsterdam magna plaza
A antiga agência postal de Amsterdã, agora um shopping center conhecido como Magna Plaza, é um edifício monumental localizado em Nieuwezijds Voorburgwal 182, Amsterdã, Holanda. Foi construído entre 1895 e 1899 em estilo neogótico e neo-renascentista.

Construído entre 1895 e 1899, este magnífico edifício projetado por Cornelis Hendrik Peters (1874-1932) para abrigar o posto principal de Amsterdam escritório foi outrora ridiculamente apelidado de “Gótico dos Correios” por seus críticos de plantão. Agora é um centro comercial com vários cafés e 40 lojas diversas localizado sobre seus quatro andares.

HEMA

passeios em amsterdam HEMA
A HEMA é uma cadeia holandesa de lojas de departamento especializada em produtos domésticos de baixo preço, fabricados pela própria rede. Cada armazém da HEMA tem uma grande variedade de produtos: roupas, alimentos, equipamentos para bicicletas, ferramentas de jardinagem e material de escritório. Foto modificada de Hay Kranen, CC BY 4.0

Esta singular, barata e alegre cadeia de lojas de departamento começou a vida em 1926 e se tornou uma das principais instituições holandesas. A loja oferece produtos de design a preços acessíveis, roupas para usa diário, items de papelaria, equipamentos de cozinha e produtos alimentícios. Também estoca sua própria marca de itens.

Bloemenmarkt

passeios amsterdam bloemenmarkt
O Bloemenmarkt é o único mercado flutuante de flores do mundo. Fundada em 1862, está localizada em Amsterdã, na Holanda, no canal Singel, entre Muntplein e Koningsplein, no cinturão de canais sul da cidade. Tem 15 lojas de souvenirs e presentes, com apenas algumas ainda vendendo flores frescas.

Este é o famoso mercado de flores flutuantes de Amsterdã e, certamente, um dos melhores passeios para você que gosta de flores. É, sem dúvida, um dos pontos turísticos mais pitorescos de Amsterdam e um ímã para os turistas.

Antigamente os vendedores subiam de Amstel para este local no Singel e vendiam suas mercadorias diretamente de seus barcos. Hoje em dia, as barracas ainda estão flutuando, embora estão firmemente fixados. Prepare-se para encontrar preços para turistas, mas os jogos de flores perfumadas sazonais e plantas são sempre bonitos de se ver.

Boerenmarkt

passeios amsterdam mercado dos agricultores
No mercado dos agricultores você encontra vários artigos caseiros e de artesanato, como queijo, pão, pimentas, calçados, roupas, arte e antiguidades.

O “mercado de agricultores” orgânico do sábado de Amsterdã é mais um deleite do que uma viagem de compras de rotina e, sem dúvida, vale a pena conhecer.

Passeie pelas barracas para o acompanhamento de alguns bons animais e experimente queijos de cabra e outras guloseimas grátis – além de pão recém cozido, flores e uma fabulosa seleção de cogumelos.

Antiga fábrica da Heineken

passeios em amsterdam heineken experience.
Na Heineken Experience você experimentará a história da cerveja mais famosa do mundo. Aliás, é uma experiência imersiva que o levará através da história da Heineken e também descobrirá como uma cervejaria holandesa se tornou a marca de cerveja mais conhecida do mundo. Foto modificada de Ank Kumar, CC0

A antiga cervejaria Heineken cessou a produção aqui em 1988. Agora, o prédio agora serve como uma das atrações turísticas mais populares de Amsterdam. E o mais legal disso tudo é que você conhecerá a história da famosa cervejaria, suas origens, seus enormes alambiques e tonéis de cobre e os estábulos.

Se você é fã de cerveja (e maior de 18 anos) poderá desfrutar de uma bela Heineiken no final do passeio! Compre seu ingresso para a Heineken Experience. É como juntar o útil ao agradável, não tenha dúvidas.

Passeios nos arredores e bate-voltas de Amsterdam

O centro de Amsterdam tem atrações o suficiente para manter qualquer visitante ocupado, mas, se o tempo permitir, a periferia e algumas cidades próximas oferecem uma seleção diversificada de pontos turísticos (e valem muito a pena!).

