Onde comer em Salvador - De Lugar Nenhum

Se você está buscando onde comer em Salvador, saiba que a culinária baiana, famosa por sua profusão de cores, texturas, aromas e sabores, é o tema deste artigo!

Vamos te mostrar onde comer em Salvador, capital da Bahia e síntese de tudo que o estado tem de melhor, seu povo, sua história, sua religiosidade e, claro, sua comida.

Então acompanhe nosso artigo e descubra onde comer em Salvador em diversas categorias de bares, restaurantes, lanchonetes, entre outros.

Salvador, a capital da Bahia

Primeiramente, mesmo quando não conhecemos determinado estado brasileiro, formamos uma imagem baseada naquilo que absorvemos de informações, principalmente das grandes mídias.

A imagem da Bahia desenvolvida em nossas mentes está quase sempre ligada ao carnaval de Salvador e Porto Seguro ou à imensa variedade de belezas naturais do seu litoral, que, diga-se de passagem, além de lindo, é o maior do Brasil.

Sendo assim, esse imaginário popular de folia e belezas naturais esteja correto, a Bahia é muito mais que isso e seria pequeno e simplório resumir um dos estados culturalmente mais ricos do país, somente como praias e carnaval.

A verdade é que a Bahia e Salvador estão intimamente ligados à História do Brasil, muito da cultura consumida em todo o país tem origem ou influência baiana, seu patrimônio arquitetônico é riquíssimo e por último, mas não menos importante, a culinária baiana é maravilhosa.

Neste artigo sobre onde comer em Salvador, vamos te mostrar alguns dos melhores lugares da cidade para experimentar as delícias baianas, mas sem esquecer de indicar alguns outros lugares, para quem não é muito fã de peixes, frutos-do-mar, dendê e leite de coco…

Conforme prometemos na introdução deste artigo, vamos separar as indicações de onde comer em Salvador entre algumas categorias e vamos começar justamente com as delícias baianas.

Onde comer em Salvador o melhor da culinária baiana

Restaurante escola do SENAC

O Restaurante do SENAC, que está localizado no coração do Pelourinho, é, talvez, um dos mais famosos restaurantes do SENAC desse tipo em todo o país. 

Restaurante Escola Senac – Salvador (Foto: Senac)

Está instalado em um sobrado antigo, todo reformado e extremamente bem conservado. O sistema do restaurante é de buffet livre, com sobremesas inclusas e uma das principais vantagens de almoçar por lá é poder experimentar um pouquinho de todas as delícias da culinária baiana, inclusive os doces.

  • Endereço: Largo do Pelourinho
  • Funcionamento: Todos os dias das 11:30 às 15:30h

Restaurante Casa de Tereza

Logo depois, o Casa de Tereza, é um restaurante de culinária baiana com releituras modernas e toques sutis de ingredientes surpreendentes, como a calda de espumante no pudim de tapioca.

Restaurante Casa de Tereza - Onde comer em Salvador na Bahia
Restaurante Casa de Tereza (foto: Casa de Tereza)

Fica localizado num casarão histórico, que foi reformado, com sua arquitetura bem preservada.

  • Endereço: Rua Dr. Odilon Santos 45
  • Funcionamento: Todos os dias de meio-dia à meia-noite.

Yemanjá

Em seguida, o Yemanjá é um restaurante tradicional da cidade, especializado em peixes e frutos-do-mar e um dos seus pratos mais tradicionais e queridos pela clientela assídua é a moqueca de peixe.

Yemanja Salvador - Onde comer (1)
O tradicional Yemanja Salvador – Foto: Facebook

Para a sobremesa, uma sugestão é o sorvete com bolo de rolo e crocante de tapioca.

  • Endereço: Avenida Octavio Mangabeira, 3900
  • Funcionamento: Todos os dias das 11:30 às 22h

Camafeu de Oxóssi

O Camafeu de Oxóssi está localizado nos fundos do Mercado Modelo de Salvador, com vista para a Baía de Todos os Santos.

Camafeu de Oxossi - Salvador
Camafeu de Oxóssi – Salvador, ótimo para passar bons momentos

O restaurante é simples e à primeira vista pode parecer ser aquele “pega turista” com culinária ruim, mas não se engane. Apesar de estar em área turística, com baianas e garçons abordando e discutindo os turistas, a cozinha é competente e produz verdadeiras delícias, como bobó de camarão, risoto de lagosta e as tradicionais moquecas.

