Sane qual o lugar mais frio do mundo? Trouxemos aqui, os 10 lugares mais frios para quem deseja conhecer nas próximas férias.

Viajar para um lugar extremamente frio, está na lista de “coisas para fazer” de muitos brasileiros. Afinal, moramos em um país tropical onde, dificilmente, chegamos a pegar baixas temperaturas, certo?

Portanto, se você pretende planejar as suas próximas férias em um lugar realmente frio, você chegou ao lugar certo.

Hoje, vamos te contar quais são os 10 lugares mais frios do mundo, e o que você pode esperar de cada um deles. Bem como é o turismo na região, e o que tem de bom para você aproveitar por lá.

No entanto, não se esqueça que conhecer um lugar realmente frio pode ser um grande desafio para muitas pessoas, principalmente por não estarmos acostumados com essas temperaturas.

Mas a boa notícia é que, apesar da temperatura congelante, literalmente, os lugares mais frios do mundo podem oferecer experiências únicas e singulares, que você jamais poderá encontrar em outros lugares, como é o caso da aurora boreal.

Então, se você estiver decidido e preparado para sair da sua zona de conforto e se aventurar nos países de gelo, continue a leitura para conferir os 10 lugares mais frios do mundo com a gente! Boa leitura!

Os 10 lugares mais frios do mundo

A seguir, você confere quais são os lugares mais frios do mundo, e o que te espera em cada um deles:

Antártida é o lugar mais frio do universo?

Começando a lista por um dos lugares mais conhecidos mundialmente por conta do frio, a Antártida, apesar de não ser um país, é uma das localizações da Terra mais geladas durante todo o ano.

Até hoje, a Antártida é considerada um dos lugares mais frios do globo terrestre. Ela está localizada na parte sul do planeta Terra, e na região neva durante todos os meses do ano.

Canada Glacier, uma das geleiras mais bonitas do mundo!

Além disso, a Antártida é inundada de ventos bem fortes e gelados, que chegam a atingir velocidades bem altas. Com isso, há muita escassez de água e comida na região, tornando a Antártida uma região inóspita para nós seres humanos.

Por lá, está a Canada Glacier, que é uma das geleiras mais bonitas de todo o mundo. E as temperaturas no seu topo chegam a menos de 100º! Incrível, né?!

Cazaquistão

Agora, já voltando para o mundo normal, e para as terras habitadas do planeta, o Cazaquistão também merece estar no ranking dos 10 lugares mais frios do mundo.

Apesar de ser um país frio, o Cazaquistão tem as suas estações do ano bem definidas. Isso quer dizer que, no verão, o país é muito quente. E no frio, se torna um dos mais gelados do globo!

cazaquistao lugares mais frios do mundo
Astana no Cazaquistão

Nessa época mais fria do ano, as temperaturas na região chegam a patamares abaixo de zero, principalmente nas partes mais altas do país. 

A própria capital, Astana, é uma das cidades mais geladas do mundo, atingindo marcos de temperatura de -30º e -35º de no inverno.

O legal do Cazaquistão é que ele também é um país turístico, possuindo marcos arquitetônicos como a Torre Bayterek e a Pirâmide da Paz, que valem muito a pena conhecer.

Rússia – Lugar mais frio do mundo

A Rússia é um dos países mais extensos de todo o mundo, ocupando dois continentes, tendo uma parte na Europa e outra na Ásia.

Por conta da sua localização, a Rússia também faz parte dos 10 lugares mais frios da Terra, conseguindo a proeza de atingir menos de zero graus mesmo nos meses de verão. 

Inclusive, o frio da Rússia foi um dos principais pontos fortes do país durante as Grandes Guerras, dando uma vantagem competitiva muito grande aos russos.

Republica de Komi na Rússia

O vento no território da Rússia é bem gelado e frequente, independente do mês e da estação do ano. No entanto, algumas regiões do país possuem temperaturas mais suportáveis, como é o caso de Moscou, um grande destino turístico internacional.

Mas, para quem quer conhecer o frio intenso, o país também consegue oferecer essa experiência, e muito bem! Um exemplo é a Sibéria, que chega a uma marca de 40 graus negativos. Além disso, ali perto está Oymyakon, a cidade mais gelada do mundo.

Groenlândia, o lugar mais frio do universo

A Groenlândia é o lugar mais frio do mundo? É outro país localizado no norte do globo terrestre, fazendo dele um dos países mais gelados do mundo.

Durante o verão, as temperaturas na Groenlândia ficam na casa de 0 °C, para menos! Só de olhar o mapa mundi, já é possível imaginar o frio que cobre o país, com a sua cor branca que se destaca ao lado dos países vizinhos.

A Groenlândia faz parte da Dinamarca

No entanto, essa ilha exótica e linda da nossa América do Norte (que pertence à Dinamarca), pode oferecer experiências únicas e incríveis para os seus visitantes.

Um dos principais atrativos e atividades turísticas por lá, é o passeio de trenó puxado por cães na neve, igual aquelas que vemos em alguns filmes.

