criar uma marca

Precisa de dicas para criar uma marca?

Não é novidade pra ninguém que uma pessoa com forte presença digital nos dias de hoje consegue colher muitos benefícios.

Isso se deve ao grande alcance que essas pessoas têm, pois ao se comunicar com milhares, às vezes até milhões de seguidores, quem tem uma marca pessoal importante vale ouro para as marcas. Diante disso, os lucros que um influenciador digital pode obter são imensos.

Entretanto, chegar ao patamar de influencer importante não é uma tarefa fácil. Atualmente essa é inclusive a “carreira dos sonhos” de muitas crianças e jovens.

Mas assim como em outras profissões artísticas, não basta apenas criar cartaz online e fazer um post ou outro.

Tornar-se uma pessoa relevante na internet requer muito esforço e, por vezes, até uma dose de sorte. Então confira nossas 5 dicas para você construir e/ou melhorar sua marca pessoal nas redes sociais.

Torne-se autoridade em determinado assunto

Uma das maneiras mais eficazes para se conseguir e reter uma audiência nas mídias sociais é, sem dúvidas, ter propriedade naquilo que você se propõe a falar, divulgar, compartilhar, etc. Basta pensar nos influenciadores mais conhecidos do país para ver que eles são referências em seus respectivos nichos.

Diante disso, a primeira dica é escolher um determinado assunto e se converter em um especialista sobre ele. Isso vai demandar uma boa dose de esforço e estudo. Afinal, independente do seu nicho, seja relacionado a beleza como dicas de cabelo, moda e maquiagem, ou então divulgação científica, falando sobre esportes, filmes, livros… As possibilidades são infinitas, mas você precisa conhecer a fundo do assunto para passar informações verossímeis e que vão reter a atenção de sua audiência.

Treine sua comunicação

Outra coisa fundamental para se obter sucesso na internet é entender que a parte mais importante da comunicação é o receptor.

Isso quer dizer que você precisa ter uma grande preocupação com a forma que você vai comunicar seu conteúdo. Independentemente se vai fazê-lo via texto, vídeo, gráficos, áudio, ou outra forma qualquer.

Portanto, uma das principais dicas aqui é apostar em um linguajar simples, que seja de fácil entendimento para a grande maioria da população.

Além disso, busque dar exemplos práticos, fazer analogias com situações do dia a dia, usar tabelas, fazer comparativos. Por fim, não se esqueça de usar e abusar dos recursos visuais.

Criar uma marca

O velho ditado que diz “uma imagem vale mais do que mil palavras” nunca foi tão atual.

Como as pessoas estão cada vez mais apressadas, poucos se preocupam em gastar tempo lendo textos longos, ou assistindo vídeos compridos sem efeitos especiais.

Aproveite as ferramentas gráficas e de animação para criar um conteúdo visualmente chamativo.

Cuide da sua reputação

Outro pilar fundamental da sua marca pessoal na internet será sua reputação digital. Afinal, nenhuma marca vai querer ser associada ao seu nome se ele não for respeitável.

Assim sendo, procure verificar tudo antes de postar, se possível peça a alguém para conferir se algo errado não passou despercebido.

É importante garantir que não haja conteúdo ofensivo, opiniões controversas ou contraditórias, e nem esquemas suspeitos associados à sua marca.

Portanto, antes de fechar uma parceria, por exemplo, é fundamental verificar a procedência da pessoa ou empresa com a qual vai firmar a parceria, pois caso aconteça algo de errado, sua reputação será arrasada e vai ser muito difícil recuperá-la depois.

Tenha paciência para criar uma marca!

A última dica é mais uma questão de motivação. Pois a grande maioria das pessoas que tentam construir uma marca pessoal nas mídias sociais desiste no primeiro ano.

Entretanto, os grandes influenciadores passam anos postando regularmente, criando conteúdo para pouquíssimas pessoas, até que eventualmente conseguem os resultados que merecem.

Assim sendo, a menos que você tenha muito dinheiro para investir na construção da carreira e para criar uma marca, fazendo anúncios e parcerias pagas, você vai precisar de bastante paciência e disciplina para ir plantando diariamente, somente assim poderá colher bons frutos alguns meses ou anos mais adiante.

Conclusão sobre criar a sua marca

Pelo que apresentamos nesse post fica fácil perceber que criar um negócio digital com sua imagem não é uma tarefa das mais simples.

Aquela vida glamourosa que os bloggers postam nas redes sociais não foi conquistada sem esforço, lembre-se que normalmente as pessoas só vêem o resultado, mas desde o começo até ele muita coisa acontece.

Portanto, certifique-se de aplicar todas as dicas que passamos no post, estude e torne-se referência na área que você escolheu para trabalhar online.

Leve o seu negócio online muito a sério e busque a maneira mais eficiente de passar seu conhecimento adiante. Também cuide do seu nome: ele é o principal ativo de uma pessoa na internet.

Por fim, tenha a paciência, disciplina e consistência necessárias para se manter resiliente nos primeiros meses e anos.

Vale muito a pena, pois ao construir uma base sólida de seguidores e uma reputação bem avaliada, você poderá colher muitos benefícios, que vão muitas vezes além da questão financeira.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.