Dicas para trabalhar em casa.

Você está precisando de dicas para trabalhar em casa ou sua empresa pediu para você fazer home office? E agora, o que fazer? Como fazer para se sentir motivado todos os dias? É possível? A resposta é sim! Cada dia que passa é mais comum as pessoas trabalharem em casa. Isso tomou muita força, principalmente, depois da pandemia, já que fomos “obrigados” a mudar as nossas rotinas.

No entanto, muita coisa também mudou positivamente. Afinal, trabalhar de casa para algumas pessoas é o melhor dos casos. Além disso, pode ser uma realidade para você a partir de agora. Este é o seu caso? Então veja as dicas que preparamos para você trabalhar sempre motivado!

Está com receio? Para começar, pense positivamente! Tenha em mente que você não tem mais as pessoas “vigiando” o seu trabalho e isso pode ser uma coisa maravilhosa! No entanto, nem tudo são flores, não é mesmo? Antes de começar com as dicas, vamos falar de algumas vantagens e desvantagens de trabalhar em casa.

Quais as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa?

Muitas! E para os dois lados! Veja na tabela que preparamos:

VantagensDesvantagens
Mais flexibilidade para compromissos pessoais.Não há separação de espaço entre trabalho e casa.
Menos interrupções no trabalho como, por exemplo, excesso de reuniões.Pode ser difícil de entender os colegas de trabalho.
Mais tempo para você.Você tem que se esforçar para mudar de cenário.
Mais tempo para sua família.Menos contato pessoal com colegas de trabalho.
Você pode fazer o seu trabalho quando está mais produtivo.Ás vezes a sua casa não é o melhor local de trabalho.
Tabela com as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa.

Concorda com esses pontos? A questão aqui é que pode ser incrível a sua nova vida de trabalhar em casa! Mas isso depende de você.

Além disso, você pode dedicar mais tempo para projetos pessoais. Alguns exemplos são aprender um idioma ou começar um blog! Parece uma boa ideia? Para isso, é importante ter a cabeça no lugar e ter uma rotina saudável. Veja quais são elas a seguir.

Faça atividade física todos os dias

Já começamos mal? Ou você gosta de praticar esportes? De qualquer maneira, lembra que você demorava 1 hora para chegar no trabalho? Pois, agora você tem o tempo que antes não tinha! Portanto, aproveite para transformar esse tempo em caminhada, corrida ou academia. Nem precisa falar o porque, não é mesmo? Como você vai passar mais tempo dentro de casa, é importante mudar de ambiente ás vezes.

Seja pela manhã, para que seu dia comece melhor, seja pela noite, para você poder dormir tranquilo, não esqueça dessa dica.

Quer mais dicas para trabalhar em casa? Tenha um espaço para o trabalho

Sim. Se acaso você pode, é melhor você preparar um escritório. É como se você saísse de casa para ir trabalhar, mas sem sair de casa! Parece confuso? É um pouco, sim. Mas isso vai ajudar. É necessário ter um cantinho para ser o seu trabalho. É como se a sua casa passasse a ser o seu quarto e o seu escritório passasse a ser esse canto. Você vai se locomover até ele, entende?

Claro, às vezes isso não é possível. Pois, com o passar dos tempos, as casas estão cada vez menores e mais caras! Mas é realmente importante que você tenha esse espaço, nem que seja no canto da sua sala ou uma mesa com cadeira confortável. O ideal é que seja iluminado, com o seu computador ou algo mais que necessite para trabalhar. Funciona muito!

Tenha em mente o quanto você está trabalhando!

Já que você terá mais flexibilidade com as atividades, é importante controlar o quanto de trabalho consegue fazer. Sabe porquê? Para não exceder os seus limites. Para isso, é preciso controlar o horário que você está trabalhando. É sempre bom você ter um horário para começar e outro para terminar.

Todo mundo pensa que trabalhar em casa é super relaxante. Pelo contrário, já que pode ser até mais estressante em algumas situações. Por isso, faça intervalos curtos de 5 a 10 minutos para relaxar.

Estabelecer metas e se recompense por alcançá-las

Nós sempre temos que ter metas, é bom se desafiar, mas não exagere! Lembre-se de que é uma nova vida e que você tem que fazer as coisas devagar para não se atrapalhar.

É sempre bom ter uma tabela com todas as suas tarefas ou metas, sobretudo se o volume de trabalho é alto. Caso você consiga concluir suas metas e seus objetivos, dê um prêmio a si mesmo! Há algo que você goste de comer? Peça em um aplicativo ou vá a um restaurante comemorar… Enfim, use a sua imaginação!

Se você realiza um projeto com outra pessoa, é provável que fique ainda mais divertida essa competição!

Faça intervalos e se hidrate!

Quer uma dica? Beba água! Você gosta de café? Então não exagere! Quando você está no trabalho fora de casa você sempre fazia uns intervalos, certo? Seja para se movimentar um pouco ou então para tomar água, não deixe essa prática de lado. Afinal, porque em casa deveria ser diferente?

Por isso, a cada hora é sempre bom você se levantar para alongar um pouco, ir ao banheiro ou tomar um pouco de água.

Se arrume para trabalhar!

Pode parecer bobagem, mas não é. Não é porque você está trabalhando em casa que precisa estar de pijama o dia todo. Claro, você pode e deve quando tiver vontade. No entanto, se fizer isso sempre pode acabar influenciando o seu humor.

Se você seguir a nossa dica da caminhada matutina, vai ficar mais para você. Você pode levantar da cama, ir ao banheiro, sair para caminhar e depois tomar um lindo banho para começar o seu dia bem!

Faça de conta que você está saindo para trabalhar, com certeza você vai se sentir melhor. Se caso tenha que realmente sair de casa em algum momento do dia, vai economizar um super tempo, pois já se arrumou pela manhã.

Se puder ou precisar, tire um dia de descanso

Você, e todo mundo, merece! Considerando que nem sempre é possível, faça um esforço para conseguir. Um exemplo é pedir um dia, por exemplo, uma sexta-feira, na sua empresa. Se você trabalha por conta fica mais fácil. Agende um fim de semana longo. Isso vai mudar a sua vida!

As pessoas pensam ser fácil, mas trabalhar em casa é muito mais complicado do que muitas pessoas possam imaginar. Você precisa cuidar de si mesmo e se colocar em primeiro lugar.

Conclusão das dicas para trabalhar em casa

Agora que você já tem as dicas para trabalhar em casa, mãos à obra! Claro, você terá algumas dificuldades e tem que procurar se adaptar o melhor possível! Vai ser fácil? Provavelmente não, mas procure algo que se encaixa com você. Vai tentando as maneiras diferentes que existem e você vai se encontrar.

É algo particular e muda muito de pessoa para pessoa. Às vezes, você tem algum amigo que faz o mesmo que você e esteja super adaptado. Isso não significa que os métodos que ele usa serão bons para você. Cada um tem um jeito e uma personalidade. Portanto, busque a melhor para você.

Que você consiga arrasar e consiga fazer dessa nova modalidade de vida a sua favorita!

Quer saber mais sobre Nômade Digital? Então não deixe de ver os 5 destinos baratos para trabalho remoto!



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

7 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.