Os torcedores de futebol vão querer fazer uma linha de fundo para a fonte ornamental Johan Cruijff, ArenA, lar do lendário clube de futebol Ajax. Há exibições fascinantes em vista no Museu CoBrA, ou o Instituto de Cinema EYE.

Se você estiver interessado em arquitetura, não deixe de visitar o Museu Het Schip e o NDSM. Se é paz e sossego que você quer, procurar a pequena e histórica cidade de Ouderkerk aan de Amstel – mais antiga que a própria Amsterdã – e os amplos espaços abertos da Het Amsterdamse Bos. O excelente sistema de transporte da cidade faz todos esses pontos turísticos de fácil acesso.

Esses são alguns passeios nos arredores de Amsterdam que você não pode perder:

  • Johan Cruijiff ArenA (Ajax FC)
  • Moinhos de Zaanse Schanz
  • Museu CoBrA
  • Instituto de Cinema EYE
  • Cidade histórica Ouderkerk aan

Tour do Johan Cruijff Arena, o estádio do Ajax FC

passeios amsterdam Johan Cruijff ArenA
O Johan Cruijff ArenA é um estádio de futebol localizado em Amsterdã, Holanda. Foi um dos palcos do Euro 2000 disputado na Bélgica e na Holanda. Seu time da casa é o Ajax Amsterdam da liga de futebol holandesa e anteriormente eles eram os Amsterdam Admirals da NFL Europe.

Os torcedores de futebol certamente vão querer prestar seus respeitos ao brilhante Ajax Club em seu impressionante estádio, Johan Cruijff Arena. Você pode fazer um tour pelo estádio de 50.000 lugares de última geração – uma obrigação para os ávidos seguidores da equipe holandesa.

O estádio foi inaugurado em 1996 e foi o primeiro com teto retrátil da Europa. Já recebeu o final da Champions League de 1998, encontros do Euro 2000 e a final da Liga Europa do ano de 2013.

Geralmente há oito turnês por dia, exceto em dias de eventos. A equipe nacional holandesa utiliza o estádio para a prática internacional. Os concertos também são realizados na arena. Se você é fanático por futebol, precisa incluir nos passeios de Amsterdam.

Esse é um passeio de 75 minutos nas principais áreas do estádio, com audioguia durante toda a visita. Inclui também uma parte em 3D para você se sentir em um dia de estádio cheio!

Os moinhos de Zaanse Schanz

Foto dos moinhos em Zaanse Schans, na Holanda.
Foto dos moinhos em Zaanse Schans, Zaandam, Holanda.

Já falamos em um outro artigo sobre os Moinhos de Zaanse Schanz, que é um lugar incrível e que você precisa conhecer, para ver de perto a cultura holandesa.

Por lá você vai conhecer a história dos moinhos, ver um vilarejo tipicamente holandês e ainda provar os deliciosos queijos e embutidos fabricados por eles. É um passeio que você faz em metade de um dia de viagem e ainda vai sair farto de tanto provar queijos!

Você pode ver as informações sobre esse passeio nesta excursão aos moinhos de vento de Zaanse Schans, Edam e Volendam nos seus passeios em Amsterdam.

Museu CoBrA

passeios amsterdam museu cobra
O Museu Cobra de Arte Moderna é um museu de arte em Amstelveen, na Holanda. A coleção do museu é composta por obras-chave de artistas associados a três movimentos artísticos, Vrij Beelden, Cobra e Creatie. Além disso, o museu organiza exposições temporárias de artistas de vanguarda nacionais e internacionais. Foto modificada de Oxyman, CC BY-SA 3.0

Este museu de arte moderna em Amstelveen é o único museu dedicado aos influentes Movimento holandês concebido em 1948. Seus fundadores, incluindo o holandês Karel Appel, juntaram os nomes de suas cidades de origem – Copenhague, Bruxelas e Amsterdam – para criar nomear sua criação: CoBrA.

