google flights

Você já ouviu falar do Google Flights? Sabe o que é, como usar e ativar alertas na plataforma ou como achar passagem barata com Google Flights? Se ainda não tem muito claro do que se trata, não se preocupe, pois aqui vamos a ensinar tudo sobre o Google Flights para que essa ferramenta seja a sua aliada na busca de voos no Brasil ou no exterior.

O que é a plataforma Google Flights (ou Voos Google)?

O Google Flights é um serviço de pesquisa de reservas de voos online que facilita a compra de passagens aéreas por meio de fornecedores terceirizados. Foi lançado pela Google em 2011 após a compra da ITA Software, anteriormente uma empresa independente de Cambridge, Massachusetts, do ramo de viagens.

A principal vantagem da Google Flights (ou Google Voos) é que a plataforma da Google compara as passagens aéreas de todas as companhias. Assim, você consegue ver qual a melhor opção, seja com relação ao tempo de voo, ao preço, ao número de conexões ou qualquer outro filtro disponibilizado pelo buscador.

Como comprar voos baratos com a Google Flights?

Todo mundo quer saber como conseguir passagens aéreas mais baratas, não é mesmo? Afinal, dependendo do destino de sua viagem, a passagem pode ser o principal gasto. Ainda que a resposta seja sempre a mesma, isto é, tem que pesquisar muito, escolher baixa temporada ou procurar com antecedência, saber como usar Google Flights pode ajudar muito a encontrar passagens baratas.

Isso porque o Google Flights oferece recursos para ajudar você a encontrar as melhores tarifas para quando quiser viajar. Isto é, quando você pesquisa voos, o Google Flights classifica automaticamente os resultados por “Melhores voos” — um cálculo que mostra o melhor valor por preço, duração, hora do dia e outros fatores. Por isso, aprender como usar a plataforma com o intuito de economizar na viagem pode ajudar muito.

Como buscar o melhor preço de passagem aérea no Google Flights?

Para encontrar o melhor preço de passagem aérea no Google Flights você precisa, antes, se familiarizar com o buscador. As principais formas de buscar passagem na ferramente são:

  • Realizar uma pesquisa inicial rápida no Google Flights
  • Realizar uma pesquisa multidestinos usando o mapa do Google Flights
  • Monitorar preços e ativar notificações por e-mail
  • Usar o calendário do Google Flights
  • Usar o gráfico de preços do Google Flights
  • Aplicar corretamente os filtros para cada busca

Parece complicado, mas não é. O buscador tem uma interface bastante amigável e intuitiva e você vai perceber que é bem simples utilizá-la. Vamos ver cada uma delas em detalhe.

Pesquisa inicial rápida no Google Flights

Para realizar a primeira pesquisa, acesse o Google Flights. Em seguida, escolha se a sua passagem é somente de ida ou ida e volta, o número de passageiros (separado por adultos, crianças ou bebês), a categoria da passagem (econômica, primeira classe, executiva, etc.), a cidade de partida, o seu destino e as datas que você deseja viajar. Se acaso você não tem destino definido, deixe em branco esse campo que a plataforma irá buscar várias cidades diferentes para você. Em seguida, clique em pesquisar.

Essa é a primeira página da ferramenta, onde você deve inserir os dados de destino, datas e detalhes do voo.

Ao colocar o aeroporto de partida ou de destino, o buscador Google Voos sugere algumas opções com o autocompletar automático. Com ele, você pode pensar por opções diferentes e explorar destinos novos facilmente.

Nesta pesquisa inicial você terá como resultado uma tabela com os melhores voos segundo Google Flights, com os horários e companhias, a duração, o número de escalas, a estimativa de emissões de carbono (calculadas por passageiro) e o valor da passagem.

Os “melhores voos” são classificados com base no melhor equilíbrio entre preço e fatores de conveniência como, por exemplo, duração, número de paradas e mudanças de aeroporto durante as escalas. Todos os outros voos são classificados por preço.

