cuidar da tatuagem - de lugar nenhum

Se você tem tatuagens ou deseja fazer alguma e está na época do verão, precisa saber como cuidar delas, para manter a qualidade dos desenhos.

Com a chegada do verão, muitas pessoas ficam ansiosas para aproveitar o maior tempo no calor do sol, e nas praias e piscinas.

Porém, para que seja possível é preciso ter muito cuidado com a pele, principalmente se ela tiver tatuagens em locais muito expostos aos raios solares.

Nesse artigo iremos mostrar dicas de como cuidar de suas tatuagens no verão para elas permanecerem sempre lindas e com aspectos de recém feitas.

Dessa forma você poderá aproveitar o calor do verão sem se preocupar em danificar suas tatuagens.

Dicas de como cuidar de suas tatuagens no verão

Se você optou por ter tatuagens pelo corpo, sejam elas grandes ou pequenas, foi certamente orientado a ter alguns cuidados extras com a pele após a realização dos desenhos ou frases.

A seguir mostraremos algumas dicas de cuidados que você precisa ter com as tatuagens na época do verão, principalmente se for aproveitar os dias exposto aos raios solares como em praias e piscinas.

Dentre as principais dicas fornecidas pelos tatuadores profissionais e pelos dermatologistas, podemos citar as mais comuns:

  • Protetor solar: o protetor solar já é por si só um grande aliado do verão, pois protege nossa pela dos raios ultravioletas. Para quem tem tatuagens, o protetor se torna ainda mais essencial, pois ela protege os desenhos de desbotar e perder a nitidez.
  • Para que isso seja possível procure por protetores com fator acima de 50 e lembre-se de aplicá-lo a cada 30 ou 40 minutos para manter a proteção.
  • Outra dica importante para o uso do protetor, é aplicá-lo por toda a pele, inclusive sobre a tatuagem pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol.
  • Se sua tatuagem é recente e você vai pegar sol, lembre-se que as tatuagens só podem ser expostas ao sol após 30 a 40 dias, logo o protetor solar não é a melhor opção, pois possui substâncias químicas que podem reagir com as “feridas” da tatuagem e danificá-las, além é claro de favorecer o aparecimento de complicações.
  • Roupas de proteção UV: as blusas de manga comprida com proteção UV são as melhores opções tanto para tatuagens antigas quanto para tatuagens recentes.
  • Evite água salgada e água com alta taxa de cloro principalmente nos primeiros dias após o feitio da tatuagem. O sal do mar e o cloro das piscinas podem danificar a coloração da tatuagem e desenvolver complicações visto que as tatuagens são ferimentos leves na pele.
  • Mantenha uma boa alimentação e hidratação: se manter nutrido e hidratado durante todo o ano é fundamental para o corpo humano, principalmente nos dias quentes de verão.
  • Mantenha uma rotina de alimentação saudável e consuma alimentos ricos em vitaminas. Outro ponto muito importante é manter o corpo hidratado, logo você precisa ingerir muita água. O cálculo ideal de quantia de água por pessoa é feito de acordo com seu peso corporal, sendo 35ml por quilo.
  • Escolha os melhores horários para se expor ao sol: caso você queira aproveitar o calor do sol nas belas praias brasileiras ou à beira de piscinas, lembre-se de escolher os melhores horários para se expor aos raios solares. O ideal é que você tome sol antes das dez da manhã e após as quatro da tarde.
  • Tome banhos em água doce: sempre que possível lembre-se de lavar o corpo em água doce para retirar o excesso de sal e de cloro da pele.
  • Mantenha a pele hidratada: use e abuse dos cremes corporais, pois eles auxiliam no combate ao ressecamento da pele.
  • Proteja as tatuagens dos raios solares: se possível esconda as tatuagens com blusas de proteção UV, chapéus e cangas.

Qual a importância de cuidar das tatuagens no verão?

Se você decidir ter tatuagens pelo corpo certamente deve ter em mente que vai precisar ter muitos cuidados com elas.

É de extrema importância que você cuide de suas tatuagens não só durante o período do verão, mas em todas as outras épocas do ano.

Dentre as principais importâncias de se manter uma rotina de cuidados com as tatuagens, está a manutenção da cor, brilho e nitidez delas.

Os cuidados diários com as tatuagens é o que fará com que elas estejam sempre com a aparência de nova, mantendo brilho e coloração naturais.

Como Cuidar das Tatuagens no Verão
Cuidando das suas tatuagens no verão!

Melhores produtos para cuidar das tatuagens no verão

Embora tenha muitos produtos específicos para o tratamento das tatuagens no verão, você não precisa necessariamente investir em tais produtos, pois os cuidados podem ser feitos com produtos tradicionais e clássicos.

Porém, algumas categorias de produtos são mais indicadas para o uso nas tatuagens. Lembre-se que elas devem ter no mínimo dois meses de feitio para começar a usar tais produtos.

Dentre os principais e melhores produtos para cuidar das suas tatuagens no verão podemos citar:

  • Protetor solar principalmente os de fator acima de 50;
  • Óleo de girassol para manter a pele hidratada;
  • Cremes corporais para manter a pele bem nutrida e hidratada;
  • Pomadas específicas para cuidados com o sol e o calor e outros.

Geralmente os profissionais tatuadores orientam sobre o que pode e o que não deve ser feito ao se fazer uma tatuagem.

Principalmente quando os clientes relatam que desejam ir à praia ou clubes aquáticos, por exemplo.

O ideal, é que você fazer tatuagens com no mínimo dois meses de antecedência à viagem, ou seja, programe para nada impedir de aproveitar suas férias.

Porém, se não for seu caso e você more em locais quentes ou trabalhe em exposição constante aos raios solares.

Certamente seu tatuador irá lhe orientar sobre a melhor maneira de proteger sua pele após a aplicação da tatuagem.

Embora pareça extremamente complicado cuidar das suas tatuagens no verão, você pode acreditar que não é, basta que você tenha disciplina e compromisso com a rotina de cuidados que criar, pois, só assim manterá a beleza e estética de suas tatuagens intactas por muito tempo.

Quer programar uma viagem para esse verão, veja: As 10 melhores prais de Vila Velha



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.