o que fazer em praga, republica tcheca, gratis

Se por acaso você tem vontade de visitar Praga, na República Tcheca, ou já comprou sua passagem para lá, preparamos doze pontos turísticos incríveis da cidade. E melhor? Alguns deles são gratuitos! Dessa forma, você poderá viver a melhor experiência na cidade e aproveitar Praga sem gastar muito! E não só apresentamos cada atração, como também listamos o que fazer em Praga em 3 dias e em 5 dias, vamos lá?

Podemos dizer que Praga é uma das mais incríveis cidades do mundo. E não é exagero! Afinal, você poderá aproveitar a cidade em qualquer estação do ano devido à diversidade de passeios na cidade. Ou seja, mesmo que você esteja na cidade no inverno vai ter algo que você possa aproveitar bastante.

Você verá como a cidade é um charme! Não acredita? Então veja você mesmo(a)!

PRAGA | REPÚBLICA TCHECA TOUR | WA...
PRAGA | REPÚBLICA TCHECA TOUR | WALK AND TRIP

Seguimos?

Porque visitar Praga?

Praga, na República Tcheca, é um lugar de rica cultura e tradição. É a capital do país onde você encontrará tudo o que precisa para umas férias perfeitas e, acredite, tem muito a oferecer a todos.

Praga é uma das joias arquitetônicas da Europa, já que você vai encontrar muitos estilos na cidade. Exemplos são os seus prédios que vão do gótico e barroco aos estilos renascentista e Art Nouveau. Isso sem falar que a cidade velha (Old Town) é um importante Patrimônio Mundial da UNESCO, e atrai cada vez mais turistas a cada ano. Por fim, se você gosta de história, arte, alta moda, arquitetura deslumbrante ou simplesmente gosta de apreciar a bela paisagem, Praga é uma cidade que pode oferecer tudo isso e muito mais.

Quantos dias são suficientes para conhecer Praga?

Antes de mais nada, é importante dizer que uma passagem muito rápida pela cidade seria injusta, pois, tem muita coisa legal para ver e fazer em Praga. Não só pelas saborosas comidas e muita cerveja (para quem gosta!), como também pelas vistas incríveis. Portanto, o tempo ideal é ficar de 4 a 5 dias. Ainda assim, se você está sem muito tempo, em 3 dias você pode conhecer bastante coisa.

Como visitar Praga grátis?

Vamos começar pelo melhor, ou seja, os passeios grátis na cidade de Praga! Mas, como visitar Praga grátis? É simples, tem muita cidade na Europa, sendo Praga uma delas, que simplesmente são museus ao ar livre (ou, se preferir o termo, museu a céu aberto), já que você encontrará construções ou artefatos de valor artístico em meio a cidade.

Portanto, pelo simples fato de caminhar por essas cidades, que não custa absolutamente nada, você terá a sensação de estar conhecendo e absorvendo novas informações. Claro que, dependendo de onde você estiver hospedado, você precise se deslocar com transporte público. No entanto, como tudo na cidade é bem acessível e barato, isso não será um problema.

Nossa dica aqui sobre o que fazer em Praga é a seguinte: visite os parques, passeie pelas ruas e não se apegue muito ao roteiro turístico. Assim, você encontrará, quando menos espera, uma construção ou obras artísticas interessantes que certamente chamará sua atenção. Logo, sente-se em algum café próximo, observe as pessoas caminharem e… aproveito o momento!

Dito isto, vamos à lista de atrações do que fazer em Praga em 3 dias, 4 dias, ou melhor ainda, 5 dias.

Foto do Castelo de Praga.
Vista lateral próxima ao Castelo de Praga.

Subir ao Castelo de Praga

Uma vista de Praga grátis. Foto do Castelo de Praga desde um ponto afatastado dele.
Vista de noite do Castelo de Praga.

Começando já por um dos principais pontos turísticos da cidade: o Castelo de Praga. Ele é tão grande que você consegue vê-lo de muitas partes do centro da cidade. A foto acima foi tirada perto da entrada do castelo com acesso à rua Pod Bruskou.

Dentro desse castelo você encontrará muita coisa paga, ou seja, museus, visitas a salas especiais, etc. Porém, se acaso você não é daqueles que sai pagando para entrar em qualquer coisa e prefere contemplar a vista, a área ao redor do castelo é totalmente gratuita. É, por isso, um ótimo lugar onde passear em Praga e, principalmente, um passeio para fazer a noite.

Ah! O mais impressionante é que existem casas ao redor do castelo, dessa forma, você encontrará também cafés, livrarias ou lojas e poderá aproveitar o passeio.

O castelo fica em Hradčany, 119 08 Praga 1, República Tcheca.

Andar em volta da Charles Bridge

Não surpreendentemente, você verá que é uma ponte muito linda e com uma bonita vista. Dá para ficar bastante tempo no lugar e renderá muitas fotos. É um passeio em Praga para qualquer época do ano, principalmente no inverno, já que você contemplará a neve e o rio Vitava.

