Comidas Típicas da Espanha - De Lugar Nenhum

A Espanha, além de ser um lugar com pontos turísticos incríveis, também tem algo que chama muito a atenção dos visitantes: a sua incrível gastronomia! Por isso, trouxemos aqui, as comidas típicas da Espanha que você precisa provar.

A culinária espanhola é, com toda a certeza, uma das mais fortes de toda a região do mediterrâneo. Por isso, foi construindo ao longo dos vários anos de cultura, muitos pratos típicos que passaram a ser copiados ao redor de todo o mundo.

Mas, dentro da Espanha, a experiência de provar os pratos típicos é muito mais completa. 

E o melhor de tudo é que cada região do país possui os seus próprios costumes e sua gastronomia característica. Portanto, dá para provar muita coisa diferente por lá!

Como características principais dos pratos típicos espanhóis, podemos destacar o uso de muito tempero mais forte, frutos do mar, bastante azeite, vinhos e pães, que costumam estar presentes na grande maioria dos pratos, e diariamente na alimentação dos cidadãos.

Portanto, continue a leitura para conferir mais detalhes sobre as comidas típicas da Espanha, e conhecer um pouco mais sobre os costumes dessa região.

O que os espanhóis comem diariamente?

Uma dúvida muito comum que costumamos ter com relação a outros países e culturas, é sobre a alimentação diária e convencional do povo.

No geral, os hábitos alimentares que os espanhóis adotaram são bem diferentes dos brasileiros, ao contrário do que muitos pensam.

Por isso, viajar para a Espanha será uma grande aventura não apenas para os seus olhos, mas para o seu paladar também!

Bom! Na Espanha, tanto os horários das refeições como os hábitos são diferentes. 

No café da manhã, até que os alimentos consumidos são bem similares aos que estamos acostumados a comer aqui: muito pão, torrada, doces, café, sucos e leite.

Mas, na hora do almoço, é costume que os espanhóis primeiro se sirvam de uma salada bem grande e caprichada. Normalmente, ela inclui atum, presunto, embutidos, ovos, legumes e verduras. Esse é o “primeiro prato” do almoço.

Assim que finalizado o prato de salada, o prato principal virá acompanhado de uma proteína que, geralmente, é carne vermelha ou peixe, sendo as principais: coelho, vaca, porco, carneiro, camarão e polvo.

Por fim, para terminar, uma boa sobremesa!

Agora que a situação começa a ficar bem diferente: na parte do café da tarde, os espanhóis costumam consumir a sua tradicional granja, que é feita com alguns produtos derivados do leite. Já no jantar, o esquema é bem similar ao almoço.

Principais pratos típicos da Espanha

Bom! Se você está se preparando para visitar a Espanha, então, é importante você já se preparar para voltar com alguns quilos a mais, pois todas as comidas típicas do país são muito saborosas. E você precisa aproveitar a oportunidade para conhecer todas elas.

Um dos pontos mais fortes da culinária espanhola são as influências milenares nas receitas, que se mantiveram mesmo com a modernização do país.

Desde os pratos salgados até as sobremesas mais doces e chiques, as comidas espanholas ajudam a compor a gastronomia mundial há muitos séculos, e eu tenho certeza que você não vai querer perder essa experiência.

Paella

Com certeza, você já ouviu falar da Paella, não é mesmo? Afinal, esse prato é muito famoso aqui no Brasil. Mas a sua origem é espanhola, e você precisa aproveitar a sua passagem por lá para provar a verdadeira Paella.

A receita típica da Paella, elaborada na Espanha, é feita com arroz e frutos do mar, incluindo camarão, polvo, lula e até mexilhão. Além disso, é comum que algumas receitas levem, também, carne de porco em sua composição.

Todos os ingredientes que vão compor a receita da Paella, devem ser misturados e levados ao fogo juntos. O resultado final é um tipo de risoto muito mais suculento e cheio de sabor.

Gazpacho

O Gazpacho já é um prato diferente e tipicamente espanhol, que não encontramos tanto aqui no Brasil.

A característica principal do Gazpacho é a sua diversidade de cores, que deixa toda a composição ainda mais gostosa.

