Como trabalhar e viajar ao mesmo tempo

Quer saber como trabalhar e viajar ao mesmo tempo? Todo tipo de trabalho tem seu benefício.

Alguns empregos dão um bom plano de saúde, outros possuem salários recompensadores, porém, alguns são privilégio de seus funcionários viajar e trabalhar

Dessa forma, com a pandemia e a instauração do home office nas empresas, outros funcionários aproveitaram para viajar pra lugares diferentes para estimular a criatividade. 

Por outro lado, locais como shoppings, hotéis e espaços turísticos estão investindo em infraestrutura para receber essas pessoas que optam por trabalhar fora de casa. 

Portanto, saiba mais sobre o que é turismo office e entenda as vantagens e as desvantagens de optar por realizar viagens durante o home office.  

O que é o Turismo Office?

O Turismo Office nada mais é do que a combinação feita por muitos funcionários que ficaram de home office durante a pandemia.

Agora, eles podem viajar e fazer o seu trabalho em diversos lugares diferentes. 

Dessa forma, o principal objetivo dessa opção de trabalho é diversificar o local de trabalho.

Além de poder contar com atividades que após o final do expediente, bem como, restaurantes e comidas diferenciadas no horário de almoço.

Pensar em turismo office é basicamente poder ir viajar e acabar trabalhando na beira da piscina, ou ir a praia e pensar que não necessariamente você tem que voltar no domingo pra trabalhar.

Seu escritório está onde você está. Basta ter um computador e internet, seu trabalho pode ser feito de qualquer lugar.

Esse tipo de trabalho, virou algo muito comum mesmo após o fim do isolamento social e a possibilidade de fazer trabalhos presenciais ou híbridos. 

Portanto, muitos optam por trabalhar alguns dias na empresa, mas planejam viagens para que dessa forma, no dia da viagem ou durante o período elas possam fazer turismo office. 

Quem tem aproveitado muito essa moda são as agências de viagens, assim como a gestão de marketing e vendas de hotéis e pousadas.

Considerações na hora de optar por turismo office

Antes de optar por viajar durante o expediente de trabalho é necessário levar algumas questões em consideração.

Isso porque, antes de qualquer coisa, é necessário ter comprometimento com seu trabalho, visto que independente de qualquer coisa, o turismo office não é sinônimo de férias. 

Da mesma forma que é preciso avaliar diversos prós e contras na hora de escolher por um curso como o curso de empreendedorismo a distância.

Bem como, é necessário entender que o turismo office pode ter diversos privilégios, mas também conta com desvantagens. 

A principal desvantagem desse tipo de trabalho envolve a falta de produtividade, visto que um local com diversas distrações podem atrapalhar o seu trabalho.

Sem contar ser preciso se certificar que a conectividade do local irá ser suficiente para poder estar conectado com suas funções. 

Além disso, também é preciso se certificar de outros pontos, como:

  • Locais com tomada;
  • Bem como, uma internet de qualidade;
  • Em seguida, locais silenciosos em casos de reunião;
  • Infraestrutura necessária e confortável para trabalhar. 

Tendo isso em mente, confira a seguir todos os prós e contra de optar por viajar enquanto trabalha. 

Prós 

Uma das vantagens de trabalhar de qualquer lugar é justamente quebrar a lógica de rotina que muitas pessoas que trabalham diariamente em escritórios precisam enfrentar. 

Além disso, também é possível evitar alguns problemas diários, como: trânsito, ou indeterminado imprevisto, como greve que impede de chegar na empresa no horário.

Que é o mesmo benefício de estudantes de gestão comercial ead, por exemplo. 

Outro benefício desse tipo de trabalho é a flexibilidade e a possibilidade de estar em um lugar diferente todos os dias. 

Desvantagens 

Pensar em viajar no meio do expediente parece animador. Entretanto, essa pode não ser bem a realidade, pois, o trabalho pode ocupar todo o tempo da viagem.

Caso isso aconteça, você pode acabar ficando sem sair muito do espaço de coworking, ou até mesmo do seu quarto de hotel. 

Além disso, dependendo do tipo de viagem, você ainda terá que administrar questões como fuso-horário, ou até mesmo o fato de acabar ficando doente. 

