carteira de habilitação internacional - de lugar nenhum.jpg

Para quem deseja dirigir em territórios estrangeiros, seja em razão de férias, caso esteja pensando em fazer uma road trip, ou por motivos de residência provisória, é importante tirar a carteira de habilitação internacional.

Algumas pessoas acreditam que este é um processo extremamente burocrático e demorado. Mas pasmem! No Brasil, é rápido e super tranquilo!

Inclusive, com o aumento de cidadãos brasileiros viajando para exterior, aumentou em 45% o número de solicitações de Permissões Internacionais para Dirigir, segundo o DETRAN-SP.

Abaixo, estão algumas dicas e informações importantes para facilitar a emissão da famosa PID (Permissão Internacional para Dirigir).

Permissão internacional para dirigir – o que é a PID?

Conhecida como PID (Permissão Internacional para Dirigir), esta carteira pode ser feita de forma online, pelo site do Detran do Estado em que o viajante reside, ou presencialmente, até a unidade mais próxima do DETRAN.

Esta autorização permite a condução de veículos em mais de 100 países em todo o mundo. Após a emissão, a PID chegará pelos Correios poucos dias após a solicitação no site.

A carteira de habilitação internacional, que deve ser emitida no Brasil, é válida nos territórios que aderiram à Convenção de Viena sobre Trânsito Viário.

carteira de habilitação - PDI - de lugar nenhum
É necessário a sua PID para dirigir com segurança fora do país.

Bem como, nesta Convenção, os países signatários se comprometeram a reconhecer internacionalmente as habilitações que fossem confeccionadas no padrão PID, com a habilitação nacional de seu país.

Pode-se dizer, portanto, que a PID é uma cópia da CNH brasileira, com a mesma foto, validade e informações constantes na Carteira. Contudo, com traduções e informações adicionais importantes extra territorialmente.

Importante lembrar que apenas condutores cadastrados no Detran e que já tenha a carteira de habilitação nacional, são os que podem solicitar este documento. 

Inclusive, tal habilitação deve estar em situação regular, não podendo estar com a situação suspensa ou cassada. Bem como também não pode se encontrar com outra restrição administrativa ou judicial que o impeça de dirigir.

Qual o custo para tirar a carteira de habilitação internacional? Como tirar carteira de motorista internacional?

Mas existe um custo para esta emissão, que varia conforme o Estado.

Em média, o valor para obtenção do documento varia de R$ 170,00 a R$ 500,00, adicionando ainda o frete para entrega pelos Correios.

Apesar de ser válido em mais de 100 países, uma vez que facilita a checagem de informações e a tradução dos dados contidos na carteira, em alguns lugares, este documento não é obrigatório

Portanto, é sempre bom que o turista se certifique da obrigatoriedade e das normas necessárias, simultaneamente, para dirigir no país a que se destina.

As línguas abarcadas pela PID são: inglês, espanhol, português, chinês, japonês, árabe, russo, francês e alemão. Além do registro do condutor, a PID será imprescindível para o registro de um carro, para aluguel de algum veículo, ou para contratação de seguros. 

Além disso, é um respaldo do cidadão em casos de acidentes e infrações na condução do veículo.

Alguns países que aceitam a PID são: África do Sul, Argentina, Austrália, Bahamas, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Grécia, Hungria, Líbia, México, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Peru, Polônia, Reino Unido, República Dominicana, Senegal, Ucrânia, Uruguai, Venezuela, e muitos outros.

Atenção aos países onde é aceito a PID

O mito dos 180 dias. Você precisa da carteira de habilitação internacional!

É comum ouvir dizer que a PID é necessária apenas em casos de permanência no país estrangeiro após 180 dias. 

Porém, a orientação do DETRAN é contrária a esta afirmação, e diz que os portadores da carteira nacional de habilitação brasileira, devem obter a PID sempre que forem conduzir veículos no exterior.

Qual o prazo de validade da carteira de habilitação internacional?

Em seguida, saiba que a PID possui um prazo de validade de 3 anos após a emissão do documento, ou até expirar a validade da carteira de motorista (CNH) do condutor solicitante.

Durante a viagem e a condução de veículos, é necessário e obrigatório estar também com a carteira de habilitação original. Assim, você evita problemas durante a viagem. 

Passo a passo para tirar a carteira de habilitação internacional online

A retirada desta carteira é uma tarefa relativamente simples, e pode ser feita de forma online, sem maiores burocracias.

  • O primeiro passo é acesso ao site do DETRAN do Estado do viajante;
  • O segundo passo é acessar o item “serviços online” e buscar a opção “dirigir no exterior”;
  • O terceiro passo é preencher os dados necessários no formulário, que devem ser exatamente iguais às informações constantes na CNH do cidadão;
  • É necessário certificar-se que o endereço constante no Detran está atualizado, pois será o local de entrega do documento;
  • O último passo é o pagamento da taxa necessária para emissão da Carteira Internacional de Habilitação, que deve ser paga até o dia do vencimento constante no boleto;
  • O reconhecimento do pagamento pelo DETRAN ocorre de forma automática. Então, em poucos dias o condutor receberá a carteira pelos Correios no endereço cadastrado no site do DETRAN.

É possível que, havendo alguma divergência, o DETRAN solicite o comparecimento do condutor até a unidade do órgão para comprovação, ou verificação de algumas informações.

Mas, de uma maneira geral, o procedimento é simples, rápido e muito fácil!

Posso dirigir no Brasil apenas com a PID?

É importante saber que, embora conste as mesmas informações na CNH e na PID, esta não substitui a Carteira de Habilitação Nacional.

Portanto, não é possível utilizá-la no Brasil.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.