curiosidadades-sobre-viajar-de-aviaão

Desde que trabalho como gestor de viagens no Brasil, isso já há algum tempo, soube de algumas curiosidades sobre viajar de avião que jamais havia pensado antes. De fato, são alguns detalhes que quando viajamos como passageiros nos passam desapercebidos, mas que se paramos para observar, vemos que existem padrões que se repetem em todas as viagens.

Pensando nisso, resolvi contar algumas destas curiosidades sobre viajar de avião que (talvez) você nem imagina! Falarei também sobre regras e atitudes dos comissários necessárias dentro, e fora, do voo, para que serve o modo avião e a dúvida que todos que nunca viajaram de avião tem, isto é, viajar de avião é seguro? Saiba tudo sobre viajar de avião!

Porque viajar de avião é seguro?

Voar é a maneira mais segura de viajar? Sim, aliás, essa é uma pergunta que quase todo mundo faz. Na década de 1990, quando as viagens aéreas estavam se tornando cada vez mais comuns, essa ideia de que viajar de avião é seguro se espalhou cada vez mais. Provavelmente foi uma ideia que se espalhou porque mais passageiros de primeira viagem ficaram um pouco em pânico, então eles precisavam de uma maneira de garantir que estivessem mais seguros do que no carro na estrada.

Mas, afinal, porque viajar de avião é seguro? Explico!

Trabalho em equipe, checagem e (muito) cuidado

Há diferentes grupos que trabalham em conjunto para que todo voo que exista seja bem-sucedido. Isto é, a tripulação de voo, o de controle de tráfego aéreo, mecânicos, despachantes de aeronaves e muito mais!

Além disso, cada departamento depende e monitora o outro. Por exemplo, os despachantes de aeronaves são o 4.º membro da tripulação de voo (depois do piloto, primeiro oficial e navegador). Os despachantes e pilotos de aeronaves compartilham uma quantidade igual de responsabilidade pela segurança de cada voo e se ajudam mutuamente.

Então, se acaso é necessária uma mudança de curso, ou altitude, isso passará por todos os três departamentos para que erros sejam encontrados e ajustes possam ser feitos antes que eles aconteçam.

Treinamento e Certificações

Você acha que tirar a carteira de motorista foi difícil? Então imagina como dever ser para conseguir uma licença de piloto ou completar todos os treinamentos necessários. Tornar-se um piloto é um trabalho árduo. Há treinamentos de voo, escola de solo e (muito) dever de casa! Isto é, exigem total comprometimento. Cada certificado de piloto requer diferentes quantidades de esforço, tempo e orçamento para ser concluído.

E o trabalho duro não vale somente para o piloto, isto é, comissários de bordos, mecânicos e todas as equipes envolvidas recebem treinamentos e estudam muito para que toda a operação de um voo, desde o aeroporto, decolagem e viajem, possam correr bem.

Tecnologia

A tecnologia da aviação está avançando para níveis incríveis. Os modelos mais recentes da Airbus e da Boeing são construídos com tantos recursos de segurança que deixariam qualquer Volvo ou Toyota no chinelo (desculpa aos os amantes de carro!).

A tecnologia em seu voo está ajudando em todos os sentidos. Isto é, está monitorando tudo o que está acontecendo no avião, tudo o que está acontecendo ao redor do avião e tudo o que está acontecendo no aeroporto de destino.

Autoridades e regulamentos da companhia aérea

Tente imaginar como deve ser complicado operar tantos voos, além do próprio avião (que possui, também, alta complexidade). Por isso, é necessária muita informação, dados e registros de tudo o que está passando. Isto é, não apenas dos sensores e do que a tecnologia já fazem automaticamente, mas também do lado humano.

Pilotos, controladores de tráfego aéreo e despachantes de aeronaves são todos monitorados e revisados. E isso não acontece por acaso, isso é estabelecido por lei para evitar qualquer coisa que não concorde com os regulamentos e o treinamento para que possam ser identificadas rapidamente.

Análises e conhecimentos de campo

Além dos pontos acima, outro motivo do porque viajar de avião é mais seguro é o fato de que existem expertos sobre as condições meteorológicas, mecânicas e tudo o que se refere ao avião. Isto é, existe uma probabilidade, segundo os relatórios e registros, de um voo bem-sucedido.

Esse estudo é feito com base em tudo o que já aconteceu, isto é, viagens antigas e em andamento. Assim, qualquer imprevisto ou um evento raro será certamente sinalizado e a viagem é cancelada.

