Onde fica Viena - De Lugar Nenhum

Você sabe onde fica Viena? O que fazer por lá e quais são os seus pontos turísticos?

Viena é a capital e a cidade mais populosa da Áustria. Fica na Europa e está localizado próximo ao rio Danúbio e na transição do sopé oriental dos Alpes para a planície da Panônia.

Venha saber o motivo pelo qual você deve visitar essa cidade que encanta os corações dos turistas que passam por lá!

Por que visitar Viena?

Agora que você já sabe onde fica Viena, seu belo centro, com seus edifícios históricos, é um dos principais pontos turísticos e razão para visitar a cidade (com uma arquitetura magnífica que deixa os visitantes maravilhados).

Além disso, há muita cultura em Viena. Afinal, Viena é o berço de grandes compositores clássicos como Strauss, Beethoven ou Mozart (foi o berço da famosa ópera).

De fato, Viena é uma cidade linda. Não só tem muitas coisas para ver (por fora e por dentro), como também o transporte por metro e bonde ajuda em mostrar toda a sua beleza.

Catedral de Santo Estêvão em Viena

Ademais, a cidade oferece de tudo, isto é, museus interessantes, shows, prédios históricos, passeios de bicicleta ou banhos no Danúbio em dias quentes. Ou seja, você pode passar 5 dias fazendo coisas diferentes.

Arte, cultura e história fazem parte de Viena, uma das cidades mais clássicas que existem na Europa. Então, vamos conhecer tudo sobre ela?

Quantos dias são necessários? Onde fica Viena

Pensamos que três dias em Viena é o tempo ideal para uma visita. Isso porque em três dias você poderá você ver a maioria dos principais pontos turísticos, além de adicionar algumas das atrações menos conhecidas sem muita pressa.

Qual a melhor época para conhecer Viena?

A melhor época para visitar Viena é de abril a maio ou de setembro a outubro, já que nestas épocas você encontrá menos turistas, além de um clima ameno. Isto é, a maioria dos visitantes de Viena pretende aproveitar o clima quente e ensolarado nos meses de verão (entre junho e agosto). Nestas épocas você pode esperar uma cidade cheia, além das tarifas mais altas de hospedagem.

Viena no Inverno?

Sim, vale muito a pena se acaso você gosta de frio, já que em todos os invernos as praças mais bonitas de Viena se transformam em mágicos mercados de Natal, com inúmeras barracas que vendem lembranças e vinho quente. Em suma, a atmosfera é muito diferente de outras épocas do ano.

Porém, não se engane. Em dezembro o clima em Viena é de frio. A temperatura média é de 1,0 °C, com um mínimo de -1,8 °C e um máximo de 3,8 °C. Nas noites mais frias do mês, a temperatura geralmente cai para cerca de -10 °C .

Viena: melhor cidade para se viver

Viena fica localizada na Áustria, ao leste do país europeu. Tem como vizinhas, as cidades de Bratislava na Eslováquia, Graz e Linz ambas na Áustria. 

Situada na área noroeste do país, a cidade teve os celtas como os primeiros povos a habitarem na região. No século I a.C., os romanos tomaram o domínio do território, passou a se chamar de Vindobona que, em português, quer dizer “cidade branca”.

A região tem um histórico de guerras visando conquistar e dominar: invasões bávaras, húngaras, pela França de Napoleão e pelo exército alemão nazista. 

Galeria Albertina em Viena - De Lugar Nenhum
Galeria Albertina em Viena

Após o fim da Segunda Grande Guerra, a cidade passou a ser reconstruída principalmente em sua política, e sua economia melhorou. Além disso, a sua infraestrutura no geral alcançou níveis satisfatórios para quem mora ou visita.

A cidade é considerada a melhor para se morar em termos de saúde, estabilidade, educação, cultura e meio ambiente. Os dados são do relatório da Unidade de Inteligência realizado pela revista britânica The Economist. 

Entre os anos de 2009 a 2019, já havia ganho esse título, e de forma consecutiva. Mas o perdeu em 2020, devido ao fechamento de restaurantes e museus decorrentes da Covid-19.

Ainda assim, com a reabertura de pontos turísticos importantes, a cidade retomou o posto. Copenhague (Dinamarca) em terceiro lugar, e Zurique (Suíça) fecham os três primeiros lugares.

A música da cidade de Viena

Se você deseja viajar para Viena, precisa saber sobre a sua rica cultura. A cidade respira música e, por isso, é quase uma regra curtir uma boa música em sua viagem. 