Além dos preços e das companhias aéreas, outra coisa muito legal neste resultado do Google Flights é o gráfico que compara se os preços da viagem. Outro ponto positivo é que além de dizer se está alto, normal ou baixo, o gráfico mostra o histórico de preços dos últimos 60 dias (2 meses).

Buscador Google Flights (Google Voos). Simulação de pesquisa de voo.
Buscador Google Flights (Google Voos). Simulação de pesquisa de voo. Fonte: Google Flights Brasil

Como usar o Google Flights para buscar passagem multidestinos?

A boa notícia é que o buscador da Google é uma das melhores ferramentas para buscar passagens aéreas em diversos destinos. Ademais, a plataforma é bem amigável, intuitiva e fácil de usar.

Para fazer esse tipo de busca você deve deixar o campo de destino em branco. Basta definir as datas de viagem e os outros parâmetros no Google Flights e clicar em pesquisar, que ele vai buscar as passagens para você em todo o mundo, mostrando os principais aeroportos próximos da sua cidade — e sempre os mais em conta — primeiro.

Se acaso você quer incluir outros destinos que não foram incluídos no resultado, basta expandir o mapa ao lado com zoom, que o buscador vai atualizando novos dados e destinos. A saber, esses destinos são classificados principalmente por popularidade, custo e conveniência de viajar a partir de sua localização.

google flights
A ferramenta mostra para você os valores ao redor do mundo todo. Fonte: Google Flights Brasil

Como ativar alertas Google Flights?

Se acaso você não estiver pronto para reservar uma viagem, você poderá usar o Google Flights para rastrear preços com base em voos, rotas e datas específicas.

Quando o preço de um voo ou rota que você está rastreando muda significativamente, você pode receber atualizações por e-mail. Para ativar alertas e rastrear passagens, siga esses passos:

  1. Acesse o Google Voos
  2. Na parte superior, escolha o número de paradas, classe de cabine e quantos bilhetes você precisa
  3. Escolha os aeroportos próximos de partida e destino
  4. Para rastrear preços para esta rota, ative Rastrear preços. Você pode acompanhar os preços das datas pesquisadas ou, se as datas da sua viagem forem flexíveis, escolher qualquer data
  5. Opcional: para rastrear preços de um voo específico, escolha seus voos e ative Rastrear preço

Ao rastrear “Qualquer data”, você recebe um e-mail quando o preço mínimo da rota cai significativamente ao longo de um mês. Se não houver uma queda de preço grande o suficiente, você receberá um e-mail normal com os melhores preços de voos disponíveis.

Por fim, ao selecionar a opção de rastrear, o buscador mostrará uma notificação que você receberá os preços por e-mail. E quando você receber o alerta de preços e decidir por reservar a passagem, aproveite para usar o buscador de seguros viagem.

Moitorar e rastrear preços de passagens com Google Flights.
Quando o preço de um voo ou rota que você está rastreando muda significativamente, você pode receber atualizações. Fonte: Google Flights Brasil

Como usar o calendário do Google Flights para observar os voos em promoção?

Ao clicar no ícone calendário, você verá uma tabela com vários preços. Se trata do calendário do Google Flights, que mostra o preço da passagem de partida como coluna e o preço da passagem de volta como linha. É uma funcionalidade muito útil para ver como os preços variam dia a dia. Nessa tabela, também é indicado com os menores preços em comparação com outros preços exibidos.

Preços de passagens aéreas no calendário Google Flights. Fonte: Google Flights Brasil.

Como usar o gráfico de preços do Google Flights para observar os voos em promoção?

Ao clicar no ícone gráfico de preços, você verá um gráfico com o valor das passagens por dia. Se trata do gráfico de preços do Google Flights, que mostra os preços da passagem em uma linha de tempo.

Ademais, também conta com dois ícones de aviões pequenos, automaticamente selecionados com base nas melhores passagens de ida e volta para as datas que você escolher.

Gráfico de preços Google Flights
Gráfico do Google Flights, que mostra os preços da passagem em uma linha de tempo.

Como usar o Google Flights aplicando corretamente os filtros?