O Gazpacho é ideal para dias quentes e uma comida muito leve!

Esse prato é uma espécie de sopa que contém muitos ingredientes, incluindo alho, tomate, pepino e salsinha. Diferente, não é mesmo?

No final, o resultado é um caldo vermelho, que eles costumam servir frio.

No entanto, o Gazpacho, com o tempo, acaba tendo muitas variações, que podemos encontrar ao redor de toda a Espanha. Por isso, é comum que você encontre opções de Gazpacho com sabores diferentes durante os seus passeios.

Cocido Madrileño

Aqui está outro prato 100% espanhol, e que não pode faltar no seu cardápio de viagem pelo país.

A grande vantagem do Cocido Madrileño é que ele te instiga a fome e a vontade desde o primeiro olhar. Além disso, ele costuma agradar à maioria dos paladares e gostos.

A receita original do Cocido Madrileño também conta com muitos ingredientes, algo típicos dos pratos espanhóis, como você deve ter notado até então. Dentre os principais, estão: linguiça, grão-de-bico, repolho, batata, frango, vagem e muito mais!

No geral, cada estabelecimento possui a sua própria receita do Cocido Madrileño. Portanto, ele pode variar um pouco de um lugar para o outro. Mas, independente de onde você parar para comer, temos certeza de que vai se surpreender com o sabor desse prato.

Pisto

O Pisto é um tipo de molho muito procurado na Espanha durante o inverno, e em dias mais frios. Ele é feito com legumes fritos e picados, que são servidos com um molho vermelho cozido.

Dentre os principais ingredientes que costumam compor o prato, os principais são: abobrinhas, pimentões vermelhos, pimentões verdes, tomates e, até mesmo, ovo frito!

Tortilla de Patata, comidas típicas da Espanha

Você já ouviu falar da Tortilla de Patata? Caso você tenha estudado um pouquinho sobre a culinária espanhola, provavelmente, você já deve ter visto esse nome. Pois esse é um dos pratos que mais representam a Espanha.

Tortilla de Patatas - De Lugar Nenhum
Existe uma rivalidade entres as partes da Espanha, para saber quem faz a melhor tortilha!

A Tortilla de Patata, inclusive, faz parte da rotina das famílias na Espanha, sendo consumido, principalmente, no almoço e no jantar. 

Ele é feito com ovos e com batatas, ficando bem parecido com a nossa famosa omelete, mas com um gosto incrível e bem diferenciado.

Além disso, a Tortilla de Patata pode ter o recheio que a pessoa desejar. Cada região da Espanha possui um recheio mais famoso. Mas, no geral, linguiça e pimentão são sempre as opções mais utilizadas para incrementar o prato.

Pulpo a la Gallega

Se tem uma receita que orgulha muito o povo espanhol, é a do prato nomeado de Pulpo a la Gallega. Esse prato é um dos mais amados e que faz muito sucesso em toda a Europa. Por isso, não poderia faltar na lista das comidas típicas da Espanha.

Polvo a Galega - De Lugar Nenhum
O Polvo a Galega é um orgulho em qualquer parte da Espanha

A origem do Pulpo a la Gallega, como o próprio nome já sugere, surgiu na região da Galícia. E o prato é muito mais comum nas grandes feiras que encontramos nas ruas da Espanha.

O foco principal do prato é o polvo. Geralmente, é servido cortado com sal e azeite, após ter sido cozido inteiro.

Jamón

Essa é uma opção para quem busca um petisco para acompanhar uma cerveja gelada, ou um bom vinho nos passeios pela Espanha.

O Jamón é um tipo de presunto que, em seu processo, é curado a seco, o que dá a ele um sabor inigualável, e que você jamais encontrará igual em outra parte do mundo.

Durante o processo de cura do presunto, ele acaba ganhando mais fibras, e uma cor bem vermelho rosado. Então, no final, o resultado é um presunto salgado, e com um sabor muito mais intenso e gostoso.

Tapas Españolas

Não podemos falar em culinária espanhola sem comentar sobre as tapas enpañolas, não é mesmo?

