Os lugares mais frios do Brasil

Você quer conhecer os 10 lugares mais frios do Brasil? Então, vem com a gente, e confira tudo o que preparamos para você!

Sabemos que o Brasil é um país tropical, super quente, principalmente para quem está lendo esse artigo lá da região Norte e Nordeste. Mas acredite se quiser, algumas partes do nosso querido país, podem ser muito mais frias do que você imagina!

Se você é do tipo que ama um friozinho, às vezes se cansa do clima tropical, mas não tem condições de fazer uma viagem internacional para um país frio, então, esse post é perfeito para você, pois ele vai te mostrar várias cidades frias do nosso país!

Hoje, vamos te contar quais são as cidades com os 10 lugares mais frios do Brasil, onde estão localizados e o que cada um deles pode oferecer de bom no quesito turismo.

Além das cidades com temperaturas que chegam bem próximas de 0 graus, o Brasil possui, ainda, regiões que nevam em determinadas épocas do ano, e atraem muitos turistas que gostam de aproveitar caldinhos, fondues e lareiras.

Então, se você quer viajar para aproveitar as baixas temperaturas e muito frio, já comece a preparar a sua mala, enquanto você escolhe qual dessas cidades e destinos, parece ser a mais interessante para você!

E não se esqueça de tirar do fundo do baú, os seus casacos mais quentes, luvas e gorros!

É hora de fugir do calorão brasileiro, para se esquentar com muito vinho e chocolate quente. Acompanhe o texto para conferir todos os detalhes dos 10 lugares mais frios do Brasil!

E leia até o final, para você saber qual o destino mais frio do Brasil, qual será que está no opo do ranking?

Lugares mais frios de Santa Catarina

Urupema – SC

Localizada na Serra Catarinense, a cidade de Urupema com quase 2.5 mil habitantes, está bem no meio das montanhas de Santa Catarina, a cerca de 1425 metros de altitude.

A cidade está a pouco mais de 200 km da Ilha da Magia e, atualmente, foi eleita como a cidade mais fria de todo o país. 

Aliás, para se ter uma noção, a temperatura média de Urupema é de apenas 13°C. Em meses do alto verão brasileiro, como fevereiro, os termômetros chegam a uma máxima de 20°C.

A Cidade de Urupema está entre as mais frias do Brasil

A Cidade de Urupema está entre as mais frias do Brasil

Além disso, durante o inverno, é comum que a cidade sofra com bastante geada e atinja temperaturas negativas, que fazem bastante neve por ali. 

No mês de agosto de 2021, a cidade registrou neve por 3 dias, e temperaturas negativas que surpreenderam os moradores e os turistas da região.

Apesar de ser uma cidade pequena, com menos de 3 mil habitantes. Urupema-SC, possui uma ótima estrutura para turismo, principalmente para quem quer aproveitar os dias mais gelados do ano, com paisagens muito bonitas e alguns pontos turísticos, como o Morro das Antenas e a cascata que congela.

Bom Jardim da Serra – SC , os lugares mais frios do Brasil

Ainda falando em Santa Catarina, a cidade de Bom Jardim da Serra também é uma das mais geladas do Brasil.

Localizada na região da Serra do Rio do Rastro, Bom Jardim da Serra, é um dos vários cartões postais de todo o estado, a cidade já registrou menos de 7 graus negativos, ficando cheia de neve.

Isso acontece porque a cidade está localizada a cerca de 1.240 metros de altitude, bem no topo das montanhas da serra catarinense. Como atrações turísticas, a região da cidade é repleta de cachoeiras, cânions e mirantes incríveis para apreciar a vista de cima.

Na época do inverno intenso, as manhãs são sempre acompanhadas de geadas, e as cascatas menores chegam a começar a congelar. Aliás, por lá, o comum é nevar pelo menos 1 vez por ano.

Quer conhecer os cânions no Brasil para visitar?

Os cânions de Bom Jardim da Serra

Serra da Esperança – Inácio Martins

Localizada no estado do Paraná, Inácio Martins é mais uma cidade com o clima ameno e mais frio, com média de 18ºC. É também considerada a cidade mais alta do estado.

Os pontos turísticos de Inácio Martins são a Cachoeira Santinni, Cachoeira Madeirit, Igreja Menino Jesus, Pedreira Fogaça, Serra da Esperança e a Cachoeira Zatta.

São Joaquim – Santa Catarina

Voltando para Santa Catarina, a cidade de São Joaquim com quase 28 mil habitantes, também está entre as mais frias do Brasil. Aliás, essa cidade já foi palco de vários noticiários e matérias de jornais nos últimos anos, por conta de suas fortes geadas e tempestades de neve.

Diferente das demais que citamos aqui, São Joaquim já é uma cidade turística brasileira, principalmente durante o inverno, quando as famílias viajam ao local para aproveitar o frio e a neve com os pequenos.

