Minha primeira viagem internacional. Foto de um avião decolando.

O que é um stopover? Você já ouviu falar sobre isso? Então explicamos para você! É provável que você tenha ouvido desse termo de alguém que estava viajando, já que seu significado se relaciona com viagem. E, agora, você descobrirá do que se trata!

Vamos contar o que é um stopover e, sério, você vai amar a ideia! Sabe porquê? Por que vale realmente a pena se você gosta de viajar. Após descobrir o que é, você vai buscar somente opções de passagens com stopover! Não acredita? Então, vamos lá!

Banner IATI - Seguros viagem
Parceiro do de Lugar Nenhum, IATI.

O que é um stopover?

A resposta curta é: um stopover é uma escala de longa duração, que permite você sair do aeroporto e ficar por um tempo determinado nesta conexão.

Dessa forma, com um stopover, você ganha uma viagem adicional, já que se você decidir ficar na cidade por uns dias, você não precisará pagar a outra parte da viagem. Percebeu a diferença? Ou seja, você “ganha” uma viagem nesta conexão em troca de incentivar o turismo.

Agora, vamos à resposta longa. As companhias aéreas em seus voos de longa duração, em sua maioria internacionais, fazem paradas em aeroportos específicos. Por exemplo, se é uma companhia aérea francesa, e o destino é Inglaterra, esse voo obrigatoriamente vai parar na França, mais precisamente, em Paris. Isso é uma regra, e não muda. Porquê existe isto? Essas paradas existem por vários motivos.

  • Para encaminhar os passageiros para outros voos, diferentes cidades ou países.
  • Devido à necessidade de fazer a manutenção da aeronave.
  • Para abastecer a aeronave.
  • Ou, até mesmo, trocar de equipe ou piloto.

Então, como uma forma de proporcionar o turismo nestas paradas, a companhia dá um tempo para você desfrutar esse destino como turista. Ou seja, ao invés de você pagar por essa conexão como um voo adicional, você ganha essa viagem sem custos adicionais! Pronto, isso se chama stopover!

Stopover, compre uma viagem e ganhe outra!

Sim! É simplesmente isso, você compra uma viagem e ganha outra com um stopover.

Algumas companhias aéreas implementam o stopover na compra da sua passagem, pois, elas querem que você incentive o turismo no país. Isso gera muitos benefícios, seja para o viajante como para o turismo, que recebe receita dos turistas que fazem o stopover. O que você achou disso? Nada mais inteligente!

Só para ilustrar, explicamos com outro exemplo. Imagine que você está pesquisando uma passagem para ir ao Brasil a Barcelona com a TAP. Dessa forma, a TAP terá conexões nas cidades de Porto ou Lisboa. Quando você colocar os trechos que quer voar, o sistema mostrará uma parada em alguma destas cidades, indicando ser um stopover. Ou seja, não cobrará mais nada por isso! Vale a pena, não é mesmo?

No caso da TAP, é possível ficar até 5 noites nas cidades de conexões. Ou seja, você compra uma passagem de Barcelona para Guarulhos, fazendo conexão em Lisboa, e a companhia dá a chance de ficar 5 dias por lá, sem cobrar por um voo adicional.

Agora, como você consegue um stopover? Simples, você precisa prestar atenção no momento da compra da passagem, que contém a informação se é possível um stopover ou não.

Ah! Quer saber qual aplicativo para buscar passagem? Recomendamos o Skyscanner.

Claro, as despesas do stopover ficam por sua conta. Nada mais justo, não é? Ainda assim você sai ganhando. O que precisa pagar é a hospedagem e os gastos pessoais. É incrível! Isso que é um stopover.

Foto da cidade de Lisboa em um stopover com a TAP.
Fazendo um stopover em Lisboa e ganhando essa vista para o Rio Tejo! O que é um Stopover?

Viagem grátis + hotel incluído? É possível?

Algumas companhias oferecem ainda mais. Não acredita? Pois, acredite!

Alguns voos têm mais de 24 horas em seu intervalo de conexão, sendo assim, existem companhias que transformam essas 24 horas de espera em um turismo muito lucrativo para o país, e ainda deixa o seu cliente muito satisfeito! Esses são alguns exemplos de stopover + hotel:

  • Emirates: oferece hotel em Dubai em voos com mais de 24h de espera na conexão.
  • Royal Air Maroc, oferece hotel em Casablanca, em Marrocos, em voos com mais de 24h de espera na conexão.
  • A Qatar Airways oferece hotel em Doha para voos com conexão de mais de 8 horas.

Gostou? Então não espere mais e vai já comprar sua passagem!

Quer saber mais? Veja esse post completo: Vôo com conexão + hotel gratis? | Saiba quais são os melhores aeroportos do mundo | Cidades e qualidade de vida

Perguntas Frequentes

Vale a pena fazer um stopover?

Sim. Especialmente se a opção de stopover é um destino que você deseja conhecer.

Como conseguir um stopover?

É simples. Basta pesquisar por passagens que oferecem essa opção.



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo.

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.