  • Endereço: Praça Visconde de Cayru, 250 – Mercado Modelo
  • Funcionamento: De segunda à sábado das 9:30 às 19h e aos domingos das 9:30 às 16h.

Ré-restaurante Dona Suzana

Para quem não não liga para aparência, nem com simplicidade e está disposto ou disposta a entrar em uma comunidade de Salvador, terá o prazer de conhecer D. Suzana, de desfrutar de uma vista incrível e se deliciar com uma das melhores moquecas da cidade.

O restaurante de Dona Suzana fica na Comunidade do Solar do Unhão e para chegar lá siga em direção ao Campo Grande e desça próximo ao Largo dos Aflitos, bem como, em direção ao Museu de Arte Moderna. 

Ainda assim, quando chegar lá, basta seguir na direção das casinhas coloridas ou pedir informações. Na dúvida, vá até à entrada do MAM (Museu de Arte Moderna), peça informações e vá entrando pelas vielas da comunidade.

Aberto todos os dias para o almoço. Vai se chegando, que D. Suzana vai te receber como um parente que acabou de chegar.

Onde comer acarajé em Salvador – As Melhores barracas

Muitas das pessoas que viajam para Salvador querem experimentar o acarajé, quem não conhece, é claro. Já quem conhece e adora, quer comer várias vezes.

Então para não decepcionar quem vai experimentar pela primeira vez, por exemplo, nem frustrar quem já conhece, incluímos nesse post de onde comer em Salvador, as melhores barracas de acarajé da cidade. Ou, se preferir, as melhores baianas de acarajé.

A grande verdade é que encontrar barracas de acarajé em Salvador é mais fácil do que encontrar carrinho de pipoca em pracinha de bairro no final de semana.

Então anote nossas sugestões de melhores acarajés de Salvador.

Acarajé da Cira

Primeiramente, a Jaciara Jesus dos Santos, é o nome de uma das mais famosas baianas de acarajé de Salvador. A fama do seu quitute se espalhou a tal ponto, que atualmente é possível encontrar o acarajé da Cira em 5 locais de Salvador.

O mais conhecido fica no Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho.

Funciona durante a semana a partir das 15h, aos sábados à partir das 14h e aos domingos, a barraca da Cira começa a operação às 11h da manhã.

Acarajé da Mary ou Mais Você

Em seguida, a bela baiana de batom vermelho e sorriso farto, dá as Boas-vindas a quem chega em sua barraca próxima ao Monumento da Cruz Caída.

Vencedor de concurso do Programa Mais Você

O acarajé da Mary é delicioso e o nome “Mais Você” é porque a baiana já participou do famoso programa da Ana Maria Braga.

Endereço: Praça da Sé – Pelourinho

Acarajé da Tânia

Esse é o acarajé para quem estiver na região do Farol da Barra. Mesmo que você não esteja por lá, o Acarajé da Tânia merece que você se desloque até lá só para prová-lo.

O maravilhoso Acarajé da Tânia

Para encontrá-lo, então, não tem erro, basta chegar até a praça em frente ao Farol da Barra.

Acarajé da Dária e Laura

Finalmente, Laura, de 54 anos, que prepara a iguaria desde os 9, abre sua barraca de acarajé das 17:30 às 21h todos os dias, exceto aos domingos.

Acarajé Daria e Laura bom pra comer em Salvador
Acarajé Daria e Laura já famoso na cidade!

Ela e mais seus 3 funcionários mal dão conta de atender, então, a imensaclientela que se forma no local antes mesmo da baiana começar suas atividades às 17:30h

Endereço: Acesso do Rede Mix Supermercado. Rua Artur Gomes de Carvalho, 246. Pituba, esquina com a Rua dos Maçons 17h30/21h (fecha dom.). 

Melhores Bares e botecos em Salvador

bahia salvador centro historico pelourinho

Velho Espanha

Logo depois, o Velho Espanha é onde se reúne a galera progressista e descolada de Salvador. O bar tem programação cultural variada, cerveja gelada de garrafa e deliciosos petiscos.

