PONTOS TURÍSTICOS DA TURQUIA - ISTAMBUL (1)

Conheça aqui os principais Pontos Turísticos da Turquia para incluir no seu roteiro.

A Turquia está cada vez mais presente nas listas de viagens dos brasileiros, ganhando muito destaque ao redor de todo o mundo nos últimos anos.

Por lá, Istambul, tem muito a oferecer no quesito turismo, contando com vários pontos e passeios muito interessantes para conhecer. Aliás, você sabia que Istambul é a maior cidade de toda a Europa? Pois é! Por isso, diversão é o que não vai faltar por lá!

Mesmo não sendo a capital do país, Istambul é a cidade mais turística e que mais vale a pena conhecer. Mas, como se trata de uma enorme metrópole, você pode ter dificuldade na hora de montar o seu roteiro de passeios. E é com isso que vamos te ajudar hoje!

Istambul consegue unir a modernidade com os centros históricos de uma maneira incrível e admirável. Ademais, é cheia de atrações arquitetônicas e de grande valor para a história da humanidade.

Antigamente, a cidade era conhecida como Constantinopla, que você já deve ter ouvido falar nas suas aulas de história. 

Hoje, o local abriga mais de 15 milhões de pessoas e ocupa dois continentes diferentes, sendo possível atravessar de um para o outro através de uma ponte.

Confira, então, os principais pontos turísticos da Turquia que não podem ficar fora do seu roteiro de viagem por lá, e algumas dicas importantes para a sua viagem.

Bandeira da Turquia
A bandeira da Turquia é um símbolo nacional icônico, com seu fundo vermelho vívido e sua lua crescente branca e estrela de cinco pontas

Documentos para viajar para a Turquia. Brasileiros precisam de visto para viajar para Turquia?

Para os brasileiros, os documentos necessários para viajar para a Turquia são:

  1. Passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir da data de entrada na Turquia.
  2. O visto é concedido no ato da imigração

É importante verificar com a embaixada ou consulado turco no Brasil se há alguma exigência adicional ou mudança nos requisitos de entrada devido à pandemia ou outras circunstâncias.

Precisa de seguro viagem para viajar para a Turquia?

Não é obrigatório, porém nunca viaje sem um seguro viagem, para não correr riscos desnecessários ou mesmo gastar muito dinheiro caso algo aconteça e que não esteja ao seu alcance!

Pontos turísticos da Turquia – melhor época para visitar

A melhor época para programar uma viagem para a Turquia é durante o verão (de julho a agosto) e entre abril e setembro, pois as chuvas são menos comuns.

Entre outubro e março, contudo, costuma chover mais e as temperaturas são mais baixas, ficando entre 6 e 18 graus.

Quanto tempo ficar em Istambul?

Como comentamos, Istambul é uma cidade realmente grande, com muitas atrações turísticas. 

Por isso, para aproveitar bem o passeio, recomendamos ficar entre 3 e 5 dias por lá.

Como se locomover pela cidade?

Se você ficar hospedado na região do centro histórico de Istambul, muito provavelmente, a grande maioria dos passeios dá para fazer caminhando. Assim, você economiza e aproveita para conhecer as ruas da cidade.

A melhor forma de se locomover em Istambul para regiões mais distantes, é utilizando táxi, que é chamado através do app da Uber. 

Contudo, a dica é combinar os valores antes, pois existem alguns motoristas mal-intencionados, que podem tentar tirar vantagem de você.

Por fim, outra forma de se locomover por lá, dependendo de onde você vai, é utilizando o transporte turístico VLT, que passa pelo Grand Baazar, pela ponte de Gálata, atravessa todos o centro histórico e vai até a Arena Vodafone Park.

Moeda da Turquia

A moeda oficial da Turquia é a lira turca (TRY), que é utilizada em todo o país para transações comerciais e financeiras. A lira turca é dividida em 100 unidades menores, chamadas de kuruş.

As notas da lira turca estão disponíveis em denominações de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 liras, e as moedas estão disponíveis em denominações de 1, 5, 10, 25, 50 kuruş e 1 lira.

A taxa de câmbio da lira turca em relação a outras moedas internacionais pode flutuar diariamente, dependendo das condições econômicas e políticas do país.

Qual a melhor moeda levar para a Turquia?

A melhor moeda para levar para a Turquia é a lira turca (TRY), a moeda oficial do país.

Embora algumas lojas, hotéis e restaurantes turísticos aceitem outras moedas internacionais, geralmente é mais vantajoso pagar em lira turca para evitar taxas de conversão e obter a melhor taxa de câmbio possível.

Antes de viajar para a Turquia, é aconselhável trocar uma quantia razoável de dinheiro em lira turca em uma casa de câmbio local ou em um banco, ou usar um caixa eletrônico para sacar dinheiro em lira turca.