Porque é necessário o modo avião?

Uma das curiosidades sobre viajar de avião mais comum é sobre o modo avião dos celulares e dispositivos eletrônicos. Você sabe para que serve? Bom, esse é o motivo.

O modo avião diminui a possibilidade de interferência entre a aeronave e a torre de transmissão. Enquanto um, ou outro, aparelho de celular não interfere muito, é provável que se muitos deles estiverem com essa função desativada simultaneamente possam prejudicar a comunicação entre o piloto e o aeroporto.

Portanto, é importante seguir as recomendações da aeronave e ativar o modo avião do seu celular.

Curiosidades sobre o embarque no avião

Antes que você entre no avião, logo após passar pela apresentação do cartão de embarque, você estará sendo avaliado durante todo o tempo. O motivo disso é que os funcionários da companhia aérea precisam saber como as pessoas vão se comportar no voo. Não só apenas para saber se o passageiro está sob efeito de remédios ou de álcool, como também para saber se exito algum receio por estarem com medo ou com ansiedade. Isso tudo, na verdade, é para garantir a segurança de todas as pessoas que estarão viajando com você.

Quer mais? Outra das curiosidades de viajar de avião é sobre o momento da apresentação do cartão de embarque, um pouco antes de entrar na aeronave. Não sei se você já percebeu, mas geralmente os comissários estão com a mão para trás, não é mesmo? O motivo disso é que eles têm um contador, que serve para comparar o número de passageiros que embarcaram com os que apresentaram o cartão de embarque antes do raio-X. O número precisa ser sempre exato, e se acaso não é, provavelmente algum passageiro está perdido ou atrasado.

E durante o voo?

Outra curiosidade comum sobre viajar de avião é se podemos repetir refeição sem estar na classe executiva. Se acaso der fome, você pode, sim, pedir mais comida! A comida é preparada e servida durante o voo e, caso sobre, é descartada ao final. Portanto, se todos os outros passageiros forem servidos e ainda houver comida, você pode (e deve) comer de novo.

Deu aquela vontade de ir ao banheiro antes da decolagem? Peça antes para algum funcionário do avião. Os banheiros permanecem sempre fechados até o avião atingir a altitude ideal. No entanto, se é urgente, eles saberão ajudar.

Aliás, falando do banheiro… Você sabia que pode abrir a porta por fora se tiver alguém preso? Sim! A o banheiro do avião abre para os dois lados. Mas… se alguém estiver trancado no banheiro, o melhor a se fazer é aviar os comissários.

Outra informação importante, que vale sempre relembrar, é que os comissários de voo não são seus mordomos particulares! Compartilho algumas curiosidades sobre o avião durante o voo para enfatizar isso:

  • Sabe aquela pessoa que acabou de sentar e a fica chamando os comissários mesmo que seja para pedir água? Enquanto a aeronave não decola, o comissário não está sendo pago. Eles são pagos por hora de voo. Por isso, seja consciente.
  • Se um comissário não estiver de bom humor, ou parecer cansado, lembre-se de uma coisa: eles trabalham em horários confusos, estão sempre longe de casa e enfrentando muitas vezes o jetlag, que nós mesmos demoramos dias para acostumar. Por isso, seja compreensivo.

Foto de um avião da British Airlines em voo.
Foto do avião da British Airlines.

Já durante o momento de servir a comida, opte pelas bebidas engarrafadas ou enlatadas, são as melhores. Isso porque, às vezes, a água do tanque da aeronave serve o café e chá, e estes tanques são raramente limpos.

Mais curiosidades (algumas absurdas) sobre viajar de avião

Pode parecer bobagem, mas algumas dessas curiosidades são verdades.

Onde devo escolher meu assento no avião?

É possível que você seja ser melhor atendido(a) se sentar atrás, perto da copa da aeronave, onde começa o serviço de bordo. Isso porque o acesso aos comissários é mais rápido e ali eles podem ajudar com agilidade.

Sentar atrás do avião pode parecer haver mais turbulência. Por isso, o melhor assento para minimizar os efeitos da turbulência é um assento sobre a asa. Já o melhor assento para paz e tranquilidade será um assento próximo à frente. O melhor assento para espaço para as pernas é um assento na antepara ou na fileira de saída de emergência. Por fim, o melhor assento para dormir é um assento na janela em uma fileira de anteparas.

Devo ajudar os comissários no serviço de bordo?

