Viagem para a China – Tudo sobre o destino

viagem para a china - de lugar nenhum (1)

Fazer uma viagem para a China  faz parte de seus planos? Se a resposta é sim, você chegou no post certo. Quer saber qual a moeda oficial da China? Quer saber onde fica a China?

Aqui vamos te mostrar como este destino pode proporcionar  os melhores dias de sua vida. Antes, porém, você precisará conhecer, pelo menos, um pouco sobre o destino para poder planejar sua viagem para a China. 

Sobre a China

Esta terra figura entre os países mais antigos do mundo. Seu protagonismo nas  histórias curiosas da humanidade, começou muito antes de procurarem o caminho marítimo para a Índia e descobrirem o Brasil.

Antes mesmo de rumarem para a Índia,  já se falava na Rota da Seda, caminho que levava até a China. Em “As Viagens de Marco Polo”, o famoso viajante contou inúmeras histórias sobre as maravilhas encontradas neste país continental. Muito mudou de lá para cá, os historiadores até duvidam se a narrativa do livro é verídica. 

Entretanto, uma coisa podemos afirmar, viajar para a China sempre foi e ainda é uma experiência fantástica, pois é um país que está bem distante do Brasil, tanto em localização, quanto em questões culturais e históricas. 

Onde fica a China?

Muita gente se pergunta onde fica a China, sem brincadeira.

A Ásia Oriental é o continente onde fica a China, e é pra lá que nós vamos neste post.

Pelo caminho iremos descobrindo templos antigos e paisagens do Oriente. Vamos provar  pratos exóticos, visitar construções milenares, e até conhecer um pouco sobre os famosos pandas. 

Mas, nem de longe é só isso. Tem muito mais. E ao terminar de ler o post você pode planejar tranquilamente sua viagem e conhecer na segunda parte as cidades da China.

China: Conheça esse destino antes de partir para lá 

A China é o país mais populoso do planeta. Abriga cerca de um quinto da população mundial. Também é o terceiro maior em território. Com tanto espaço não é de admirar a quantidade de coisas interessantes que há ali para conhecer .  

Aqui você irá descobrir os  pontos mais visitados e mais curiosos,  para poder montar o roteiro de sua viagem. Mas, tenha calma , pois há muita coisa a planejar. É preciso pensar:

  • -O visto, pois a documentação é importante; 
  • -Seguro  também, porque saúde é primordial;  
  • -No dinheiro e em como trocar; 
  • -O idioma; 
  • -Os costumes completamente diversos dos nossos;
  • -No local aonde vai se hospedar;
  • -E finalmente será preciso selecionar os locais que você quer visitar.

São coisas  essencialmente importantes. Já pensou, chegar na China e não saber onde ir,  nem por onde começar as andanças? Nem pensar! Por isso estou aqui para ajudar. E para uma viagem sem estresse, anote aí algumas dicas sobre a China, país único e especial. 

Um pouco mais sobre a China

Primeiramente saiba onde fica a China. Este país da Ásia Oriental tem uma vizinhança interessante. Fica situado perto da  Rússia, da Índia e do Vietnã. É um país que, em tempos remotos, viveu isolado, mas já abriu portas para o mundo, nos tempos atuais. 

É uma nação determinada, que se tornou grande potência econômica. O “Made in China” que a gente encontra nos produtos não é à toa. 

A diferença cultural pode causar um choque para quem está acostumado com os costumes brasileiros. A comida é uma das provas disso. A gastronomia chinesa é bem diferente da nossa. Aliás,  pode-se caracterizar como bastante exótica.

viagem para a china - comida - de lugar nenhum
A China tem comidas diferentes, mas também tem as várias que já conhecemos. Não faça cara estranha pra comidas de culturas diferentes, é super chato!

Para você ter uma ideia, nas feiras de ruas são vendidos espetinhos de insetos. Entram nesta receita escorpiões, gafanhotos e outros bichinhos, que para nós são intragáveis. 

Mas, se não forem de seu agrado, tem também os espetinhos de estrela-do-mar. Se você é corajoso para provar, encontrará essas iguarias chinesas facilmente. 

Além disso, eles adoram misturar comidas, o prato principal e a sobremesa são comidos ao mesmo tempo. 

Internet e redes sociais na China

A internet também é diferente na China. As leis governamentais restringem o acesso, então não é possível passar horas a fio no celular. Vários sites são bloqueados, o Facebook, YouTube, WhatsApp e até alguns blogs também são. 

Mas, para quem não consegue viver desconectado, há alternativas. É possível passar por cima dos bloqueios. Só é preciso instalar um programa que muda o IP do computador ou celular.

