dirigir van - de lugar nenhum

Se pensa em dirigir uma van, para cair na estrada, mas fez isso antes, saiba que existem algumas dicas valiosas que podem ser aproveitadas. Além do óbvio, existem algumas coisas que ajudam muito na hora de começar a dirigir veículos maiores.

A princípio vá com calma: é ideal que você não aja como se já soubesse tudo. Quando falamos sobre meios de transporte, quanto mais cautela, melhor na hora de assumir a direção.

Seguindo todas as dicas que te daremos ao longo deste texto, ficará muito mais fácil conseguir melhorar as suas habilidades na direção de uma van. 

5 dicas para dirigir uma van

Um conselho de viagem: se você vai dirigir uma van pela primeira vez, saiba que isso não é tão diferente assim dos carros de passeio. Na verdade, a parte sistemática é muito parecida.

O que mais dificulta a experiência de quem nunca fez isso antes é a noção de espaço, então tenha certeza de já ter dominado os carros de passeio antes de pensar em dirigir uma van.

É importante que você esteja confiante e, se não estiver, não tenha vergonha de assumir isso e aguardar um pouco mais para assumir a direção. 

Agora vamos às dicas!

Regule bem o banco

Por mais que você tenha o costume de dirigir carros com o banco mais afastado do volante do que o necessário, saiba que com as vans isso não pode ser assim.

Os pedais podem ser mais duros ou mais moles do que você está acostumado, então estar na distância perfeita entre o banco e o volante pode fazer toda a diferença.

Outro ponto importante é evitar inclinar demais o encosto do banco, para que não tenha dificuldades para alcançar a marcha, por exemplo.

Não exagere na velocidade

Para começar, evite ultrapassar a faixa de 40km, assim você consegue se acostumar com o tamanho do veículo e com a sua pegada.

Procure andar por ruas mais tranquilas enquanto não pega o jeito e evite o trânsito. É muito importante ser cauteloso nesse ponto, você com certeza não quer se meter em uma enrascada.

É natural que, ao longo do tempo, você vá sentindo mais confiança para aumentar a velocidade, mas tome cuidado para não fazer isso cedo demais, ou poderá ter problemas para controlar a van, já que ela é muito mais pesada do que um carro.

Evite músicas e sons altos

Se for dirigir uma van pela primeira vez acompanhado de amigos, peça a todos que façam silêncio, de modo que não distraiam a sua atenção enquanto está dirigindo.

Músicas podem ser ótimas durante uma viagem de carro, mas nos primeiros dias evite colocar som alto para tocar, isso desviará a sua atenção e poderá não acabar bem.

Você não precisa ficar em completo silêncio durante o trajeto todo, apenas faça isso enquanto precisa se esforçar para manter o foco.

Experimente a troca de marchas antes de sair

Dependendo do modelo de van que você escolher, pode ser que o sistema de troca de marchas seja um pouco diferente do habitual, portanto, não comece o trajeto antes de se acostumar com isso.

Fazer a troca certa de marchas representa um ponto muito importante para a boa viagem, então certifique-se de dominar bem essa parte da van.

Agora, caso a van escolhida tenha uma marcha parecida com a dos carros que está acostumado a dirigir, você certamente não terá problema algum com isso, fique tranquilo.

Tenha alguém experiente ao lado

Ter alguém experiente ao lado pode ser uma boa forma de se ganhar confiança logo nos primeiros momentos. Se algo der errado ou se sentir inseguro, não hesite antes de pedir ajuda.

O ponto mais importante sobre a direção é que quanto mais experiência melhor. Ou seja: ter alguém que sabe o que está fazendo ao seu lado pode ser uma peça essencial para a sua segurança.

Mas evite aquele motorista que sabe tudo, que interferirá na sua direção e atrapalha a sua experiência.

Dirigir uma van é mais difícil do que dirigir um carro?

Não, dirigir uma van não é mais difícil do que dirigir um carro. Na verdade é muito parecido e, na maioria das vezes, quem dirige bem um carro não terá a menor dificuldade para dirigir uma van.

Mas, ainda assim, não leve como garantido. Tome cuidado para não se atrapalhar na hora de manobrar ou de estacionar, isso pode atrapalhar.

Tenha em mente que estamos falando de um veículo muito maior do que um carro de passeio, então o espaço por si só já é muito diferente.

Qual categoria para dirigir van?

Para dirigir uma van, você vai precisar de uma carteira com categoria B. ou C. Somente elas possibilitam o motorista a conduzir essa categoria de veículo motorizado com peso de até 3.500 kg e até 8 lugares.

As categorias de habilitação existentes:

  • CNH tipo A
  • Categoria de CNH tipo B e C para camionetes e Vans
  • Categoria de CNH tipo D e E para veículos pesados como um caminhão.

Entre elas está a categoria A que habilita condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. Inclui-se nessa categoria motos, triciclos, motonetas e ciclomotores, independente das cilindradas.

Abem como as categorias B e C permitem o motorista a conduzir, os veículos usados para transporte de passageiros, sem reboque e com lotação superior a oito lugares, contando com o motorista. Entre eles, estão: ônibus e vans.

Como melhorar a minha direção com van?

Para melhorar a sua direção, invista sempre na prática. Somente isso pode realmente te tornar um bom motorista de vans, que poderá dirigir em todos os tipos de cenário.

O medo pode te travar em alguns momentos, mas não se preocupe: isso é normal. Continue tentando e se esforçando, aos poucos você evoluirá e terá resultados excelentes.

Lembre-se de continuar pesquisando e dirigindo sempre com calma. Não deixe com que a sensação de que você já sabe tudo atrapalhe o seu processo, confiança demais também pode se tornar um risco.

Cuide de quem vem atrás e não ultrapasse. A princípio, foque em fazer o básico muito bem, depois todo o resto se desenvolverá, assim como acontece com os carros.

No início é claro que isso será muito desafiador, mas com a rotina e o dia a dia você perceberá que é algo muito tranquilo de se fazer.

Entenda que qualquer automóvel representa sim um risco, mas que com o cuidado necessário isso jamais te trará problemas.

Lembre-se também que, em alguns casos, é importante cuidar de si e dos outros para que não haja acidentes. Seja paciente e evite se apressar nas preferenciais.

Saia de casa mais cedo para evitar o trânsito e jamais dirija com muita pressa, isso certamente dificulta a sua vida.

Agora que você já sabe quais são as principais dicas de como dirigir uma van pela primeira vez, coloque isso em prática e aproveite a viagem!

Veja também:



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

One Response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.