
Tem muito o que fazer em Santa Cruz de la Sierra. Muito mais do que você possa imaginar.
A cidade é uma das mais importantes da Bolívia, o centro financeiro e a entrada de quase todo mundo que viaja para o país.
Ainda assim, pouco se conhece sobre lá, um destino incrível, barato e muito divertido.
Vem conhecer com a gente?
Veja outros países onde o real vale mais que a moeda local!
O que tem nesse post:
Santa Cruz de la Sierra, o que fazer?
A cidade de Santa Cruz tem muita coisa pra se fazer, mas se você está esperando um lugar com pontos turísticos, com lugares muito comuns, não é isso que vai encontrar por lá. É um destino que tem que ser explorado.
Ainda assim, os bolivianos são tão legais, tão sorridentes e simpáticos, que se tornam mais um motivo para visitar o país. Pelo menos foi assim conosco.
A cidade também é passagem para quem quer ir para outros lugares da Bolívia, como Sucre, La Paz e até mesmo, o Salar de Uyuni.
Vamos falar um pouco sobre os lugares de Santa Cruz. Quando fomos pela primeira vez, no ano de 2011 nem se achava muitas informações na internet, era um destino que tinha passagens aéreas bem baratas e acabamos indo na surpresa. E que surpresa!
Um pouco da história de Santa Cruz
Santa Cruz de la Sierra foi fundada pelo capitão espanhol Ñuflo de Chaves em 26 de fevereiro de 1561, após uma expedição composta por 158 espanhóis que partiram de Assunção.
Essa nova população foi batizada com o nome de Santa Cruz de la Sierra em homenagem à cidade natal de Ñuflo de Chaves na Extremadura, Espanha. E
A cidade de Santa Cruz de la Sierra possui infraestrutura de serviços públicos, avenidas e rodovias, além de uma ativa vida comercial e empresarial. Os principais setores que movimentam sua economia são hidrocarbonetos, empresas florestais, agronegócio e construção.
Bem como, Santa Cruz concentra mais de 80% da produção agrícola nacional, e também contribui para o PIB com mais de 35% segundo dados dos últimos anos.
Possui também o aeroporto mais importante do país, o que a torna uma cidade ideal para feiras, eventos internacionais e investimentos.
Clima em Santa Cruz
A cidade de Santa Cruz de la Sierra tem calor o ano todo, o clima é parecido com o do centro-oeste do Brasil, inclusive, pela proximidade.
Bem como, é importante dizer que tem bastante chuva no verão, e um pouco de frio no inverno, e com duração de no máximo duas semanas.
A temperatura média no ano todo, é em torno de 23 a 25 graus, e 30 a 35 graus no verão.
Como chegar

O Brasil tem alguns voos direto, saindo de algumas cidades, inclusive de São Paulo até o Aeroporto Internacional de Viru-Viru.
Você pode chegar na cidade também, através da cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, cruzando a fronteira e apanhando o trem da morte.
Conhecendo mais sobre Santa Cruz de la Sierra
Logo depois, vamos falar como você se localiza na cidade. O ponto zero, é a Plaza 24 de Septiembre, que é uma praça central da cidade, onde tudo fica ao redor dela.
Assim como Paris, Santa Cruz é rodeada pelos anéis, que eles chamam “anillos” e todos eles estão ao redor da praça.

Conheça a Basílica de San Lorenzo
Na Plaza 24 de Septiembre, o primeiro monumento que podemos ver já de longe a Igreja de San Lorenzo, ela é a atração da praça. Ao adentrar, você pode aproveitar e visitar museu com muitas peças de arte sacra e também visitar a torre, que dá vista para a cidade num visual incrível.
Bem como, você pode ver diariamente, na sua passagem pela cidade, das 8h às 21h e a torre das 8h às 18h30. Fecha para almoço, entre 12h e 15h. O museu abre às 15h somente.

Parque Arenal

Ainda assim, no centro de Santa Cruz de la Sierra, você pode visitar o Parque Arenal, que é um projeto de revitalização de um antigo lago que estava por lá.
Bem como, ele acabou virando um local de reuniões de amigos e famílias e um ponto de encontro dos moradores.
É um bom lugar para dar um passeio, mas pode ser um pouco perigoso, então, no período da noite, como a grande maioria dos parques em outras cidades. O importante é não ter muitos objetos de valor e não dar mole com o celular e a câmera.
Aqualand, um parque aquático em Santa Cruz

Em seguida, o Aqualand é um parque muito divertido, que você pode se refrescar do calor intenso que faz em Santa Cruz de la Sierra em algumas épocas do ano.
Entretanto, você pode tomar um táxi para chegar, pois, fica um pouco distante do centro, mas vale a pena passar um dia por lá. Tem piscina de ondas, piscina com correnteza, e, ao mesmo tempo, você pode locar uma boia gigante pra ficar relaxando e se deixar levar pelo movimento das águas. Uma experiência bem divertida para se divertir na viagem.
O parque tem boa estrutura, restaurante, guarda volumes, quiosques e bares, e os toboáguas pequenos, médios e grandes, ou seja, pra todas as idades. Bem como, a limpeza do parque era ótima, e tem salva-vidas para emergências em todos os lugares.
Comer em Santa Cruz de La Sierra

Logo depois, a cidade tem muita comida legal e muitos restaurantes típicos. Você vai encontrar bastante comida de rua pelo centro, como empanadas e outras friturinhas.
Descobrimos, quase sem querer, um restaurante chamado Goss, uma indicação de um motorista de táxi e o lugar é simplesmente incrível. Tem música ambiente, é super moderno e com um cardápio super variado. O valor era bem acessível, mas como já faz muito tempo, fica difícil falar deles aqui.
Além disso, como dissemos acima, é sempre legal explorar as barracas pelo centro da cidade, que inclusive é ótimo pra fazer compras. Vimos uns doces incríveis nas vitrines, mas não chegamos a comer.