Nos hotéis, geralmente, eles fornecem a informação sobre como conseguir entrar nessas redes sociais.

São muitos os fatores que tornam a China um destino recheado de aventuras e emoções. Mas, para descobrir mais, só conhecendo pessoalmente.  Por isso, você tem que decidir quando ir. Para você, qual será a melhor época para viajar para cidades da China?

Qual época é melhor fazer uma viagem para a China?

Antes de resolver, veja como é o Clima na China.

Como a China é um país bem grande, é impreciso falar sobre como é o clima da região. Mas, tenho boas informações que servem para achar a época certa de sua viagem.

Ao Norte 

Cidades da China que ficam mais ao norte, próximas da Rússia, costumam ser muito frias O inverno é seco e as temperaturas descem abaixo de zero. 

No entanto, o verão é quente e úmido. Em abril, é comum que tempestades de areia cheguem a em Pequim , vindas da Mongólia. 

No Noroeste

O clima é árido nesta região chinesa. O inverno e o verão são secos, poucas chuvas atingem a região. Lá se encontra a cidade mais quente da China, Tupan, que já atingiu 47ºC.

Sul

Já ao Sul do país, próximo ao mar, o clima é tropical, parecido com o do Brasil. As chuvas atingem essa região entre junho e setembro. Infelizmente, podem surgir tufões. E eles aparecem nesse período. Os invernos são suaves e apresentam clima úmido. 

Centro

No miolo de onde fica a China, os invernos são frios e os verões bastante quentes e chuvosos. As precipitações se concentram entre junho e setembro. 

O momento ideal para uma viagem para a China

Desse modo, a melhor época para conhecer esse destino é na primavera, entre março e maio. Ou no outono entre setembro e novembro. Nestes períodos o país apresenta temperaturas mais estáveis em toda sua extensão. É o tempo perfeito para quem quer conhecer cada pedacinho da China. 

Moeda oficial da China

O Yuan (RMB¥) é a moeda oficial da China. Você pode trocar as moedas, aqui no Brasil, antes da viagem ou nas casas de câmbio chinesas, mas nesse caso leve o dinheiro em euro ou dólar. 

 moeda oficial da China
O Yuan é a moeda oficial da China

O recomendado é trocar antes de embarcar no avião, já que as casas de câmbio são difíceis de encontrar no país. Alguns caixas eletrônicos, ou ATM como é conhecido fora do Brasil, estão à disposição e, dependendo da bandeira do seu cartão, você conseguirá sacar dinheiro lá mesmo.

Aliás, é importante ter dinheiro vivo a moeda oficial da China em papel, pois por lá o cartão de crédito não é popularizado. São poucos os lugares que você conseguirá pagar com o seu cartão internacional.

O importante é se preparar com antecedência e comprar a moeda oficial para ir pra China. Portanto, já procure a casa de câmbio mais próxima e pesquise a atual taxa de conversão para não ter dores de cabeça durante sua viagem.

Idioma da China Viagem para a China

Mandarim é o idioma oficial. Assim, saber algumas palavras pode ser interessante para sua viagem. Mesmo o mandarim predominando, é possível encontrar falantes de inglês, principalmente em hotéis e pontos turísticos. 

Por precaução, você precisa , pelo menos, arranhar o inglês e conhecer alguns termos mais básicos. E sempre tenha os nomes e endereços, do hotel e de pontos turísticos, escritos em caracteres chineses.

Antecipadamente;
Antes de tudo;
Antes de mais nada;
A princípio;
À primeira vista;
Acima de tudo;
De antemão;
Desde já;
Em primeiro lugar;
Principalmente;
Primordialmente;
Sobretudo;
Primeiramente.
Ainda mais;
Ainda assim;
Além disso;
Apesar disso;
Bem como;
Contudo;
Do mesmo modo;
Em outras palavras;
Juntamente com;
Nesse sentido;
Ou seja;
Porém;
Por exemplo;
Todavia.
Agora;
Anteriormente;
Antes que;
Apenas;
Ao mesmo tempo;
Ao passo que;
Às vezes;
Atualmente;
Constantemente;
Depois que;
Desde que;
Enquanto;
Em seguida;
Então;
Eventualmente;
Finalmente;
Frequentemente;
Imediatamente;
Logo depois;
Logo após;
Nesse meio tempo;
Nesse ínterim;
Ocasionalmente;
Por vezes;
Posteriormente;
Pouco antes;
Pouco depois;
Raramente;
Sempre;
Sempre que;
Simultaneamente;
Todas as vezes que.
Analogamente;
Ao contrário;
Assim como;
Assim também;
Bem como;
Conforme;
Da mesma forma;
De acordo com;
De maneira idêntica;
Do contrário;
Do mesmo modo;
Em contrapartida;
Igualmente;
Por analogia;
Por outro lado;
Segundo;
Semelhantemente;
Similarmente;
Sob o mesmo ponto de vista;
Tal qual;
Tanto quanto.
A cidade de Shangai e suas cores

Segurança na viagem para a China 

No geral, as cidades da  China não são locais perigosos. É bastante tranquilo se aventurar pelas ruas e pontos turísticos. 