Além disso, na ponte Charles Brigde tem muitos vendedores de doces e outras coisas para comer e beber. Com certeza, vale muito a pena curtir um momento.

A ponte fica em Ponte Carlos, 110 00 Praga 1, República Tcheca.

Old Town Square o Relógio Astronômico

O Orloj. Relógio astronômico na praça púbica.
O Orloj. Relógio astronômico.

Claro que você já deve tê-lo visto em algum lugar. Senão, é na Old Town Square que você verá este símbolo de Praga, chamado Orloj (ou relógio astronômico).

Seu funcionamento é o seguinte: são 12 badaladas com a procissão de 12 apóstolos. A cada hora tem uma mudança. Ou seja, pelo menos uma hora você deve ficar por lá para acompanhar isso. Além do relógio, nesta praça você encontrará muitos restaurantes e outras atrações turísticas como, por exemplo, a Igreja Nossa Senhora de Tyn, no estilo gótico, e ainda tem as cervejas que você pode tomar observando as badaladas.

O relógio fica em Staroměstské nám. 1, 110 00 Josefov, República Tcheca.

A Dancing House

Passeio em Praga na Casa Dançante.
Passeio em Praga. Casa Dançante.

Esse ponto turístico estampa os ímãs de geladeira da cidade de Praga, e passou a ser um dos símbolos modernos da cidade. É legal e é bonito, mas nas fotos parece muito maior do que é e não tem muito o que fazer em volta. Vale a pena? Sim. Só não crie muita expectativa. Esse é só para dar um “check”. Se você quiser, no topo do edifício há um bar para tomar uns drinks.

A Casa Dançante fica em Rašínovo nábřeží 80, 120 00 Praga 2.

As estações de metrô

Metro de Praga.
Metro de Praga.

Como você deve saber, o metrô não é grátis (risos), então, esse ponto turístico você pode admirar entre as suas andanças de lá para cá em Praga. No entanto, as estações são lindas e você vai se impressionar com elas.

O que mais fazer em Praga? Uma pausa para um café na Wenceslas Square!

Passeio grátis. Jardim do Museu Nacional.
Jardim do Museu Nacional de Praga.

A Praça Venceslau é uma das principais praças da cidade e o centro das comunidades empresariais e culturais da nova cidade de Praga, na República Tcheca. Cheia de charme, com um museu ao fundo e com jardins floridos, vale a pena tomar um café e ficar olhando para essa praça linda!

O jardim e museu ficam na Praça Venceslau, Praga 110 00 República Tcheca.

Passear pelo Rio Moldava

Vista linda do Rio Moldava.
Linda vista do Rio Moldava.

O rio Moldava (do checo, Vitava) é o rio mais longo da República Tcheca. Origina-se na parte tcheca da Floresta da Boêmia, passa por Český Krumlov, České Budějovice e Praga, e finalmente se junta ao Elba em Mělník.

É um lugar lindo e iluminado e, certamente, é tão charmoso que não tem igual. Enfim, caminhar pela beira desse rio dá momentos incríveis. De lá você consegue observar as pontes e o Castelo de Praga. Se quiser, e estiver afim, faça um passeio de barco. Claro que esse não é grátis (risos). Aliás, essa é uma ótima dica do que fazer em Praga a noite!

Visite o bairro Judeu, Josefov

O bairro judeu de Praga, também conhecido como Josefov, está localizado entre a Cidade Velha e o rio Moldava. Sua história começou no século XIII, quando os judeus que viviam na cidade foram ordenados a desocupar suas casas e se estabelecer nesta área. Dessa forma, muitos edifícios históricos significativos podem ser visto lá, incluindo seis sinagogas.

Muro de John Lennon

Embora Praga esteja muito longe de Liverpool, o berço dos Beatles, os fãs certamente devem conferir este santuário de uma das bandas mais famosas de todos os tempos. A parede está coberta de grafites, letras e citações de John Lennon e dos Beatles desde a década de 1980 e é muito popular entre turistas e jovens fãs que desejam homenagear o grupo.

O Muro fica na rua Velkopřevorské, 118 00 Malá Strana, República Tcheca.

Caminhar pela Golden Lane

Golden Lane é uma rua no Castelo de Praga, República Checa. Originalmente construído no século XVI para abrigar os guardas do Castelo Rudolf II, recebeu o nome dos ourives que ali viveram no século XVII. Golden Lane consiste em pequenas casas coloridas da década de 1950.

Para chegar lá, você precisará passar pela Catedral de São Vito e sua praça adjacente contendo o monólito de Plečnik, e descer a rua que passa pela Basílica de São Jorge. Depois de passar por esta área, você se encontrará ao lado da Golden Lane. É um ótimo lugar de onde passear em Praga.

O que mais fazer em Praga?

