
Vai fazer uma viagem rápida pela capital e quer saber o que fazer em Luxemburgo em 2 dias? Então esse roteiro é ideal para você! Aqui não só está uma compilação dos muitos pontos turísticos e atividades disponíveis para os visitantes da cidade de Luxemburgo, mas também locais que podem ser visitados gratuitamente, ou a um custo reduzido, com Luxembourg Card.
Deixe-se inspirar por esse texto de viagem e aproveite para ver o Grão-Ducado à sua vontade, seja sozinho ou em família, com bom ou mau tempo, a pé, de bicicleta, carro, ônibus ou trem. Divirta-se descobrindo Luxemburgo! E então? Está preparado para ler o roteiro completo?
Dicas de viagem Luxemburgo: é bom saber…

Se acaso você está indo para Luxemburgo pela primeira vez, vale a pena saber que:
- Você pode circular pela cidade (e pelo país) usando o transporte público grátis!
- Há um aplicativo das linhas de transporte público chamado Mobiliteit
- Há um aplicativo oficial do turismo chamado VisitLuxembourg
- Vale a pena comprar o Luxembourg Card!
- É possível fazer um tour de bicicleta por Luxemburgo (E-bike tour com o Sightseeing.lu)
Roteiro completo em Luxemburgo

Esse roteiro completo levará você pelas ruas mais charmosas de Luxemburgo. Mas mantenha seus olhos abertos, pois há uma mistura única de modernismo e tradição em cada curva, que somente os viajantes que a conhecem pessoalmente podem vislumbrar.
Sem dúvida, a cidade de Luxemburgo é um encanto, com sua cultura cheia de contrastes intrigantes e história, é difícil conhecer alguém que não tenha gostado de fazer turismo por aqui. Para que você aproveite o melhor da cidade, um roteiro de 2 dias em Luxemburgo pode ser organizado da seguinte forma:
- Dia 1: caminhada pela cidade (descobrir a cidade alta e a cidade baixa), dar uma olhada em passeios, walking tours e os pontos turísticos para tirar fotos incríveis.
- Dia 2: Visitar Kichberg, conhecer a Place de l’Europe e a Filarmonica, o museu de arte moderna e o museu Dräi Eechelen.
A seguir, comentamos exatamente o que você pode conhecer em Luxemburgo em cada um dos dias. Vamos lá?
Primeiro dia em Luxemburgo!

Logo pela manhã, o primeiro passeio que você deve fazer em Luxemburgo é o Caminho Circular de Wenzel (Wenzel Circular Walk). Isso porque o Caminho Wenzel é uma maneira fantástica de explorar os bairros antigos e as fortificações da cidade, levando-o também por pitorescas ruas de paralelepípedos com bons bares e cafés, centros culturais, galerias de arte e muito mais. Ao fazer essa caminhada, você pode conhecer a cidade alta e a cidade baixa, e seus mais de 1.000 anos de história.
Nessa rota, você não só conhecerá a Grund, mas também outras atrações turísticas como a Promontório Bock (casemates du Bock), a Estátua Melusina, Chemin de la Corniche, a Abadia de Neimenster (centro cultural que vale a pena visitar por suas exposições e eventos culturais) e as Casamatas de la Pétrusse.
Ao finalizar o passeio pelo centro histórico de Luxemburgo, va até a Catedral de Notre Dame de Luxemburgo e se perca pelas ruas dali. A catedral fica perto do Palácio Grão Ducal, da Place de la Constituition (Praça da Constituição) e da Place Guillaume II. Ademais, é nessa região que estão as lojas, comidas e bebidas que vão desde bares de coquetéis de luxo a cafés, restaurantes, livrarias e museus.
Uma das dicas que vale a pena é fazer a pausa nessa região aqui e conhecer algumas lojinhas como, por exemplo, a Delicatessen (da Chef Léa Linster), Luxembourg House shop, Wanderscheid, e Chocolate House (peça um chocolate quente!).
Segundo dia em Luxemburgo!

