Paella, um prato tradicional Espanhol.

Você já deve ter ouvido falar sobre a Paella, não é mesmo? Não sabe o que é? Então contamos para você! A Paella é um prato tradicional espanhol. Mais precisamente, é um prato valenciano. Bom, de qualquer forma, é uma refeição que conquista todo o mundo! E sabe porquê? Por que é uma delícia!

Quer saber a origem da receita? Quer saber como preparar? Pois, contamos tudo para você! A Paella é, definitivamente, um prato importante da culinária espanhola. Para falar a verdade, não só é consumida na Espanha, como também por toda a costa mediterrânea.

Antes de tudo, você sabe como dizer corretamente o nome deste prato? A forma correta de pronunciar é “PAÊIA”, e não “PAEJA”, já que é um prato original espanhol.

A origem da Paella

Ela surgiu entre os séculos XV e XVI, em Albufera em Valência. E a história não para aí. O prato foi criado, principalmente, pelos camponeses e pastores. Ou seja, pelas pessoas que trabalhavam nas lavouras.

Portanto, os ingredientes utilizados inicialmente tinham que ser a base do que tinham à mão. Dessa maneira, usavam legumes da horta, carne de coelho ou de aves, arroz, azeite, açafrão e pouco mais. Claro, admitia múltiplas variantes conforme os animais e vegetais que podiam ser encontrados na época e na área. É, por isso, que encontramos referências a paellas com caracóis em diferentes livros de receitas de séculos atrás.

E porque tem esse nome?

A origem do nome Paella

O nome Paella vem do latim Patella que é o nome da bandeja usada na Roma antiga onde as pessoas faziam oferendas às suas entidades e deuses nos seus rituais. Aliás, por incrível que pareça, este é o nome que se usa na Espanha até hoje!

Há também uma versão mais romântica segundo outros estudiosos. Eles dizem que a palavra surgiu quando os lavradores voltavam para casa e faziam a receita para suas esposas, ou seja: “para ellas” na língua espanhola.

Qual você prefere? Conta pra gente nos comentários!

Quando comer Paella?

A paella é um prato de festa e consumida em comemorações. É feita em casamentos, aniversários, festas e feriados. No entanto, na Espanha também é comum comer paella nos finais de semana, já que pode ser deliciada por toda a família.

Quais os ingredientes?

A princípio, os ingredientes eram legumes da horta, carne de coelho ou de aves, arroz, azeite, açafrão e o que tinham à disposição. Os frutos-do-mar começaram a ser incluídos quando a receita alcançou o litoral e chegou pertinho do mar.

Com o passar dos tempos foram surgindo novas variedades do prato como, por exemplo, a “paella a marinera” feita com peixes e frutos-do-mar. Logo depois, tem também a “paella mixta”. Essa não só leva frutos-do-mar, como também carnes. E, por fim, outra versão é a “paella negra” que é feita com a tinta do polvo.

Existe também uma receita de paella feita com macarrão. Esta receita é de origem dos pescadores da Gandia e se chama “Fideuà”. Sabe porquê? Porque é feita com um macarrão fideo no lugar do arroz. E não estranhe se você ver mais alguma receita diferente, pois dizem que hoje existem mais de 1000 receitas diferentes de paella.

Mas como assim, Paella com macarrão?

Dizem que o Fideuà surgiu acidentalmente. Quer saber como? Pois, em um lindo dia, alguns pescadores por não terem o arroz, colocaram esse macarrão fininho, em pedaços, na paella. Pronto! E assim nasceu o fideuà.

É muito comum servir o fideuà nos restaurantes de Barcelona. Ou seja, você encontrará estes pratos nos menus de almoço ou de janta. Quer uma dica? Prove! É bem gostoso.

Como é feita a Paella?

Bom, já que você aprendeu um pouco da origem da Paella, vamos ver como é a receita original? Ah! E para ela ser preparada realmente como na Espanha, você precisa fazer ao ar livre!

Vamos ao que você precisa.

A Paellera

É uma espécie de frigideira para preparar a paella. É larga e rasa. O esquema era fazer a paella e dividir como se fosse uma pizza em pedaços riscados triangulares, conforme o número de pessoas presentes.

A paellera tem os seguintes tamanhos: 25 cm para servir de 2 a 3 pessoas, 30 cm para servir de 3 a 5 pessoas, 35 cm para servir até 6 pessoas e assim por diante. Existem paelleras imensas que servem 40, 50 pessoas. 

A paellera, utensílio para preparar Paella, uma comida tradicional espanhola.
Uma paellera, pode ser encontrada facilmente na Espanha. É razoavelmente barata e essencial em quase toda casa espanhola.

Receita de Paella

A seguinte tabela contém os ingredientes da receita.

IngredientesQuantidate
Arroz1 kg
Frango2 kg
Camarão400 g
Lula300 g
Mexilhão500 g
Pimentãoa gosto
Tomate300 g
Ervilha100 g
Pápricaa gosto
Açafrãoa gosto
Louroa gosto
Água3,5 L
Azeite de Olivaa gosto
Tabela com ingredientes e quantidade

Atenção, o arroz deve ser especial para Paella, o ideal é o arroz redondo. As lulas devem estar em rodelas ou aro. E o açafrão é para colorir o prato. A sua paella vai ficar linda como a da foto:

paella a tradicional comida espanhola, paellera, receita de paella
Foto da Paella preparada.

Preparo

Passo 1: leve ao fogo a paellera com o azeite e, quando estiver bem quente, junte o frango já picado. Refogue a carne até dourar levemente.

Passo2: coloque o tomate descascado, descaroçado e esmagado com os pedaços de pimentão, durante 7 a 8 minutos.

Passo 3: depois que a carne dourar e começar a formar um molho, coloque sal moderadamente. Ao mesmo tempo, cubra com água quente para começar a cozinhar. O cozimento você pode controlar do seu gosto.

Passo 4: após cozida a carne você pode adicionar os mexilhões e o arroz com o restante dos temperos e ingredientes.

Passo 5: dez minutos antes de o arroz estar cozido, adicione as lulas e os camarões para que cozinhem e incorporem o sabor do seu prato.

Passo 6: no final de tudo, você pode enfeitar o seu prato com camarões, pimentões e o que mais você desejar e deixe descansar por uns 6 – 10 minutos para incorporar todos os sabores e aromas. Sirva.

Bom apetite!

Foto de uma paella de arroz negro servida em Barcelona.
Foto de uma paella com arroz negro.

Perguntas Frequentes

Este foi um post sobra a história da Paella com uma receita. Quer saber mais sobre comida? Leia também: comida boa e barata em Amsterdam | Receita de panqueca americana fácil e fofa: viajando pelos sabores | Dicas de viagem gastronômica pela Europa

O que é Paella?

A Paella é um prato tradicional espanhol. Mais precisamente, é um prato valenciano que data dos séculos XV e XVI.

Qual a origem do nome Paella?

A palavra paella tem sua origem no latim. Ou seja, vem da palavra “patella” para se referir a frigideira usada para preparar a receita.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

7 respostas

  1. Existe um equívoco no texto, a paella de macarrão ou Fideuá, foi Sim “descoberta” por pescadores, mas não pescadores da Cataluña, mas por Pescadores da Cidade de Gandía , porto do Mediterrâneo a aproximadamente 60 Km da Capital Valência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.