O bar é, então, naquele estilo de botecão tradicional, onde boa parte dos frequentadores se espalha pelo lado de fora, em pé pelas calçadas. 

  • Endereço: Rua General Labatut, 38
  • Funcionamento: Todos os dias de meio-dia até 01:20h da manhã.

Proa Bar – Onde comer em Salvador

Em seguida, ao contrário do Velha Espanha, o Proa Bar é mais gourmetizado em todos os sentidos, visual, cardápio e nas cervejas artesanais. 

Cada um com suas particularidades e seu público. O Proa Bar também conta com programação cultural intensa e várias delícias tradicionais que foram repaginadas com o toque especial da casa.

Reúne gente bonita em Lauro de Freitas e em Salvador, no bairro da Pituba.

  • Endereço: Rua das Hortênsias, 28
  • Funcionamento: De terça à sábado das 17 às 23h. Domingo das 13 às 17h

Bar do Lula

Em seguida, o Bar do Lula fica no tradicional bairro de Santo Antônio Além do Carmo, que aos poucos está sendo revitalizado.

O bar de uma porta só, de aparência simples e que os clientes ficam nas mesas espalhadas pela calçada tem preços bem camaradas e petiscos deliciosos como o quibe cru, escondidinho, carne de fumeiro e a estrela do cardápio, o pimentão recheado, que inclusive foi ganhador do prêmio de melhor comida de boteco.

  • Endereço: Rua Direita de Santo Antônio
  • Funcionamento: De segunda à sexta das 17h à meia-noite. Sábados e domingos de meio-dia às 23h.

Bar da Mônica

No Bar da Mônica você vai desfrutar além de cerveja gelada e deliciosos petiscos, de uma praia particular na Baía de Todos os Santos.

Para chegar até lá pode ser de barco ou a pé a partir do MAM de Salvador. 

Pode até ser difícil chegar lá, mas pense bem, tira-gostos, precinhos camaradas, cerveja de garrafa e pôr-do-sol deslumbrante. Será que não vale a pena?! 

  • Endereço: R. Barbosa Leal, N°31 – Gamboa de Baixo
  • Funcionamento: Todos os dias das 9:30h até a hora que o sol se põe.

Onde comer barato em Salvador

Uma das dificuldades de separar o que é bar e o que é restaurante em Salvador, é que mesmo os botecos mais simples servem deliciosas refeições, e, alguns estabelecimentos ditos restaurantes também servem petiscos para bar nenhum botar defeito.

Dessa forma, alguns dos bares citados anteriormente poderiam estar na categoria de restaurantes baratos que vamos falar agora e vice-versa.

Cantina do Julliu’s

Fora dos bairros turísticos de Salvador, a Cantina do Julliu’s é uma daquelas preciosidades que só mesmo o soteropolitano conhece. Bom, você que é leitor ou leitora do nosso blog, agora também tem esse privilégio.

O restaurante, em uma varanda de um bairro residencial, com cara de “bar da vizinhança”, onde todo mundo se conhece, serve pratos deliciosos e surpreendentes, mas o carro chefe da casa é o salame de polvo.  

Embora tenha esse nome, o “salame de polvo”, na verdade é um carpaccio que, além de lindo, é delicioso.

Embora o restaurante não fique exatamente nos bairros mais turísticos de Salvador, ele está no caminho para quem vai conhecer a Igreja do Bonfim, a Ponta do Humaitá ou a Sorveteria da Ribeira.

  • Endereço: R. da Galiléia de Cima, 96 – Roma
  • Funcionamento: De quinta à domingo das 12 às 17.

O Cravinho

Um dos bares mais tradicionais de Salvador está localizado no Largo Terreiro de Jesus, bem pertinho do Pelourinho.

Além de petiscos, cerveja de garrafa e a tradicional cachacinha envelhecida com cravo, o restaurante também serve pratos deliciosos como o arrumadinho.

  • Endereço: Largo Terreiro de Jesus ou Praça XV de Novembro, 3.
  • Funcionamento: Todos os dias das 11 às 23:30h

Boteco Português

Então, imagina a delícia da culinária portuguesa com um toque baiano. É isso que você vai encontrar no Boteco Português.