Após caminhar pelo lindo centro histórico de Luxemburgo, conhecer as cidades alta e baixa e dar uma volta pelo centro comercial, a cidade ainda tem muito que oferecer! E no último dia de Luxemburgo em 2 dias, você irá caminhar pelo distrito internacional de Kirchberg.
Esse distrito tem uma arquitetura muito fascinante, a começar pelo impressionante Mudam – Museu de Arte Moderna, projetado por Ieoh Ming Pei-, ou outros edifícios proeminentes, desde escritórios de alto nível da UE até bancos, edifícios residenciais, restaurantes e centros comerciais.
Logo pela manhã, dirija-se até a Place de l’Europe para conhecer a sala de concertos Philharmonie do arquiteto francês Christian de Portzemparc. Aqui vale a pena você ver se há algum concerto no dia para voltar e apreciar depois pela noite. É realmente um espetáculo!
Daqui, dirija-se até o parque Dräi Eechelen para visitar o Dräi Eechelen Museum – você pode andar pelas ruínas e apreciar as vistas da cidade. No entanto, antes de chegar lá, de um pulo no Mudam. Após visitar esses dois museus, vá até o pequeno shopping Infinity para comer e aproveite o resto da noite para descansar!
Lugares para tirar lindas fotos em Luxemburgo!

Alguns dos pontos fotográficos da cidade de Luxemburgo que valem a pena fazer uma pausa durante o roteiro são:
- Park Dräi Eechelen (dê uma volta pelo parque e ruínas do Mudam)
- Elevador Pfaffenthal
- Ponte Grande Duchesse Charlotte
- Ponte Adolphe
- Place de Paris
- Chemin de la Corniche
- Torre Jacob e Dinselpuert
Park Dräi Eechelen

O Park Dräi Eechelen é um conhecido parque público na cidade de Luxemburgo. Também chamado de Parque das Três Bolotas, ele está localizado em uma península no bairro de Kirchberg e é acessível facilmente por trânsito público. Sem dúvida, aqui há uma das melhores vistas panorâmicas da cidade. É ideal entre o nascer e pôr-do-sol.
Além das vistas, está próximo de grandes destinos turísticos, incluindo o Mudam Luxembourg, a Filarmônica, o Tribunal de Justiça Europeu e o Banco Europeu de Investimento. Também abriga uma série de atrações próprias, incluindo trilhas para caminhada e ciclismo, playgrounds e áreas de piquenique. O parque também tem um restaurante e um café, onde você pode desfrutar de uma refeição ou uma bebida enquanto curte as vistas panorâmicas da cidade.
Uma curiosidade sobre seu nome é que ele vem das três bolotas representadas no brasão de armas da cidade de Luxemburgo. Isso porque o parque foi construído em um local de uma antiga fortaleza do século XIV.
Elevador Pfaffenthal

Faça um passeio livre pelas muralhas da cidade protegidas pela UNESCO no elevador panorâmico de Pfaffenthal. Afinal, não só é uma atração turística popular que oferece uma maneira única e conveniente de viajar entre a cidade alta e a cidade baixa de Luxembrugo, mas também uma das melhores vistas da cidade.
O Elevador Pfaffenthal foi inaugurdo em 22 de julho de 2016 e acredita-se que transportou mais de 33.000 pessoas em seu primeiro ano de operação. O passeio consiste em subir (ou baixar) um total de 71 m de altura e seu uso é totalmente gratuito.
Próximo à saída do topo do elevador, a passarela fechada e cercada por vidros leva ao Pescatore Foundation Park, localizado no cruzamento da Boulevard Robert Schuman com a Avenue de la Porte Neuve, e está conectado ao resto da Ville Haute através das várias ciclovias e caminhos para pedestres.
Aqui você pode caminhar pelos parques da cidade ao longo do Elevador Pfaffenthal e baixar para caminhar até a Grund.
Ponte Grande Duchesse Charlotte

A Ponte Grande Duchesse Charlotte (também chamada de Ponte Vermelha) é uma ponte que liga o Plateau du Kirchberg ao centro da cidade, atravessando o Vale do Pétrusse. Foi batizada em homenagem à Grã-Duquesa Charlotte de Luxemburgo, que a abriu oficialmente em 2006.
Na ponte você pode ter vistas de ambos os lados da cidade, no entanto, é possível tirar boas fotos antes de entrar nela, já que durante a caminhada de um lado ao outro há grades que dificultam a vista (mas estão por segurança!).
Ainda assim, a ponte em si é uma atração e um ícone. Tem um design elegante e moderno, é enfeitada com uma série de características arquitetônicas projetadas para se misturar com a paisagem ao redor.
Além de seu papel como centro de transporte, a Ponte Grande Duchesse é também uma parte importante culturalmente falando. Ademais, é um ótimo lugar para desfrutar de um passeio a pé ou de bicicleta.
Ponte Adolphe

