Paella – A Comida Tradicional Espanhola

paella a tradicional comida espanhola

Primeiramente, você já deve ter ouvido falar sobre a Paella, um prato tradicional espanhol que conquista todo o mundo e que é muito consumido por todo o território espanhol, certo?

Vamos contar para vocês a origem dessa receita, te mostrar uma receita de paella e também sobre a importante “paellera” ítem essencial pra você executar e servir esse prato maravilhoso.

A Paella é definitivamente o prato mais importante da culinária espanhola e foi inventada em Valência. E não acredite se disserem o contrario e também se estiver em Valência nunca duvide disso pra não gerar um conflito com as pessoas de lá.

O jeito correto de pronunciar é “PAÊIA” e não “PAEJA” pelo menos aqui nas terras espanholas, certo?

A Paella é um conjunto de culturas e é muito consumido em quase todo canto da costa mediterrânea e também tem peculiaridades de onde está sendo feita, mas a original mesmo é de Valência, onde você pode encontrar em todo lugar e muita gente vai pra lá pra saborear esse prato de sua maneira original.

Ela surgiu como uno século XV que trabalhavam nas lavouras e executavam essa receita com base em: arroz, azeite de pliva e sal.

Com esse mexido de arroz, eram posteriormente incluídos outros ingredientes durante o preparo como as carnes de caça, legumes de época e o açafrão que é retirado das flores e joga a cor na receita da paella e enriquecendo o visual da paellera.

Os frutos-do-mar começaram a ser incluídos quando a receita alcançou o litoral e chegou pertinho do mar.

Leia também: Dicas de viagem gastronômica pela Europa

A origem do nome Paella

O nome Paella vem do latim Patella que era uma bandeja usada na Roma antiga onde as pessoas faziam oferendas às suas entidades e deuses nos seus rituais.

Outros estudiosos dizem que a palavra surgiu quando os lavradores voltavam para casa e faziam a receita para suas esposas, ou seja: “para ellas” na língua espanhola.

A paella é um prato de festa, usada em comemorações e é feita em casamentos, aniversários, festas, feriados e também uma receita de final de semana pra ser deliciada por toda a família, por ser um prato muito grande.

Com o passar dos tempos foram surgindo novas variedades do prato, como a “paella a marinera” que é feita com peixes e frutos do mar, logo depois, a “paella mixta” que leva os frutos do mar e carnes e logo depois, a “paella negra” que é feita com a tinta da lula.

Existe também uma receita de paella feita com macarrão, que se chama “Fideuà” (macarrão por aqui se chama fideo)

Mas como assim, Paella com macarrão?

Dizem que o Fideuà surgiu acidentalmente, pois em um lindo dia, alguns pescadores por não terem o arroz, colocaram esse macarrão fininho na paella. E assim nasceu o fideuà, que é um prato bem tradicional por aqui também viu?

É muito comum servir o fideuà por aqui nos menús de almoço e é bem gostoso e muito consumido por aqui, pelo menos em Barcelona que é onde eu vivo.

E não estranhe se você ver mais alguma receita diferente, pois dize que hoje, existem mais de 1000 receitas diferentes de paella.

Como é feita a Paella?

Vamos falar aqui da forma tradicional e original de fazer uma paella, que bem como, é ao ar livre.

A Paella era feita só por homens e a receita era somente dividida entre eles.

De geração pra geração, mas acho que jé chega disso né?

Vamos deixar todas as pessoas fazerem o prato e nos importar mais em comer essa deliciosa mistura de ingredientes sem pensar em quem está fazendo, afinal, não estamos mais no século XV e as coisas evoluíram como deve ser.

Mas claro que estamos falando de muito tempo atrás e as coisas hoje mudaram, as pessoas fazem suas paellas em casas e apartamentos, o que impossibilita esse tipo de tradição.

A única coisa que ainda faz parte dessa tradição é a paellera. Vamos falar dela.

A Paellera

É uma espécie de frigideia para preparar a paella, larga e rasa. O esquema era fazer a paella e dividir como se fosse uma pizza em pedaços riscados triangulares, conforme o número de pessoas presentes.

A paellera tem os seguintes tamanhos: 25cm para servir de 2 a 3 pessoas, 30cm pra servir de 3 a 5 pessoas, 35 cm para servir até 6 pessoas e assim por diante. Existem paelleras imensas que servem 40, 50 pessoas. 

Paella - A Comida Tradicional Espanhola
Uma paellera, pode ser encontrada facilmente por aqui e é um ítem razoavelmente barato e essencial em quase toda casa espanhola.

Receita de Paella

Agora eu vou ensinar pra você uma das receitas de Paella, pode tentar aí e mandar uma foto pra gente depois de fazer, combinado?

Ingredientes

  • 1 kilo de arroz daqueles redondinhos ou especial pra paella
  • 2 kilos de carne de frango
  • Pimentões à gosto
  • 400g camarões
  • 300 grama de lulas cortadas em aro
  • Mexilhões
  • 300g de tomate
  • 2 xícaras de ervilha
  • páprica à vontade
  • louro à vontade
  • azeite de oliva à vontade
  • açafrão ou algo que dê um colorido ao prazo
  • 3.5l de água
paella a tradicional comida espanhola, paellera, receita de paella

Preparo

Leve ao fogo a paellera com o azeite e, quando estiver bem quente, junte o frango já picado. Refogue a carne até dourar levemente.

Logo depois, coloque o tomate descascado, descaroçado e esmagado com os pedaços de pimentão, durante 7 a 8 minutos.

Depois da carne dourada e começar a formar um molho, coloque sal, moderadamente e ao mesmo tempo, cubra com água quente para começar a cozinhar. O cozimento você pode controlar do seu gosto.

Depois de cozida a carne vocè pode adicionar os mexilhões e o arroz junto com o restante dos temperos e ingredientes.

Dez minutos antes do arroz estar cozido, você pode adicionar as lulas e os camarões para que cozinhem e incorporem o sabor do seu prato.

No final de tudo, você pode enfeitar o seu prato com camarões, pimentões e o que mais você desejar e deixe descansar por uns 6 – 10 minutos para incorporar todos os sabores e aromas. Sirva.

Claro, essa receita é minha, é o jeito que eu faço a paella aqui em casa e vocè pode adaptar como eu te disse lá em cima.

paella paellera receita de paella

Concluindo

Você pode pesquisar mais sobre a Paella e outras receitas, ao mesmo tempo, espero que tenha curtido saber um pouquinho dessa história.

Se fizer esse prato, em seguida, conta pra gente como ficou e posta no seu Instagram e marca a gente, pra gente compartilhar também.

Ainda mais, se tiver algum prato que quer saber aqui da Espanha me pergunte e nós conversamos sobre.

Leia também Comida Boa e Barata em Amsterdam, pra saber tudo das comidas de rua da cidade.

E também: Receita de panqueca americana fácil e fofa: viajando pelos sabores

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Robba Caravieri

Robba Caravieri

Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

Dicas para sua viagem:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

booking

Posts Relacionados

pratos típicos italianos - canoli - de lugar nenhum (1)

Pratos típicos italianos – Doces

Pratos típicos italianos – A culinária italiana é uma das mais amplas do mundo inteiro. As incríveis opções oferecidas pela cultura italiana, repletas de sabor

onde se hospedar em barcelona

Onde se hospedar em Barcelona

Cultura, arte, arquitetura e comida, Barcelona, ​​a maravilhosa capital da Catalunha dispensa apresentações. Se você está vindo para Barcelona pela primeira vez, talvez esteja procurando

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!