moeda do canada - de lugar nenhum

Você sabe qual é a moeda do Canada? Um país maravilhoso que vem sendo cada dia mais visitado pelos brasileiros, escolhido também para quem quer morar fora do país, ou para fazer intercâmbio.

No Canadá você vai encontrar um país extremamente bonito, com pessoas extremamente educadas e muita segurança.

Mas viemos aqui falar de dinheiro para viajar ao Canadá e nesse quesito sempre suguem mutias dúvidas: Qual é a moeda do Canada? Devo usar o dólar canadense ou dólar americano? Encontro casas de câmbio no Canadá?

Nesse artigo, vamos tirar todas essas dúvidas. Continue lendo.

Moeda canadense. Moeda do Canada

A primeira coisa que você precisa saber é que a principal moeda do Canadá é o Dólar Canadense. O símbolo do dólar canadense (CAD) é $ ou C$ e tem notas de 5, 10, 20, 50 e 100 dólares e moedas de 5, 10, 25 e 50 centavos, 1 e 2 dólares.

Nossa recomendação é sempre levar um valor em espécie, em torno de 500 a mil dólares canadenses por pessoa, para economizar no IOF e pagar pequenos gastos do dia a dia. Até mesmo para passar na imigração, então, caso te peçam.

Quantos dólares pode entrar no Canadá? Moeda canadense

Em seguida, uma pergunta que muitos visitantes desejam saber. Qualquer valor superior a 10.000 dólares canadenses devem ser declarados.

Ou seja, você pode entrar com até 10.000 dólares canadenses sem ter que declarar na alfândega do país.

Quanto se gasta em um dia no Canadá?

Em seguida, vamos falar do quanto se gasta em um dia no Canadá. Claro que esse valor mudar conforme o tipo de viajante que você é. Vamos calcular aqui uma média de C$50 com passeios, transporte e comida na maioria das cidades do país.

Esse é um valor médio somente para coisas básicas do dia, não está incluso bebidas alcoólicas, baladas e outros tipos de diversão. É um custo básico para você ter uma ideia de quanto levar.

A moeda canadense e o seu valor

Logo depois, esse é um ponto muito importante ele custa menos que o americano, ou seja, o dólar canadense tem um melhor custo x benefício que o dólar americano, custa menos para nós brasileiros.

Os dois dólares já tiveram valores iguais muitas vezes no passado, mas, no geral, ele custa 20 e 30% menos que o dólar dos Estados Unidos.

Se você quiser comprar a moeda do Canadá no Brasil, pode procurar pelo banco canadense ScotiaBank, pois, eles vendem oficialmente no país. Você pode ainda consultar outras operadoras de câmbio na sua cidade.

As moedas e o dinheiro canadenses

Em seguida, assim como temos o Banco Central no Brasil, no Canadá existe o Bank of Canada que se responsabiliza pelo dinheiro.

moeda do canada
Nota de 100 da moeda do Canada

Veja os tipos e valores de moeda que existem por lá:

  • Moeda: $0.05, $0,10, $0,25, $1, e $2
  • Dinheiro: $5, $10, $20, $50, e $100

No país se usa muito pouco notas de $50 e a de $100 dólares canadenses. Quanto mais trocado o dinheiro melhor para ter com você.

Como levar dinheiro na sua viagem ao Canadá?

Você pode escolher o que for melhor pra você, mas tenha sempre um pouco de dinheiro em espécie ao chegar no país.

Sendo assim, os meios de pagamento mais aceitos no país são:

  • Dólares canadenses
  • Dólares americanos (com restrições)
  • Logo depois, o Cartão de crédito e débito
  • E em seguida, os já conhecidos Cartões pré-pago

CAD, a moeda canadense

O dólar canadense, claro, é aceito em qualquer lugar e recomendado. Tudo vai ser mais fácil na sua viagem e sem se preocupar com taxas futuras. Chegar com a moeda do Canadá é sempre a opção mais simples pra viajar.

Uma dica é pesquisar e ir comprando gradualmente, antes de viajar. Você pode pesquisar nas agências de câmbio. Uma delas, vai ter a melhor cotação. Exagere nas pesquisas.

Dólar americano para viajar ao Canadá

Entretanto, você também pode levar o dólar americano, pois, ele, por exemplo, também vai ser aceito em alguns estabelecimentos, principalmente os mais turísticos.

Mas tome cuidado, pois a cotação que eles costumam aplicar não é boa, por exemplo, e não indicamos que essa seja a sua principal moeda.