Justo ao lado da Place de la Constitution com vistas para as casamatas de Pétrusse está a Ponte Adolphe. Foi nomeada em homenagem ao Grão-Duque Adolphe, o Grão-Duque de Luxemburgo de 1890 a 1905. Projetada pelo engenheiro francês Paul Séjourné, levou 3 anos para ser construída.
A ponte tornou-se uma atração turística proeminente e um símbolo não-oficial da independência de Luxemburgo. Possui estrutura distinta e visualmente marcante, além de um design imponente. O arco principal da ponte é uma curva alta e graciosa, apoiada por uma série de arcos menores. O grande arco se estende por mais de 85 metros através do vale do Pétrusse a uma altura de 42 metros (e possui um comprimento total de 153 metros!).
Ainda que construída em 1900, a ponte é conhecida como a Nova Ponte, já que substituiu uma ponte antiga chamada Passarelle (de permaneceu ativa durante 1859 a 1861).
Place de Paris

A Place de Paris, situada no centro da cidade – não muito longe da estação de trem -, foi transformada em uma zona de pedestres em 1986. Fica bem perto do Palácio Grand Ducal e da Catedral de Notre Dame.
Muitos restaurantes com bons pátios durante o verão estão localizados nesta praça e às quartas-feiras ela abriga um pequeno mercado. Ademais, numerosas estruturas e locais significativos, como a Prefeitura, o Teatro Nacional e o Escritório de Informação Turística, circundam a área.
Há inúmeros restaurantes, cafés e lojas na praça que oferecem uma gama de alternativas de refeições e compras. Um exemplo é o Café Florence ou o Paname (aliás, que serve um delicioso almoço!).
Além das opções de passeios, saiba que a Place de Paris serve como uma importante passagem de ônibus e bonde da cidade, ou seja, é também um importante centro de trânsito. A área é um ponto de partida favorito para excursões pela cidade a pé e de bicicleta, pois está perto de várias das principais atrações da cidade.
Chemin de la Corniche

Chemin de la Corniche é uma rota histórica ao longo das margens do rio Alzette com uma vista panorâmica do Grund e do Planalto de Rham. Com uma pitoresca fileira de residências históricas e coloridas, sua passagem pelo Corniche será acompanhada com algumas casas notáveis como a “Maison de Cassal” e algumas residências nobres dos séculos XVII, XVIII e XIX.
Foi criada pelos espanhóis no século XVII e fortificada por Vauban alguns anos depois. Sem dúvida, é um dos lugares mais legais para tirar foto em Luxemburgo. Suas vistas deslumbrantes e seu belo cenário fazem dela um local popular tanto para turistas quanto para os locais.
Torre Jacob e Dinselpuert

A Torre Jacob foi uma fortaleza medieval construída no século XIV. Ela leva o nome do Duque de Luxemburgo, que ordenou sua construção. A torre, que foi um componente essencial do sistema de segurança da cidade, está situada em uma colina com vista para a cidade. A saber, a vista é linda!
Além da vista que você pode ter daqui, a Torre Jacob também é uma atração turística muito apreciada e um marco significativo na história de Luxemburgo, tanto é, que faz parte da Rota de Wenzel. O interior da torre, que possui um museu com uma coleção de objetos históricos e exposições, é acessível ao público. Desde a fundação da cidade no século X até o presente, a história da cidade é contada no museu.
Para chegar até aqui, você pode pegar o ônibus 14 ou 15, fica a 5 minutos dos Casemates Bock.
Onde comer e beber em Luxemburgo?

A cidade de Luxemburgo, capital do país, não só é conhecida por sua rica história e tradições culturais, mas também pelo cenário gastronômico único. Afinal, a cidade tem uma grande variedade de restaurantes, cafés e bistrôs que servem diversas comidas locais e internacionais.
Se você está procurando iguarias luxemburguesas clássicas como Judd mat Gaardebounen (porco defumado com feijão-verde), Gromperekichelcher (panquecas de batata), ou mesmo cozinhas mais cosmopolitas como comida italiana, francesa ou asiática, na cidade de Luxemburgo você encontrará muitas opções. Veja algumas delas:
- Vinoteca (para quem gosta de vinho)
- Dipso (vinhos, petiscos e, às vezes, festinhas)
- Vins Fins (vinhos no Grund)
- Bella Ciao (boa comida italiana na Place d’Armes)
- Mesa Verde (primeiro restaurante vegetariado de Luxemburgo)
- Pas Sage (drinks e petiscos)
- De Gudde Wëllen (comida, drinks e, às vezes, lounge com DJ)
- Um Dierfgen (comida típica de Luxemburgo)
- Florence (café e sanduíches)
- Paname (brunch e cocktails)
Vinoteca

