o que fazer no Catar - De Lugar Nenhum

Você quer dicas sobre o que fazer em Doha no Catar? Então, continue aqui e confira as melhores dicas que selecionamos para você!

O Catar é um dos pontos mais visitados e conhecidos pelos viajantes de todo o mundo, no Oriente Médio.

A cidade de Doha, inclusive, receberá neste ano, um dos campeonatos mais importantes da história do futebol, a Copa do Mundo Fifa de 2022.

Se você está pensando em se programar para conhecer o Catar, então, venha conosco, conhecer alguns dos principais pontos turísticos do local, onde ficar, como chegar até lá, dicas dos melhores restaurantes em Doha e muito mais!

Sobre o Qatar (Catar)

Sem dúvida, não tem como negar que o Catar é um país luxuoso, que esbanja ouro e riqueza em cada esquina das principais e maiores cidades do país. Aliás, lá, estão presentes alguns dos prédios arquitetônicos mais esplêndidos do mundo.

Além disso, os turistas que já passaram uns dias por lá, costumam ressaltar a beleza das praias, desertos e do mercado tradicional que preserva a cultura antiga do Oriente Médio.

Como chegar no Catar?

deserto no catar - de lugar nenhum
A Qatar Airways tem voo direto do Brasil para Doha

Bom! Considerando que o Catar está no Oriente Médio, a única forma de chegar até lá é através de voos internacionais.

Desse modo, para quem quer um voo mais rápido e tranquilo, é possível optar pelos voos diretos oferecidos pela operadora Qatar Airways. Os aviões partem de Guarulhos (SP), com destino à Doha.

É possível partir, também, do Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte, mas a passagem mais em conta costuma ser a de São Paulo.

Os voos Brasil – Catar duram entre 14 horas e 20 horas, dependendo do local de partida e da quantidade de escalas.

O que fazer em Doha em 1 dia, 2 dias ou 3 dias. O que fazer em Doha a noite

Explorar o Catar é uma experiência incrível, principalmente para nós que crescemos dentro da cultura ocidental, e ficamos impressionados com os costumes e belezas orientais.

O Catar possui alguns pontos turísticos bem legais, e que não podem ficar fora do seu roteiro pelo país. Aliás, a grande maioria está localizado na cidade de Doha. Então, confira em detalhes a seguir.

Dunas do Deserto

deserto no catar - de lugar nenhum
Deserto no Catar, país que recebe a Copa do Mundo de 2022

Ir para o Catar e não dar uma volta no deserto é imperdoável! O deserto de Doha é um dos que permaneceram praticamente intocados, oferecendo uma incrível aventura para quem está pela cidade.

O deserto de Doha é repleto de dunas bem altas e onduladas na sua paisagem. E a viagem através dele te levará ao mar, em uma vista de tirar o fôlego no momento em que as águas azuis do Catar se misturam com a areia do deserto!

E, para quem quer se aventurar ainda mais, é possível passar uma noite luxuosa nas tendas árabes no deserto de Doha, onde você pode apreciar a comida local, e dormir olhando as estrelas!

Você pode fazer um tour privado pelo Deserto do Qatar!

Souq Waqif

O Oriente Médio é uma das regiões mais antigas de todo o mundo, e igualmente é o Catar. Por isso, um passeio bem legal de fazer por lá é conhecer as ruas do Souq Waqif, mais conhecido por lá como mercado tradicional.

Ao andar pelas ruas do mercado, você pode desfrutar de várias comidas tradicionais, conhecer os perfumes árabes, observar a arquitetura antiga e deslumbrante da região, e viver uma verdadeira viagem no tempo em um dos locais que mais preservam a cultura antiga da região.

Pearl-Qatar

Aqui, está um passeio bem luxuoso para quem quer apreciar as arquiteturas únicas e incomparáveis do Catar.

O Pearl-Qatar é uma ilha artificial no Catar, muito conhecida internacionalmente, que acabou recebendo esse nome por conta do local em que foi construída. Antigamente, a região da ilha era um espaço onde mergulhadores buscavam pérolas.

Hoje em dia, o Peral-Qatar é o mais alto luxo do país, e um símbolo de elegância no mundo todo. Por lá, você encontra as lojas e restaurantes do mais alto nível, condomínios fechados repleto de mansões, iates e muito mais!

Esse é o lugar ideal para quem quer conhecer e sentir o gostinho de como vive a classe alta mundial.