Isso porque, a rotina de trabalho combinada com um clima diferente, costumes e culinárias diferentes pode acabar levando a viroses e mal estar. 

Bem como, é importante ressaltar que viagens exigem questões como locais com estrutura, internet e conforto.

Qual o espaço adequado em um turismo office e como encontrá-lo?

Logo depois, de saber todos os prós e contras que podem ser enfrentados quando o assunto é turismo office.

Caso escolha seguir com a viagem durante o trabalho é necessário saber de algumas coisas na busca por um lugar que comporte lazer e trabalho. 

Como trabalhar e viajar ao mesmo tempo:

Existem hotéis com boas estruturas para o trabalho como:

  • mesas
  • cadeiras
  • internet
  • tomadas

Alguns deles, tem até mesmo “coworkings”, que são espaços criados justamente para trabalhar e estudar, como, por exemplo, lugar de estudo para pessoas que fazem faculdade de gestão de vendas.

Além de espaços compartilhados, também é possível encontrar locais que oferecem escritórios privados e até salas à prova de som para aqueles que precisam de um pouco mais de silêncio na hora de se concentrar 

Isso tudo vem acompanhado de serviços de comida, assim como outros serviços relacionados a boa conexão de internet, recepção, limpeza, café e água e muito mais. 

Portanto, ao procurar uma viagem se certifique de que este lugar tem algum ou alguns desses lugares com o mínimo de conforto para você conseguir ser produtivo. 

Outra dica é que em locais de trabalho coletivo, também é possível aproveitar para conhecer outras pessoas e fazer o famoso networking.

Nesta troca pode surgir futuras parcerias, ou experiências de trabalho enriquecedoras.

Programar-se é necessário. Como trabalhar e viajar ao mesmo tempo?

Para que o turismo office dê certo, o primeiro passo é ter um bom planejamento.

Uma vez longe de casa, não será fácil resolver qualquer problema que possa surgir, enquanto você não pode faltar com seu compromisso ao trabalho. 

Portanto, quando for viajar, pense em problemas como uma possível falta de internet no hotel e como você faria para resolver este problema. Afinal de contas, mesmo fora, ainda está trabalhando e compromissada com sua companhia. 

Além disso, atenha-se a reuniões de última hora e esteja sempre em lugares organizados e silenciosos. Sendo assim, também é importante ter uma agenda predefinida com todos os seus horários e compartilhá-la com a equipe.

Buscando o equilíbrio entre pessoal e profissional

Mesmo sem ter uma rotina fixa ou ir a um escritório, muitas pessoas acabam passando do limite e misturando a vida pessoal com a profissão. 

Nesse sentido, é interessante entender a necessidade de focar em tarefas e resultados ao invés de tempo. Um exemplo disso é se antes você pensava precisar ficar no escritório 8h por dia, agora você pode apenas estabelecer uma meta de atividades realizadas.

Portanto, é importante avaliar o que é possível fazer durante esse tempo e pensar nas coisas que precisa resolver e organizar seu dia como preferir. 

Desenvolvendo habilidades de auto gerenciamento

Por último, uma pessoa que pretende viajar durante o expediente, ser produtiva e aproveitar a viagem precisa ter (ou desenvolver) habilidades de auto gerenciamento. 

Essas habilidades precisam ser desenvolvidas e adquiridas para conseguir equilibrar de forma saudável suas vontades e desejos.

Sendo assim, trabalhando de forma remota você pode não ter  um chefe para ficar te cobrando o tempo inteiro. É uma das maneiras de como trabalhar e viajar ao mesmo tempo e ser um nômade digital.

Conclusão

Uma vez sem desempenhar seus deveres, seu trabalho pode estar em risco e a coisa pode chegar ao ponto de você perder o emprego. 

Portanto, não procrastine ou deixe de fazer o que precisa para apenas se divertir. Para que seu gestor continue proporcionando um estilo de vida, ele precisa confiar em você, por isso faça jus a essa confiança.

No fim, viajar e trabalhar pode ser divertido,e você acaba tendo o privilégio de aprender muitas coisas novas, conhecer culturas diferentes, pessoas e cidades distintas.

Uma vez sabendo aproveitar isso, sua experiência com o turismo office pode acabar sendo excelente!

Conteúdo “Como trabalhar e viajar ao mesmo tempo”, originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.