ano sabático - de lugaqr nenhum

Quer dizer que você decidiu tirar um ano sabático? Então está na hora de se planejar e entender o que vai ser preciso para aproveitar 100% desse afastamento do trabalho e se dedicar a outros projetos ou possibilidades de vida.

O planejamento também é importante para escolher a sua base: você prefere ficar em casa, ou vai aproveitar para desbravar o mundo?

Se você quer entender melhor o que é um período sabático ou um ano sabático, a gente já tem um post que pode te ajudar na decisão de reservar esse tempo para você.

Mas se ela já está tomada e você quer saber como dar os primeiros – e os últimos passos – para chegar lá.

É perfeitamente possível fazer o seu período sabático sem viajar, na sua casa. Então, em vez de planejar um roteiro, é preciso entender e colocar em prática uma nova rotina.

Se você mora com a família – companheiro, filho, pais ou até amigos -, também é importante que eles entendam os seus objetivos, especialmente se você estiver entrando no período sabático para algum grande projeto pessoal.

Mas se um dos seus objetivos é justamente cair na estrada, vamos te dar algumas dicas de planejamento para definir os seus roteiros de viagem.

1) Defina os seus objetivos do seu ano sabático

O que você quer conquistar neste período afastado do seu trabalho regular? Escrever um livro, aprender um novo idioma, estudar, fazer trabalhos voluntários?

Você pode escolher um ou vários objetivos, mas precisa ter todos muito bem definidos para passar com tranquilidade aos próximos passos do seu planejamento.

Se quiser estudar, seja continuar a sua formação profissional ou uma nova língua, é recomendável que você considere cidades mais centrais e cosmopolitas, que normalmente têm ofertas de cursos e instituições de ensino. 

No caso da língua, o destino é bastante importante. O objetivo do intercâmbio ou de uma viagem por conta própria para aprender é ficar imerso não só na língua, mas também na cultura. Por isso tem que pesar bem a escolha.

Por exemplo: você sente a necessidade de aprender inglês, mas seu sonho é conhecer Berlim. Então priorize um país de língua inglesa e reserve um tempo para visitar a Alemanha.

Não vale a pena estudar inglês em um país que não fala a língua.

como aprender um idioma sozinho - de lugar nenhum
Aproveite seu ano sabático para aprender um idioma

2) Faça um cronograma

Vale a pena ter um cronograma pronto. Não precisa desenhar todas as datas fixadas, mas pelo menos com estimativas aproximadas do tempo que você vai dedicar aos seus projetos, ao descanso e a outras atividades – por exemplo, quanto irá gastar se deslocando de um destino ao outro.

O cronograma também garante que você não se perca no processo. Muitas vezes, sem a cobrança constante de um chefe ou de resultados de uma equipe, é difícil realizar as metas.

Então tenha bem claro quais são seus objetivos nesse período de afastamento, coloque tudo no papel e estabeleça prazos. 

Mas não tenha medo de reajustar esse cronograma quando achar necessário. Talvez o seu rendimento seja maior que o esperado, ou decidiu colocar outros projetos juntos.

O cronograma é uma ferramenta de organização, mas não algo que te engesse ou te cobre.

3) Faça um planejamento financeiro

Com isso tudo definido, chegou um dos momentos mais temidos: o de pensar no dinheiro. Esse também é o ponto onde a maioria das pessoas mais tem medo, ou mais se atrapalha.

Para ficar um período sem a renda fixa do trabalho, você precisa ter uma reserva financeira, que deve ser compatível com o estilo de vida que você deseja ter e com o lugar onde vai viver.

Em alguns casos, a pessoa que decide fazer um sabático vai ter que renunciar a alguns luxos. Para viajar, talvez você precise buscar opções mais em conta de hospedagem. Ou, se você não quer abdicar do seu padrão de vida, dedique-se a fazer uma boa reserva antes de se jogar nessa aventura.

Outra opção é ter trabalhos esporádicos durante o período sabático. Eles são uma renda extra, que podem te ajudar de duas maneiras: mantendo a sua renda, ou servindo como uma reserva para quando você retomar as atividades tradicionais. Aqui temos algumas sugestões de alguns trabalhos que você pode fazer.

Aproveite este momento para também reservar passagens, hospedagem, alugar carros e já deixar tudo pronto antes da viagem.

Essa etapa facilita o seu cronograma (já que é um tempo que você não precisará mais dedicar a isso) e ajuda muito a planejar gastos. Tudo organizado e, se possível, pago, garante que você tenha um controle muito maior do seu dinheiro.

Veja também nosso artigo sobre Nomadismo Digital.

como juntar dinheiro para viajar
Planejamento financeiro é uma das partes mais importantes pra se preparar para um ano sabático

4) Escolhendo o seu destino

Aqui também o destino importa. Alguns países têm custos de vida muito mais altos. E quem ganha em real precisa pensar na cotação da moeda da reserva com relação aos outros países.

Na Europa, a tendência é gastar mais, já que o câmbio não favorece o Real. Mas em muitos países da América Latina, a moeda brasileira é mais forte e pode te garantir uma folga financeira.