Agora, algo que não é tão intuitivo a pesar da boa vontade. Sabe quando você quer ser bondoso e ajudar ao recolher os lixos do serviço de bordo? E, dessa forma, dobra tudo e coloca no copo? Isso atrapalha muito! Já que os compartimentos dos lixos encaixam perfeitamente para cada utensílio (copo, prato, etc.).

Devo levar comigo as coisas do avião?

Como regra geral, você pode manter os cobertores ou travisseiros com você, a menos que um comissário de bordo diga que não, seja com um aviso falado (“Os comissários de bordo agora coletarão seus travesseiros e cobertores”) ou por escrito, como um cartão em seu kit de amenidades. Esses dificilmente são os únicos itens que os passageiros roubam dos aviões.

Mas… Você acredita que tem gente que retira o colete de salva-vidas para levar de lembrança? Sim, pois acredite. Colete salva-vidas não é um brinde!

Posso usar aerosol no avião?

Se acaso você conseguir passar com um aerossol no raio-X, por menor que ele seja, por alguma razão que você tenha de necessariamente levar o aerossol, nunca use na aeronave (mesmo no banheiro), pois você ativará o alarme do avião.

Conclusão

Enfim, aqui estão algumas curiosidades e tudo sobre viajar de avião que você precisa saber! Espero que vocês tenham gostado! Agora que vocês conheceram um pouco mais sobre viagens de avião, e regrinhas de boa convivência, espero que vocês tenham uma ótima viagem!

Ah! Está preparando a sua viagem? Um destino incrível é Praga, além de linda, também é muito fácil ir do aeroporto para o centro da cidade! E não tenha medo, lembre-se, viajar de avião é mais seguro!

Se você busca por descontos em viagens, utilize os nossos descontos! Assim, você ajudará a gente a continuar trazendo dicas super legais aqui no site!

Perguntas Frequentes

Quando foi a primeira viagem de avião comercial?

Em 1º de janeiro de 1914, o primeiro serviço aéreo regular de passageiros do mundo decolou de São Petersburgo, Flórida, e pousou em seu destino em Tampa, Flórida, a cerca de 27 quilômetros de distância.

Qual foi a viagem de avião mais longa do mundo?

O voo comercial sem escalas mais longo do mundo está programado para 18 horas e 50 minutos de Cingapura (SIN) para Nova York (JFK) servido pela Singapore Airlines.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

17 Responses

  1. Acho que sou bem civilizada no avião, não violo nenhuma dessas premissas que você mencionou rsrs… Mas também, viajo desde os 4 anos de idade e se eu não soubesse das regras, ia ter algo errado rsrsrsrs….

  2. Robba, as informações são muito esclarecedoras! Adorei a parte dos “comissários não são garçons”. É exatamente isso. Eles são contratados para manter a segurança do vôo, não para servir as pessoas. O serviço é uma gentileza da companhia para manter a tranquilidade e o bem estar dos passageiros.

  3. Nossa, eu trabalhei na aviação mas confesso que algumas informações deste post eu não sabia… não sabia do contador de pax nas mãos do comissário, que as pessoas tentavam levar o salva-vidas… e o único problema que vejo de sentar mais atrás pra ser melhor servido é que viajar lá atrás nas últimas fileiras a gente sente mais o impacto do pouso e de tribulações de voo. Às vezes me dava até enjoo. Adorei seu blog.

  4. Fiquei feliz aqui porque nunca tomei chá ou café no avião! Muitas dessas curiosidades sobre viajar de avião eu já sabia, assim como muitas que vc cita se resolveriam só com um pouco de educação e civilidade, não é mesmo? Sempre me irritei com gente que fica circulando sem parar (eu só levanto em caso extremo!) e chamando os comissários por qualquer coisa, além de ter um super nojo da mesinha, assentos, cintos de segurança e, acima de tudo, do banheiro – nem sei como vai ser viajar depois do covid, agora que nos tornamos todos os loucos do álcool gel kkkk

  5. Lembro bem de quando viajei de avião a primeira vez. Agora perdi as contas rsrsrs. Fiquei abismada de saber que tem gente que tira o colete salva vidas pra levar de lembrancinha kkkkk é cada curiosidade sobre viajar de avião

  6. Adoro esse tipo de post! Acho que ainda não tinha lido sobre as curiosidades de viajar de avião e amei. Mas é claro que a gente sempre descobre que a falta de noção de algumas pessoas não tem limites, como achar que tudo pode virar suvenir. rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.