Cartão de crédito

Logo depois, você pode usar o seu cartão de crédito, claro. Aliás, ultimamente os canadenses usam mais cartões do que dinheiro. Para qualquer valor de compras.

Vantagens de usar cartão de crédito

Logo depois, ainda que tenhamos que lembrar que ao usar o seu cartão internacional, você tem que pagar os 6,38% de IOF, ainda assim, vale a pena em muitos casos usar o seu cartão, pois, muitas vezes essa taxa é menor que a taxa para comprar dinheiro no Brasil.

Logo depois, todos nós viajantes, gostamos de usar o cartão para ganhar pontos e milhas e usar isso em outras viagens. Além disso, muitos deles oferecem seguro de viagem, o que já é uma grande economia.

Desvantagens de usar Cartão de crédito

Logo depois, sobre as desvantagens, além da taxa de IOF no Brasil que é de 6,38%, você tem a questão que o câmbio da moeda só fecha com a data de encerramento da sua fatura.

Ou seja, isso faz com que o planejamento do uso de cartão de crédito no exterior seja baseado na sorte, se o câmbio subir demais no dia do fechamento da fatura, não valeu a pena.

Cartão Pré-pago

Logo depois, o cartão pré-pago é uma ótima opção, ou seja, você pode ter o controle do câmbio que usou e recarregar à sua maneira.

Além disso, o IOF é muito menor para comprar esses cartões ainda no Brasil.

Ter uma conta com moeda do exterior. Moeda do Canada

Logo depois, para nós a melhor ideia de todas! Ter uma conta com moeda do exterior, como a WISE.

Se você ainda não ouvir falar, a Wise, que antes era a Transferwise, tem um esquema , que você pode ter um cartão, onde você transfere seu dinheiro em reais para uma conta multimoeda. Eles cobram a menor taxa do mercado, você vai adorar.

Como funciona a Wise?

wise
Faça seu cadastro na Wise para economizar muito dinheiro!

A gente sempre viaja com o cartão da Wise, pois você pode usar em qualquer moeda do mundo. Pode ser usado com a moeda do Canada também! Mas basicamente é um serviço câmbio e de transferência internacional. Você pode tanto usar pessoal como pra transferir dinheiro entre países.

Ela não tem taxa de câmbio e você pode fazer tudo por aplicativo. É muito fácil! Faça já o seu cadastro no Wise pra ver como vai economizar. Temos um convite pra você na Wise que vai te dar um super desconto na primeira transação.

Se estiver visitando alguém que more no Canadá, transfira o dinheiro para essa pessoa, e pegue com ela quando chegar ao destino.

Câmbio nos bancos do Canadá

Em seguida, essa é uma opção válida, mas somente com dólares americanos para a moeda do Canada.

Sendo assim, na maioria das cidades do Canadá os bancos fazem o câmbio do dólar americano para a moeda canadense. Para isso você somente precisa estar com o seu passaporte e apresentar ele ao caixa.

É importante dizer que tem uma taxa para cada transação, sendo assim, melhor trocar a maior quantidade possível em uma única vez.

Os bancos do Canadá: Scotiabank, TD, RBC, BMO e CIBC.

Tax Free no Canadá. Taxas no Canadá

O Canadá desde 2007 não tem mais o Tax Free, que era um sistema que você revia parte dos impostos quando voltava para casa. Uma pena.

Ainda assim, falando de impostos, você precisa, por exemplo, saber que o imposto é calculado no ato da compra, e os lugares têm taxas de impostos diferentes.

Ou seja, se você ver uma coisa na loja, por C$10.00 quando passar no caixa, vai pagar esse valor + os impostos.

Veja as taxas de cada lugar:

Principais cidadesValor da taxa
Alberta (Banff, Calgary, Edmonton) / Yukon / Nunavut (Iqaluit) / Northwest Territories 5%
British Columbia – BC (Vancouver, Victoria) / Manitoba (Winnipeg)12%
Northwest Territories (Yellowknife)5%
Newfoundland and Labrador (St. John’s) / Nova Scotia (Halifax)15%
Ontario (Toronto, Niagara, Ottawa)13%
New Brunswick (Fredricton, Moncton) / Québec (Montreal, Quebec City) / Prince Edward Island 15%
Saskatchewan (Saskatoon, Regina)11%
Podem mudar sem prévio aviso

Gostou de conhecer sobre a moeda do Canada? Faça sua escolha e desbrave o país!



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.