Museu Nacional do Catar

Para os “turistas conceito”, o Catar possui um Museu Nacional que está aberto para visitação desde 2019. Desde então, está na lista de museus mais visitados de todo o mundo, de acordo com a Time Magazine.

O Museu Nacional do Catar foi projetado por Jean Nouve, um arquiteto francês que pensou em um prédio inspirado no cristal rosa do deserto, símbolo do próprio Catar.

O lugar é realmente deslumbrante e vale a pena uma visita.

Corniche

Um dos pontos mais conhecidos e frequentados por turistas no catar é o Corniche de Doha, que fica localizado na Baía Oeste do país.

É uma espécie de “calçadão”, repleto de bares, restaurantes, cafés e que permite ter uma vista panorâmica de todos aqueles prédios maravilhosos que vemos por foto.

O Corniche de Doha também tem áreas verdes para dar aquela relaxada nos passeios. Então, é uma ótima opção de parada durante o roteiro para descansar, almoçar ou tomar um café da tarde antes de terminar o dia.

Museu de arte Islâmica

Outra opção de passeio para os turistas apaixonados por história e arte, o Museu de Arte Islâmica do Catar foi projetado por IM Pei.

Quando estava pensando sobre o projeto, o arquiteto chegou a conclusão de que o Museu de Arte Islâmica deveria ter a sua própria ilha para que nenhum outro monumento acabasse ofuscando o prédio do museu.

O edifício do museu, por si só, já é uma verdadeira obra prima de Doha. E no seu interior, os visitantes podem apreciar coleções de arte datadas entre o século VII e XIX, e algumas exposições rotativas.

Mas, um dos pontos mais incríveis do Museu de Arte Islâmica é o seu terraço, que oferece uma das vistas mais espetaculares de Doha!

O melhor de tudo é que o museu fica bem pertinho do mercado tradicional e do Corniche. Então, você já pode tirar um dia para criar um roteiro por ali.

Katara Cultural Village

Katara Cultural Village - De lugar nenhum
Katara Cultural Village é um dos lugares mais visitados do Qatar

Para finalizar, um passeio super tranquilo e ótimo para comprar as lembrancinhas para trazer para os amigos e familiares, vale super a pena ir até o Katara Cultural Village, um local que preserva a cultura oriental do Catar em todas as suas faces.

O Katara Cultural Village é uma vila cultural do país, onde você pode encontrar restaurantes, lojas de artesanato, áreas verdes, ópera, galerias de arte, anfiteatros e muito mais!

Além disso, é lá que está, também, a Mesquita de Katara, uma das mesquitas mais bonitas do país por possuir um design bem diferente das outras mesquitas. Ela é um edifício cheio de azulejos azuis, com tons de amarelo e vermelho.

Onde ficar no Catar? O que fazer no Qatar?

Ao viajar para o Catar, uma das melhores cidades para se hospedar é Doha, pois dali, você pode ir para qualquer direção, e porque grande parte dos pontos turísticos se localizam na cidade.

Pensando nisso, separamos algumas ideias de onde ficar em Doha para os mais diversos perfis de turistas. Veja abaixo!

Próximo do aeroporto de Doha

O aeroporto de Doha oferece opções de hospedagem em hotéis, cabines e salas, todas dentro do próprio complexo do aeroporto.

Você pode dar uma olhada no Quiet Room, que são salas para descanso, nos Sleeping Pods, ou no Oryx Airport Hotel, que fica dentro do aeroporto. 

Essas opções ideais para quem vai fazer escala em Doha. Assim, na volta dos passeios, você já fica mais próximo do aeroporto, e facilita no momento de pegar o próximo vôo depois.

Para quem quer ficar perto do aeroporto e luxar, tem ainda o Aç Sharq Village, que fica a cerca de 3km do local, e é um dos melhores resorts de luxo.

E para quem não pode gastar muito, mas quer ficar por ali, vale a pena conferir o Hyatt Regency Oryx Doha, que também está a apenas 3km do aeroporto, e oferece quartos bem bonitos por um ótimo preço.

Região central de Doha

Em seguida, para quem vai turistar pelo Catar, ficar na região central de Doha é uma das melhores opções.

Para se localizar no mapa, a região central de Doha é a que fica próxima do Souq Waqif. Por ali, você encontra uma variedade enorme de hotéis, que vão desde opções 5 estrelas, até os mais baratos e simples.