O ambiente é aconchegante, e, ao mesmo tempo, tem música ambiente por conta de um saxofonista, o atendimento é impecável, mas talvez seja o mais caro em nossa lista dos restaurantes baratos de Salvador.

  • Endereço: Rua Borges dos Reis, 16 – Rio Vermelho
  • Funcionamento: Não abre às segundas. Nos demais dias, funciona de meio-dia às 23h.

Restaurante Pietro

Restaurante simples, mas aconchegante, com vista para a Baía de Todos os Santos, pet friendly e que serve delícias como salada de polvo, casquinha de siri, lambreta, e claro, moquecas de vários sabores.

  • Endereço: Rua Rio Negro, 6 – Mont Serrat
  • Funcionamento: Todos os dias, exceto às quartas, das 11 às 17:30h

Jardim da Pizza

E se você já estiver cansado(a) de tanto peixe e frutos do mar, nossa indicação é o Jardim da Pizza. 

Massa deliciosa, fina, com bastante cobertura de acordo com o sabor à sua escolha. Forno a lenha e excelente atendimento. O Jardim da Pizza tem preço bem camarada e é uma das pizzarias mais bem avaliadas de Salvador.

  • Endereço: Rua Ozi Miranda, 34-78
  • Funcionamento: De terça a domingo das 18:30 às 22h

Melhores padarias de Salvador

Padaria Belo Rústico

Pães de fermentação natural, excelente lugar para se deliciar com um bom café da manhã e delícias como panquecas, focaccia, tortas e salgados.

  • Endereço: Rua Das Rosas N 528, Pituba
  • Funcionamento: Todos os dias das 7 às 21h

Melhores docerias de Salvador

Nossas duas primeiras indicações não são exatamente docerias, mas as duas sorveterias mais antigas e tradicionais de Salvador, não poderiam ficar de fora dessa lista.

A Cubana

Doces, salgados, e claro, os melhores sorvetes de Salvador (há controvérsias). A Cubana, fundada em 1930, possui lojas no Pelourinho, na Pituba, no Elevador Lacerda e no Rio Vermelho.

Destaque para os sabores de frutas regionais como mangaba, biribiri, cajá e cupuaçu.

Endereço e funcionamento: Como a sorveteria possui 4 lojas, com horários diferentes de funcionamento, você pode consultar os locais e horários, no link.

Sorveteria da Ribeira

A Sorveteria da Ribeira rivaliza com A Cubana disputando o título de melhor sorvete de Salvador.

Como não queremos entrar nessa briga, deixamos para você a incumbência de conhecer as duas, provar alguns sabores e dar seu veredito.

A Sorveteria da Ribeira tem uma lista bem extensa de sabores. Prove o de tapioca ou o de coco verde, um dos mais famosos por lá.

  • Endereço: R. da Penha, 87
  • Funcionamento: De segunda a sexta, das 9 às 22h. Sábados e domingos das 9 às 23:30h

Tortarelli

Doces simplesmente maravilhosos. Prove a torta mil folhas de morango, o crocante de amêndoas ou a torta de queijo. Tem cafés e chás para todos os gostos.

  • Endereço: Avenida Tancredo Neves, 2915 – Pituba
  • Funcionamento: De segunda a quarta das 11 às 21h / Quintas e sextas das 11 às 22h / Sábados das 9 às 22h / Domingos das 9:30 às 21h.

Anabel Confeitaria

O carro chefe da casa é a torta búlgara, mas não para por aí. São cheesecakes, bolos, tortas, panetones recheados, salgados e mais um montão de delícias.

Os doces são tão bonitos, que o mais difícil na Anabel Confeitaria é saber qual pedir.

  • Endereço: Rua da Paz , 113
  • Funcionamento: De segunda a sábado das 11 às 19h. Aos domingos das 13 às 19h.

Sobrê Bakery

Logo depois, eles, cookies, cookies e mais cookies. Para os apaixonados pelo biscoito crocante e fofinho com gotas de chocolate, a Sobrê Bakery é um verdadeiro paraíso. Os cookies são fresquinhos, quentinhos, muito recheados e derretem na boca.

  • Endereço: Rua das Hortênsias, 478 – Pituba
  • Funcionamento: Todos os dias das 11:30 às 19:30h



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2023 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.