Para encontrar passagens aéreas baratas para o seu destino, você deve usar os filtros. Isto é, pode te ajudar a encontrar o melhor preço se filtrar pela data da viagem, pelas companhias low cost ou pelos preços das passagens, além das preferências de que você mais gosta. Os filtros disponíveis são:

  • Número de escalas
  • Companhias aéreas
  • Bagagem de mão
  • Preços
  • Horários
  • Emissões de carbono
  • Aeroportos de conexão
  • Duração do voo

Filtros Google Flights
Para encontrar passagens aéreas baratas para o seu destino, você deve usar os filtros.

Como usar o Google Flights para conhecer as informações do seu destino?

Quiçá o mais interessante do buscador Google Flights é que além de você poder comparar preços de passagens, você também tem informação disponível sobre o seu destino na própria ferramente (pena de nós, blogueiros).

Para descobrir as informações turísticas ou de viagens do seu destino, você deve clicar em explorar no menu lateral esquerdo. Com o mapa aberto, basta clicar na imagem, que a plataforma irá atualizar os dados com todas as dicas de viagem.

Os resultados listados na lateral esquerda (isto é, nas sugestões e dicas de viagem) são classificados principalmente por popularidade, com base na frequência das menções na Web, e na proximidade com o destino da sua pesquisa. As avaliações não são verificadas por Google, mas eles possuem mecanismos para remover informações faltas.

Ainda nessa seção, além das atividades do local e lugares para visitar, a ferramenta ainda mostra as melhores épocas do ano para se visitar, opções de hospedagem e as perguntas frequentes sobre o destino.

Tem de tudo! Informações de clima, incidência de chuva, altas procuras e períodos considerados de alta ou baixa temporada.

Google Fligths informações sobre o destino e dicas de viagem
Para descobrir as informações turísticas ou explorar destinos, você deve clicar em explorar o menu lateral esquerdo e escolher clicar na imagem. Fonte: Google Flights Brasil.

Como reservar a passagem com o Google Flights?

Todas as reservas devem ser feitas diretamente com a companhia aérea relevante ou agências de viagens online, isto é, o Google não vende passagens aéreas e não fará parte da sua transação de reserva.

Ademais, a partir de 30 de setembro de 2022, não será possível fazer reservas para voos com o Book on Google na maioria dos países ou regiões fora dos Estados Unidos. Portanto, para fazer a reservar de uma passagem você deve seguir esses passos:

  1. Pesquise voos no Google
  2. Após selecionar um voo, escolha a opção “Reservar no Google” (se disponível). Caso contrário, você será direcionado ao link para seguir a compra
  3. Insira os detalhes do passageiro, incluindo nome, sexo, número de telefone, data de nascimento e endereço de e-mail. Clique em Continuar. Você pode receber um e-mail do Google assim que processarmos seu pedido, mas sua reserva não será confirmada até que você receba a confirmação da companhia aérea ou agência de viagens online
  4. Escolha um método de pagamento armazenado ou insira um novo e clique em Continuar.
  5. Se disponível, você poderá ver a opção Selecionar assentos. Se desejar escolher seus assentos antes de concluir a reserva, clique em Adicionar assentos (você também pode selecionar assentos no site da companhia aérea após a reserva)
  6. Selecione assentos para cada passageiro, para cada trecho do voo e clique em Concluído
  7. Revise seus dados pessoais e itinerário de voo, certificando-se de que estão corretos.
    Clique em Reservar

Assim que concluída a reserva, você receberá um e-mail de confirmação da companhia aérea ou agência de viagens online.

Como usamos o Google Flights para comprar voo barato e comparar passagens aéreas?

Nós praticamente usamos em todas as viagens que fazemos, tanto esse quanto outros buscadores de voos. Mas confesso que o Google Flights é bem completo. Ademais, a ferramenta Google Flights é muito simples e você precisa apenas colocar o destino e data da sua viagem, podendo ser de hoje para daqui a 12 meses. 

