toledo - espanha

Se você está visitando a cidade de Madri, precisar tirar um tempo para ir conhecer Toledo, na Espanha, e toda a sua beleza apaixonante! Uma ótima dica de bate e volta, saindo da capital espanhola!

A cidade de Toledo é uma das mais “turistadas” em toda a península espanhola, e é um destino perfeito tanto para quem quer um programa diferente para o fim da tarde de um sábado, como para quem quer passar um fim de semana todo conhecendo outras partes da Espanha.

Além de toda a sua beleza, a cidade de Toledo na Espanha, é recheada de história e muito rica em sua arquitetura, que varia entre românica e medieval.

Por lá, além dos prédios históricos, é possível conhecer um aqueduto em perfeitas condições, um anfiteatro e um templo.

Portanto, se você quer incluir Toledo no seu roteiro pela Espanha, hoje, vamos te dar algumas dicas de como ir de Madri para Toledo, e o que fazer por lá durante o seu passeio.

Um pouco da história de Toledo na Espanha

Primeiramente, vamos conhecer um pouco mais sobre os fatos mais importantes da história da cidade de Toledo.

No passado, até o ano de 513 d.C., Toledo era a capital da Espanha Visigótica. Depois, a partir de 1085, a cidade se tornou a capital do Reino de Castela, no momento histórico em que a região foi conquistada pelos cristãos. E, assim, se manteve por quase 500 anos, até 1561.

Neste ano, o rei Felipe I de Portugal realizou a transferência da corte real para a cidade de Madri. Mas, nem por esse motivo, a cidade de Toledo caiu no esquecimento. 

ruas de toledo espanha
As ruas de Toledo, na Espanha

Inclusive, como comentamos, por estar bem ao lado de Madri, a cidade de Toledo é quase que uma “parada obrigatória” para quem está viajando por lá.

Atualmente, Toledo é considerada a capital da Comunidade Autônoma de Castilla La Mancha. Aliás, no quesito turismo, se tornou uma das cidades mais procuradas por turistas de toda a Espanha.

Um fato curioso sobre Toledo é que, com a crescente força dos cristãos na região, os judeus foram expulsos da cidade em 1492, e os muçulmanos 10 anos mais tarde, em 1502. 

Contudo, apesar desse ocorrido, Toledo continuou sendo uma cidade com termos religiosos muito fortes, e permanece assim até hoje.

Por isso, Toledo é, muitas vezes, chamada de “Cidade das Três Culturas”, justamente por possuir resquícios e construções das três religiões predominantes, que já compartilharam essas terras.

Como ir de Madri para Toledo? Bate e volta na Espanha

Toledo está localizada bem do lado de Madrid, o que acaba facilitando bastante o transporte para lá, e aumentando as opções de excursões para a cidade.

O primeiro ponto a se considerar sobre Toledo, é que o aeroporto mais próximo da cidade é o de Madri, que fica a cerca de 80 km de lá. Por isso, se você já está em Madri, não tem como pegar um voo até Toledo.

Dessa forma, restam três formas principais de ir de Madri para Toledo: de carro, de ônibus ou de trem.

A viagem de Madri para Toledo de trem não é a mais em conta. Mas é mais rápida do que a viagem de ônibus, levando cerca de 30 minutos para percorrer o trajeto.

Já a viagem de ônibus é mais em conta. Contudo, a duração da viagem varia entre 1 hora e 1 hora e meia. Outra vantagem de ir de ônibus de Madri para Toledo, é que você terá mais opções de horário disponível para partir.

Além disso, outra alternativa é ir de carro até a cidade. Como comentamos, Toledo está bem perto de Madri, e a viagem de carro até lá é bem tranquila.

Além disso, você terá a vantagem de estar com o carro para ir até os pontos turísticos. Dessa forma, terá mais liberdade para andar por lá.

Toledo Espanha Vista
É muito fácil chegar em Toledo!

Tour de Madri para Toledo – Espanha

Apesar de essas serem as 3 principais formas de ir de Madri para Toledo, a gente não podia deixar de comentar sobre a possibilidade de procurar um tour.

Os tours costumam ser um pouco mais caros. Mas a maioria já inclui a ida e a volta de Madri para Toledo, o traslado na cidade, e a visita a alguns dos principais pontos turísticos.

Além disso, dá para contratar um tour antes mesmo de viajar para Madri ou procurar alguma opção por lá. Afinal, as agências costumam oferecer vários pacotes com esse trajeto.

Quer saber mais sobre o tour de 1 dia para Toledo, saindo de Madrid?

A vista incrível de quase toda a cidade

O que fazer em Toledo na Espanha?

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a história de Toledo, e viu como é facinho chegar até lá partindo de Madri, é hora de conhecer quais são os principais pontos turísticos da cidade, e o que você pode fazer por lá.

Catedral de Toledo na Espanha

Sem dúvida, a Catedral de Toledo deve estar no topo das suas coisas para fazer por lá.

Chamada de Catedral de Santa Maria, a catedral de Toledo é um dos pontos altos dos turistas que passam pela cidade, por conta do seu estilo gótico e composto por três fachadas.

A construção foi feita entre os anos de 1226 e 1493. E o maior destaque de toda a arquitetura do local está na torre gigante, com incríveis 92 metros de altura.

É possível visitar a catedral todos os dias, e o custo para entrar é de 10 euros. Veja também sobre a visita guiada pela Catedral de Toledo.

catedral de toledo espanha
Não deixe de fazer uma visita guiada na Catedral de Toledo

El Alcázar de Toledo

Quando falamos na antiga capital, o Alcázar pode ser elencado como uma das construções mais imponentes e importantes da cidade.