O Best Western Plus Doha é uma ótima opção, e um dos mais bem avaliados da região central. Ele está localizado no meio dos dois museus, o de Arte Islâmica e do Nacional, em um ponto bem estratégico para turistas.

Outra opção é o Souq Waqif Boutique Hotels Tivoli, que é um pouco mais caro, mas, ao mesmo tempo, com localização e avaliação superiores. Dependendo da época de viagem, os preços valem muito a pena e ficam bem próximos dos valores da opção anterior.

Para quem quer opções um pouco mais acessíveis, vale a pena conferir o The Town Hotel Doha e o Golden Tulip, ambos com nota próxima de 8.

West Bay

A região de West Bay em Doha fica entre o centro e o The Pearl, sendo uma das localizações mais bonitas, principalmente na parte da noite, quando é possível apreciar os prédios iluminados.

Bem como, se hospedar por ali tem um custo mais elevado. Por isso, é uma opção para quem está disposto a gastar mais por um hotel mais luxuoso, mas não consegue arcar com os quartos no The Pearl.

O Ritz-Carlton é uma ótima opção, com 5 estrelas e sendo um dos hotéis mais bem avaliados dali.

Ali também está o Movenpick Hotel West Bay, uma opção um pouco mais cara e mais elegante do que a anterior.

E, para quem quer ficar por ali sem gastar tanto, tem o Centara West Bay Hotel & Residences, que oferece algumas opções de estúdio mais baratas.

Onde comer em Doha – Catar

Fala a verdade, nós brasileiros somos um povo apaixonado por gastronomia, não é mesmo? Por isso, sem dúvida, você quer algumas dicas de onde comer no Catar e apreciar, com qualidade, a culinária da região.

Por isso, separamos aqui uma lista com os principais e mais bem avaliados restaurantes em Doha atualmente. Confira!

o que fazer em doha
Yasmine Palace: culinária árabe e ambiente requintado
  • Parisa Souq Waqif: gastronomia persa, localizado no coração de Doha
  • Yasmine Palace: culinária árabe, localizado no centro do luxuoso The Pearl
  • Zengo: culinária pan asiática, é o restaurante mais alto de Doha e que oferece uma vista incrível de toda a cidade
  • Damasca One: uma opção mais em conta e com uma variedade grande no cardápio, além de ser possível fumar shisha na varanda e ter menu executivo
  • Nurs-te: restaurante de carnes, dentro do Sheraton Hotel e de um chefe turco renomado internacionalmente

O que comprar no Catar?

Enfim, para finalizar, vamos a algumas ideias de lembrancinhas e must-have do Catar, que não pode deixar de comprar e trazer com você na volta.

Um dos itens mais bonitos do Catar são os feitos à mão. Desde de tecelagens, bules árabes, lenços e até doces famosos da região, todos eles são ótimas opções de presentes. Aliás, são totalmente exclusivos. Veja algumas ideias:

Doces árabes

Em Doha, você pode encontrar uma variedade de lojas que vendem doces comuns da região para presentear, como as tâmaras.

Lenços e Pashminas

Os lenços são parte da cultura árabe de Doha, e muitas lojas por lá oferecem opções feitas à mão e totalmente únicas. Sem dúvida, são ótimas opções de lembrança da viagem e de presente para amigas e familiares.

Bules Dallah

Em seguida, você verá os bules Dallah em vários lugares diferentes em sua viagem pelo Catar. Pois esse item é muito comum e típico na região, utilizado no preparo dos cafés árabes.

A peça é feita a mão e é de latão, mas todos os itens são muito delicados e bem trabalhados, sendo uma ótima opção de lembrança para quem costuma decorar a casa com vasos e itens de metal.

Perfumes e fragrância de oud

Logo depois, se alguém perguntasse qual é o cheiro do Catar, esse cheiro é o oud, que é extraído de uma árvore bem rara e típica da região, o pau de águila, também conhecido como Madeira dos Deuses.

Narguilés

o que fazer em doha - de lugar nenhum
O Narguille é uma tradição no Qatar

Os narguilés são típicos dos árabes, e em Doha você encontra opções bem trabalhadas e com design tradicional árabe. Mesmo que você não fume, os narguilés continuam itens muito bonitos para compor decorações.

Luzes árabes

Por fim, as luzes árabes, também trabalhadas com pedras e vidros, ou seja, são ótimas opções de presente, ou para levar para casa e incorporar na sua decoração.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.