Para conseguir os melhores preços de passagens, geralmente seguimos esses passos:

  1. Escolher um destino (ou alguns destinos)
  2. Escolher viajar com flexibilidade de datas (é melhor e mais fácil de conseguir bons preços)
  3. Filtrar por passagens sem bagagem de mão
  4. Definir alertas para passagens de baixo valor
  5. Se não há uma passagem com bom preço, esperar por uma

Só para ilustrar, proponho seguirmos um exemplo. Vamos usar todos os conhecimentos adquiridos até agora para fazer um exercício do Google Flights para reservar uma passagem.

Escolhendo a opção de Múltiplas cidades ou multidestinos

Vamos supor que você quer fazer um mochilão pela Europa passando por várias cidades ou países. Neste caso, é melhor escolher a opção de múltiplas cidades ao pesquisar sua passagem. Assim você tem mais opções para comparar a cidade que você vai desembarcar para pegar o seu voo na próxima etapa.

Vamos dizer que você vai sair do Brasil, mas não sabe ao certo qual cidade parar e está em dúvida entre Barcelona ou Paris. Ademais, você já sabe que esse trecho interno você poderá fazer por outro meio de transporte e está tudo bem com isso.

Neste caso, basta você usar o multidestino para ver qual está valendo mais a pena! Nesse exemplo, vale a pena desembarcar em Paris e você economiza 150 € comparado com Barcelona.

Google Flights Passagens para qualquer lugar da Europa
Ao utilizar qualquer aeroporto da Europa, você pode comparar qual o melhor preço de passagem. Fonte: Google Flights Brasil

Viajar com flexibilidade de datas é sempre melhor

Outra dica é viajar com base nas passagens, e não o contrário. Isto é, se você tem flexibilidade de datas para viajar, a sua passagem aérea pode ficar muito mais barata! Neste caso, você pode marcar o campo de datas flexíveis, e a ferramentar vai buscar os voos mais baratos para as datas que você selecionou.

Bem como pelo calendário do Google Flights, você pode escolher o melhor preço, caso você queira gastar menos na sua passagem aérea. Veja o exemplo abaixo, onde a tabela destaca os melhores preços após escolher uma semana específica:

google flights calendario
Google Flights mostra as passagens mais em conta usando o calendário.

Escolhendo a bagagem no Google Flights

Outra coisa que você pode ver (na verdade, tem que se atentar) ao pesquisar a sua passagem é sobre a franquia de bagagens, especialmente nas passagens de companhias low cost, já que a maioria das companhias está cobrando uma taxa extra para você viajar com a sua mala.

Ao pesquisar no Google Flights, você pode filtrar por essa opção, e escolher apenas as passagens que não incluem bagagens disponíveis para serem levadas no voo. Veja que os voos abaixo, estão com as malas riscadas, ou seja, eles não incluem bagagens.

Se atente ao número de bagagem que você pode levar no seu voo. Fonte: Google Flights Brasil

Criando um alerta no Google Flights, para saber se o voo baixa de valor

Uma das coisas incríveis que o Google Passagens tem é criar um alerta para avisar quando o valor da sua passagem baixar. Após pesquisar a sua passagem e escolher datas específicas (ou qualquer data), é só clicar em “rastrear os preços”. Se mudar algo nesse voo, você receberá um e-mail.

Vale lembrar que diferentemente dos outros buscadores para fazer pesquisa de voos, o Google Flights não permite comprar passagens. Ele somente mostra os voos e leva você ao site da companhia aérea selecionada. Sendo assim, o site só mostra os voos e valores que você colocou nos campos preenchidos, e depois você vai para o site da empresa aérea, sozinho para fazer reserva por lá.

Usar a plataforma Google Flights (Voos Google) para comprar voos baratos vale a pena?

Sim, vale a pena. Assim como outras opções de buscadores de passagens como, por exemplo, Skyscanner, Kayak ou Momondo, a Google Flights compara e dá as melhores passagens para você. Aliás, ele até calcula tudo com impostos e taxas, mostrando o preço final de quanto você irá pagar.

Ademais, a Google Flights é uma plataforma autoexplicativa e intuitiva, ou seja, é uma ótima ferramenta que potencializa ao máximo comprar voos baratos!

