alcobaça - viagem portugal

Tudo que você precisa saber ao fazer uma viagem para Portugal, um país riquíssimo em atrações turísticas. Não é à toa que em 2021 foi escolhido o melhor destino turístico europeu pelo portal European Best Destination e já ganhou 5 vezes o prêmio World Travel Awards, o Oscar do turismo mundial.

Uma viagem a Portugal pede por alguns pontos turísticos tradicionais: o elevador de Santa Justa e o Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa; a Biblioteca Joanina, em Coimbra; ou a região de Cascais, no sul, onde rolam algumas das principais etapas mundiais dos campeonatos de surfe. Mas fora desse circuito mais conhecido, também tem muitas outras atrações incríveis para conhecer.

Preparamos uma lista para que a sua próxima viagem fuja do óbvio e te leve para lugares “nunca dantes navegados”. Ou mais navegados pelos próprios portugueses do que por turistas internacionais.

Mas antes de fazer o seu roteiro e sair comprando suas passagens, não se esqueça de que para viajar para Portugal é necessário ter um seguro viagem. Veja agora as opções e garanta o seu.

Mosteiro de Alcobaça (próximo a Coimbra)

O mosteiro de Alcobaça fica a cerca de 110 km de Lisboa (cerca de uma hora e meia de carro) e é um passeio que vale a pena, especialmente se você é fã de histórias de amor.

A igreja abriga os sarcófagos de Pedro I e Inês de Castro, o casal que protagoniza um dos mais famosos romances portugueses: o pai de Pedro não queria que ele, como futuro rei, se casasse com Inês.

Então, enquanto o filho viajava, mandou matar a futura nora. Ao ser coroado rei, anos depois, Pedro empossou Inês como rainha, mesmo ela estando morta. 

O mosteiro foi construído para abrigar o corpo da rainha e Pedro também foi sepultado lá. A história é famosa na região e se tornou um grande símbolo do país graças ao poema “Os Lusíadas”, de Camões, que tem um capítulo todo dedicado a Inês.

Construído no século XII, a igreja e o claustro são construções do gótico manuelino, um estilo arquitetônico que só existe em Portugal.

Eles são Patrimônio da Humanidade da Unesco. Alcobaça também tem a fama de produzir as melhores maçãs, então aproveite para experimentar o suco e os doces locais.

Alcobaça - Coimbra - Viagem Portugal
Alcobaça – Coimbra

Conímbriga (Coimbra) – Viagem para Portugal

Já pensou conhecer ruínas do Império Romano sem precisar ir até Roma?

Em Portugal, até isso é possível. Além do famoso Templo de Diana em Évora, existe uma cidade antiga aberta para visitação, há 20 minutos de carro de Coimbra. É Conímbriga, a avó da cidade atual.

As ruínas romanas trazem toda a estrutura urbana da época, com vestígios de casas, lojas, um teatro e das famosas termas, os banhos públicos.

Conta até mesmo com mosaicos restaurados. Em uma das vilas, as grandes casas da nobreza romana, o mosaico central foi restaurado e as fontes de água voltaram a funcionar.

Há, ainda, um museu arqueológico repleto de achados dali mesmo: agulhas, vasilhas, imagens de deuses, moedas e muitos outros objetos do dia a dia da Antiguidade. 

Além dos romanos, há ainda vestígios dos povos celtas que habitavam a região e dá para conferir uma obra do Estado Novo português, a ditadura que controlou Portugal por mais de 40 anos e que tentou, sem sucesso, reconstituir uma parte da cidade.

Ou seja: para quem gosta de história e quer descobrir mais sobre o passado português, é um prato cheio.

Museu Monográfico de Conímbriga. Foto: Visit Portugal

Castelo de Leiria (Leiria)

Leiria é uma cidade serrana do Centro de Portugal, e apesar de ser pequena na extensão é bastante importante na região. 

Leiria foi um centro medieval e os vestígios disso ainda estão lá para todo mundo ver, no castelo que surge no ponto mais alto da cidade. Construído no século XII como uma fortaleza e ainda está de pé, apesar de ter sido atacado em várias guerras portuguesas, até o século XIX. Na década de 1910 ele passou pela primeira restauração e vem sendo progressivamente cuidado pelo patrimônio histórico português.

Mas não é só de passado que o castelo vive. Durante o verão, há concertos de música clássica e de música portuguesa, festival de jazz e festas regionais. E todas as noites recebe uma iluminação especial, que permite que seja visto por toda a cidade.