Aliás, a segurança pública chinesa é referência mundial. Isso acontece por terem uma polícia rigorosa e bem distribuída. Há sempre uma inspeção para barrar itens como armas de fogo. Além disso há a presença de câmeras em locais públicos. 

No entanto, o cuidado das autoridades não impede que certos golpes ocorram. Há relatos de golpes em turistas. Em alguns casos os golpistas aparecem oferecendo um passeio por preço especial, uma exposição de arte, etc., mas, na verdade, oferecem preços exorbitantes.

Alerta Covid- 19- Brasileiro pode fazer uma viagem para a China?

Desde a chegada do coronavírus, as precauções com saúde precisam ser redobradas.  Conforme as políticas de restrição chinesas, até outubro de 2021, a entrada nas cidades da China, para turistas brasileiros, ainda não está permitida. 

No entanto, não fique triste. A vacinação já está avançando no Brasil e os casos de Covid diminuindo. Não se esqueça de se vacinar no posto de saúde mais próximo. E quando os países abrirem suas fronteiras o comprovante de imunização será indispensável. 

Em breve, você poderá se aventurar pelas maravilhas das Cidades da China, enquanto isso, não custa nada se informar sobre como chegar até lá. Onde fica a China?

Como chegar 

Para começar o planejamento da sua viagem, comece com o essencial, ou seja, as passagens de avião. Infelizmente, do Brasil  para cidades da China não existem voos diretos. Portanto, para chegar a seu destino, será necessário passar por alguns outros países.

O mais comum partindo do Brasil é parar em Toronto, no Canadá, e em seguida continuar sua viagem até a Ásia. Mas, existem algumas outras possibilidades, passando pela Europa ou Estados Unidos, por exemplo.

Veja aqui alguns voos em direção a Pequim, capital da República Popular da China. Essa é uma das possibilidades, mas ainda pode-se chegar à China por Xangai ou Hong Kong.

Voos até PequimEscalas ou ConexõesTempo mínimo de voo (ida)Preço aproximado*(Ida e volta)
São PauloToronto e Vancouver ou Toronto e Nova York 27h45mina partir de R$ 17.260,39
Rio de JaneiroSão Paulo e Toronto ou Miami e Toronto30h45ma partir de R$18.176,84
VitóriaSão Paulo e Toronto ou São Paulo, Nova York e Toronto34h25mina partir de 18.479,33
ManausSão Paulo e Toronto ou São Paulo, Zurich (CH) e Varsóvia (PL)34h45mina Partir de R$ 21.434,83
SalvadorSão Paulo e Toronto ou São Paulo, Toronto e Vancouver37h25mina partir de R$ 18.996,05
BelémSão Paulo, Nova York e Toronto ou São Paulo e Toronto36h30mina partir de R$19.143,46
FlorianópolisSão Paulo e Toronto ou Rio de Janeiro, Miami e Toronto34h45mina partir de R$18.465,72
BrasíliaSão Paulo e Toronto 38h40mina partir de R$18.638,86
* Os preços podem variar conforme a Companhia aérea, o horário e as datas, podendo sofrer alterações  no decorrer do tempo. (Consultado para 10-17 fev. de 2022 em Booking.com)

São duas as portas de entrada para Pequim: o Aeroporto Internacional de Pequim (PEK), localizado ao noroeste a 32 km do centro da cidade, e o Aeroporto Internacional Pequim Daxing (PKX), no Sul, a 50 km do centro.

Não importa por qual você irá chegar, os dois oferecem táxis, ônibus e um trem com conexão ao metrô.  Inclusive, o serviço de metrô na China é ótimo e pode atender à maioria de suas necessidades, dentro de Pequim ou Xangai.

Agora, para transitar entre as cidades da China , o mais  recomendado é utilizar o sistema ferroviário ou em distâncias mais longas, o avião.

Agora que você já sabe onde fica a China, a moeda oficial da China , o idioma e as informações essenciais, chegou a hora de usar tudo isso pra conhecer as cidades que você pode visitar.

No próximo post, você irá conhecer 8 cidades da China pra poder planejar a sua viagem para lá.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Robba Caravieri

Robba Caravieri

Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

Dicas para sua viagem:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue

booking

Posts Relacionados

Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!