Outra dica importante envolvendo dinheiro é: tenha uma reserva guardada para quando você terminar o seu período de retiro.

Sabe como a gente vê o custo de vida em diferentes lugares? Usando numbeo. É incrível!

Algumas empresas entendem a necessidade desses afastamentos e garantem que o colaborador volte para o mesmo cargo, mas nem todas pensam assim e há uma chance grande você não ter a sua antiga vaga na volta.

Então guarde dinheiro que vai lhe servir de ajuda caso a volta à carreira profissional demore um pouco mais.

Precisa comprar sua passagem aérea? Passagens Promo

Na Passagens Promo você pode encontrar ofertas para economizar na sua viagem! Encontre sua passagem aérea com até 35% de descontoalém de pesquisar hotéis e seguro viagem em um só lugar!

5) O que você precisa aprender no seu ano sabático

Dependendo do objetivo do seu sabático e de onde você vai curtir esse período, talvez seja necessário aprender novas habilidades ou desenvolver coisas que você já faz bem, mas que precisa melhorar. 

Por exemplo: se você vai viajar para o exterior, é bom que aprenda outra língua. Se vai se hospedar em hostels ou apartamentos, têm que aprender a cozinhar.

Mas, ainda assim, se o seu roteiro inclui muitas cidades ou uma vida mais nômade, é uma boa saber dirigir ou andar de bicicleta – caso você ainda não saiba.

Bem como, se optar por trabalhar com algo diferente, que não seja a sua área de atuação, invista em cursos e treinamentos para já estar com tudo pronto quando chegar a hora certa.

Então dedique tempo a aprender ou melhorar essas habilidades antes do sabático. Assim você já vai prevenido e consegue dedicar tempo ao que realmente importa, sem se preocupar com as questões colaterais que vão aparecendo pelo caminho.

6) Prepare-se para emergências

Aqui o planejamento engloba, além do financeiro e das suas habilidades, outros aspectos. Pode ser que você passe por algum perrengue, especialmente em outro país. O computador quebra, o cartão de crédito some ou algum problema de saúde vem sem aviso.

Por isso, é bom sempre ter alguns itens essenciais: dinheiro em espécie do país onde você estará. Um contato confiável de uma empresa de helpdesk (há várias que atendem em qualquer lugar do mundo), uma pequena farmácia de emergência.

Também é recomendável ter os contatos da embaixada ou do consulado brasileiros nos países para onde você vai.

Também é importante que você tenha um bom seguro viagem, de preferência com cobertura ampla de serviços de saúde. Aqui você tem excelentes opções para reservar o que tem mais a ver com as suas necessidades.

7) Lide com a quebra na rotina

Um período sabático é uma quebra grande na rotina. E por mais que você já esteja cansado de fazer a mesma coisa todo dia e querendo uma novidade, sair de repente daquilo que você já está acostumado pode te deixar desconfortável. Talvez você se sinta culpado por fazer essa opção em vez de outras, ou bate aquela ansiedade do que vai fazer quando terminar. 

Por isso é importante já se preparar emocionalmente para quando esses sentimentos vierem te deixar na dúvida. Manter o foco, não se preocupar em excesso e sempre ter em mente os seus principais objetivos. Se estiver muito difícil lidar com tudo isso sozinho, é interessante procurar um terapeuta que te ajude a lidar com todos esses conflitos.

8) Vá para onde você se sentir confortável no seu ano sabático

O sabático pode ser um período de desafios pessoais, mas primeiro ele tem que fazer com que você se sinta tranquilo e confortável. Por isso, escolha lugares que combinem com a sua personalidade e onde você se sinta bem. Se gosta de frio, não se mude para uma cidade com a temperatura acima do que está acostumado. Se curte praia, não vá se enfiar no meio da montanha de um país mais gelado. 

Considerando todos esses pontos, você vai encontrar o destino perfeito e vai fazer o seu período ano sabático ser muito especial.

Praia deserta - Ano sabático
Você tem que ir pra onde se sente melhor, no seu ano sabático!

Quer conhecer pessoas que vivem trabalhando e viajando?

Fomos convidados para escrever um artigo para a mybest Brasilsobre viajar e trabalhar ao mesmo tempo.

O mybest Brasil é um site de recomendações que faz lista de vários assuntos para ajudar as pessoas a encontrar produtos, serviços ou conteudos.

Se você já pensou em conhecer o mundo enquanto trabalha precisa ler esse artigo e conhecer muitas pessoas incríveis que já fazem isso!

No artigo eu listo quais são os meus 8 conteúdos favoritos sobre nomadismo digital!

Agora é a sua vez! Chegou a hora do seu ano sabático!

Coloque tudo isso no papel, crie tabelas no Excel e coloque a mão na massa. Assim você vai ter um período sabático muito mais tranquilo e proveitoso, usando bem o seu tempo e com objetivos bem claros do que quer fazer.

E sem perder de vista a grande característica desse tempo, desacelerar da rotina e deixar a cabeça descansar do stress do cotidiano do trabalho. Boa sorte na sua nova jornada!



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.