Se você decidir fazer uma parada em Leiria no seu roteiro, também tem outros pontos legais para visitar. Ou, como diriam os portugueses, “muito fixes”. Os amantes do futebol podem conhecer o estádio Dr. Magalhães Pessoa, sede da Eurocopa de 2004. E a cidade é margeada pelo rio Lis, e possui calçadões, praças e lugares bem agradáveis para quem quer descansar e respirar um dos ares mais puros da Europa.

Castelo de Leiria Viagem Portugal
Castelo de Leiria, Portugal: Paço de D. João I visto da cidade.

Uma dica para conhecer esses roteiros sem se preocupar com tempo e transporte é o aluguel de carros. De Alcobaça a Leiria e Coimbra, o carro é a melhor opção. Aqui você tem ofertas ótimas de aluguel de carros e  já reserva o seu.

Jardins da Quinta Monte Palace (Madeira)

Em seguida, uma região de Portugal que entrou na rota dos turistas nos últimos anos foi a Ilha da Madeira. Além de ser um ponto de parada de várias rotas de cruzeiros, é possível chegar no arquipélago por voos saindo de Lisboa e do Porto, que duram cerca de uma hora.

A Madeira tem alguns passeios bem conhecidos, como as Levadas (trilhas pelas reservas ecológicas da Ilha), os picos que estão entre as maiores altitudes do país e o Porto do Funchal. Mas um passeio imperdível que nem sempre chama a atenção dos turistas é a Quinta Monte Palace, na zona mais alta da capital. 

Quintas são grandes casas rurais. Essa em especial foi construída no século XVIII, depois foi vendida e reformada para o estilo atual. Se transformou no hotel Monte Palace, que fechou nos anos 1940.

Ainda assim, na década de 80, a Fundação Berardo adquiriu a área e transformou em um museu, com coleções de azulejos, de arte africana e de minerais com rochas de vários lugares do mundo, até do Brasil.

Mas a grande atração da quinta são seus jardins. Com vários lagos artificiais, ornamentados com pedras, fontes, esculturas e muita diversidade de plantas, que ocupam quase todos os 70 mil m² da propriedade. 

É possível chegar lá de ônibus ou carro, mas sem dúvida a melhor forma é pelo teleférico. Ele parte do centro do Funchal, próximo ao porto, e na subida você tem uma vista privilegiada de toda a área mais baixa da cidade.

Monte Palace Madeira - Viagem Portugal
De 1904 a 1943, quando o Palácio funcionou como Hotel, a lagoa central proporcionava passeios de barco aos viajantes e clientes

Porto Santo (Arquipélago da Madeira)

Ainda no Arquipélago da Madeira, quem gosta de praia e natureza tem uma ilha inteira para aproveitar. É o Porto Santo, um destino menos popular do que a própria Ilha da Madeira e um pouco mais rústico. A “Ilha Dourada” é uma reserva de biosfera reconhecida pela Unesco desde 2018, por isso uma parte dela é bastante preservada e a grande atração são as praias e a natureza.

Enquanto na Ilha da Madeira a maioria das praias tem pedras em vez de areia, no Porto Santo elas tem areia fofa, com águas azuis e calmas. Também há barcos que fazem passeios para o alto mar e em algumas áreas é possível até arriscar um mergulho e avistar golfinhos. 

Dependendo da época do ano, você também pode observar os lobos-do-mar, os habitantes originais do arquipélago. Eles vivem nas Desertas, uma ilha vizinha, inteiramente dedicada a ser o lar desses simpáticos animais marinhos.

Vista parcial da praia do Porto Santo

Poça Dona Beija (Açores) – Viagem Portugal

A Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, abriga um paraíso termal que tem ficado muito famoso. É um verdadeiro spa natural, com tanques de pedra que se alimentam de uma nascente de água quente, que brota da terra a mais de 40 graus.

A nascente original fica dentro de uma gruta, mas o caminho e o banho eram bastante perigosos. Por isso, nos anos 2000, foram construídas as piscinas atuais, sendo muito mais seguras e confortáveis para quem quer passar um dia relaxante.

E já que você estará nos Açores, pode aproveitar as cachoeiras e ribeiras que são marcas registradas da ilha. E não deixe de experimentar os queijos e a manteiga.

A região é famosa pelo gado leiteiro e sua manteiga é uma das mais vendidas pela Europa.

Poça da Dona Beija


Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.