Rodolphe Chevalier dá as boas-vindas aos convidados ao bar (e loja) Vinoteca desde 2008. Aqui você pode experimentar cerca de quarenta vinhos especiais da casa em copo ou, se preferir em garrafas, são oferecidas cerca de 1500 referências de todo o mundo e em todas as faixas de preço.
Você pode pedir tapas frias ou carnes grelhadas para acompanhar seus vinhos em um ambiente decididamente moderno e desordenado, mas com a elegância de um edifício com quase mil anos de idade.
Há muitos ambientes por aqui: conviviais no bar, românticos e tranquilos na caverna abobadada, e aconchegantes nos sofás acima. Em uma sala que pode acomodar até 60 convidados, é uma opção ideal após o trabalho ou para fazer degustações.
O bar está aberto de segunda a sexta-feira, dirigido por Rodolphe, duas vezes melhor sommelier de Luxemburgo e representante de Luxemburgo no Concurso Mundial do Melhor Sommelier.
Dipso

O Dipso é um Winebar que, além de várias especialidades, ainda serve pequenos pratos típicos luxemburgueses. Está situado em uma colina perto da cidade histórica, na beira de ruas antigas e aconchegantes no coração da cidade.
No verão, é possível sentar em mesas no terraço, ideal para aproveitar o dia e o clima amigável da cidade de Luxemburgo nessa época. Eles servem uma grande variedade de vinhos tintos e brancos a copo. Experimente os vinhos locais e, se acaso você tiver um gosto fino, peça conselhos do sommelier.
Você também pode pedir comida, que é deliciosa. Experimente uma “Planchette” ou uma “tarte chaude” para sobremesa.
Vins Fins

Vins Fins é um bar & loja de vinhos acolhedor, que propõe apenas vinhos naturais e biodinâmicos. É um ótimo lugar para comer e combinar vinho com comida, já que há, realmente, uma grande seleção de vinhos aqui.
É pequeno, mas não apertado. Com um menu excelente, também se destacam a decoração e o serviço. Possui um cenário ideal para uma noite relaxante. Se acaso você não sabe o que comer, prove o Raclette, algum dos pratos de legumes, ou sopa de espargos (são todos deliciosos).
Bella Ciao

O Bella Ciao incorpora o mistério do conforto doméstico realçado por uma combinação de magnífico interior. O local foi projetado no mesmo estilo em todas as salas que trazem uma sensação de bem-estar. Com um serviço discreto e amigável do pessoal do restaurante (de requintada cozinha italiana), mas com preços mais que acessíveis, é um dos lugares ideais para comer qualquer um dos pratos típicos italianos.
Espere uma equipe profissional, com chefs excelentes e com o conhecimento das antigas receitas italianas. Por fim, o toque cortês do restaurante Bella Ciao oferece a seus visitantes um cardápio adequado para cada ocasião.
Mesa Verde

O Mesa Verde é o lugar ideal para os amantes de restaurantes vegetarianos na cidade de Luxemburgo. Afinal, é uma ótima opção para levar seu paladar em uma viagem culinária!
Isso porque o fundador do Mesa Verde se inspira na diversidade culinária mundial, e é graças a suas experiências nos Estados Unidos, Japão, Canadá, Espanha e Suíça que surgiram especialidades como o cuscuz de legumes e a triagem mediterrânea.
Além da comida deliciosa, uma das vantagens do Mesa Verde é que seus convidados ficam muito a vontade entre as flores frescas, mesas paquistanesas, cores suaves e uma atmosfera relaxante. De fato, é um restaurante onde a ausência de carne é facilmente esquecida!
Pas Sage

