alfabeto fonético - de lugar nenhum

Embora o nome soe algo complicado, é provável que você saiba muito bem o que é o alfabeto fonético! E mais, é provável que você tenha utilizado alguma vez, em alguma ligação telefônica, ou que, certamente, ouviu por aí, seja em algum filme, seja na escola ou então em algum voo durante uma viagem.

Se acaso você tem dúvidas sobre o que é o alfabeto fonético, contamos a seguir algumas curiosidades, para que serve e quando é utilizado. Vamos lá?

O que é o alfabeto fonético?

O alfabeto fonético é um sistema estabelecido internacionalmente que permite que as pessoas se orientem na pronúncia específica dos fonemas, ou seja, representa os sons disponíveis em qualquer idioma.

Alguns exemplos de alfabetos fonéticos são:

A saber, muitos consideram também o alfabeto fonético da OTAN. No entanto, ao contrário do que o nome sugere, ele não é um alfabeto fonético.

Isto é, os alfabetos fonéticos são usados ​​para indicar, por meio de símbolos ou códigos, como soa um som de fala ou uma letra. O alfabeto fonético da OTAN é, em vez disso, um alfabeto de ortografia (também conhecido como alfabeto de telefone, de rádio, de ortografia de palavras ou de procedimento de voz).

Se acaso algo do tipo como “Fox Papa Bravo”, ou mesmo, “Juliet Juliet Bola” te faz lembrar de algo, então pode ser que você já tenha ouvido este alfabeto antes!

O que é o alfabeto fonético internacional?

O Alfabeto Fonético Internacional (IFA) é amplamente utilizado e acomoda a maioria das línguas e inventários fonéticos. Ou seja, é um alfabeto desenvolvido para representar com precisão a pronúncia de muitos idiomas. O IFA é importante porque permite que todos, não apenas linguistas, aprendam a pronúncia de uma palavra, independente do idioma em questão.

Para que serve o alfabeto fonético?

A ideia original era ter todas as línguas escritas com uma ortografia comum, refletindo a pronúncia de cada língua, sobretudo para que fosse mais fácil ensinar línguas estrangeiras.

E, justamente, provou ser muito útil no ensino de línguas (e além). Isto é, a pesquisa fonética seria impensável sem um meio de escrever sons sem referência à ortografia e sem precisar especificar todas as características de cada som. Por isso, agora fica muito mais fácil ensinar um idioma, já que há um padrão nos sons das letras de diferentes idiomas.

Quem criou o alfabeto fonético?

A iniciativa pertenceu a Paul Passy, ​​professor de inglês na França, que fundou a revista The Phonetic Teacher na década de 1880. Logo, se transformou em Le Maître Phonétique, porque professores de outras línguas e de outros países mostraram um grande interesse por ela.

Desde meados da década de 1970 é conhecido como Journal of the International Phonetic Association e, agora, o nome é exatamente esse.

Ah! E os títulos dos dois primeiros foram impressos no alfabeto fonético como parecia na época!

Como aprender o alfabeto fonético internacional?

O truque para aprender o IFA é, antes de tudo, jogar fora as tabelas. Você as usará mais tarde, mas por enquanto é importante, apenas, se concentrar em algo que você já conhece, isto é, o português.

Então, você pode usar a fonologia portuguesa em termos do IFA. Ou seja, em vez de usar o IFA para entender português, você pode usar o português para entender o IFA. Uma dica é ler a seção Fonemas do Wikipédia para ter uma ideia de como ler e escrever em português usando o IFA.

Um pouco mais sobre o alfabeto fonético da OTAN

Assim como o IFA, o alfabeto fonético da OTAN é útil para evitar erros de ortografia ou falhas de comunicação, especialmente quando pessoas de diferentes países com diferentes sotaques e pronúncias trabalham juntas. Um bom exemplo é quando você estuda algum idioma.

O que é?

O alfabeto fonético da OTAN é um alfabeto ortográfico, isto é, um conjunto de palavras usadas em vez de letras na comunicação oral (ou seja, por telefone ou rádio militar). Cada palavra, chamada palavra código, representa sua letra inicial, ou símbolo alfabético. As 26 palavras de código do alfabeto fonético da OTAN são atribuídas às 26 letras do alfabeto inglês em ordem alfabética da seguinte forma:

LetraCódigo ou Palavra-chave
AAlfa
BBeta
CCharlie
DDelta
EEcho
FFox (ou Foxtrot)
GGolf
HHotel
IIndia
JJuliet
KKilo
LLima
MMike
NNovember
OOscar
PPapa
QQuebec
RRomeo (ou Roma)
SSierra
TTango
UUniform
VVictor
WWhiskey
XX-Ray (ou Xadrez)
YYankee
ZZulu
Tabela com símbolos e códigos.

Quando é utilizado?

Analogamente, ele ajuda na comunicação em situações críticas como, por exemplo, quando um piloto de avião está pousando uma aeronave e necessita uma autorização. Então, neste caso, ele não diz que a aeronave “FXVSR” está chegando. Mas, sim, que “FOX XADREZ VICTOR SIERRA ROMEO” está chegando. Então, a pessoa que recebe esse chamado entende já de primeira, sem nenhuma confusão. Simples assim. E, afinal, funciona.

Similarmente, quando uma viatura de polícia se comunica com a sua base, ela não diz que a viatura “PX-906” está chegando ao local de uma ocorrência. Como a mensagem tem que ser precisa, isso é dito de outra forma. Portanto, chamando no rádio, eles dizem que o “PAPA XADREZ 906” está chegando.

É utilizado, também, no ramo do turismo. Afinal, se você ouviu essas palavras alguma vez, é provável que tenha sido em alguma viagem. E isso falamos por experiência própria, pois, trabalhamos a mais de 20 anos com turismo e não nos lembramos de um único dia de profissão que não tenha sido usado (risos).

Enfim, espero que este post tenha ajudado a vocês a entender um pouco mais sobre o que é alfabeto fonético. Se acaso você quer mais dicas sobre viagens, acesse nossa página de posts e leia outras curiosidades! Sem dúvida, elas vão ajudar a te preparar para sua viagem!

Por fim, também deixo nossa página de descontos. Não só pelo desconto, como também para nos ajudar a continuar trazendo dicas super legais aqui no site! Compartilhe!

Perguntas Frequentes

Qual o alfabeto fonético em Português?

É obtido pela tradução do alfabeto fonético internacional (IFA). Isto é, fazem parte do conjunto de sons da norma-padrão do idioma português.

Vale a pena aprender?

Se acaso você está aprendendo um novo idioma, certamente sim. Afinal, pode ajudar muito a entender a pronúncia e evitar, também, erros ortográficos.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

One Response

  1. Legal demais sobre este conteúdo sobre o código fonético. Eu sempre usei no meu serviço e conheco de longa data. O código Q que é igualmente interessan. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.