Para se ter uma ideia, ir para a Espanha e não saborear uma tapa, é a mesma coisa que vir conhecer o Brasil e não comer uma boa feijoada. As tapas são alguns dos pratos mais típicos e mais conhecidos do país. Aliás, eles possuem muitas variações.

No geral, se trata de um prato que acomoda várias porções de comidas diferentes, como as patatas bravas com queijo, polvo, presunto e um molho picante para finalizar o sabor.

Croquetas

Esse nome te lembra alguma coisa? Pois bem! As Croquetas espanholas são, basicamente, o mesmo que os nossos croquetes. Ou seja, um bolinho que é feito com farinha, e pode ser recheado com vários ingredientes, incluindo queijo, presunto e carne.

as Croquetas são unanimidade em qualquer parte da Espanha!

Depois de preparados, eles são empanados em farinha e fritos. São ideias para fazer um lanchinho durante os passeios acompanhado de uma boa cerveja.

Podmos encontrá-lo em bares ao redor da Espanha, ou em cardápios de restaurantes onde, geralmente, são servidos em porções.

Papas

Papas é um prato preparado com batatas. Nele, as batatas são cozidas com vinagre e sal. Para servir, os estabelecimentos incrementam o petisco com cebola, salsa, vinagre e azeite.

É uma ótima opção de prato frio para te acompanhar em dias mais quentes. E também para conhecer um tipo de preparo da batata que não vemos muito aqui pelo Brasil.

Fabada Asturiana

Como o nome sugere, a Fabada Asturiana tem a sua origem na região chamada de Astúrias. E é um prato ideal para dias frios, já que eles o servem quente.

Direto da região de Asturias, a Favada!

Na receita original, o prato é feito com feijões-brancos, cebola, açafrão, azeite e pimentão. Logo depois, entram as carnes de porco. Para acompanhar, sempre é recomendado pedir um vinho, uma cerveja ou sidra!

Doces mais famosos entre as comidas típicas da Espanha

Para finalizar o nosso artigo sobre as comidas típicas da Espanha, não poderíamos deixar de falar sobre os doces espanhóis mais famosos, e que você precisa experimentar quando estiver por lá!

Afinal, nós brasileiros amamos doces, assim como os espanhóis. Portanto, pode ter certeza que eles têm muita coisa boa para oferecer!

Turrón

O Turrón é um dos doces espanhóis mais conhecidos ao redor do mundo. Ele é feito com pasta de caramelo, claras de ovos e amendoim, e tem a sua origem em Alicante, uma região do país.

É muito comum consumir o Turron em época de frio e presentear nas festas de fim de ano

Leva-se todos esses ingredientes ao fogo até formar uma pasta que, após esfriar, é cortada em pedaços.

Torrijas, as rabanadas típicas da Espanha

As Torrijas são doces feitos com fatias de pão amanhecido. E você já pode ter ouvido falar desse doce em filmes e séries espanhóis ou, até mesmo, por pessoas mais velhas da sua família.

Torrijas - Comidas Tipicas da Espanha
As Torrijas são como as nossas rabanadas!

Basicamente, corta-se os pães amanhecidos e, em seguida, empana-se com ovo. Depois, deve-se fritar os pedaços no óleo e, para finalizar, polvilhar canela ou caldas.

Na Espanha, eles costumam consumir muito esse doce no café da manhã, acompanhando leite. Ou após as refeições, com um bom vinho.

Crema Catalana

Por fim, mais uma das comidas típicas da Espanha, um outro doce espanhol que vale super a pena provar, e que faz parte da cozinha mais tradicional do país, é o Crema Catalana, ou creme catalão, no português.

Esse doce é feito com gema de ovo, amido, açúcar, essência de baunilha, leite e pedaços de casca de limão e/ou de laranja. Além disso, após ficar pronto, os espanhóis ainda incrementam mais o prato adicionando canela.

Comidas Típicas da Espanha
A Crema Catalana é como um Creme Brullê, catalão

O Creme Catalana é um doce servido quente na Espanha. Portanto, uma boa opção de sobremesa se você for ao país em época de frio.

E aí? O que achou das comidas típicas da Espanha? Você já teve a oportunidade de experimentar algum desses pratos e doces? Então, compartilhe conosco qual foi o que mais chamou a sua atenção!



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.