Também é importante verificar com antecedência se o seu banco ou cartão de crédito cobra taxas adicionais para transações internacionais.

Lembre-se de que é ilegal na Turquia usar outras moedas, como dólares americanos ou euros, para transações em moeda local. Por isso, é melhor ter liras turcas à mão para evitar quaisquer problemas.

Principais pontos turísticos de Istambul na Turquia

No geral, a cidade de Istambul conta com muitas opções de atrações turísticas históricas, que unem religião, cultura, arquitetura e lazer.

Dessa forma, alguns dos principais pontos turísticos são mesquitas, pontes e alguns palácios espalhados pela região. Além de grandes parques e museus que contam a história do povo.

Veja quais são os principais e mais importantes pontos turísticos de Istambul:

Mesquita Azul

A Mesquita Azul tem muitos anos de história. A sua construção começou com Ahmed I, mas só acabou no mandato de Mustafa I, no ano de 1617. No total, são seis minaretes, e o local conta com uma arquitetura incrível e de muita imponência.

A cúpula central de Mesquita Azul possui 43 m de altura e 23 m de diâmetro. Provavelmente, será a maior que você vai conhecer em toda sua vida.

Essa é a principal e mais visitada mesquita da cidade. Portanto, é um ponto turístico de parada obrigatória.

Mesquita Santa Sofia

No mesmo espaço da Mesquita Azul, está a Mesquita Santa Sofia, que foi inaugurada para se tornar a catedral de Constantinopla, por volta do ano 532.

Quase 1000 anos depois, em 1453, o local se transformou em uma mesquita, durante a época do Império Otomano. 

Por isso, essa mesquita é considerada como uma das construções mais importantes de todo o período bizantino no mundo.

Mesquita Santa Sofia - Turquia
A magnífica cúpula central da Mesquita Santa Sofia domina a paisagem, com seus intricados padrões de mosaico e os elegantes arcos que a sustentam.

A luz natural entra pelas janelas altas, iluminando o espaço amplo e majestoso, enquanto os detalhes ornamentados nas paredes e no piso refletem a história e a beleza da arquitetura islâmica.

No centro da foto, destacando-se em meio ao ambiente grandioso, está o elegante minbar, o púlpito do imã, que testemunhou séculos de orações e adoração em um dos mais emblemáticos locais religiosos do mundo.”

O local conta com um museu incrível, que vale muito a pena conhecer quando você estiver por lá.

Ponte de Bósforo

A ponte de Bósforo, por sua vez, é a que liga o lado europeu ao lado asiático de Istambul. A construção data de 1973, e tem mais de 1500 m de comprimento, composta por duas torres com cerca de 105 m de altura.

Contudo, a melhor forma de conhecer essa ponte não é andando, mas sim fazendo o passeio de barco que sai do cais da Ponte de Gálata. Você vai adorar!

Ponte Bósforo - Turquia
A imponente Ponte do Bósforo atravessa as águas azuis do Estreito de Bósforo, conectando a cidade de Istambul com as encantadoras aldeias da costa asiática

A ponte é uma maravilha da engenharia moderna, com seus pilares altos e elegantes e seus cabos de aço que se estendem em curvas graciosas.

A vista da ponte é espetacular, com o horizonte de Istambul ao fundo e o mar cintilante abaixo.

À medida que o sol se põe, a ponte se ilumina com luzes vibrantes, criando um espetáculo noturno que é uma das vistas mais icônicas da cidade.”

Palácio Dolmabahçe

O Palácio Dolmabahçe está localizado na região europeia da cidade. Durante o século XIX, serviu como a residência de sultões e, também, como o centro de administração do Império Otomano.

A arquitetura do palácio conta com vários detalhes arquitetônicos otomanos, além de também ter estilo Barroco, Rococó e Neoclássico. São mais de 15.000 metros quadrados para percorrer e, com isso, ele se tornou o maior edifício de toda a Turquia.

Palácio de Beylerbeyi

Agora, um palácio que está localizado do lado asiático de Istambul e que é encantador, é o Palácio de Beylerbeyi, que foi a residência de muitos sultões do Império Otomano.

O palácio está localizado nas margens do lado asiático do Bósforo, pertinho da ponte. Você passará por ele durante o passeio de barco também.

Fortaleza de Rumeli

 Ela foi construída por Mehmet, chamado de “O Conquistador”, como uma forma de proteger a região de ataques e bloquear o acesso ao norte.

Rumeli Hisan na Turquia
A Fortaleza de Rumeli foi construída no ano de 1452 e chama a atenção de longe.

Em 1953, a fortaleza foi restaurada e transformada em um museu, que começou a funcionar em 1968.