No Pas Sage by Baptiste, é possível desfrutar de uma experiência de degustação e culinária bastante boa. É um barzinho e uma loja de vinhos onde você pode conseguir algumas boas tapas para acompanhar seu vinho.
É o típico lugar que você entra somente para uma bebida, mas acaba passando uma boa parte do tempo lá. Não há muitas mesas para comer, por isso chamá-lo restaurante pode ser exagero. No entanto, toda a comida é preparada no bar e, mesmo que são pratos simples, todos os ingredientes (incluindo o vinho) são de alta qualidade.
E falando em vinho… há uma ampla gama deles, principalmente de Borgonha, Loire, Provença e Luxemburgo (selecionados diretamente da adega). Este é o local ideal para quem gosta de vinho e boa companhia. Ou seja, um lugar perfeito para um almoço rápido ou um jantar leve com bebidas.
De Gudde Wëllen

De Gudde Wëllen é um local único que abriu suas portas em dezembro de 2014 em um canto tranquilo da rue du Saint Esprit. O local vibrante, conhecido entre os fãs de música e os habitantes da cidade, construiu uma sólida reputação de sediar uma gama diversificada de eventos como concertos ao vivo, filmes, palestras, noites eletrônicas e apresentações.
No entanto, além do clima de festa, é também um lugar para os amantes de cervejas artesanais, bebidas únicas ou apresentações indie. É o típico lugar que faz você querer voltar para mais. A saber, o Luxembourg Nightlife Awards o nomeou o melhor clube/bar em Luxemburgo em 2015 e 2016.
Um Dierfgen

O Um Dierfgen está localizado no coração do centro da cidade de Luxemburgo. Além de um ponto de encontro, é também um restaurante onde você terá a oportunidade de provar a culinária local, baseada em produtos frescos e carne de origem luxemburguesa.
Apesar do clima gourmet, as pessoas vêm pela generosidade no prato, além do excelente serviço, senso de humor e ambiente acolhedor! Você pode ter um momento fantástico aqui. Aliás, é uma das melhores opções para provar a refeição nacional, Judd mat Gaardebounen e não ficar desapontado.
Florence

O Florence é um café de 20 m² quadrados no bairro da Gare, em Luxemburgo, que compete com os melhores cafés do oeste da África. Com grãos verdes importados de agricultores na Uganda, Ruanda, Quênia, Burundi e Etiópia, e torrefação feita em Bruxelas, não é de surpreender que aqui você encontrará um dos melhores cafés da capital.
Além de um dos melhores cafés de Luxemburgo, a Florence também realiza eventos sociais como o Magical Ethiopian Coffee Ceremony e o Hyde Pizza x Florecence. Vale a pena conferir essa pequena pérola escondida, sobretudo para quem ama tomar um cafezinho durante a viagem.
Paname

O Paname é um local fantástico para os amantes de brunch. Ademais, possui um ambiente convidativo, confortável e bonito – o local é perfeito para uma manhã relaxada de domingo com os amigos.
A apenas 400 metros da Catedral de Notre Dame de Luxemburgo, também é uma boa opção de comida rápida (quando não está cheio). Não é um restaurante grande, mas você pode sentir-se apertado já que as mesas ficam próximas uma das outras.
Outra opção no Paname são coquetéis, que possuem nomes divertidíssimos! Justamente pelos drinks, as noites de sexta-feira e sábado costumam ser animadas por um DJ regular que toca vinil. Em suma, o pessoal é atencioso, profissional e amigável.
Vale a pena visitar Luxemburgo?

Sim, sem dúvida nenhuma, vale muito a pena. Luxemburgo é um país pequeno, mas é incrivelmente animado e multicultural. Em uma cidade onde pessoas de 170 países viajam regularmente, fato é que você se sentirá na Europa ao ouvir uma variedade de idiomas diferentes.
Um ponto positivo é que nessa viagem tudo está a uma curta distância, incluindo restaurantes, cafés, lojas, museus e pubs. Outra vantagem é uma visita a essa cidade que parece um conto de fadas, você conhecerá a cidade antiga (Patrimônio Mundial da UNESCO), tornando-a ideal para um passeio e uma fascinante passagem na história e origem do país.
Perguntas Frequentes
Quando é a melhor época para visitar Luxemburgo?
Os meses de junho, julho e agosto são normalmente considerados os melhores para visitar este destino mágico e histórico, mas Luxemburgo é um país de tirar o fôlego que pode ser desfrutado durante todo o ano, independentemente do clima.
Luxemburgo é um destino caro?
Sim. Ainda que o seu estilo de viagem pode ser econômico, Luxemburgo é mais caro que Madri, Praga e Auckland, apesar de ser significativamente menos caro que Genebra, Londres e Nova Iorque.
Esperamos que tenha gostado de descobrir Luxemburgo!