A ópera é um dos muitos atrativos para se poder apreciar. Então que tal ir na Volksoper ou na  “Casa de Ópera do Povo”? Ela se localiza um pouco distante do centro, mas chegar lá é fácil com o transporte público. 

Caso tenha se interessado, saiba que os ingressos acabam rápido, e para poder assistir uma apresentação, será necessário se programar.

Burgartten Viena

Está disposto a abrir o bolso para ver o melhor da cidade? Então, vá a Staatsoper, ou a Ópera Estatal. O valor do ingresso é um pouco alto, mas o luxo e a qualidade da apresentação valem à pena.

Mas existe a possibilidade de assistir por um preço menor. Neste caso, os ingressos são vendidos de última hora, e você assiste tudo em um telão do lado de fora.

O Musikverein é a melhor casa de espetáculos em relação à acústica na Europa. É nele que acontecem os dois concertos mais concorridos ao nível mundial: o de 31 de janeiro e o de 1 de janeiro. 

A sua construção também faz parte da cultura. O local usou a arte neoclássica, que tem como uma de suas características, valorizar o clássico antigo. 

Mesmo a cidade sendo um dos berços da música clássica, é possível encontrar outros gêneros conforme o seu gosto.

Festival de música. Onde fica Viena

Um festival que abriga todos os tipos de música é o Lange Nacht der Musik. Prefere algo mais pesado como rock e hip-hop? Tem também o festival de Viena Stadthalle. 

Se prefere rock alternativo e indie, existe o Donaukanaltreiben. O jazz também é forte na região e está presente em salas e clubes. Além disso, o Festival de Jazz de Viena é um dos eventos mais prestigiados do gênero. 

Para quem gosta de dançar

Mas, se prefere dançar, tem as discotecas e clubes. Mas o evento de maior importância por lá é o Electric Spring in the Museumsquartier.

Agora, se quiser conhecer a música popular, Wienerlied é uma excelente opção. A música combina instrumentos como o acordeon, violino e a harpa com uma forma própria de canto. 

Você pode achá-lo em vários passeios pela cidade, mas o mais famoso deles é o festival de folk Wean Hean, que acontece em outubro.

Precisando de Hospedagem em Viena?

Pontos turísticos. Onde fica em Viena?

É verdade que todos os cantos da cidade respiram história. Mas, para viajar para lá, você precisa definir alguns lugares que seriam incríveis de visitar. 

A Catedral de Santo Estevão fica localizada no centro, é uma das igrejas mais antigas do estilo gótico na Europa. 

O sino da Catedral é famoso por pesar nada mais nada menos do que 21 toneladas. Mas, com os ataques da Segunda Grande Guerra, ele ainda está em reformas. Porém, é utilizado em ocasiões especiais como a virada de ano.

O Palácio de Schönbrunn é outro lugar ótimo para conhecer, mas não pense que será uma visita rápida. Ele tem cerca de 1.400 aposentos espalhados pela sua estrutura, que era a casa de verão da família Habsburgo. 

Entretanto, apenas alguns aposentos estão disponíveis para a visitação, e neles pode-se ver os jardins, as tapeçarias e mobílias. A entrada é gratuita.

A cidade não apresenta somente o clássico, o conjunto residencial de Hundertwasserhaus é famoso pelo seu colorido e pela arquitetura irregular que foi construída. As árvores crescem nos telhados dos 52 apartamentos existentes. 

O Donauturm fica um pouco afastado do centro, mas lhe dá uma vista privilegiada da cidade com os seus 252m. Ele também tem um restaurante giratório e oferece saltos de bungee jumping.

Hofburg em Viena

Gastronomia de Viena

É normal ter aquela fome após visitar tantos lugares lindos e turísticos. Conhecida pelos seus doces, a cidade não oferece apenas isso. 

O bairro da catedral oferece uma alta oferta de restaurantes para todos os gostos e preços. Um dos pratos mais típicos da região é o Wiener Schnitzel, que é um escalope de carne empanada, e que pode vir com uma salada de batatas de acompanhamento.

Agora, se você quer fazer sua viagem ficar mais doce, vá para Stephansdom. Pois, em suas redondezas, está a maioria das confeitarias, e você poderá entender o que torna a cidade tão famosa por seus bolos, tortas e outras opções.

Agora que você sabe onde fica Viena, arrume suas malas, agende sua viagem e aproveite cada minuto!



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.