Além disso, a cidade de São Joaquim-SC, é um ótimo destino para quem é um bom apreciador de vinhos e de chocolates. Lá, está localizada a famosa vinícola Francioni, que é a maior do estado, e uma das principais atividades durante o inverno é a degustação de vinhos.

O gelo matinal em São Joaquim – SC

Urubici – Santa Catarina

Mais uma vez em Santa Catarina que além de muitos destinos com águas termais, a cidade de Urubici-SC, onde está o Morro da Igreja, com quase 12 mil habitantes, já chegou a registrar em seus termômetros, -6,5 °C no mês de julho de 2021.

A cidade possui uma ótima estrutura para receber turistas, com bastante opção de hospedagem para o frio, natureza e e várias atrações naturais para aproveitar a estadia por lá. 

Dentre elas, podemos citar o Morro da Igreja, onde foi registrada a menor temperatura do país em 1996, quando os termômetros bateram -17,8 °C. Urubici – SC está a quase mil metros de altitude e o Morro da Igreja cerca de 1500 metros de altitude.

Em Urubici foi registrada a menor temperatura do país em 1996: -17,8 °C

Em Urubici. Santa Catarina, foi registrada a menor temperatura do país em 1996: -17,8 °C

Não deixe de visitar em Urubici, a Pedra Furada, que tem uma linda vista! É imperdível, para visitar na serra catarinense.

Pra visitar a Pedra Furada você tem que fazer o agendamento no site do icmbio e retirar sua autorização no dia do passeio.

Monte Belo do Sul – Rio Grande do Sul

A cidade de Monte Belo do Sul é um pequeno município que fica no Rio Grande do Sul, com seus quase 3 mil habitantes, a maioria deles, da zona rural.

Fica a 618 metros de altitude e por lá voce pode visitar:

  • Famiglia Tasca.
  • A vinícola Faccin, a Calza e a Casa Fantin
  • Igreja Matriz São Francisco De Assis.

São José dos Ausentes – Rio Grande do Sul

Descendo um pouco mais no mapa, chegamos em mais uma das cidades geladas do Brasil, a cidade de São José dos Ausentes, com cerca de 4 mil habitantes, localizada no estado do Rio Grande do Sul e também conhecida pelo clima frio.

A temperatura média de temperatura por lá é de 11 c 14ºC durante todo o ano. No estado do RS, essa é a parte mais fria e muito conhecida por seus invernos intensos, onde há registro de fortes geadas e neve.

Uma curiosidade é que em São José dos Ausentes está localizado no ponto mais alto de todo o estado do RS, chamado de Pico Monte Negro.

Além disso, o Monte Negro tem 1.410 metros de altitude.

Além do frio intenso, São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, também é uma das cidades mais frias que é muito conhecida pelo seu ecoturismo, e por pessoas que gostam de explorar e se aventurar por mirantes, trilhas, cânions, rios e cachoeiras.

Anoitecer em São José dos Ausentes

Campos do Jordão – SP

Subindo um pouco para a região sudeste, o interior do estado de São Paulo, também possui regiões bem geladas, e que se tornam palcos de turismo para os paulistas durante as semanas mais geladas do ano, como Campos do Jordão.

Aliás, Campos do Jordão, no estado de São Paulo, mais conhecida como a “Suíça Brasileira” é uma das cidades que possui arquitetura suíça e europeia, com várias casinhas bonitas, muita natureza, lojas de chocolates, restaurantes e cafeterias.

A “Suíça brasileira”, uma das cidades mais frias do estado e registra temperaturas em torno dos 11°C no inverno, podendo chegar a até 2°C da temperatuda na madrugada. Uma das cidades mais frias do Brasil que está a quase 1700 metros de altitude.

Na verdade, Campos do Jordão é muito mais uma das cidades mais frias e turísticas do Brasil, do que uma cidade para se morar, pois atrai milhares de pessoas todos os finais de semana, principalmente para os moradores partindo da cidade de São Paulo.

Além disso, durante o inverno, a prefeitura promove vários eventos e festivais culturais, que ajudam a movimentar ainda mais a cidade.

No verão, as temperaturas em Campos do Jordão mal ultrapassam os 23 °C. Mas, nas semanas mais frias do ano, eles facilmente chegam próximo de 0 °C.

Campos do Jordão é praticamente a Suíça pertinho de São Paulo!

Gramado – Rio Grande do Sul

Gramado é uma cidade turística do Rio Grande do Sul na Serra Gaúcha, muito conhecida, e muito procurada por brasileiros e estrangeiros por sua temperatura!

Muito famosa pelas grandes fábricas de chocolate, o município de Gramado é uma cidade super charmosa e aconchegante, cheia de natureza e considerada um pedacinho da Europa e seu inverno, aqui dentro do Brasil.

Durante o inverno, as temperaturas em Gramado, no Rio Grande do Sul, ficam bem baixas, chegando a atingir temperaturas negativas. Por isso, as ruas, casas e árvores ficam cobertas de geada branquinha.

