cancelamentos de voos - airhelp

Essa é pra você que teve problemas com cancelamentos de voos ou atrasos. Saiba como ter os seus direitos garantidos e ser ressarcido de quqlquer prejuízo!

Hoje vamos te contar como conseguimos uma compensação de quase cinco mil reais por um atraso de voo. Ficamos no aeroporto, sem comer, sem nossas malas e sem nenhuma explicação.

Existe uma forma de você reclamar seus problemas com o voo, caso a companhia aérea não te dê um suporte e vamos falar dela com você, a empresa Airhelp.

Quer saber mais e garantir os seus direitos?

Voos cancelados e atrasados

Passamos um problema voando em novembro de Barcelona para São Paulo, depois de um tempo morando no país, decidimos rever nossa família e amigos.

O que aconteceu, foi que, a companhia aérea nos deixou na sala de embarque por mais de 5 horas, sem nenhuma satisfação ou mesmo algum funcionário para dar suporte. O vôo era na parte da noite, ou sehja, não haviam nem restaurantes abertos nos arredores da sala de embarque.

É muito ruim, quando isso acontece, pois, o sentimento de abandono por uma empresa qual você contratou serviços, no caso (pagamos muito caro nessa passagem), é terrível.

Não tivemos nenhuma informação até o momento do embarque, após a chegada da aeronava, mais de 5 horas depois da saída agendada conforme nossos bilhetes.

Mas o que fazer nesse caso? Existe uma empresa, a Airhelp. que te ajuda com esse assunto.

Regras sobre atrasos e cancelamentos de voos

Se o atraso do voo for maior que 4 horas (ou a empresa já tenha a estimativa de que o voo atrasará esse tempo), ou houver cancelamento de voo, a companhia aérea deverá oferecer ao passageiro, além da assistência material, ou seja, alimentação e suporte, uma opção de reacomodação ou reembolso do valor integral da passagem.

Caso o voo seja cancelado, por exemplo, a companhia aérea deve te oferecer, além do reembolso ou remarcação do bilhete sem nenhuma taxa, uma acomodação de hotel, para descanso até a saída do voo comprado.

Ainda assim, a companhia é obrigada a te avisar e te manter conectado à todas informações sobre o mesmo, prestando o suporte enquanto você estiver aguardando.

Veja o que você tem direito:

  • A partir de 1 hora: direito a comunicação (internet, telefone, etc.)
  • 2 horas: direito a alimentação (voucher, refeição, lanche, etc.)
  • 4 horas: direito à serviço de hospedagem (somente em caso de necessidade de pernoite) e transporte de ida e volta ao local da hospedagem

É normal um voo atrasar?

Os motivos pelo qual um voo doméstico ou internacional atrasar, podem ser diferentes e habituais, mas entres os principais motivos, estão as questões de clima, ou seja, quando elas colocam em risco a decolagem, voo e pouco da aeronave.

Você já deve ter visto no jornal, na TV, por exemplo, que na parte da manhã em alguns aeroportos, devido à neblina, que as operações ficam suspensas momentaneamente.

Esse é um ótimo motivo para explicar um atraso, pois a falta de visibilidade, coloca em risco os pousos e decolagens.

Informações sobre atrasos e cancelamentos

Você sabe que faz muito pouco tempo que voltamos a viajar, devido à pandemia. Tudo agora ficou mais demorado, pois, existem procedimentos que dificultam seu embarque e desembarque devido esses assuntos.

Hoje, por exemplo, todos tem que apresentar passaporte da vacina, um trâmite obrigatório na maioria dos voos mundiais.

Sendo assim, cada detalhe que é acrescentado nesses procedimentos, podem gerar os atrasos (nesse caso, nem é por culpa da companhia aérea).

Bem como, de acordo com pesquisas da AirHelp, empresa especializada em direitos de passageiros aéreos, aproximadamente 900 mil passageiros foram prejudicados por mudanças na programação no ano de 2022.

Nossa experiência com atraso de voo

Como dissemos acima, nosso voo saía de Barcelona para Guarulhos com uma conexão no Marrocos, e até o momento do embarque estava tudo tranquilo e dentro dos conformes.