Agora vamos a outros passeios que não são grátis, mas que vão fazer seu passeio ficar ainda mais legal! Neste caso, recomendamos que você compre o Prague Card, pois assim, você poderá conhecer todas elas a um bom preço.

Tesouros da Catedral de São Vito

A catedral de São Vito é uma das atrações localizadas nos terrenos do castelo e é visível de toda a cidade de Praga. Embora a catedral pareça ter centenas de anos, na verdade, foi concluída em 1929. Muitos tesouros aguardam os visitantes, incluindo o túmulo de São João de Nepomunk, a esplêndida Capela de São Venceslau e os magníficos vitrais art nouveau.

A catedral fica aberta de segundas a sábado das 9 h até às 17 h e domingo das 12 h até às 17 h horas de abril a outubro. Já de novembro a março fica aberta das 9 h até às 16 h e domingo das 12 h até às 16 h.

Palácio de Lobkowicz

Construído em meados do século XVI, o Palácio Lobkowicz é um dos locais culturais mais significativos da República Tcheca e o único palácio de propriedade privada no complexo do Castelo de Praga, Patrimônio Mundial da UNESCO.

O museu fica aberto de segunda a domingo dás 10 h até às 18 h.

Bom, dito isto, qual é o roteiro ideal na cidade?

O que fazer em Praga em 3 dias?

Estas são as principais atrações para ver em Praga em 3 dias:

  • Torre Petrin.
  • O Museu Nacional.
  • Praça Venceslau.
  • O Bairro Judeu.
  • Museu de Arte Moderna e Contemporânea.
  • Comer Praga Food Tour

O que fazer em Praga em 5 dias?

Estas são as principais atrações para ver em Praga em 5 dias:

  • Praça da Cidade Velha
  • Pista Dourada
  • Catedral de São Vito
  • Ponte Carlos
  • O relógio astronômico de Praga
  • Praça Venceslau
  • Túmulos do antigo cemitério judaico
  • Sinagoga Maisel

Esperamos que gostem das dicas de hoje! Planeje já sua visita nessa cidade linda!

Gostou desse post do que fazer em Praga? Tem outro blog que fala sobre O que fazer de graça em Londres, do Londres para Principiantes.

Veja também: 10 Melhores Cidades para viajar para a Europa no inverno | Onde se hospedar em Barcelona | Alugar apartamento para temporada |  Cozinha Afetiva

Perguntas Frequentes

Quantos dias são suficientes para conhecer Praga?

Para realmente ver Praga, é melhor visitá-la por quatro ou cinco dias. Isso permitirá que você veja todos os principais locais e ter uma noção da variedade cultural da cidade.

O que comer em Praga?

As comidas típicas em Praga são o Goulash, a Smazeny syr, o knuckle (joelho de porco), as sopas, o schnitzel, a bramboraky e o trdelnik.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

20 Responses

  1. Adorei o post “Como Visitar Praga Grátis” ! Amo Praga e quero voltar!!! Com certeza essas dicas são fundamentais. Obrigada por compartilhar!!!

  2. Nossa, não sabia que tinha tanta coisa legal para visitar em Praga sem precisar gastar nada.

    Com certeza esses passeios grátis ajudam bastante no orçamento!

    Você acha que em três dias consigo visitar as principais atrações da cidade?

    Obrigado!

  3. Não tem como não se apaixonar por Praga, né? Faz uns anos que estive lá e tenho muita vontade de voltar! E eu sempre prefiro as atrações grátis 🙂

  4. Visitar Praga é muito bom agora visitar Praga gratis é melhor ainda. Adorei a estação e a Dancing House que maravilha de lugares encantadores. Só na espera do euro baixar para visitar estes locais.

  5. Ainda não conheço Praga, e adorei as dicas, pois adoro misturar lugares gratuitos e pagos para equilibrar os gastos da viagem, o que é muito fácil ao visitar as cidades da Europa.

  6. Nossa já tinha ouvido falar que viajar para Praga era mais em conta por conta da Moeda. É bom demais saber que tem tantas coisas legais pra fazer gratuitas! Esse castelo , o relógio e o jardim da praça achei sensacional! Tudo Gratis então! Melhor ainda!

  7. Que saudade de visitar Praga! E fiz exatamente como você, curti também visitar Praga Grátis, visitei todos os lugares gratuitos. Adorei aquela cidade.

  8. Já quero esse post de como visitar Praga grátis para mim.kkkkk Essa é uma cidade que quero muito conhecer e com essas suas dicas, já melhorou muito. Sempre achei que Praga era uma cidade cara.

  9. Adorei relembrar Praga através do seu post! Essas 8 dicas grátis pra Visitar Praga estão ótimas! Há muito para explorar na cidade sem gasta nadinha!

  10. Praga é um dos meus sonhos! Amei demais as dicas! Tem coisa melhor que conhecer um destino lindo e com dicas de coisas gratis? Fiquei encantada com as estações do metro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.