Canadá

O Canadá não podia ficar fora da nossa lista, não é mesmo? Toronto é uma das principais cidades turísticas quando falamos em pessoas que querem curtir o frio. Por lá, os termômetros facilmente registram temperaturas abaixo de zero.

No entanto, apesar de ser um país frio, o tempo gelado do Canadá não impede os turistas de aproveitarem para conhecer o país, e visitar atrações mundiais, como a CN Tower, a pista de patinação da Nathan Phillips Square e a Casa Loma.

Banff, Canada

E para quem quer conhecer o real frio do Canadá, vale a pena programar uma pequena viagem para Snag, que é um vilarejo pequeno que fica na região de Yukon, onde já foram registradas temperaturas abaixo de -60º grau!

Os Estados Unidos. Alaska, o lugar mais frio do mundo

Os Estados Unidos também estão localizados na região norte do mundo. Por isso, acabam enfrentando frios bem intensos no inverno.

Por possuir uma extensão territorial bem grande, os Estados Unidos apresentam grandes variações de temperaturas no decorrer de seus estados. 

alaska - lugares mais frios do mundo
A aurora boreal no Alaska

No geral, nos estados mais ao norte, a neve é bem constante e a temperatura cai bastante no inverno. Já na região sul, o sol é mais presente, e as temperaturas são mais amenas e agradáveis.

O melhor de tudo é que dá para viajar facilmente de um estado para outro no país. Então, vale muito a pena aproveitar para conhecer os dois lados, e fazer um tour pelos principais pontos turísticos.

Islândia também é um dos lugares mais frios do mundo!

A Islândia é um país muito conhecido pelas suas paisagens verdes e coloridas durante o verão. Mas, o inverno pode ser bem complicado, principalmente para quem não gosta do frio.

Tipicamente coberta de neve, a Islândia atinge temperaturas inferiores a -10 graus durante o inverno, principalmente nas cidades localizadas no norte do país. 

islândia - lugar mais frio do mundo
Em inglês, Islândia quer dizer Iceland (terra do gelo). Já dá para imaginar o motivo.

Por lá, a temperatura média durante todo o ano é de apenas 11 graus. E no inverno, é muito normal que os termômetros passem o dia todo no negativo.

Mas, por outro lado, apesar do frio intenso, a Islândia é repleta de belezas naturais, que atraem milhões de turistas todos os anos. Dentre elas, podemos citar os vulcões, algumas geleiras e, principalmente, as piscinas termais e as auroras boreais.

Finlândia

Bem similar à Islândia, a Finlândia é outro país cheio de piscinas termais, e um dos únicos em que acontece o fenômeno da aurora boreal, sendo esses os principais motivos pelos quais muitas pessoas passam as férias por lá.

lugar mais frio do mundo
Helsinki coberta de neve. É muito comum fazer 0 graus quase o ano todo!

Também localizado no norte do mapa mundi, a Finlândia entra na lista dos 10 lugares mais frios do mundo por conta do seu inverno, onde a neve, o frio intenso e o vento são muito marcantes.

As temperaturas chegam tranquilamente a menos de 0 graus na maioria do ano. E o país durante o inverno, vira um palco para os turistas que querem apreciar as Northern Lights!

Estônia

Também localizada no continente Europeu, a Estônia é muito famosa pela sua neve constante em praticamente todas as estações do ano.

No país, é muito comum ocorrer um fenômeno chamado de ventos de monções. E justamente por conta dele, o país entra como um dos mais frios do mundo, pois essas ondas de vento despencam as temperaturas bruscamente.

lugar mais frio do mundo
Na Estônia, acontecem os ventos de monções

O ponto na Estônia é que o inverno por lá se prolonga por muito tempo. Por isso, os turistas vão ao país principalmente para curtir a neve, e aproveitar para praticar alguns esportes radicais.

Além disso, ainda aproveita para conhecer as belas construções medievais que foram preservadas por lá.

Mongólia, um dos lugares mais frios do mundo!

E para fechar, a Mongólia também entra para a lista dos 10 lugares mais frios do mundo!

Dessa vez, um país da Ásia entra em cena com temperaturas que batem menos 20 graus durante o inverno. Lugar mais frio do mundo!

Mongolia - lugar mais frio do mundo
Os habitantes das montanhas sofrem muito com o frio da Mongólia

Ainda assim, os habitantes da Mongólia que moram nas montanhas do país, sofrem ainda mais com o frio, principalmente por conta das grandes e extensas cordilheiras que existem por lá.

O país é muito conhecido mundialmente por conta dos seus mosteiros budistas e a famosa colina Tsonjin Boldog, onde está localizada a estátua de Genghis Khan. 

Sem dúvida, a experiência turística por lá é bem exótica e única. E, se você for durante o inverno, não se esqueça de encher a mala com muitos casacos, e se preparar para enfrentar temperaturas inferiores a -15 graus! 

Depois do lugar mais frio do mundo, veja também: Os 10 lugares mais frios do Brasil



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.