Qual é o site mais barato de passagens aéreas?

A resposta é, depende. Pois os preços definidos pelas companhias aéreas podem mudar com base na demanda, dia, ou promoções, além de muitos outros fatores. Por isso, a melhor opção é utilizar todos os sites de passagens aéreas em conjunto. Dessa forma, maiores serão as suas chances de conseguir bons preços. Algumas opções são:

  • Skyscanner
  • Momondo
  • Kayak
  • Skiplagged
  • Expedia

Por exemplo, você consegue definir o valor máximo para os preços das passagens em datas específicas e definir pelas suas companhias aéreas favoritas em vários sites diferentes e comparar os resultados. O que é uma alternativa excelente quando não se sabe ao certo para aonde ir, não é mesmo?

Após definir as buscas e os alertas em cada uma e aplicar os filtros, o Google Flights Brasil e os demais buscadores vão enviar e-mails de todas as companhias aéreas disponíveis e seus preços.

Perguntas Frequentes

Como se usa o Google Flights?

Basta navegar até a página inicial do Google Flights, inserir o aeroporto de partida e deixar o destino em branco. Ao clicar em pesquisar, você poderá navegar pelo mapa e ver as melhores opções de passagens e filtrar por itens como duração da viagem, número de paradas e muito mais!

Como o Google Flights funciona?

A ferramenta de software funciona pesquisando bancos de dados de cada companhia aérea e agência de viagens online para encontrar horários de voos, assentos e preços. Funciona por meio de um programa chamado ITA Matrix, desenvolvido originalmente para agentes de viagens.

Por fim, saiba que usar o Google Flights é super fácil, além de ser uma plataforma completa! Se você está planejando suas férias e quer saber como conseguir comprar passagens aéreas baratas, agora você já sabe como conseguir!

Veja como juntar dinheiro para viajar e defina uma busca no Google Voos e espere a melhor passagem chegar no seu e-mail!

De fato, o Google Flights é uma das ferramentas de busca de passagens aéreas mais eficientes para buscar passagem, monitorar seu voo e pagar muito menos.

Nesse post você pode ver que isso é verdade. É possível ter acesso a muita informação, tudo de forma rápida, fácil e sem rodeios, para você aprender a usar a ferramenta da melhor forma. Nós usamos bastante para pesquisar as viagens!

Gostou? Leia também sobre ser Nômade Digital e Trabalho Remoto ou então sobre como reservar hostel (use o Booking para realizar sua hospedagem). Boa viagem!



Robba Caravieri
Aos 40 anos deixei meu país, o Brasil, para descobrir o mundo. Escolhi Barcelona para ser minha casa por enquanto, mas sou De Lugar Nenhum.

4 Responses

  1. Que palavreado ridículo e enganoso.
    Sempre pesquisei nas ferramentas, e nunca comprei um vôo usando essa ferramenta em anos, qualquer pesquisa na própria companhia aérea que tem o voo pretendido, ou em outros sites de venda de passagens aéreas nos oferece sempre opções muito mais baratas que essa ferramenta do Google.

    1. Olá Daniel,

      Obrigado por compartilhar a sua experiência. Antes de mais nada, a nossa intenção não foi ofender aos leitores com artigo, afinal, nosso trabalho é feito com muito carinho para ser chamado de ridículo. Além disso, a nossa experiência diz o contrário, isto é, já que encontramos boas passagens no Google Flights. Saber usar a ferramenta é fundamental para isso.

      Outro ponto importante é que a venda não é feita pela plataforma, mas sim no próprio site das companhias, assim que nestes casos são os mesmos preços oferecidos por elas.

      Aqui no artigo falamos de NOSSA experiência. Abraços e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Navegue

Posts Relacionados


Fique por dentro

Inscreva-se na nossa newsletter e receba sempre em seu e-mail todas as novidades, promoções e dicas.
Basta digitar seu e-mail no campo abaixo e pronto!

© 2022 De Lugar Nenhum. Todos os direitos reservados.