Torre de Gálata

Esse é, sem dúvida, um dos principais e mais famosos pontos Turísticos de Istambul, estando presente em diversos cartões postais.

Um dos principais pontos turísticos de Istambul

A Torre de Gálata chama muita atenção por conta da sua magnífica arquitetura. Do alto da torre, é possível apreciar os antigos bairros que fizeram parte da cidade, e ter uma vista panorâmica sem igual da região.

Não se sabe ao certo quando foi sua inauguração. Mas, segundo estudos, ela data do ano de 500, e já serviu para diversas finalidades ao longo de toda a história do país.

Ponte de Gálata

A ponte de Gálata é, sem dúvida, um dos pontos turísticos mais procurados em Istambul. Isso porque essa ponte conta com cerca de 500 m de extensão e foi inaugurada em 1845, com a intenção de ligar os dois lados europeus da cidade.

Logo abaixo da ponte de Gálata, existem ótimas opções de bares e de restaurantes para você fazer uma pausa no passeio. 

Depois, na parte de cima, você pode aproveitar para apreciar a paisagem do Chifre de Ouro, assim como os diversos barcos que navegam por ali.

Muralhas de Constantinopla – Istambul Surlai

A região das muralhas faz parte do patrimônio cultural da cidade. Ao que tudo indicada, a construção da muralha se deu no século V e, na época, foi extremamente importante para proteger o Império.

Constantinopla - POntos turísticos da Turquia
Para quem gosta de passeios históricos, as muralhas de Constantinopla são uma parada obrigatória!

No total são 61 portões e 244 torres. Sem dúvida, vale muito a pena conhecer!

Outros passeios e pontos turísticos de Istambul Turquia

Acima comentamos um pouco mais sobre os principais pontos turísticos de Istambul. Contudo, a cidade é enorme e tem muito mais a oferecer!

Para quem gosta de parques, recomendamos visitar o Parque Sultão Ahmet, Parque Gulhane, Parque Azapkapi Sahil, Parque Taksim Gezi e o Parque Yildiz, que é um dos maiores de toda a cidade.

Mas, para quem quer conhecer mais museus da cidade, as nossas recomendações são:

  • Museu de Arte Turca e Islâmica
  • Museu Arqueológico de Istambul
  • Museu da História da Ciência e Tecnologia de Istambul
  • Museu Naval Deniz
  • Museu de Pintura de Istambul

Ah! E não deixe de passar pelo Grand Bazaar, que é o maior e mais antigo mercado da cidade, erguido em 1455, e que vende ótimas opções de decorações e lembrancinhas.

E, se você estiver viajando com crianças para a Turquia, vale a pena conferir o Istanbul Dolphinarium, que é um delfinário gigante da cidade, inaugurado em 2008, pois lá é possível nadar com os golfinhos, tocar, alimentar e interagir com eles. 

Além disso, o local conta com shows de mergulho todos os dias.

E então? Gostou das nossas dicas de turismo na Turquia? Esperamos ter ajudado a montar o roteiro perfeito para a sua viagem!

Pontos turísticos da Turquia, outras cidades além de Istambul

A Turquia é um país com uma rica história e cultura, oferecendo muitos pontos turísticos fascinantes para os visitantes. Aqui estão alguns dos principais pontos turísticos da Turquia:

  • Capadócia: A Capadócia é uma região única na Turquia, conhecida por suas formações rochosas em forma de cone e suas cidades subterrâneas. Os visitantes podem fazer passeios de balão para admirar a paisagem, visitar os sítios arqueológicos, explorar as cidades subterrâneas e assistir a apresentações de dança do ventre.
  • Éfeso: Éfeso é uma cidade antiga na costa do Mar Egeu e um dos principais pontos turísticos da Turquia. O local contém ruínas bem preservadas de uma cidade grega e romana, incluindo o Templo de Ártemis, a Biblioteca de Celso e o Teatro Romano.
  • Pamukkale: Pamukkale é um local turístico natural único na Turquia, onde os visitantes podem caminhar sobre terraços brancos de calcário que se formaram a partir de fontes termais naturais. Também é possível nadar nas piscinas termais e visitar as ruínas da cidade greco-romana de Hierápolis.
  • Bodrum: Bodrum é uma cidade costeira popular na Turquia, conhecida por suas belas praias e águas cristalinas. A cidade abriga o Castelo de Bodrum, um importante monumento histórico construído pelos Cavaleiros de São João.

Esses são apenas alguns dos muitos pontos turísticos que a Turquia tem a oferecer. O país também tem muitos outros lugares fascinantes para explorar, incluindo a costa do Mediterrâneo, as montanhas Taurus e as cidades históricas de Bursa e Troy.

Veja mais lugares e o que fazer ao redor do mundo!



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2024 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.