Despachamos nossas bagagens, passamos na imigração e fomos para a área de embarque para aguardar a entrada na aeronave, no portão informado.

O nosso voo estava marcado para chegar em Guarulhos às 8:30 da manhã. Veja só, chegamos a Guarulhos às 23 horas do dia seguinte!

A companhia não nos informou em nenhum momento sobre o atraso, motivos, alimentação e qualquer outra coisa!

Embarcamos para o primeiro voo 6 horas depois do previsto!

Passamos o mais de 5 horas no aeroporto e a única coisa a fazer era aguardar, pois, já tínhamos feito a saída do país, ou seja, nem dava para sair do aeroporto! O jeito foi comer algum snack da máquina de petiscos. E aguardar.

Mas enfim, com mutia dificuldade, chegamos a São Paulo.

Contatando a Airhelp

A primeira coisa que você tem que fazer é entrar no site da Airhelp para colocar as informações dos voos, e lá, somente colocando os dados, eles já tem tudo sobre o atraso ou cancelamento do mesmo.

airhelp page
Aqui você vai informar sobre os dados do seu voo atrasado ou cancelado

Já ouvimos falar da Airhelp, mas nunca precisado. Nossa experiência foi incrível e o processo é muito simples.

Preenchemos o formulário e a atendente entrou em contato conosco e foi super solícita, e vou te falar do passo a passo.

Você pode fazer uma reclamação de até 3 anos de antecedência do ocorrido, seja de atrasos ou de cancelamentos de voos. Eles dizem no site, que você pode rever até €700.00 do valor do seu prejuízo.

No nosso caso, como foi um longo atraso, foram calculados os danos, a falta de alimentação e a falta de uma hospedagem para descansar até o próximo voo sair.

Bem como, você vai informar exatamente qual o voo que teve um problema. Eles irão pesquisar e te dar um retorno através do contato que você vai informar no site da Airhelp.

Sendo assim, eles te pedem os detalhes e todas as informações dos passageiros, provas (comprovante de pagamento de alimentação, por exemplo) e quaisquer informações extras. Então você vai colocar o seu nome, seu e-mail, nome da pessoa que estava com você, se houver.

Sempre importante também, quando ocorre algum problema, você fazer fotos, por exemplo, aguardando, de filas, ou dos seus gastos com alimentos.

Durante o processo de verificação

Logo depois, todos os documentos e provas recolhidas, a Airhelp vai te pedir um prazo para verificar todas as informações dos atrasos ou cancelamentos de voos.

Achamos ótimo o suporte, sempre nos informando a que passo estava o processo. Assim que você manda a sua solicitação eles te enviam um e-mail, dizendo que foi recebido, numero da sua solicitação e informando quais serão os próximos passos.

Iniciamos nosso processo em 28 de novembro e dia 12 de dezembro, nos retornaram, dizendo que a companhia havia aceitado nossa reclamação e queria nos ressarcir.

Sendo assim, já nos deram um prazo para enviar o dinheiro para a nossa conta. Foram reembolsados cerca de €650.00 para cada um de nós.

Recebendo o seu dinheiro

Depois de você pedir o seu pagamento, terá que esperar até 3 dias para enviarem à conta bancária, que vocë vai informar nessa parte do processo.

A empresa, assim como qualquer advogado, retém uma comissão de cerca de 30% desse valor, mas cá entre nós, pagamos felizes, pois só fizemos mesmo a reclamação, o restante foi tudo a Airhelp que fez por nós.

Bem como, você só vai ser cobrado, caso tiver direito de receber algo da companhia, caso contrário, nenhum valor vai ser cobrado.

Conclusão: Airhelp é bom e confiável?

Sim. No nosso caso, foi tudo muito correto e muito rápido, mais rápido do que reclamar diretamente na companhia aérea.

Sem contar que ela teve o descaso de nos deixar tanto tempo sem nenhuma informação.

Ainda assim, o dinheiro que recebemos já garantiu a nossa próxima viagem! Se você tem problemas com cancelamentos de voos, não hesite em usar a Airhelp! Aprovado por nós!

Veja nossos outros artigos



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.