Eles queriam promover a arte que foi espontânea e inclusiva, e foram inspirados pelo trabalho de primitivos, crianças e os mentalmente doentes. Pinturas na permanente coleção são mostrados em exposições temáticas, complementadas por exposições temporárias. A luz ao redor do prédio, por Wim Quist, foi criada em 1995.

Instituto de cinema EYE

passeios amsterdam eye film institute
Eye Filmmuseum é um arquivo de filmes, museu e cinema em Amsterdã que preserva e apresenta filmes holandeses e estrangeiros exibidos na Holanda. Foto modificada de Jvhertum, CC BY-SA 3.0

O EYE Film Institute Netherlands (anteriormente o Filmmuseum) fica em frente à Estação Central. Projetado pela Delugan Meissl Associated Architects, este impressionante edifício consolida um espaço de exibição de 1.200 m² com quatro salas de cinema e um porão interativo mostrando a rica coleção digital do EYE, com apresentações sobre a história do cinema.

Também há instalações especificamente para crianças. No porão, os visitantes podem assistir filmes mudos em cápsulas especiais de exibição com sofás com três lugares. Há também uma loja do museu bem abastecida.

Cidade histórica Ouderkerk aan

passeios amsterdam wester amstel
Wester-Amstel é uma propriedade rural de quatro centenários localizada nos arredores de Amsterdã. Estabelecida em 1662, é a fuga perfeita da agitação da cidade. Hoje, Wester-Amstel ainda é um paraíso de tranquilidade. Embora seja privado e utilizado, o parque e os jardins estão abertos ao público. Foto modificada de Jorinte, CC BY-SA 4.0

Não havia nenhuma igreja em Amsterdam até o século XIII, então o que as pessoas faziam era viajar 11 km até esta aldeia ribeirinha, em vez de adorarem Oude Kerk do século XI, que ficou aqui até ser destruída por uma tempestade em 1674.

Essa cidade histórica tem cafés à beira-mar e restaurantes com ótimas comidas. Além destes principais atrativos, você também pode caminhar no jardim da casa do século XVIII, Wester Amstel, e visitar um lugar inesperado: o Cemitério Judeu Beth Haim.

A saber, os judeus têm sido enterrados aqui desde 1615, quando eram proibidos sepultamento na cidade.

Como se preparar para uma viagem a Amsterdam?

Para viajar para Amsterdam você precisa:

  • Passaporte válido (6 meses antes do vencimento)
  • Reserva de hotel
  • Seguro Saúde
  • Seguro Viagem (opcional)

Indico sempre aqui no blog que você contrate um seguro viagem para usar fora do Brasil. Afinal, tudo pode acontecer em uma viagem (e nem sempre estamos preparados). Ainda assim, mesmo que não aconteça nada, precisamos estar preparados.


Passagens aéreas

A melhor forma de conseguir passagem aérea barata é usar um buscador de passagens aéreas. Com ele você pode definir alerta e se inscrever em promoções por e-mail. Você vai ver que fica fácil encontrar os menores valores e economizar muito nas suas viagens!

Chip Internacional

Sim, sobretudo se você quer pesquisar os melhores restaurantes da cidade ou dicas de passeio turístico. Pesquisamos muito nas últimas viagens que fizemos e descobrimos um chip que os brasileiros estão usando bastante! A Holafly é uma companhia de “internet” com as tarifas mais baratas para você viajar e ter “internet” no seu celular fora do Brasil. Os preços são baratos e você pode ter um eSIM, que é um chip virtual para você colocar no seu celular.

Perguntas Frequentes

Quantos dias são suficientes para Amsterdam?

A maioria dos viajantes planeja passar entre 2 a 4 dias em Amsterdam. Para conhecer os passeios e visitar as cidades ao redor de Amsterdam, é recomendado 5 a 6 dias.

Qual a melhor época do ano para visitar Amsterdam?

A melhor época para visitar Amsterdam é entre abril e maio ou setembro e novembro. Isto é, logo antes, ou logo após, a alta temporada turística de verão.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.