Já Ouviu Falar do Alfabeto Fonético?

alfabeto fonético - de lugar nenhum

Já ouviu falar do Alfabeto Fonético? Embora o nome soe algo complicado, eu tenho certeza que você sabe muito bem o que é. É provável que você tenha utilizado alguma vez, em alguma ligação telefônica, ou que, eventualmente, você ouviu por aí em algum filme ou então em algum voo, durante uma viagem. Se algo do tipo como “Fox Papa Bravo”, ou mesmo, “Juliet Juliet Bola” te faz lembrar de algo, então pode ser que você já tenha utilizado este alfabeto antes!

Hoje te contamos algumas curiosidades do desse alfabeto utilizado em muitas situações, sobretudo em aulas de idioma ou (pasmem!) no turismo. Enfim, chega de enrolar.

Em primeiro lugar, vamos conhecer um pouco sobre sua história.

A história do Alfabeto Fonético

Se você já ouviu falar do alfabeto fonético, você deve ter pensado ser apenas uma simples forma de expressão para facilitar a comunicação. Entretanto, até o século XVII, não existia nenhuma forma padronizada de representar sons de palavras. Foi então que Francis Lodwick propôs a criação de um alfabeto universal quando observou dificuldades existentes da população em entender diferenças entre o idioma falado e escrito.

No entanto, o Alfabeto Fonético foi criado somente no século XIX, em 1886, por uma associação de professores de muitas nacionalidades, conhecida por Associação Fonética Internacional.

Eu nunca ouvi falar nisso, para que serve o Alfabeto Fonético?

Se acaso você estuda algum idioma, certamente já ouviu falar do Alfabeto Fonético, contudo não por seu nome, já que serve para representar características do idioma escrito que podem diferir do idioma falado. Da mesma forma, seu uso é comum quando soletramos um sobrenome ou um código pelo telefone.

Analogamente, o alfabeto fonético ajuda também a facilitar a comunicação em situações críticas, como, por exemplo, quando um piloto de avião está pousando uma aeronave e necessita de autorização. Então, neste caso, ele diz que a aeronave “FXVSR” está chegando. Entretanto, ele diz que “FOX XADREZ VICTOR SIERRA ROMEO” está chegando então pessoa que recebe esse chamado entende já de primeira sem nenhuma confusão. Simples assim. E afinal funciona. Rápido.

Similarmente, é quando viatura de polícia se comunica com a sua base e diz que a viatura “PX-906” está chegando ao local de uma ocorrência, afinal a mensagem tem que ser precisa. Portanto, chamando no rádio, eles dizem que o “PAPA XADREZ 906” está chegando. Por analogia, o alfabeto é conhecido também como Alfabeto Aeronáutico, ou radiofônico.

Entretanto, o nome Alfabeto Fonético é conhecido internacionalmente, utilizado principalmente no ramo do turismo. Afinal, se você já ouviu falar no alfabeto fonético, é provável que tenha sido em alguma destas situações. E isso falo por experiência própria, pois, trabalhei mais de 20 anos com turismo e não me lembro de um único dia de profissão que não tenha usado (risos).

Posso usar qualquer palavra para falar o Alfabeto Fonético?

Infelizmente não, já que dessa forma a ideia inicial de padronizar os sons de palavras faladas seria uma confusão (risos). Portanto, existem palavras específicas, para cada idioma, que se emprega para letra, são elas:

LetraCódigo ou Palavra-chave
AAlfa
BBeta
CCharlie
DDelta
EEcho
FFox (ou Foxtrot)
GGolf
HHotel
IIndia
JJuliet
KKilo
LLima
MMike
NNovember
OOscar
PPapa
QQuebec
RRomeo (ou Roma)
SSierra
TTango
UUniform
VVictor
WWhiskey
XX-Ray (ou Xadrez)
YYankee
ZZulu
Enfim, arrase no alfabeto fonético, pode até falar com aquele amigo usando esse tipo de código.

Concluindo

Enfim, espero que este post tenha ajudado vocês a entender um pouco mais sobre o que é alfabeto fonético. Se acaso você quer mais dicas sobre viagens, acesse nossa página de posts e leia muitas outras curiosidades! Sem dúvida elas vão ajudar a te preparar para sua viagem!

Por fim, também deixo nossa página de descontos. Não só pelo desconto, como também para nos ajudar a continuar trazendo dicas super legais aqui no site! Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Robba Caravieri

Robba Caravieri

Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

Dicas para sua viagem:

2 respostas

  1. Legal demais sobre este conteúdo sobre o código fonético. Eu sempre usei no meu serviço e conheco de longa data. O código Q que é igualmente interessan. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

booking

Posts Relacionados

viajar sem passaporte

Como Viajar Sem Passaporte?

Saiba aqui quais são os países para viajar sem o seu passaporte, usando somente o seu RG para cruzar as fronteiras! Vem com a gente!

como fazer amigos na sua viagem - de lugar nenhum

Como fazer amigos na sua viagem?

Amigos e viagem é uma coisa que combina, certo? A questão é que muitas pessoas às vezes deixam de viajar pelo motivo de não terem uma companhia nas férias ou mesmo terem compatibilidade de datas disponíveis pra conseguirem um acompanhante na aventura.

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!