Caso você ainda não tenha conhecimento do termo, o El Alcázar é uma espécie de fortaleza medieval, construída em formato retangular e de origens romanas.

No caso do El Alcázar de Toledo, a fortaleza está localizada no alto, o que ajuda a criar ainda mais destaque para esse ponto turístico.

No El Alcázar, você pode aproveitar para conhecer a biblioteca Castilla-La Mancha, e ir até a cafetaria do último andar, que oferece uma vista panorâmica e incrível de toda a cidade de Toledo.

Alcazar de Toledo

Sinagoga Santa María La Blanca

Para quem ama história, a sinagoga de Santa María La Blanca em Toledo também é um ponto turístico muito interessante para se conhecer.

Essa sinagoga fica localizada onde, antigamente, ficava o bairro judeu da cidade, e possui uma história bem intrigante e interesante.

Sua fundação foi em 1180 e, pelos 211 anos seguintes, atuou como uma sinagoga. No entanto, no ano de 1391, o local se tornou uma igreja, que recebeu o nome de “Revolta Antijudaica”.

O interior da sinagoga é muito bonito, repleto de paredes brancas, arcos e pilares com 8 lados. Além disso, todos os cantos da sinagoga são ricos em detalhes, e impressionam a todos que entram lá para conhecer. Portanto, valeo muito a pena incluí-la no roteiro.

Recomendamos o tour pelo Bairro da Juderia de Toledo.

Símbolo judeu em uma casa em Toledo

Ponte de Alcántara

A ponte de Alcántara em Toledo costuma ser vista logo que os turistas chegam na cidade. Isso porque, para sair da estação de trem ou da rodoviária e começar a explorar a cidade, é necessário atravessar essa ponte.

O local se tornou um dos principais pontos turísticos de Toledo por possuir quase 2 mil anos de construção. A ponte data dos anos de 103 e 104 d.C. e, até hoje, está muito bem preservada.

Ela fica localizada em cima do rio, possui 58 metros e um arco em sua construção, que ajuda a criar um visual deslumbrante para quem vê a ponte de longe.

A Ponte de Alcántara em Toledo

Praça de Zocodover

Aqui vai uma dica para quem ama fazer aquela pausa nos passeios para comer e tomar um café.

A praça de Zocodover é considerada o ponto mais sociável de toda a cidade de Toledo. Por lá, você pode encontrar diversas opções de restaurantes e de bares, além de aproveitar para apreciar as construções castelhanas no local.

Além disso, é da praça de Zocodover que partem as ruazinhas que levam até a antiga capital.

Mesquita del Cristo de la Luz

Assim como as demais mesquitas de Toledo, a Mesquita del Cristo de la Luz também foi transformada em uma igreja com o passar dos anos.

A construção data do ano de 999 e está próxima da Porta de Bisagra. E, até hoje, é considerado um dos melhores edifícios de origem totalmente muçulmana, e que foram preservados por lá.

Pois, apesar de ser dominada pelos cristãos durante o século XII, as mudanças na construção respeitaram a arquitetura original.

Mesquita Cristo de la Luz em Toledo

Seguro Viagem Internacional

Nós indicamos sempre, aqui no blog, que você contrate um seguro viagem para usar fora do Brasil. E vamos falar isso em todos os nossos artigos.

A gente pensa que nada pode nos acontecer, mas, mesmo que nao aconteça, precisamos estar preparados. Você sabe quanto custa uma consulta médica fora do Brasil? Pode custar milhares de euros!

Mirador del Valle

Por fim, outro ponto turístico de Toledo que você precisa conhecer é o Mirante do Vale, ou Mirador del Valle, como é conhecido pelos espanhóis.

Para chegar até o mirante, é possível fazer uma caminhada de cerca de 30 minutos ou, ainda, chamar um táxi ou pegar a linha L71.

A vista do mirante é realmente impressionante e muito bonita, garantindo uma visão ampla de toda a antiga Toledo, que, olhando de cima, se parece muito com uma “ilha”.

Por isso, subir até lá vale bastante a pena e, ainda, dá para tirar fotos incríveis!

toledo espanha
Dá para ver a cidade toda do Mirador del Valle

Melhor época para visitar Toledo, na Espanha

Em Toledo e na Espanha como um todo, o verão é marcado por calor interno e o inverno por bastante frio. 

Por isso, as épocas do ano ideais para conhecer Toledo e fazer um bate e volta até lá, são na primavera e no outono.

Durante a primavera, os termômetros ficam por volta dos 25 graus. Enquanto que no outono, a temperatura média cai para 20 graus, mas ainda continua ok para passear com tranquilidade.

Você ainda pode fazer um tour, saindo de Madrid, para Toledo e Segovia, no mesmo dia!

Buscando suas passagens aéreas com o menor preço

Em seguida, você sabia que temos um parceiro aqui no site, pra você buscar suas passagens com um valor super especial?

Você precisa conhecer o buscador de passagens aéreas para encontrar os menores valores e economizar muito nas suas viagens!

****Passagens aéreas com desconto****

Quer mais dicas de bate e volta pelo mundo?



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

5 Responses

  1. Adorei Robba essa sua opção de bate e volta de Madri a Toledo. Ainda não fui a Espanha, mas já falei com meu marido que não posso deixar Toledo de fora. Cidade linda né?

  2. Fui à Toledo num bate-volta de Madrid de trem, meu filho foi recentemente de carro e adorou a cidade. Para quem gosta de história e de entender melhor a origem dos lugares que visita, Toledo cumpre exatamente esses requisitos. Adorei rever os lugares onde estivemos :).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.