O melhor de Gramado é que a cidade, além do clima, é cheia de atrações turísticas, que podem ser acessadas durante todas as estações do ano. Dentre elas, estão a Snowland, o Trem Maria Fumaça e o Museu de Chocolate.

Além disso, o local é muito conhecido pelo Natal Luz, quando a cidade toda é decorada com luzinhas e enfeites de Natal, para receber os turistas durante essa época festiva do ano. Mesmo no verão as noites podem ser mais frescas com uma temperatura em torno de 18 c. Você precisa conhecer as cidades da Serra Gaúcha!

Veja onde se hospedar em Gramado – RS

lugares para viajar no brasil,. gramado - de lugar nenhum
A cidade de Gramado é um lugar incrível para visitar.

Monte Verde – Minas Gerais

Mudando de estado, chegamos a Minas Gerais, na cidade de município de Monte Verde, próximo da Serra da Mantiqueira. Lá, os termômetros no inverno também chegam a atingir alguns números abaixo de zero durante o inverno.

O município de Monte Verde é uma cidade mais fria durante o ano todo, não somente no inverno. Mas as baixas temperaturas, são a principal atração da cidade além dos pontos turísticos. O clima frio, pesado e intenso do inverno que, geralmente, vem acompanhado de geadas. Com isso, acaba atraindo muitos turistas.

Em julho, bem no auge do inverno, comemora-se o Festival de Inverno em Monte Verde, com várias atrações musicais, teatros, circos e boa gastronomia. Além disso, por ali, também é possível aproveitar e conhecer a Serra da Mantiqueira.

Monte Verde MG - lugares mais frios do brasil
A vista de Monte Verde em um dia frio, do alto da montanha

Curitiba é um dos lugares mais frios do Brasil

Por fim, para fechar a nossa lista dos 10 lugares e destinos mais frios do Brasil temos o município de Curitiba, a capital do estado do Paraná, localizada na região sul do Brasil. O Paraná também é o estado onde temos Foz do Iguaçu e outras cidades incríveis.

As temperaturas e clima em Curitiba durante o inverno ficam entre 3°C e 12°C. O bom de Curitiba é que a cidade já é um ponto turístico do Brasil, cheia de atrações e coisas para fazer.

Mas, no inverno, é possível observar a geada branquinha de manhã que incide sobre a grama e as casas.

Portanto, quem está procurando uma cidade para curtir o clima frio com uma boa estrutura, matar saudades do inverno, Curitiba é uma ótima opção de destinos e conseguirá oferecer muito mais do que apenas temperaturas mais baixas.

Veja onde se hospedar em Curitiba!

A tranquilidade e a imensidão do Parque Barigui em Curitiba, um dos lugares mais frios do Brasil

Além disso, ainda no Paraná não deixe de conhecer e saber mais sobre o município de Foz do Iguaçu, preparamos esse artigo incrível sobre o que fazer em Foz do Iguaçu.

Além de conhecer as Cataratas do Iguaçu, por exemplo, você vai descobrir mais coisas incríveis de mais um desses presentes que o nosso país tropical nos deu!

São Bento do Sul – SC

São Bento do Sul fica no norte catarinense e tem uma população de aproximadamente 80 mil habitantes, devido ao grande número de indústrias.

No ano de 2020 foi registrada neve em São Bento do Sul e em Mafra, no Planalto Norte de Santa Catarina

Santo Antônio do Pinhal

Em seguida, Santo Antônio do Pinhalfica localizada no Vale do Paraíba no Estado de São Paulo, a cerca de 180 km d da capital, quase 300 km do Rio de Janeiro e 400 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

A época mais visitada, é sempre aos finais de semana e meses de inverno, já que a temperatura mai baixa faz com que fique mai convidativa. 

Para poder aproveitar os passeios ao ar livre e pegar a temperatura mais agradável, a melhor época é o outono. No Festival de Inverno e Festival da Truta e Pinhão costumam ocorrer nos meses de julho e abril, respectivamente, mas a temperatura é bem mais baixa. 

Qual o lugar mais frio do Brasil?

Chegou a hora de revelar o lugar mais frio do Brasil e tem a menor temperatura! Veja qual é:

Cambará do Sul – RS

Voltando para a região sul do Brasil, o município de Cambará do Sul é um destino que combina climas frios e muito vento. E esse clima e temperatura, atrai os turistas de várias partes do Brasil.

A entrada do município está cerca de 190 km da cidade de Porto Alegre, Cambará do Sul está na lista dos lugares mais frios do Brasil por registrar temperaturas de -3 °C no inverno, com sensação térmica que bate a temperatura na casa dos -20 °C no município!

Ademais, além de ser uma das mais frias do Brasil, a cidade é cheia de atrações turísticas naturais, como cachoeiras, cânions e trilhas. Veja mais outros artigos sobre climas no nosso site!

Existem, claro, outras cidades bem frias no Brasil, porém nenhuma delas está no Centro Oeste ou no Norte e Nordeste do Brasil.

cambara do sul - lugares mais frios do brasil
Cambará do Sul é a cidade mais fria do Brasil!


Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.